Contratando o serviço

O (A) Designer de Interiores normalmente trabalha da seguinte forma (existem variações que dependem do(a) profissional e também do trabalho a ser feito):

Inicialmente ele(a) conversa com vc. Ele(a) deve conversar muito sobre o uso do ambiente,  hábitos, desejos,  gostos,  necessidades (suas e dos demais moradores). Durante esta conversas poderá dar algumas ideias, desenhar alguma coisa, fazer algumas medidas, falar sobre possíveis soluções, etc.

Fotos de homedesignfind marionhearts www.younghouselove.com

A partir daí ele(a) poderá lhe fazer uma proposta com orçamento e prazo, para execução do projeto (que discutirá com você muito, antes de realmente executar).

Caso vc aceite o proposto, deverá ser elaborado um contrato onde constará a proposta aceita.

Este projeto será apresentado à você através de plantas e desenhos, com nível de detalhamento que depende da complexidade do trabalho a ser feito. Podem (e devem) ser apresentadas mais que uma solução para sua escolha.

Neste momento é fechado o formato final e são definidos  materiais, cores, móveis, etc. Todas as suas dúvidas devem ser sanadas e você deve ter uma noção muito clara de como ficará seu ambiente após o serviço.


Fotos de CasaAbril e projetos do Simples Decoração

Os profissionais que executarão os serviços necessários podem ser contratados por ele(a) ou por você.

Ele(a) pode se responsabilizar por todo o trabalho ou acompanhar a execução, depende do que você desejar ou da forma de trabalhar do(a) designer.

Dependendo da complexidade, será necessário um cronograma com as etapas a serem cumpridas, seus prazos e desembolsos necessários.

De todas estas decisões dependerá o custo final do trabalho, que deverá ser previsto (ou fechado, fixo) pelo(a) designer no contrato de trabalho, assim como a forma de pagamento.

As compras de materiais, móveis, etc necessários poderão ser feitas pelo(a) designer ou por você com a supervisão ou acompanhamento do(a) profissional, o que também deve ser decidido por vocês antes da aceitação e início dos trabalhos.

Enfim, todos os detalhes devem ser discutidos e acertados antes da aceitação, pois, normalmente, qualquer modificação ou questão não resolvida pode se transformar em gastos extras nas fases posteriores.

Durante o trabalho, se este tiver um prazo maior,  reuniões de acompanhamento devem ser feitas com o(a) designer e os responsáveis pelos serviços que estão sendo executados. É muito importante o seu acompanhamento e compreensão do que está sendo feito.

É claro que problemas sempre podem acontecer, tais como atrasos em entregas de materiais, necessidade de troca de algo que foi planejado mas por alguma razão não é possível realizar da forma planejada, etc. Nestes casos é necessário entender se o fato ocorreu por erro de alguém ou por um imprevisto impossível de se prever  (por exemplo, a necessidade de modificar uma instalação hidráulica planejada foi  porque a planta original do ambiente não apresentava um detalhe que impossibilitou a sua instalação ou o responsável instalou erroneamente porque não seguiu a determinação do arquiteto ?).  Por isso, quanto mais profundo for o estudo preliminar, mais detalhado o planejamento e maior o envolvimento do cliente e o acompanhamento, mais chances de sucesso o projeto terá.

Comentários:

Silvana · 01 de março de 2010 às 13:34

Gostaria de orientações para reforma de um banheiro de aproximadamente 3m2. Já tenho o profissional a excecutar o serviço porém restam algumas dúvidas qto á alguns materiais.
Pois quero o revestimento branco, já escolhi o tamanho será 30×60(será apricado na horizontal).Pretendo fazer uma especie de divisão de areas com um filhete na cor verde, na vertical entre o vaso sanitário e o box e outra entre o box e o lavatório.Tenho dúvidas qto ao armário, gostei muito de um que vi na Leroy com cuba suspensa na cor branca tem medida de 60cm se não me engano e tem gavetas e um nicho e quero ocupar esse espaço da parede do lavatório com um espelho de 75cm de largura e não sei se levo até o teto. Minha dúvida maior e qto ao piso (tamanho) e ao rebaixamento do teto (PVC ou gesso)O PVC pra mim seria mas comodo, pois no caso de algum problema, pois moro no 1º andar seria mais facil de trocar ou reparar; e a iluminação, penso em algo próximo ao espelho e um centralizado. Pode me dar algma orientação referente a essas dúvidas.
Desde já fico grata.

Responder

rosanafe · 01 de março de 2010 às 12:05

SILVANA,
Aplicando o revestimento na horizontal vc fará com que o banheiro pareça mais baixo, mas mais largo. Se for este seu objetivo, acertou. O filete na vertical irá atenuar este efeito e segmentará o espaço, o que pode ou não ser o seu objetivo, pense nisso. O espelho até o teto tbém fará o banheiro parecer mais alto, além de parecer aumentar o espaço, como vc já deve saber. O tamanho dos pisos deve ser compatível com o tamanho do banheiro: Se ele é pequeno , piso menor. Quanto a PVC ou gesso, no banheiro o PVC funciona bem, pois é menos suscetível à umidade, mas a iluminação tem que ser tal que não esquente muito, para vc não ter problemas com o PVC, que é plástico. Qto à iluminação, é isso mesmo, mas a iluminaçaõ do espelho deve ser feita de forma a não provocar ofuscamento (a luz incidindo nos olhos) nem sombras (se ela ficar acima da cabeça, vai provocar sombras no rosto) nem mudar a cor das coisas(tem que ser lâmpada com luz amarela)
Espero ter ajudado
abs
ROsana

Ellen · 01 de março de 2010 às 00:26

To desesperada atras de um site aonde eu possa mandar a planta da minha casa e me enviarem dicas de como arruma-la.Vc pode me ajudar ou me indicar site que possam?Desde ja mt obrigada

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 19:59

Oi, Ellen,
Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br, enviando a planta e fotos, assim como informações sobre o que deseja para a sua sala, que funcionalidades, qtd de pessoas, etc.
bjo
rosana

Andressa · 01 de março de 2010 às 17:16

Olá,

Gostaria que me indicasse um profissional no Rio de Janeiro para me orientar com a reforma do meu apartamento. Quero mudar o piso, as portas, janelas, pintura, moveis. Gostaria de uma reforma rápida (pois tenho crianças em casa) e econômica.
Olhei alguns sites especializados, com equipe de profissionais, mas fico na duvida de quem devo procurar.
Um decorador, um arqueteto, ou uma empresa q já tenha tudo isso.

Obrigada,

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 01:32

Oi, ANdressa,
NO Rio de Janeiro, dependendo do bairro, tenho 2 referências para vc. Pf, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br e me diga o bairro onde é seu apartamento.
aguardo
abs
rosana

Maira Amaral · 01 de março de 2010 às 17:09

Olá, boa tarde!

Sou arquiteta recém formada, de Campinas
Adorei seu site, pois tem dicas ótimas e que complementam meu conhecimento de decoração e reformas.

Obrigada
Bjs

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 22:26

Obrigada, Maira!
volte sempre!
bjo
Ro

Priscila · 01 de março de 2010 às 13:15

Ola Rosana! Excelente o seu blog, parabens!!
Eu estou fazendo o projeto da minha casa e gostaria que vc me indicasse um design de interiores pra me ajudar na escolha dos revestimentos e piso. Alguma sugestão em Itaguaí-RJ ou proximidades?? Obrigada.

Responder

rosana · 01 de março de 2010 às 00:23

Oi, Priscila,
Infelizmente não tenho indicação para lhe dar nesta área.
sorry
RO

Viviane Amorim · 01 de março de 2010 às 22:21

Olá, vou reformar minha casa, e não tô dispondo de muitos recursos para contratar um decorador, posso mandar para seu email minha planta para me dar dicas?
Tenho duvidas quanto a cores de paredes, iluminição, no quintal pretendo fazer um espaço goumert e como os quartos são pequenos e somos 3 adultos e futuramente 2 crianças, queria dicas para aproveitar melhor o espaço.
Adorei sei site.

Grata!
Viviane

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 22:16

Viviane,
Eu posso lhe dar, gratuitamente e com prazer, dicas específicas sobre algum problema especifico, mas dicas para toda uma casa, infelizmente não tenho condições, pois o volume de trabalho é bem grande para manter o blog (e me manter). Caso tenha dúvidas específicas, escreva que terei prazer em lhe ajudar. E pense na ideia de contratar um decorador / fazer um projeto. Em geral, no final, vc tem economia de tempo e dinheiro.
abs
rosana

Regina · 01 de março de 2010 às 21:31

Olá,

Estou recebendo as chaves do meu ap e com dúvidas qto a cor da sala. Gostaria de uma cor neutra que seja aconchegante e que harmonize com uma parede em madeira que pretendo fazer, poderia me ajudar?

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 14:20

Oi, Regina,
Sugiro que vc escolha a madeira primeiro e, se possível, leve uma amostra dela com vc para comprar a tinta. Uma boa combinação, provavelmente, será usar o tom mais claro (ou um mais claro ainda) da própria madeira, ok?
abs
Rosana

lourdes · 01 de março de 2010 às 13:31

eu tenho um sonho de ter uma casa aconchegante,mais não tenho dinheiro para contratar um decorado , gostaria de realizar a metade do sonho , decorar a sala e meu quarto, gostaria de dica ,como parede de parede, cor de jogo de sófa, raque ou estante, e outra dica , me ajude a realizar este sonho, sei que DEUS vai te iluminar todo os dias. beijos. LU.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 14:33

Oi, Lourdes,
Caso vc tenha dúvidas específicas sobre a sala e o quarto, envie um e-mail com fotos e a descrição do que deseja para rosana@simplesdecoracao.com.br.
bjo
Rosana

Virginia · 01 de março de 2010 às 14:03

Preciso reformar o banheiro do meu ap e gostaria de indicação de bons profissionais em Brasilia.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 14:07

Oi, Virginia,
Infelizmente, no momento, não tenho referências para Brasilia. Desculpe!
bjo
Rosana

curtidas · 01 de março de 2010 às 16:57

Presciso de ajuda porque vou construir uma área de lazer e preciso de dicas !!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 18:02

Vou lhe dar a melhor dica possível: Construir é com arquiteto ou engenheiro. Consulte um, que vá a sua casa, observe o terreno e lhe ajude nas questões legais que talvez tenha que cumprir. Não faça este tipo de serviço sem um acompanhamento ou ao menos uma consulta pessoal de um profissional (neste caso, arquiteto ou engenheiro civil). O custo é sempre menor que os gastos que vc pode ter para conviver ou resolver problemas e vale pela segurança da sua família.
abs e Ótimo ANO NOVO!
Rosana

Victor · 01 de março de 2010 às 01:41

Parabéns! Seu site é muito útil, simples e objetivo. Estou reformando minha casa e depois que descobri sua página tudo ficou mais claro e até divertido. Indiquei a amigos e elas estão adorando.
Muito obrigado.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 12:09

MUITO OBRIGADA, Victor!
Vc fez meu dia mais feliz!
abs
Rosana

Bárbara · 01 de março de 2010 às 19:03

Boa Noite Rosana, simplesmente AMEI o seu site, sua dicas…
Estou iniciando a obra no meu apartamento e me surgiram duvidas quanto ao meu banheiro.
Eu gostaria de fazer nichos no box para sabonete e shampoo e condicionador e queria revesti-la com pastilhas de vidro, e também queria fazer um filete na horizontal porém não na metade da parede e sim proximo ao teto, meu forro é de gesso tabicado, a minha duvida é a seguinte esse filete de pastilha de vidro eu posso coloca-la bem rente ao teto fazendo uma moldura ou tenho que deixar alguns cm de azulejo para ai sim colocar as pastilhas ?
Se puder me auxiliar quanto a isso ficarei grata.

Abraço

Bárbara

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 19:26

Oi, Bárbara!
Eu acredito que vc possa colocar rente ao teto sim, mas será que nesta posição terá realmente o efeito que vc deseja ? Um filete só talvez passe desapercebido….atenção tbém para o fato de que isso talvez faça o banheiro parecer mais baixo, ok? Sugiro realizar testes em uma pequena área…Converse com o profissional que for realizar o serviço.
bjo
Rosana

Maria Diaz · 01 de março de 2010 às 11:59

Olá. Muito legal o blog. Gostaria de dicas para redecorar um quarto de leitura – estudos de 9 m2. É apartamento. Ele é todo branco. Tem uma parede que é meio laranja queimado onde ficam as bancadas de estudos (madeira noce) com 2 cadeiras giratórias pretas. Nessa parede laranja tbm fica um quadro de recados 0 cinza 0 ímã e uma TV de plasma pequena. Em cima do quadro fica uma estante da mesma cor da mesa. Tem um gaveteiro com gaveta de vidro bege.
Tem um armário com porta de correr em outra parede – da mesma cor a madeira. Tem um detalhe no armário bege de vidro. Armário embutido.
Comprei uma poltrona de patchwork e uma luminária de chão. Pretendo colocar um tapete cru pequeno – embaixo da poltrona. Tem um cabideiro cinza – bastante utilizado e um violão que pretendo colocar num suporte. A Dúvida: vai ficar muito cheio ? Onde deixo o cabideiro após colocar a poltrona ? Queria colocar um pufe pequeno na frente da poltrona, ficaria legal cor preta? obrigada. Se eu puder mandar foto eu agradeço se puder passar o email. Qual é o custo para essa orientação.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:36

Oi, Maria Diaz,
É bem difícil dar uma ideia para vc sem ter uma visão do espaço. Envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br e repita todo este texto para q eu saiba do que se trata, pois recebo muitos e-mails. No que puder, eu lhe ajudo gratuitamente. Se não for possível, lhe passo um orçamento.
ok?
bjo
Rosana

Maria Cristina Brazão de Souza · 01 de março de 2010 às 16:58

Boa tarde, preciso de orientação: tenho um sofá na cor bege escurecido preciso de almofadas para decoração que cor mais adequada? Vi no site cores em tom pastel bordadas
Preciso de um lustre de cristal para sala de jantar onde a mesa é de vidro e 6 cadeiras vi no site um lustre com 6 braços, as arandelas eu não visualizei vou precisar.
Se o produto não for adequado ao ambiente como faço pra trocar?

Grata

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 13:50

Maria,
Retirei seu telefone para sua proteção, cuidado!
O seu sofá tem cor neutra e vc pode usar muitas cores, depende do seu gosto e do restante do ambiente. Usar cores que já existam no ambiente em estampas e lisos (e que combinem com o sofá) tem grande possibilidade de ficar bom.
Vc deve ver as medidas do lustre e simular no ambiente. Ele deve ser compatível com o tamanho da mesa, nem pequeno demais nem grande demais. Ele deve tbém combinar com o estilo da decoração da sua sala. E se instalado entre 80 e 90 cm do tampo da mesa. Para trocar, converse antes com o vendedor para ver se há a possibilidade. Em geral há.
bjo
Rosana

Paulo · 01 de março de 2010 às 14:08

Boa tarde,

Estou comprando um apartamento antigo, mais não gostei muito do tamanho da cozinha e do banheiro, e gostaria de saber se para fazer um orçamento com um decorador, é preciso pagar pelo orçamento, ou não, pois primeiro quero saber quanto fica tudo para depois da a resposta.
Sou do Rio de Janeiro, e o imóvel fica na Av. Dom Hélder Câmara, no bairro Cachambi, próximo ao Norte Shopping.
Obrigado.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 21:23

Olá, Paulo,
Entendo que deseja mexer em paredes, correto ? Neste caso, o profissional que vc precisa é um arquiteto (ou designer que tenha um arquiteto em sua equipe) que, além de fazer o projeto deve acompanhá-lo pessoalmente, para sua maior segurança. Em geral, decoradores, designers de interiores e arquitetos não cobram qualquer valor para lhe fazer um orçamento. O procedimento normal é fazer uma visita ao seu apartamento, escutar suas necessidades, tirar fotos, pedir planta, e após algum dias lhe voltar com uma proposta de trabalho com todas as fases do serviço que irá fazer, descritas de forma que vc compreenda exatamente, os valores, o que está e o que não está incluído e preços de cada etapa e total. Vc pode e deve questionar tudo que não compreender, negociar valores e formas de pagamento (eu prefiro sempre pagar um valor inicial e o restante de acordo com o andamento do serviço, seja ela qual for) . Caso feche o negócio, é interessante fazer um contrato que inclua o texto da proposta, penalidades para ambas as partes caso não haja cumprimento de qquer acerto e maior detalhamento, se necessário for. Infelizmente não tenho referências para vc que trabalhem nesta área, mas busque e certifique-se (telefonando e até visitando se possível) de referências em trabalhos similares ao que deseja. A empatia com e a confiança no profissional é super importante.
O trabalho é bem similar ao do designer de interiores, mas o designer de interiores não deve mexer em paredes (demolir, construir) sem a presença de um arquiteto na sua equipe.
Por isso você pode considerar este post (contratando o serviço). Veja este post onde mostro a diferença entre os profissionais: http://www.simplesdecoracao.com.br/2012/09/quem-faz-o-que-em-um-projeto-de-construcao-reforma-decoracao/
abs e boa sorte!

Romulo fernandes de oliveira · 01 de março de 2010 às 11:48

Bom dia estou comprando um ap 100mts aprox ,e ele esta entrando na fase de acabamentos ,gostaria de saber sobre os seus trabalhos,pois estou interessado em decorar esse ap

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 17:25

Romulo,
Envie um e-mail para rosana@simplesdecoracao.com.br. Preciso saber onde vc mora, ver a planta do imóvel e saber mais detalhadamente o que você precisa.
aguardo
abs
Rosana

MARTA LIMA · 01 de março de 2010 às 10:30

Pretendo fazer da minha garagem uma sala, pretendo usar gesso. Quero que fique bonito e sofisticado mais não sei como fazer. Alguém pode me da umas dicas.?

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 19:30

Oi, Marta!
O ideal é um projeto, para que vc comece sabendo onde vai acabar, quanto vai gastar, enfim. Esta mudança não é uma mudança simples. Elétrica, iluminação, gesso, enfim, o ambiente vai mudar de função. Inclusive há de se pensar no acesso à esta sala, o que é bem diferente do acesso à uma garagem.
Sugiro que contrate um designer ou arquiteto que faça um projeto e efetue o acompanhamento dele pessoalmente.
um beijo
Rosana

Trybo Design · 01 de março de 2010 às 11:58

Somos da Trybo Design, da uma olhada em nosso site, lá vc encontrará artigos bem interessantes sobre decoração e iluminação.

Sendo fabricantes conseguimos atender projetos personalizados com preços justos.

Trybo Design – http://www.trybo.com.br
Facebook – http://www.facebook.com/trybodesign
Instagran – #trybodesign

Se tentou e fracassou, se planejou e viu seus planos ruírem, lembre-se de que os maiores homens da história foram produtos da coragem, e a coragem bem sabemos, nasce no berço da adversidade

Responder

Karla · 01 de março de 2010 às 13:48

Olá Rosana!

Eu casei e fui morar na casa do meu marido, ou seja, sem qualquer toque de decoração etc. Ele ama madeira e o estilo rústico. Daí o meu problema, pois gosto de tudo clim. :)
Gostaria muuuuito de dar um toque mais moderno no ambiente rústico da SALA.
Não queremos nos desfazer dos móveis, pois são de madeira de lei maciça, mas quero modernizar o ambiente.
O piso é escuro, as poltronas são de madeira, bem como a mesa e a cristaleira, ou seja o ambiente é escuro demais!
Poderia me ajudar a dar uma incrementada sem gastar muito?
Pensei em uma parede diferente (mas qual?), minha sala é retangular e escura.
Pode me ajudar?
Abraço.
Karla

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:43

Oi, Karla!
As paredes, tapete e objetos em cores claras, neutras ou alegres e vivas vão ajudar a “iluminar” o ambiente.
Um reforço na iluminação mesmo também.
Acho difícil, mas se seu marido aceitar acrescentar algum móvel novo branco ou em cor neutra ou viva e alegre (q não precisa ser a usada nos outros itens , mas combinar com elas) ou clarear a madeira (lixando e passando verniz claro) dos móveis tbém funciona.
Quadros com cores claras tbém ajudam.
Uma parede diferente somente não acredito q vá ajudar tanto..Mas vc pode tentar todas as paredes em branco menos a atrás do sofá, por exemplo, em uma cor clara mas q não seja viva demais. Mas sugiro fazer estas outras sugestões primeiro e ver se não será o bastante.
bjo
Rosana

Ivonice · 01 de março de 2010 às 20:44

Gostaria de obter um modelo de contrato de serviços

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:53

Oi, Ivonice!
Contrato de que tipo de serviço ? Construção ? Reforma ? Decoração ? Projeto somente ? Projeto e execução?
Dependendo do tipo de serviço, tudo muda…
aguardo
abs
Rosana

Carla · 01 de março de 2010 às 16:05

Gostaria de obter um modelo de proposta de decoração de ambiente.
Abraços

Responder

Deborah · 01 de março de 2010 às 15:55

Olá Rosana,

Adoro o seu site, cheio de boas idéias. Estou me mudando junto com minha mae para um apt de 90mt2 em Copacabana, RJ. E gostaria de um decorador para nos ajudar, pelo seguinte: minha mae tem um gosto mais voltado para o clássico com sofás Luis XV e eu já gosto dos moveis rusticos mas com um toque alegre e colorido. E na verdade nesta mudança, temos que conjugar os nossos móveis (oh céus!) e gostaríamos de um decorador para nos ajudar a misturar estes estilos. Bem, como o orçamento ficou apertado por conta da necessidade de morarmos juntas, preciso de alguem que nos ajude e que caiba no nosso orçamento. Voce poderia nos indicar alguém? Obrigada.
Bjs
Debbie

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 02:02

Oi, Deborah!
Vou lhe escrever por e-mail.
bjo
Rosana

Juliana · 01 de março de 2010 às 01:56

Debora, necessito da indicacao de um progissional em design de interiores para me auxiliar na organizavao da casa que alugamos.
Tenbo uma serie de detalhes a

Responder

Deixe o seu comentário!