Uma das formas de analisar o  uso de cores em um ambiente é observando-se o Esquema de Cores usado, isso é, a característica do conjunto de cores usado.

Como a cor é um item de muito peso e importância na decoração, podemos considerar cada uma das cores usadas como um elemento, mais um ponto de interesse. Sendo assim,restringir a quantidade de cores diferentes em um ambiente (ainda mais quando ele é pequeno) é uma boa medida para evitar “excesso de informação”, sensação de “bagunça e desconforto visual.

Os esquemas podem ser harmônicos ou contrastantes. Este último sempre faz com que a atenção se volte para as cores do ambiente. Elas se tornam um foco de atenção. No esquema harmônico as cores são atores mais secundários, permitindo que outros elementos sejam o foco de atenção do ambiente. Vou falar dos esquemas Harmônicos neste post.

Podemos ter ambientes com esquema:

Acromático : Que usa branco, preto e/ou tons de cinza. Neste esquema é importante o uso de texturas e padronagens, para dar mais interesse ao conjunto. Veja nos exemplos abaixo o uso do desenhos (quarto de bebê), persianas (banheiro)  e diversas texturas (na sala).

apartment3343

alkemie1234

– Neutro: Que usa areia, crus, creme, bege. Cria uma atmosfera aconchegante e também deve-se usar texturas e padronagens para enriquecer. Veja nos exemplos abaixo o uso de texturas diferentes e de itens coloridos que se tornam o ponto focal do ambiente.

anetteshusDotcomsala12

casaabrilsala1

Monocromático: Quando é usada somente uma cor, acrescida de branco, preto ou cinza.  Se usamos esta única cor em diferentes intensidades (azul claro, médio, escuro, por exemplo) , temos o Tom sobre Tom. É um esquema harmonioso que pode ser aconchegante ou até dramático, dependendo da escolha e  intensidade das cores usadas.

desiretoinspireblogspot22

alifesdesignBlogspot347

alkemieblogspot37

Cores Harmônicas: Quando são usadas cores que ficam lado a lado no círculo cromático. Vou falar delas depois, porque antes vou explicar o que é este tal de círculo cromático: Clique aqui para ir para o post As cores na decoração (2)

Fotos dos sites e blogs: apartmentherapy, amerrymishap, alkemie, anetteshus, bananacraft, alifesdesign, e desiretoinspire

36 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Cláudia,
    Obrigada!
    Então, Todas as cores que vc falou são neutras e funcionam em geral, bem juntas. O que é importante é se a luminosidade da sua sala é boa. Se naturalmente ela é escura, use as cores mais claras em maiores áreas (como as paredes) . Neste caso, eu escolheria o perola na sala com o sofá em cinza médio. Os armários eu colocaria cinza bem claro. Ou o bege, mas escolha um bege que combine com o pérola da parede. A mesa de jantar não precisa ser da mesma cor do sofá de jeito algum! Vc pode pensar em uma madeira média ou até escura, para haver um contraste.
    bjo
    ROsana

  2. Olá Rosana!
    Adorei seu blog, várias dicas bacanas e funcionais!
    Estou em um dilema e seria ótimo ter sua opinião. Amo cinza e gostaria de colocar um sofá dessa cor na sala com as paredes na cor creme ou pérola, na cozinha armários numa cor bem clara tipo bege e eletrodomésticos bancos, porém a sala é bem pequena, então outra opção seria o sofá na cor creme e parede cinza e os armários da cozinha cinza bem claro. O que vc acha? Cinza no sofá ou nos armários da cozinha? Outra coisa a mesa de jantar precisa ser da mesma cor do sofá?

    Obrigada!
    Bjs!

  3. Oi, Alexandra
    Fica bem sim mas cuidado para não ficar tudo “combinadinho” demais. Use tons diferentes de vermelho ou use almofadas com fundo cinza ou bege e detalhes em vermelho, por exemplo. Para a poltrona, se vc quer uma cor lisa, use bege ou cinza médio. Pode tbém usar uma estampa com fundo bege, alguma cor diferente destas que goste (como azul ou amarelo por exemplo) e marrom. O vermelho tem uma presença forte demais. É bom não abusar.
    bjo
    Ro

  4. Minha sala tem as paredes claras, minha cortina é bege, meu sofá é marrom. Pensei em comprar almofadas em tons de vermelho, a mesa de centro e lateral tb são vermelha. Será q fica bom?
    E queria comprar uma poltrona. Que cor me indica?

  5. Oi, Sandra!
    Se vc percebeu que o vermelho pesou demais, na verdade o melhor mesmo é mudar a cor. Mas se não deseja fazer isso, a outra solução seria colocar muitos objetos (quadros, por exemplo) em cores claras nesta parede, de forma que o vermelho aparecesse menos e clareasse o ambiente, entende?
    bjo
    Rosana

  6. Ola, estou um pouco perdida na finalização da decoração da minha sala pequena,coloquei no chão cor bege, nas paredes lateral fiz grafiato com tinta pronta na
    cor algodão egpcio ( bege quase branco) na parede de frente fui quer diferenciar coloquei um vermelho ( mas o espaço é peq/ peso) ainda mais pelo home ser imbuia ( castanho c/ detalhe preto) e o sofa preto em suede. O que faço com essa parede vermelha? a decoração dos objetos estão com harmonia entre o home e o chão mas o vermelho apesar de ser parede pequena esta cansando e não estou conseguindo combinar mais nada devido a isso , me socorre amiga, Beijos agradeço desde já.

  7. Oi, Jaquyline,
    Depende do uso, tipo de negócio, quantidade de pessoas e tempo de permanência na recepção.
    Há escritórios em que as pessoas, devido à natureza do negócio, não tem vontade de conversar entre si, mas sim, esperar lendo algo, vendo tv, enfim.
    Já em outros a conversa entre as pessoas que aguardam ser atendidas é importante ou deve ser incentivada.
    Então, considerando isso, vc pode escolher entre dispor os assentos para facilitar a conversa ou para facilitar a introspecção. Se vc faz tipo um círculo, com os móveis voltados para o centro, com mesa central e tapete, vc cria um ambiente em q as pessoas vão se encarar. Se seu escritório for de um negócio que incite a conversa, tudo bem. Se for o contrário, o ideal é deixar o ambiente mais aberto, com os assentos mais separados entre si, mesinhas laterais em cada um com revistas, etc. criando como um ambiente separado para cada pessoa ou pequenos grupos.
    As cores tbém dependem do negócio : Se é um escritório que lide com jovens, cores alegres, mais descontração. Se vão mais pessoas mais velhas, prefira um ambiente neutro e mais clássico.
    Se variar muito a idade das pessoas, mantenha uma neutralidade nas peças grandes mas acrescente detalhes mais coloridos e descontraídos. Assim vc deve agradar a todos.
    bjo
    rosana

  8. Olá tudo bem ? Gostaria de uma ajuda … Estou mobiliando um escritório , a recepção tem um balcão marrom e painel na parede de madeira mesmo material do balcão , na frente tenho bastante espaço para colocar poltronas e sofá , aparador para servir café . Estou em dúvida Coloco duas poltronas , lado esquerdo e direito ou se poltronas num lago e sofá no outro e quais cores podem combinar já o que piso é branco ? Posso colocar tapete e mesa de centro ? Mw ajude por favor

  9. Oi, Iza,
    Desde que vc não exagere, pois a estampa de zebra é bem forte, não ha problema. Sugiro acrescentar tbém toques de cinza
    bjo
    rosana

  10. Oi,Leandro,
    Acho que o vermelho vai ficar muito bom! Outra cor que pode acrescentar é o cinza, mistura de preto e branco e que fica ótimo com vermelho.
    bjo
    Rosana

  11. Olá Rosana, parabéns gostei muito das dicas que vi aqui, e também gostaria de uma ajudinha.As paredes da minha cozinha são de cor marfim, armários e cadeiras em preto e branco, tô pensando em acrescentar alguns objetos ou utensílios em tom de vermelho. o que você me sugere? Aguardo, obgado.

  12. Olá, gostaria que me ajudasse. Minha sala é tam 4×4 paredes pintadas num tom creme clarinho, sofás vermelho e rack e mesa de centro marfim. Queria acrescentar algumas almofadas e puffs com estampa de zebra. O q acha? Alguma dica? Por favor, aguardo ansiosa pela sua resposta.

  13. oi, Thai,
    Sugiro que o sofá seja em cinza médio, que é a mistura do preto e branco e vai dar uma aliviada no contraste forte do preto e branco. As paredes podem se em areia, para quebrar um pouco o preto e branco com uma cor que aqueça um pouco o ambiente. Mas se quiser manter o preto/branco, use cinza tbém bem clarinho.
    bjo
    rosana

  14. Oi, Mari,
    Sugiro que use beges ou marrons claros (veja o tom do tabaco e use tons bem mais claros deles para a cortina. O tapete pode ser em marrom e nos jogos de cama use amarelos e azuis e/ou verdes. Utilize estas mesmas cores (podem ser em tons diferentes, mas harmônicos) nos detalhes.
    bj
    rosana

  15. Olá, boa noite. Olha sou apaixonada por preto e branco e pensando nisso resolvi decorar minha casa nessas cores. O piso da minha sala é branco com pequenos detalhes preto. A estante em preto e branco também. Sendo assim, gostaria que me ajudasse a escolher a cor do sofá(pensei em branco ou preto, será que fica legal?) e das paredes que cor colocar? Obrigada!

  16. Oi, Amanda,
    Vc não pode mudar a cor da parede laranja ? Seria o ideal pq o laranja diminui mais ainda o espaço! Se não puder mudar, preencha-a com objetos, quadros, estante, prateleiras, enfim, diminua a área visível para diminuir o impacto, abusando de branco e cores claras e leves. O sofá bege é neutro, portanto, vc pode usar muitas cores.
    Mantendo o laranja, acrescente cores leves (acinzentadas) nos tons da família (amarelo, bege, marrom).
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui