Princípios do Design

a) Ritmo – É a forma como você faz o olhar “andar” por um ambiente. Seu olhar pode pular de um lado para outro, ir devagar a partir de um ponto e seguir tranquilamente por toda volta, subir e descer continuamente, tudo isso atraído pela forma como vc distribui e também repete (por isso ritmo está muito ligado à REPETIÇÃO)  cores, linhas, curvas – formas enfim – e objetos.

b) Harmonia – As formas, texturas, cores, iluminação, distribuição, materiais, etc devem se relacionar e nunca brigar entre si. Além disso, o bom uso de todos os demais princípios dá a sensação de um ambiente harmônico.

Ritmo nas formas circulares que se repetem em diversos itens – fazendo o olhar andar “circularmente” acompanhando estas formas –  e harmonia entre os elementos – no jogo de cores contrastantes e análogas, distribuídas pela sala inteira e relacionando-se umas com as outras – rosa e verde, vermelho e amarelo; no uso de materiais relacionados tbém uns aos outros – madeira branca na mesa e bancos, metal nos vasos, palha na almofada e suportes da mesa, etc, etc.

c) Equilíbrio – Que pode ser simétrico (quando vc tem, por exemplo, uma sala que, dividindo-a visualmente no meio,  os objetos de um lado se repetem no outro), assimétrico (quando não há simetria)  ou radial (circular, quando há como um movimento que vai ou vem de um ponto central)

d) Unidade– É importante que haja uma sensação de continuidade, um caráter, em todos os ambientes. Isso se consegue repetindo de forma variada os mesmos elementos (que podem ser cores, formas, texturas, etc) em todos os ambientes ou em um só ambiente.

Equilíbrio assimétrico (considere uma linha vertical no meio do sofá: os 2 lados estão equilibrados, mas são diferentes). A unidade é conseguida com a repetição dos azuis beges e cinzas, as linhas semelhantes dos sofás, os diversos vasos transparentes, as flores brancas, etc.

e) Contraste – Elementos contrastantes quando juntos, são enriquecidos. Por exemplo: Sofá  liso junto com almofadas texturizadas, Moldura clara em parede escura, etc. Se não houver algum contraste, a decoração fica enfadonha.

f) Centros de interesse – Não pode haver competição entre os elementos, por isso devem haver os que  sobressaem, devido a forma, iluminação,tamanho, etc. , atraindo nossa atenção.

g) Variedade – De formas, texturas, cor, etc. para não termos um ambiente monótono.

Contraste amarelo/azul, tornando o sofá o centro de interesse da sala, que apresenta  boa variedade de formas e texturas

h) Escala – Podemos dizer que grandes móveis estão “em escala” em grandes espaços. Pequenos móveis estão “em escala” em pequenos espaços. Na verdade, falamos de proporção. Escala mesmo é a comparação entre a medida de uma representação e a medida real do que está sendo representado. Por exemplo: Uma miniatura de uma cadeira tem uma escala reduzida desta cadeira.

i) Proporção – É a relação entre 2 razões (medidas, áreas, espaços). Podemos trabalhar com ela para enfatizar ou diminuir uma característica de um espaço, por exemplo: Pés direitos altos demais podem ser visualmente diminuídos com cor escura no teto; Cores mais escuras ou mais claras nas paredes ou em  algumas paredes de um aposento modificam a percepção da proporção entre largura e comprimento deste. Todos os elementos devem formar uma composição agradável; deve-se avaliar a relação dos móveis entre si, com o tamanho , o pé direito e objetos do ambiente. Também podemos “brincar” com a proporção e escala para dar interesse. Um bom exemplo é uma sala com todos os móveis proporcionais e uma luminária muito grande (desde que isso não atrapalhe a funcionalidade, a circulação ou iluminação).

j) Repetição – Super importante, aparece como participante de outros princípios, como o ritmo, a unidade, o equilíbrio e a harmonia. Trata-se do uso, diversas vezes, de um objeto, forma, elemento, enfim.

Exemplos:

A sala ao lado usa fortemente a repetição de linhas horizontais, criando um ritmo que  diminui a força visual das colunas verticais das janelas, apesar da mobília baixa que permite total visualização do exterior. As cores usadas são harmoniosas, e criam uma atmosfera de tranquilidade que as linhas horizontais favorecem. O equilíbrio é assimétrico (o abajur comprido e os puffs “pesam”  o lado direito, equilibrando-o com o esquerdo que tem as barras escuras horizontais na parte superior, um forte elemento).  O centro de interesse é o sofá baixo com almofadas em verde forte, para diminuir o interesse das enormes janelas – ele força nosso olhar para baixo. Os elementos sobre a mesa de centro trazem variedade de cores e maior informalidade e interesse ao ambiente. Os móveis são proporcionais ao ambiente em largura, mas desproporcionais em altura para permitir a visão total do exterior. Os objetos sobre a mesa poderiam ser desproporcionais, por serem muito pequenos, mas juntos formam um conjunto, que é compatível com o tamanho da mesa. Um só abajur bem alto é um toque de interesse que se tornaria desproporcional se houvesse outro igual no outro lado do sofá. Os puffs brancos como o chão tem seu peso diminuído – se tivessem cores fortes o equilíbrio estaria arruinado.

 

 

A grande vedete deste ambiente é a brincadeira com as texturas e estampas usando praticamente somente 2 cores. Isso traz variedade, ritmo, harmonia, unidade e contraste, tudo de uma só vez. O centro de interesse  é esta grande luminária que é a única peça que possui os mesmos tons, mas mais vivos e alegres. Novamente, os móveis e objetos são proporcionais ao ambiente.  E apesar das cores “sérias”, a variedade de estampas e materiais, cria um tom informal bastante interessante.

Leia mais profundamente sobre os princípios do Design e da Decoração na série do mesmo nome que começa aqui.

Comentários:

silvana maria de freitas ferreira · 01 de março de 2010 às 15:46

Muito bom. Explicações claras e sucintas, aprendi bastante.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 20:06

Obrigada, Silvana!
Esta é a idéia!
bjo
Rosana

Beatriz · 01 de março de 2010 às 22:14

Rosana adorei o site!
Estou reformando um apto e pensei em fazer a sala de jantar em um estilo mais clássico – cores mais claras, mesa redonda de vidro, lustre de cristal egipcio e espelho para decorar a parede – a primeira dúvida que tenho é se essa mesa redonda combinaria com espelho quadrado, ou seria mais interessante ser redondo acompanhando o formato da mesa?
Uma parte da sala de estar está integrada a sala de jantar, nesse caso as 2 devem seguir o mesmo estilo e cores? Falo isso pois tenho um quadro do Romero Brito que pensei em aproveitar na sala de estar, além de umas poltronas de patchwork que ví em uma loja e me apaixonei! Porém a sala de jantar e estar ficariam com estilos muito diferentes… Nesse caso o que você me indicaria? Agradeço desde já!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:23

Oi, Beatriz,
Não, o espelho não precisa seguir o formato da mesa.
O ideal é que vc misture as coisas: Por exemplo: Use as cores do quadro de alguma forma na sala de jantar. Agora, não sei se o patchwork e o quadro do Romero (q normalmente é muito colorido com cores fortes) não seriam demais… Pense nisso, principalmente se as cores forem diferentes.
bjo
Rosana

Nucia · 01 de março de 2010 às 10:41

Bom dia! estou com dúvidas em relação ao projeto e execução do quarto da minha filha a design veio na minha casa tirou medidas fez o projeto eu aprovei e agora o técnico está montando o quarto, ele montou o guarda roupa só que a medida do quarda roupa é quase a mesma medida do pé direito do quarto, ou seja o guarda roupa quase bate no teto, e agora ele está com dificuldade de adequar a porta de correr com espelho porque o piso tem desnível, e a porta desliza não para, o que devo fazer tenho direito de pedir outro guarda roupa mais baixo, a culpa é dela ou minha que tem essa variação do piso em desnível, me ajuda.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 22:32

oi, Nucia,
Vc deve conversar com o a designer que lhe atendeu e o técnico, de preferência juntos. Me parece que ela não está acompanhando a execução do projeto, certo ? Neste caso tem que ser visto se as medidas que ela colocou no projeto estão erradas ou se o projeto foi feito erroneamente. Em nenhum caso a culpa é sua. Ou é do projeto ou é do executante. Muitas vezes no projeto está escrito que as medidas devem ser conferidas pelo executante e adequadas, isso é, se houver este item o técnico é que deveria ter observado o problema e adequado para funcionar corretamente. Enfim, cada caso é um caso, então, o melhor é chamar os 2 e conversarem juntos.
abs
Rosana

Laíza Queiroz · 01 de março de 2010 às 11:17

Bom dia, adorei o site, dicas preciosas!
Sou formada em design gráfico e vi o quanto se misturam, principalmente com este post, equilíbrio, harmonia, cores… enfim, coisas que aprendi no dia a dia com o curso, muito interessante. São informações que nos permitem conceitos e aplicações diversas, sem perder a elegância e a personalidade.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 12:39

Obrigada, Laíza!
E volte sempre, viu ?
bjo
Ro

Angela · 01 de março de 2010 às 09:42

Minha sala é integrada, estar e jantar
Na sala de estar tenho um rack na cor tabaco e na de jantar um aparador também na cor tabaco. a minha dúvida:

a mesa e as cadeiras teriam que seguir tb para o tabaco, ou pode ser de uma madeira, mais clara?

Obrigada

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:08

oi, Angela,
Vc não é obrigada a seguir a cor e neste caso, até sugiro que use uma madeira mais clara mesmo. Vai ficar melhor que tudo escuro.
bjo
Rosana

josefa vanguir muhorro rombe · 01 de março de 2010 às 18:36

adorei,infelizmente em meu pais nao temos nenhum curso que tenha haver com isso a nao ser arquitectura,mas eu gostaria bastante de fazer algum curso para que eu possa de alguma forma aprender a decorar interiores.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:21

Oi, Josefa,
Procure por cursos on line. Existem diversos (IBDI é um).
Um beijo e obrigada
Rosana

Saulo G. · 01 de março de 2010 às 14:30

concordamos em algumas coisas, mas tem muita regrinha aí que não vale muito pra decoração, no meu ponto de vista. em uma vista geral eu daria nota 8.0.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 15:08

Obrigada pela nota, Saulo!
abs
rosana

Solange · 01 de março de 2010 às 15:27

Boa tarde!
Eu amo este site e gosto muito de decoração.
em Dezembro de 2013 comprei um apartamento usado de 90m², ele está reformado e queria decorar e fazer alguns ajustes. Entrei em contato com 2 designers mas não foram até meu apto. Eles pediram o endereço. Acho que só devem trabalhar em lugar luxuoso. Enfim, eu preciso muito de um profissional que esteja disposto a acompanhar a obra como entrega de móveis etc. Não quero só fazer o orçamento, eu quero e preciso decorar e logo pois só estou pagando condomínio. Será que alguém está disposto mesmo a trabalhar? meu apto fica no Jaguaré ao lado do shopping continental. Obrigado!
Obrigado!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 21:53

Oi, Solange,
Eu moro no RJ e infelizmente no momento não tenho uma indicação para vc. Desculpe!
bjo
Rosana

Carlos Daniel Montes · 01 de março de 2010 às 10:33

Gostei das explicações, foram bem claras e objetivas, mas o que vocês indicariam para uma pessoas que está iniciando nessa batalha de designer de interiores?

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:45

Oi, Carlos,
Sugiro muito estudo e muita disposição, pq não é fácil. Um bacharelado é melhor que curso técnico. A profissão não é regulamentada e está sofrendo muitos ataques do Conselho de Arquitetura (CAU) , Já existe um projeto de regulamentação mas não há prazo para que isso aconteça. Fora estas questões, bastante sérias, é necessário atualização sempre, constante, pois a cada dia surgem novos produtos e soluções.
É uma área que exige muito e pouco conhecida e reconhecida. Mas a melhor coisa que existe é trabalhar com o que se ama, isso eu tenho certeza!
abs
Rosana

Jeff Brown · 01 de março de 2010 às 21:13

Ótimas dicas.
E aquela imagem ilustrando o equilíbrio assimétrico além de muito bonita é bem didática.
Parabéns.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 17:18

Obrigada, Jeff!
bjo
Ro

Thalita · 01 de março de 2010 às 11:10

Boa tarde! Preciso de um auxílio. Minha sala de jantar e conjugada com a sala de estar. Nesta sala tenho um sofá marrom, moveis de madeira e tapete preto. Decidi pela decoração amarela, preta e branca. Comprei porcelana nas três cores para colocar em cima do rack e almofadas preta, amarela e de zebra para compor o sofá. Minha mesa de jantar tem o tampo de vidro preto e a minha duvida segue com relação ao estofado das cadeira que vou trocar. São 8 cadeiras. Posso colocar 4 de zebra para seguir a decoração da almofada e 4 brancas? Ou o ambiente ficará muito carregado de zebra? Obrigada desde já. Att Thalita

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 18:26

Oi, Thalita!
Se a sala não for muito pequena, acredito que não. Se for, opte por somente 2 com zebra.
bjo
Rosana

tamires Quintino de Rezende · 01 de março de 2010 às 21:52

Por exemplo… nessa segunda imagem ao invés do lustre florido eu poderia jogar um papel de parede florido e um lustre mais claen? Bjo rosana quero ser como vc um dia! Bjo

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 14:10

Oi, Tamires!
Se vc está falando da última foto do post, usando o papel de parede na parede do sofá o ideal seria mesmo que o lustre fosse mais clean. Assim o papel seria o protagonista da sala. Isso mesmo!
E com dedicação vc será melhor que eu qquer dia destes! rs!
bjo
Rosana

Gabriel Nunes · 01 de março de 2010 às 10:55

Olá Rosana. Parabéns pela ideia e execução do site. Continue sempre firme. Lhe desejo muito, mais, sucesso

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 12:29

Obrigada, Gabriel! Continuarei!
bjo
Ro

Denise · 01 de março de 2010 às 21:18

Olá, adorei o site!
É bem difícil encontrar algo tão claro que realmente nos ajude! Estou com muitas dúvidas e até agora não encontrei um designer que não proponha algo enlatado para minha casa!
Tenho uma sala conjugada com cozinha e sala de jantar com 52m2 em estilo industrial com canos e tijolos aparentes (em uma parede de 8m), o piso é de cimento queimado e as outras padres brancas em grafiato, a estrutura é de ferro aparente (trilhos de trem). Para quebrar a monotonia, pensei em fazer o sofá roxo, 2 poltronas giratórias amarelas, e tapete verde. Na sala de jantar, a mesa tem 6 cadeiras e tampo de vidro. Pensei em deixar 2 cadeiras em estampa de bandeira inglesa rústica (tipo selo) e as outras 4 cadeiras em algodão cru. A mesa está em frente a um espelho de 1,5m que cobre um cânone esgoto aparente. Os armários são brancos e poucos e a pia de mármore claro com bancada estilo americano. Vamos usar as banquetas de madeira escura da cor do ferro da coluna, e o assento revestido em adesivo que imita disco de vinil.
Vc acha que o sofá roxo e as poltronas amarelas vão brigar muito com o ambiente? Que objetos eu uso para decorar as prateleiras acima das portas e sofá. A sala se estar tem pé direito duplo de 4m. A vista da entrada é muito parecida com essa : http://2.bp.blogspot.com/-XFtFq_lFa-M/T7WaTFA57aI/AAAAAAAAHrg/Wfc1fWVJSwM/s1600/8.jpg
A idéia é fazer algo bem único e inusitado!
Muito obrigada e parabéns,
Denise

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 18:59

Oi, Denise!
Obrigada!
Então, roxo e amarelo são cores complementares, quer dizer, elas se reforçam mutuamente, tem alto contraste. Como as paredes são em cimento queimado , piso branco e o ambiente é grande, não vejo qualquer problema. O verde do tapete vc deve escolher bem para não ficar parecendo ambiente infantil, entende? Sugiro um verde que não seja vivo, bandeira, mas sim puxando para oliva ou acinzentado, uma cor mais sofisticada. Para objetos eu usaria cinza , branco, preto, tons rosados e azuis. Vá colocando aos poucos até achar que é o bastante.
bjo
Rosana

Heley Santos · 01 de março de 2010 às 12:52

Olá.Gostei muito do site. Eu penso em me formar em Design de Interiores e as informações contidas aqui são bastante claras e me ajudaram muito. Parabéns.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 13:10

Que bom, Heley!
Obrigada!
bjo
Rosana

Poyana de Souza · 01 de março de 2010 às 13:53

Olá!! Adorei o site!! Estou casando agora e preciso decorar meu quarto de casal. Gosto muito de ler sobre decoração, porém não consigo ter ideias para o meu ambiente! Na parede da cama possui um ar condicionado e isso está me deixando doida…rsrs e sem ideias, pois tudo que penso acho que não ficaria bom! E retirar o ar desta parede está fora de questão, devido a fiação. Além disso minha cama ficou mega alta (75cm). Posso enviar uma foto do quarto para você, com toda a sua experiência me dá algumas dicas?!?!Um forte abraço!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 18:30

Oi, Polyana,
Mande a foto para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bjo
Rosana

Martha Laceda · 01 de março de 2010 às 16:58

Olá Rozana
Comprei um apartamentinho com cozinha americana. Sou apaixonada com os estilos mais vintade , retrô, enfim coisas que me transportam ao passado. Pensei em fazer uma cozinha com tom azul e comprei um fogão azul, porém não achei a geladeira no mesmo tom. Será que se eu fizer com esquema triade e usar o fogão azul, a geladeira vermelha e colocar objetos vermelhos, amarelos e azuis ficaria bom? um grande abraço, amei o site!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 12:49

Olá, Martha,
Se vc gosta de impactar com as cores, esta combinação é clássica. Mas como o apartamento é pequeno, minha preocupação é que acabe ficando “demais”, até pq esta cozinha é aberta para a sala. Portanto, pense na sala também: Vai continuar usando as 3 cores nela ? Vai fazer mais neutra e com detalhes nestas 3 cores para equilibrar (neste caso, a cozinha chamará bastante atenção)) Pense no conjunto, no espaço que vc tem e no seu gosto pessoal.
bjo
Rosana

LV manutenção, serviços e reformas · 01 de março de 2010 às 19:26

Amei as informações e as imagens sobre decoração. Foi muito útil para mim.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:51

É este o objetivo, LV!
obrigada
Rosana

Carla C. · 01 de março de 2010 às 21:38

Adorei as dicas!
Obrigada!
Parabéns! E sucesso!
:-)

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 00:30

Obrigada, Carla!
bjo
Ro

Kamila Santos · 01 de março de 2010 às 10:28

Oi;
Gostei das informações, estou estudando designer de interiores gostaria que você me desse algumas dicas de como entrar no mercado de trabalho.

Obrigada!!!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 13:37

Por nada , Kamila!
É este o objetivo!
obrigada!
bjo
Rosana

BRENDO MONTEIRO · 01 de março de 2010 às 09:31

PARABÉNS …
UMA VERDADEIRA E ESCLARECEDORA AULA DE DESIGNER …

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 17:09

Oi, Brendo!
Muito obrigada, mas, na verdade, mão sou designer, sou pós graduada em design de interiores e pesquiso muito, já faz mais de 5 anos, assuntos da área.
abs e obrigada novamente!
Rosana

Francielly Dutra · 01 de março de 2010 às 17:19

Boa tarde Rosana td bem?

Sou Psicóloga, e vou montar meu consultório para atender casais e família, e não sei por onde começar, o que eu preciso é de uma jogo de sofá de 2 e 3 lugares que a principio quero na cor preta e quadrado, uma poltrona giratória a principio quadrada mas não decidi a cor , moveis (1 mesa e um livreiro que a principio esta na cor branca) falta tapete que ainda não sei que cor comprar, objetos de decoração, plantas, papeis de parede ? gostaria de algumas dicas… Parabéns pelo blog … Show!!!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:02

Oi, Francielly!
É complicado falar sobre coisas específicas quando sei tão pouco do espaço em si. Mas penso que o que deve lhe guiar, devido ao trabalho que vai desenvolver neste espaço é pensar em um ambiente onde a maioria das pessoas (não conseguimos nunca agradar 100%, infelizmente…) se sinta à vontade, acolhidas, seguras ,certo? Por isso, sugiro, de uma forma menos objetiva, mas que acho que pode lhe ajudar mais para a decoração, que vc pense no que, de acordo com a sua experiência, traria este aconchego para seu espaço. Pessoalmente, penso em cores neutras, mas quentes (tons terrosos), revestimentos que transmitam paz, tranquilidade, segurança.. Alguns pequenos objetos em cores mais vivas para alegrar, sem muito alarde, sem muito contraste. Objetos que falem, de alguma forma, da sua personalidade, para que o ambiente tenha sintonia com vc mesma, trazendo para seus pacientes uma sensação de que vc está ali, de corpo e alma para ajudá-los, sendo sincera na exposição do seu eu, pois eles precisarão desta segurança. O que é importante, em ambientes como este, é que exista a percepção de que ali é um ambiente seguro, onde você se apresenta de forma objetiva e clara, mostrando que está disposta a ser um porto seguro para estas pessoas. É necessário coerência com quem vc é e com o que vc pretende. Acredito que pensando nisso, vc terá toda a capacidade de criar um ambiente perfeito para o seu trabalho.
Não se preocupe com moda, perfeição, combinações, regras. Mostre neste ambiente que vc pretende dar o melhor de vc para quem lá estiver. Acredite na sua intuição e pense no bem estar dos seus pacientes. Tudo será perfeito assim.
bjo
Rosana

Giselle Bueno · 01 de março de 2010 às 07:56

Olá Rosana, sou curiosa sobre o assunto e sempre me atrevo a decorar algumas áreas da minha casa; mas estou perdida na decoração de uma área externa que é grande (10 x5) e descoberta, com escada e lugar para churrasqueira, eu crio Moveis com material reciclável, quero utilizá-los no ambiente, pode me ajudar com ideias? Por favor!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 17:46

Oi, Giselle,
Mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br
bjo
rosana

isabel dayana · 01 de março de 2010 às 17:44

olá, sou a Dayana moro em Delmiro Gouveia (AL), eu faço designer em interiores ,é lindo de estudar, parabéns pela matéria , um abraço.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 00:47

Obrigada, Isabel!
Espero que a série lhe ajude em seus estudos!
bjo
Rosana

Claudia Anon · 01 de março de 2010 às 17:39

Olá,
Boa Noite,
Entrei no Google para uma pesquisa de design e deparei com vc…
Vc atende? Se sim como podemos combinar? Gostaria de aproveitar um espaço
e fazer dois ambientes com entradas independentes, será q vc poderia me ajudar?
No aguardo
Agradeço

Claudia Anon

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 00:49

Oi, Claudia,
Eu faço projetos de decoração on line, mas que não envolvam mudanças em paredes (aberturas, derrubada ou construção). Se for este o caso, escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br. Vou precisar de mais detalhes do que deseja, fotos e a planta do ambiente para lhe dar um orçamento.
obrigada
bjo
Rosana

Giselle Lisboa · 01 de março de 2010 às 22:44

Boa Noite! Rosana .Como vai? Moro em um apto de 47 m2 e ainda nao decorei , pois tenho muitas duvidas em como decorar um ambiente pequeno, tenho muitas ideias mas nao sei se está certo, gostaria muito de ajuda.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 11:40

Oi, Giselle,
Para orçar um projeto de decoração para vc, envie para o e-mail Rosana@simplesdecoracao.com.br, a planta do imóvel, fotos e uma descrição do que vc deseja para os espaços, ok?
aguardo
abs
Rosana

David Silva · 01 de março de 2010 às 13:54

Ola primeiramente quero parabenizar esse espaço que esta recheado de dicas e que tem nos ajudado muito,para aqueles amante de decoração de interiores é uma ótima opção e também podemos aumentar o nosso conhecimento parabéns e obrigado, sucessos.
http://www.qualyartpinturas.com.br/

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 20:31

Obrigada, David!
abs
Rosana

meire de paiva · 01 de março de 2010 às 18:00

por favor me de uma dica; minha filha de 9 anos divide o quarto com meu filho deficiente de 19 anos.Nao tenho ideia de nada pra ficar bonito.
Sao duas camas box sem cabeceira e um guarda roupa de casal, o quarto mede 4,5m por 5,00m.
tem uma persiana verde, e parede pintada de verde, a casa é alugada.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 21:37

Oi, Meire,
Mande fotos do quarto para mim? Escreva para rosana@simplesdecoracao.com.br e informe que é Meire que escreveu pedindo uma dica para quarto com “minha filha de 9 anos divide o quarto com meu filho deficiente de 19 anos”
bjo
RO

David · 01 de março de 2010 às 16:19

Primeiramente eu quero parabenizar pelas dicas completas que podemos encontrar neste site sucessos amei.
http://www.qualyartpinturas.com.br/

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 21:00

Obrigada, David!
abs
ROsana

QLS · 01 de março de 2010 às 11:53

Ola muito boa as dicas sucessos.
http://www.qlspinturas.blogspot.com.br

Responder

luanda · 01 de março de 2010 às 19:55

Olá boa noite me chamo luanda ruas e estou com um grande problema. Coloquei no Google para ver se ele me dava respostas ai vir vc .pode me ajudar? minha casa e bemm pequena onde na sala tenho uma cozinha americana, e onde era a cozinha quero colocar um painel e um sofá de 3 lugares,ai vemm!! O problema essa parede onde vai ficar o painel eu não sei o q faço !!!!!! SOCORRO ela tem revestimento até o meio.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 11:26

Oi, Luanda,
Mande fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok?
bjo
Rosana

Fernanada · 01 de março de 2010 às 07:21

Olá Rosana.

Parabéns pelo site e o bom trabalho que vem fazendo.

Suas dicas são maravilhosas.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 00:45

Muito obrigada, Fernanda!
bjo
Rosana

Regiane · 01 de março de 2010 às 22:51

Olá, Rosana!
Primeiramente, parabéns pelo trabalho e pelo site. Excelentes dicas!
Desejo reformar minha pequena sala de um apartamento. Quero dar um up no ambiente. Já estou enjoada dos mesmos móveis e da mesma disposição.
Tenho uma parede azul marinho com dourada que gostaria de mantê-la. Será que é possível umas dicas pra eu fazer essa proeza??

Obrigada!

Regiane

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 23:47

Regiane,
É difícil lhe dar dicas sabendo somente que há uma parede azul marinho e dourado.
Se quiser, envie fotos para rosana@simplesdecoracao.com.br, ok ?
bj
Rosana

Empresa de Pintura e Decoração · 01 de março de 2010 às 14:41

Ola como já acompanho o site a muito tempo gostaria de ver alguns poste com tendencias decorativas para 2016 . não sei se já criaram.
Fico no aguarde.

Responder

sergio · 01 de março de 2010 às 22:40

site muito informativo e com mito sucesso

http://pinturapintor.blogspot.com.br

https://www.facebook.com/pintordeapartamentosecasasspp

Responder

Regiane · 01 de março de 2010 às 20:09

Olá, Rosana!
Já te mandei as fotos da minha sala mas até o momento não obtive resposta. Hoje reenviei as fotos. Vc tem algum outro email, por favor?

Obrigada!

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 17:41

Recebido, Regiane!
Pf, aguarde um pouquinho, pois são muitas duvidas que me chegam todos os dias!
bjo
Rosana

Caroline Kriger · 01 de março de 2010 às 19:29

Adorei suas dicas.
Ótimo trabalho que tem feito.
Sou uma amante de design interior e amo tudo sobre o assunto.

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 22:15

Obrigada, Caroline!
sucesso para vc
bjo
ROsana

HÉVILA · 01 de março de 2010 às 14:38

Estou de mudança e a sala do meu apartamento é um funil. Que difícil decorar, posicionar os móveis, e pensar em como deixar um ap alugado, bonito sem danificar o imóvel…

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 17:54

Oi, Hévila,
É difícil, mas eu acho que sempre vale a pena investir em uma pintura e colocar quadros. Até pq normalmente qdo vc devolve o ap tem que entregar pintado em geral.
Pense nisso.
bjo
Rosana

ivonete · 01 de março de 2010 às 14:48

oi vocÊ faz projetos? quanto custa?

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 11:39

Oi, Ivonete!
Sim, faço projetos de decoração on line. Caso tenha interesse, envie fotos, planta (ou desenho com as medidas do ambiente) e uma descrição do que necessita ou deseja. Eu lhe envio o orçamento sem compromisso, ok ?
bjo
Rosana

Tatiana Furquim · 01 de março de 2010 às 14:13

Adorei sua pagina…excelente!!!! Sucesso a você….

Responder

juliane · 01 de março de 2010 às 19:46

Boa noite Rosana, vc conhece alguma designer de interiores realmente boa no distrito federal. Estou precisando de algum que seja bem criativa e que tenha bastantes sugestões. ABraços. Juliane

Responder

Rosana Silva · 01 de março de 2010 às 18:50

OI, Juliane!
Infelizmente não tenho nomes para lhe recomendar neste momento. Desculpe.
Bjo
Rosana

Felipe · 01 de março de 2010 às 15:13

Parabéns pela matéria, me agregou muito

Responder

Deixe o seu comentário!