Simples Decoração - Porque o bom é simples

Guia Banheiro

Lavabos /Banheiros

Sempre que o espaço permitir, o ideal é termos, além dos banheiros de uso da família,  um LAVABO, que é um banheiro sem chuveiro, box ou banheira, que serve principalmente as visitas que não penetram na parte privada da casa. A decoração deste ambiente deve ser caprichada, usando materiais mais nobres. Nele é permitida alguma dramaticidade, como paredes escuras , iluminação cênica, etc. Ele pode ser bem pequeno mas deve atender as necessidades básicas, ser bonito e confortável.  Se não existir este espaço, é importante pensar no banheiro mais próximo da área social para executar esta função. Nele deve haver maior preocupação com a elegância e sofisticação dos elementos usados e os compartimentos devem ser fechados para não deixar visíveis acessórios ou produtos de uso particular dos moradores.

 freshome modern-home-152

Qualquer ambiente e principalmente o banheiro (fonte de um grande número de acidentes) deve ser planejado considerando a faixa etária, hábitos e número de usuários. Um banheiro deve servir a no máximo 2 dormitórios; Se não for possível, divida-o de forma que mais pessoas possam usar ao mesmo tempo.Se tiver idosos em casa, consulte a página cuidados com o idoso.

Banheiros em quartos (SUITE) devem ser pensados  considerando o uso conjunto pelo casal (se possível, 2 cubas, 2 chuveiros ou 2 boxes, área do vaso sanitário com divisórias, etc)

freshome new-apartment-design-14

Banheiros para bebês e crianças devem ser adaptados para suas necessidades e tamanho. O ideal é que o banheiro para o bebê tenha soluções que possam ser modificadas facilmente para acompanhar o seu crescimento.

Banheiros pequenos devem ter boa iluminação, cores claras, design mais clean. Uma só cor nas paredes e teto aumenta o ambiente. Espelhos ou materiais que refletem a luz também são bem vindos.

Por menor que seja e quanto maior for, este deve ser um ambiente também de relaxamento. Logo, a decoração e disposição dos itens deve considerar isso: Revisteiros, plantas, quadros, som, são bem vindos quando bem colocados e nunca “entulhando” o espaço.

arquiteturadoimovel 2pinterest2

Saunas e ofurôs só quando o espaço permitir meeeesmo. Banheiras existem bem pequenas hoje, mas é sempre importante lembrar: Ofurô e banheiras quando cheios pesam muito e é preciso avaliar se a base suporta esta carga. E também há todos os equipamentos (aquecedor, bomba de hidromassagem, filtro d´agua, instalação elétrica especial, etc)  que devem ser instalados por especialistas.




Aparelhos eletrônicos devem ser resistentes à umidade, assim como as madeiras. Mesmo assim, o melhor é instalá-los o mais longe possível de fontes de vapor. Em relação à madeiras eu sou bastante prática: Se o material vai sofrer (e vc tbém, para manter) porque não procurar outro, que seja mais adequado ?

Para sua segurança, qualquer aparelho plugado em tomada deve ficar longe da água.Tomada deve ficar próximo ao espelho para secador, barbeador, etc.  e Porta-toalhas próximo à pia, box e banheira. Portas de correr ou sanfona ajudam muito a ganhar espaço em pequenos banheiros. Assim como duchas higiênicas (a 60 cm do chão, na lateral do vaso) ao invés de bidê.

viaachadosdedecoracao

Um item extremamente importante é a ventilação e exaustão. Junto às banheiras e chuveiros, para evitar umidade excessiva. Bancada com armário baixo para guarda de produtos de maquiagem, escovas, pentes,etc. Se possível, um armário sobre a pia, para objetos de higiene pessoal. É  mais prático ter acesso direto à pia e ao vaso, que são mais usados que o chuveiro.

Ralos devem ter tampas  fáceis de remover. Cuidado com a furação de paredes para colocação das práticas prateleiras – Consulte o projeto hidrálico para não romper canos.Impermeabilização é crucial em um banheiro para não lhe trazer problemas de infiltrações.

A iluminação é importante: Se houver luz à frente do espelho esta não deve iluminá-lo, mas sim a pessoa que o usará. Esta iluminação  não deve ser fluorescente comum pois esta muda as cores na maquiagem, por exemplo. O ideal é luz amarela (não branca) nos 2 lados do espelho.

Mais dicas: 

Sobre medidas mínimas leia este post. (é só clicar no texto).

Saiba, clicando neste texto a seguir, o que vc precisa saber para instalar um espelho no banheiro corretamente.

Veja aqui como tirar o máximo do espaço de um banheiro pequeno.

Há coisas que vc pode e outras que vc não deve guardar no banheiro. Clique aqui e saiba sobre isso.

Vc faz sua maquiagem no banheiro ? Então tem que ver como ter um ótimo banheiro para isso clicando aqui.

Fotos dos sites e blogs: freshomearquiteturadoimovel e achadosdedecoracao

Comentários:

Patricia · 11 de setembro de 2009 às 13:08

Oi Rosana, tenho uma dúvida, estou construindo e tenho um banheiro social e uma suíte.
o social e a suíte tem os mesmos pisos e revestimentos, somente na parede de dentro do box na parede da janela que no social coloquei um revestimento que imita pastilha com tons de marrom e na suíte na parede da janela coloquei um porcelanato que imita madeira.
Estou com dúvidas com relação as pedras, na cozinha vou colocar o marrom absoluto, nos banheiro ia colocar o crema, porém ficou muito caro, decidi não investi tanto e mudei o banheiro para o travertino, porém na suíte acho que combina pois o travertino é um mármore um pouco mesclasdo, e combinou com a parede que imita madeira, agora no social acho que o travertino não combinou muito com as pastilhas. Posso colocar uma pedra no banheiro social marrom absoluto combinado com o restante da casa e travertino somente na suíte? Obrigada

Responder

Rosana Silva · 11 de setembro de 2009 às 19:36

Oi, Patricia,
Claro que sim! Se ficou melhor o marrom absoluto use-o sem problemas.
bjo
Rosana

Deixe o seu comentário!