Abaixo seleção e análise sucinta do uso de tapetes  em salas e quartos. Fotos dos sites e blogs: vtwonen, amerrymismatch, bahrainidva, designheaven, alifesdesign, casaabril, anindiansummer-design, simplygrove, kristinellen, e idealhomemagazine

Nestas 2 primeiras fotos acima podemos ver o uso sutil de tapetes pequenos:  na 1a. foto, compondo com a manta e o móvel e quebrando o branco, junto com a cúpula do abajur. Juntos, estes elementos aquecem o ambiente.Na 2a foto, um tapete pequeno e mais sutil ainda, se harmoniza com as cores da parede da cabeceira, suavizando o ambiente com sua textura.

O tapete, felpudo, azul e com o formato de uma paleta de pintura, informa a natureza lúdica, de lazer que este quarto também possui, além de aquecer..

O impactante tapete (pelo formato, que contrasta com as formas retas e pela cor, que contrasta com o piso branco) é um ponto focal importante do ambiente, trazendo sofisticação e alguma informalidade.

Os 4 ambientes abaixo usam tapetes listrados, mas o objetivo deste varia:

Na 1a. foto, o maior objetivo é alegrar o ambiente, tornando, junto com a cúpula do abajur, o sofá vermelho um objeto divertido ao invés de formal.

O tapete “estica” a sala, que parece mais comprida do que é na verdade. Além disso, suas cores também alegram e aquecem, trazendo também uma certa rusticidade ao ambiente, que seria muito mais clássico sem o tapete.

Este tapete também estica a sala, também dá um toque rústico, mas principalmente, com as listras escuras, cria uma profundidade de cor, que “anima”  a  neutralidade das cores usadas no ambiente.

Aqui, o tapete clareia, alegra, brinca com as listras do sofá e, principalmente, ” conversa” com os bancos,  criando um conjunto rústico que contrasta com a cor da parede, mais sofisticada.

O tapete felpudo faz um antagonismo ao “clima”  frio do quarto, causado pelas linhas retas e pela cor azul, fazendo com que o ambiente se torne mais acolhedor.

O tapete tem a função de enfatizar o “orientalismo” da decoração.

Nas fotos abaixo os tapetes acrescentam uma característica geométrica/gráfica aos espaços.

aumentando a formalidade e sofisticação.

E de uma maneira informal e brincalhona.

15 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Renata,
    Depende do piso. Os cinzas precisam de cores vivas para brilharem, mas estas podem estar em detalhes e não no tapete, o que pode pesar o ambiente. Escolha um tapete em cinza mas que seja bem mais claro ou bem mais escuro que o sofá. Outra opção é usar tapete em listras (em cores quentes – marrom vermelho, amarelo – ou frias – azuis, verdes. Os 2 ficam bem com cinza) e objetos de decoraçao que tenham as mesmas cores do tapete. Esta é uma opção que vai alegrar mais a sala.
    bjo
    Rosana

  2. ola’ mais uma vez aqui pra pedir uma dica, “eu sofa e cinza medio meu rack e cinza com preto qual cor de tapete fica mais harmonico

  3. Oi, Rober,
    Esta foto saiu no curso de decoração da casa abril link aqui . Não há informação de onde é o tapete. Mas ele pode ser um kilim. Visite os sites (ou lojas) da by Kamy , Avanti , Casa Júlio, Casas Fernandes e Santa Monica que são das melhores do ramo.
    abs e desculpe não poder ajudar melhor
    Rosana

  4. Ba tarde!
    Adorei a decoração com listras
    O tapete listrado da terceira foto, você saberia onde posso encontrar algo parecido no RJ.

  5. Oi, Dulce,
    Vou dar uma pesquisada e lhe retorno. Mas a princípio, a By Kami é fantástica em matéria de tapetes. Salgada no preço, mas ótima qualidade e variedade. Mas vou pesquisar outras lojas prá vc.
    Aguarde meu e-mail.
    abs
    Rosana

  6. Oi, gostei muito das dicas. Gostaria que me ajudasse, pois comprei um sofá na cor castor e meu rack é branco com bege bem clarinho, gostaria de comprar um tapete listrado com cores claras, mais não encontro. Moro em Brasilia, será que voce podia me ajudar a encontrar mesmo que seja em SP.

  7. Oi Deusimar, Obrigada!!!! Visite sempre !!
    Vou olhar o seu blog com o maior carinho e lhe dou um retorno, ok ?
    Bom Natal e novamente Obrigada
    RO

  8. Ola,

    Estava passeando pelos blogs e encontrei o seu…lindo,super profissional,organizado…adorei…vou dar uma olhada todos os dias.

    Caso tenha um tempinho entre no meu blog(ainda meio desorganizado ja que montei sozinha e foi muito dificil)e me de umas opiniões sobre minha sala,eu tenho varios quadros que ainda vou colocar, estou achando minha sala muito descolorida,ja tentei com algumas flores, mas permanece um pouco sem vida…o que vc me sugere?
    Um abraço
    Deusimar

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui