Selecionei algumas dicas e ações que vc pode fazer nos ambientes de sua casa de forma que eles  possam parecer maiores, mais claros, iluminados e ventilados, além de medidas que vc pode tomar para economizar seu rico dinheirinho, Lembrando que além das dicas abaixo, para que for comprar itens de decoração online, existem sites que oferecem descontos como o CupomValido.com.br onde é possível economizar ainda mais!

Como clarear, aumentar, iluminar,ventilar e economizar decorando sua casa

– Cores claras  nas paredes e mais claras ainda no teto, se desejar que o ambiente pareça mais alto (pinte o teto mais escuro se ele for muito alto e vc quiser diminuir esta impressão). Cor clara não quer dizer tudo branco, viu ? Cores frias tem o mesmo efeito (azul , verde).

Como clarear, aumentar, iluminar,ventilar e economizar decorando sua casa
foto:decoradornet

–  Se desejar usar uma cor mais forte, use-a na parede menor e/ou a  que receba menos luz e/ou a de fundo. A claridade das outras vai minimizar o efeito dela. Se o ambiente é  comprido, pinte uma das paredes menores com tom mais escuro que as outras.

Sala com parede escura
Foto: Arquitetura do Imóvel

– Móveis escuros tem a tendência de escurecer e diminuir os ambientes. Para evitá-la, quando usar móveis escuros abuse dos demais objetos de decoração, cortinas e paredes mais claros.

movel escura sala clara
foto: caseeinterni

– Móveis com material transparente (vidro, acrílico, espelho) dão leveza. Mas tbém não se deve abusar para o ambiente não ficar frio demais.

– Cortinas leves, claras e que deixam aparecer as janelas. Cortinas pesadas tomando toda a parede fazem o ambiente parecer menor. E usando cortinas leves vc aproveita melhor a luz do dia, economizando energia.

sala com sofás laranja
Foto: deardesigners

– Prateleiras ou estantes ou móveis  estreitos e altos permitem que vc guarde mais coisas e dão a impressão de que o ambiente é maior tbém. MAS ATENÇÃO: Não coloque detalhes demais à vista e não entulhe o ambiente de móveis. Isso gera confusão, circulação ruim e dá impressão de espaço menor.

– Não encoste todos os móveis nos cantos. Faça a circulação pelos cantos tbém e tente, se possível, criar “ilhas” ou ambientes bem separados – de estar, de jantar, por exemplo, na mesma área (se for necessário).

penteadeira no quarto
Foto: alkemie

– Use tapetes com listras no sentido que vc deseja alongar. Quanto menor o ambiente, mais finas as listras.

– Ambiente pequeno = móveis pequenos… Aquele sofá de 3 metros não vai ajudar sua sala a ficar maior, muito pelo contrário… Ambientes pequenos são normalmente mais bem aproveitados com móveis BEM feitos sob medida.

sala moveis sob medida
Foto: asarquitetas

– Se o ambiente é muito quente e for possível fazer mais uma janela ou abrir uma parede, use o princípio da ventilação cruzada: Janelas em lados opostos do ambiente e nos lados por onde o vento normalmente tenta atravessar o ambiente, batendo nas paredes. Não esqueça que: Se o vento não tem por onde sair, ele não entra! (abaixo, desenho simplificado)

ventilação da casa

– Sim, espelhos dão a impressão de que o ambiente é maior e o clareiam , mas não exagere no uso de espelhos, preste atenção na segurança e não coloque espelhos onde a luz (natural ou não) vai bater e criar reflexos indesejáveis. Atenção também para a imagem que o espelho vai refletir: Se for aquele canto cheio de coisas, vai dar a impressão que há 2 cantos cheios de coisas… Se a área onde vc decidir colocar o espelho é muito grande, divida o espelho em placas. Facilita tudo e economiza o seu dinheiro se quebrar. Use espelhos de 6mm no mínimo. Menos que isso deforma a imagem.

– Se o ambiente  tem menos de 2,60 de pé direito (altura) não use rodapés muito altos, pois ele vai parecer mais baixo.

Cozinha integrada à mesa de jantar em vidro
foto: roxxn

– Não encha o ambiente de móveis. Deixe espaços para circulação. Harmonize usando o vazio. Ele é muito importante.

135 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Gabriela,
    É claro que a melhor cor para refletir, mesmo a pouca luz, é o branco. Mas se escolher um porcelanato imitando uma madeira com tons de médios a claros e manter as paredes em branco ou cores claras, isso não vai escurecer a casa e estará dentro do estilo rústico e moderno que vc gosta.
    abs
    ROsana

  2. Vou começar um reforma ma minha casa e estamos escolhendo tudo. A casa é em L e pouca iluminação. Gosto do rustico e moderno. Posso colocar porcelanato imitando madeira? Ou vai ficar mais escuro doque é?

    Me ajuda

  3. Marisete,
    Se fotos para ver o problema fica difícil. Se quiser, envie para [email protected] e eu vou tentar lhe ajudar.
    De qquer forma, se puder mexer no depósito de forma que a ventilação flua melhor já é muito bom, viu?
    bjo
    Ro

  4. olá. tenho um problema no meu banheiro. Pois ele fica no quarto, ao lado um closet e atrás do banheiro um depósito, que cobriu a metade por onde havia ventilação, e pelo fato de ser laje no quarto e automaticamente no banheiro, o calor é insuportável. pode me ajudar?

  5. Oi Patricia,
    A melhor ideia , mas não sei se é possível, é fazer claraboias no teto.
    Não são baratas, mas levariam luminosidade para dentro de sua casa, além de ventilação.
    Me parece que as mais fáceis de instalar (mas não resolvem ventilação, só luminosidade) são as tubulares… Veja uma das fabricantes: efilux
    Mas vc pode encontrar outras procurando no google.
    Se for possível fazer, pesquise bastante.
    Se não for possível, o que vc pode fazer (também se for possível) são aberturas na parte superior dos cômodos, a partir dos que tiver janelas para fora, de forma a permitir / melhorar a ventilação e trazer alguma luz.
    As 2 ideias precisam que um arquiteto ou engenheiro observe como poderão ser feitos tanto a instalação da claraboia como a abertura das paredes.
    bjo
    ro

  6. Bom dia moro numa casa lateral das.casas são altos não bate sol.Dentro de casa ficam frios, escuros e mofados. Tem alguma idéia. Desde já agradeço.

  7. Oi, Silvaneide

    Entendi que a lateral do guarda-roupa está atrapalhando a entrada de luz, certo ? Se for isso, não tem como retirá-lo dessa posição ? Se puder colocá-lo na parede em frente à janela e um espelho em uma das portas por fora, vc refletiria a luz que vem da janela e iria clarear o quarto.
    Caso não seja possível, ao menos coloque um espelho na parede em frente á janela. E deixe ao menos esta parede pintada de branco (o mais claro que conseguir). Além disso, coloque abajures de pé ou de mesa, para aumentar a quantidade de luz artificial no quarto.
    bjo
    RO

  8. Moro em uma casa alugada, porém o meu quarto é muito escuro. A lateral do guarda roupa grande fica de frente para janela interferir.

  9. Oi, Mariana,
    Se vc não pode mexer nem no piso nem na madeira, minha sugestão tão é usar tapetes claros e móveis também claros. E uma boa iluminação.

    bjo
    ROsana

  10. Ola!

    Aluguei um apartamento antigo, não posso fazer obras. A sala além de ter o piso escuro e antigo, ainda tem madeira na metade da parede. A porta que entra luz fica no canto da sala.. Não sei o que fazer para ilumina-la.

    Me salva !

    Bjo

  11. Oi bom dia.. EstOu com um problema vou fazer um cômodo que será cozinha só que vai ficar de frente pra janela do meu quarto que já está está pronto …Eu não quero mudar a janela pra casa do vizinho .o que faço? Aguardo resposta .

  12. Oi, Paula!
    Como o piso é escuro e vc não gosta dele, sugiro que invista em um tapete que tenha cores claras e que vc goste.
    É claro que o sofá, as cortinas e paredes tbém devem ser claros, Use cores mais fortes e vivas em detalhes e o resto em tons tipo areia, bege, cinza claro, o que vc gostar mais.
    Ilumine muito bem os ambientes. Assim a sensação de “escuro” vai diminuir bastante.
    bjo
    Rosana

  13. Olá !

    Vou me mudar para um apartamento em que não posso fazer modificações.
    O piso é marrom (uma cerâmica) bem feia, ainda estilo anos 80.
    A sala é muito escura (e não bate sol) e gostaria de clarear.
    Gostaria de saber melhor cor de sofá e cortinas para deixar o ambiente o mais clean possível. O pior é o piso que não ajuda e não gosto da cor marrom.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui