Você gosta do Estilo Tropical de Jardins? E acha difícil ter um pequeno jardim em estilo tropical? Então, se ligue nas dicas da Marcia Nassrallah, nossa editora de Jardinagem e Paisagismo!!!

Pequeno Jardim em Estilo Tropical

Uma paisagem tropical nos transmite alegria, calma e paz, concorda? E vale a pena ter um trabalhinho para conseguir isso, não é mesmo? 

Pequeno Jardim em Estilo Tropical

(foto:houzz – Secret Gardens )

No que diz respeito a jardins, muita gente acha que só pode ter um Jardim Tropical se tiver bastante espaço; mas sabia que mesmo em um pequeno espaço, inclusive numa varanda, poderá ter um Jardim em Estilo Tropical?

gogenieclub

(foto: gogenieclub)

O segredo para um pequeno jardim em estilo tropical ? Escolher as plantas certas!

Este estilo é exuberante, com folhagens de várias tonalidades e tamanhos, com uso de pedras e água, ou seja, é um estilo que deve ter uma aparência muito natural e refrescante. Ele deve passar a ideia de que não houve interferência humana, como uma mini floresta na sua casa. Olha que delícia! 

7 Plantas e cadeiras

(Foto: gardendrum – Peter Nixon’s garden)

Se seu espaço é muito pequeno utilize espécies com folhas mais miúdas. Tendo um espaço maior utilize espécies com folhagens maiores para ocupar bem a área. A maioria gosta de Sombra ou Meia sombra. Você vai ter por muito tempo o seu pequeno jardim em estilo tropical, pode apostar! 

8 Bancos e cadeiras

(Foto: houzz -antonia schofield garden design)

Vamos às sugestões de plantas para o seu pequeno jardim em estilo tropical ? Eu já falei sobre várias aqui mas se restar dúvidas é só perguntar.

Então vai de presente uma lista que gosto demais e uso nos meus projetos.

6 Vasos e Mesinhas

Lembre-se que na composição as altas fazem fundo paras as médias e as baixas. Use espécies de cores diversas para valorizar a composição. Numa varanda você poderá fazer uso de vasos de alturas diferentes, de preferência os rústicos.

1) Baixas -Forração (algumas são rastejantes e sobem em apoios ou pendem, conforme o plantio):  

(Nos links vc encontra posts com fotos e dicas de uso das plantas citadas. Dê uma passada em cada post para saber direitinho como plantá-las e mantê-las com saúde por muito tempo)

Singônio (Syngonium angustatum), Clorofito (Chlorophytum comosum) ,Maranta-variegada (Ctenanthe oppenheimiana), Maranta-pena-de-pavão (Maranta leuconeura), Maranta-cinza (Ctenanthe setosa), Heuchera (Heuchera sp) , Barba-de-serpente (Ophiopogon jaburan) , Dinheiro-em-penca (Callisia repens), Gota de orvalho (Evolvulus pusillus), Véu-de-noiva (Gibasis pellucida), Filodendro-brasil (Philodendron hederaceum) , Aspargo-pluma (Asparagus densiflorus), Peperômias  e Orquídeas.

singonioClorofitoMarantaVariegataLeoconera

(Fotos: Flores e Folhagens, betimplantas, Fazenda Terra Bella e Carousell )

marantacinza barba de serpente Gota de orvalho Veu-de-noiva

(Fotos: Jardim Tupiniquim , Flores e Folhagens, Faz Facil )

orquidea peperomia aspargo filodendro

(Fotos: Jardineironet , Planting Man , Grigoris Deoudis e pessoal)

2) Plantas com tamanho Médio: 

Xanadu (Philodendron xanadu), Pacová (Philodendron martianum), Costela de Adão (Monstera deliciosa), Guaimbê (Philodendron bipinnatifidum) , Bromélias e Samambaias. Curculigo (Curculigo capitulata), Dianela (Dianella tasmanica, Alpínia(Alpinia purpurata), Gengibre-concha (Alpinia zerumbet) , Estrelítzia (Strelitzia reginae)

xanadu pacova costela guaimbe

(Fotos: Pessoal,  Viveiro Ciprest)

Curculigo Dianela Alpínia Gengibre-concha

(Fotos: Minhas Plantas, Cultura Mix, Sitio da Mata, arquitetarartes)

Auke Slotegraaf estrelizia

(Foto: Auke Slotegraaf)

3) Plantas Altas: 

Nandina (Nandina domestica),Léia-rubra (Leea rubra), Palmeira-rápis (Rhapis excelsa),Camedórea-elegante (Chamaedorea elegans) ,Dracena-vermelha (Cordyline terminalis),Coqueiro-de-vênus (Cordyline fruticosa), Dracena (Dracaena fragrans), Pleomele (Dracaena reflexa)

Leia rubra Camedorea-elegante Dracena vermelha Coqueiro-de-venus

(Fotos: australianseed, eCycle, Jardim das Ideias)

Essas plantas já são o bastante para você escolher e ter o seu pequeno jardim em estilo tropical. Mãos à obra e aproveite muito seu espaço de alegria, paz e tranquilidade!

E já sabe, se gostou… curta, comenta ou compartilhe! Tem sempre alguém precisando de uma forcinha para iniciar o seu jardim.

Marcia Nassrallah​

Studio MS Design de Interiores e Paisagismo

P​interest  —  Instagram

E não se esqueça das nossas redes sociais e serviços!

1)Caso tenha interesse em um projeto ou  consultoria para sua casa, apartamento ou ambiente escreva para [email protected] , fale sobre o seu problema e envie foto(s) dos ambiente(s) na luz do dia. Nós realizamos consultoria específica e também projetos completos sempre respeitando o seu gosto, orçamento e necessidades.

2)  Acesse tbém nosso FacebookPinterest ,  Instagram  e YouTube. Em cada um temos conteúdos diferentes!

2 COMENTÁRIOS

  1. Para uma bela área externa é vital as plantas certas.
    Na minha humilde opinião, um jardim ou area externa fica muito mais linda com marmore e granito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui