No post AS CORES NA DECORAÇÂO(1) falei sobre os esquemas de cores Acromático, Neutro e Monocromático.

Agora vamos falar dos esquemas de cores contrastantes:

As cores na decoração – Contrastantes

Quando usamos esquemas  harmônicos, as cores são como coadjuvantes:  tem um papel importante, mas o foco da decoração do ambiente (em geral) é um outro elemento da decoração, como um móvel, um detalhe arquitetônico, etc. Já no esquema de cores contrastantes (e em geral tbém) as cores são o foco, o destaque. São elas, principalmente, que chamam a atenção no ambiente.

Os esquemas contrastantes são mais dinâmicos e vivos e usam uma característica das cores que é a seguinte: Quando usamos uma cor junto a  sua cor complementar, as 2 são exaltadas.Como é isso ?? –  Vc está se perguntando…

Vou explicar: Temos as cores primárias – aquelas que não se consegue criar com a mistura de outras cores – que, no nosso caso, são Vermelho, Azul e Amarelo – e temos as cores secundárias, que são cores criadas com a mistura das primárias 2 a 2 :   Vermelho+Azul=> Violeta Vermelho + Amarelo => Laranja Azul + Amarelo => Verde. Se misturarmos as 3 cores primárias teremos o preto.

As cores na decoração círculo cromático cores secundárias

E o que os estudiosos descobriram? Que quando colocamos lado a lado, por exemplo, o Vermelho(primária), com o Verde (que é a mistura das 2 outras primárias, Azul e Amarelo), tanto o verde como o vermelho parecem mais vivos, mais vibrantes, por isso esta combinação é chamada Combinação Contrastante.

As cores na decoração

Claro que acontece o mesmo com o Azul (primária) e o Laranja (vermelho + amarelo)  e com o Amarelo (primária) e o  Violeta (vermelho+azul).

As cores na decoração cores quentes e frias

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

O círculo com um monte de bolinhas coloridas, acima, é uma representação simples do chamado Círculo Cromático. Veja que ele mostra muitas informações: As cores quentes – vermelhos / amarelos, As cores frias – verdes/ azuis,  as cores harmoniosas (que são as que estão lado a lado – vermelho, vermelho-alaranjado e laranja, por exemplo) e as nossas combinações contrastantes – que, estão sempre em frente uma da outra.

sala cores complementares

Então, finalizando, vc pode criar combinações contrastantes fortes, usando as cores contrastantes OU vc pode atenuar um pouco este impacto usando, ao invés da cor diretamente à frente, uma das cores ao lado da que está diretamente à frente, entendeu ? Por exemplo: Ao invés de usar laranja e azul , use laranja e este lilás azulado entre o azul e o violeta. Vai ficar bonito e mais suavizado.

sala amarelo cinza

Outro esquema contrastante muito interessante é o triádico, que usa 3 cores, da seguinte forma:  Observando o Círculo de cores, escolha uma cor,qualquer cor,  por exemplo o AZUL,  pule 3 cores e pegue o AMARELO, pule + 3 cores e pegue o Vermelho.  (Prá falar difícil : Usa cores equidistantes no círculo..).

O último esquema contrastante é o que usa  2 duplas de contrastantes, por exemplo: Vermelho ,Verde, Laranja , Azul. Muito cor, não é? Por isso é um esquema difícil de usar e muito impactante.

sala cores contrastantes

sala cores contrastantes2

sala cores contrastantes

Perceba nas fotos que em geral, os esquemas contrastantes são usados sobre uma base harmônica, isso é: Os grandes elementos da decoração, como as paredes, sofás, etc são neutros e os elementos menores é que usam o esquema contrastante. Isso para amenizar o impacto do contraste e dar vivacidade à base harmônica.

Continue lendo sobre os posts sobre cores. Mas no próximo falo de BRANCO e AZUL

103 COMENTÁRIOS

  1. Estou decorando uma sala pequena, que tem as paredes verdes claro,a pessoa já havia comprado o sofá cinza, a sala é retangular, sugeri a ela que colocasse o sofá em frente a porta, para ampliar o ambiente usar nichos na parede lateral ao lado do sofá, pois a parede de frente é uma janela onde colocamos uma perciana na parede inteira prata(suave,quase um cinza bem claro),em frente ao sofá para que a parede não fique limpa sugeri colocar pequenos quadros com molduras coloridas em tons de roxo( mais claro), verde, marinho e azul claro fazendo uma composição que ainda deve ser acrescentada mais dois quadros em tamanhos maiores.Colocaria tam bém almofadas em tons de roxo e sua variçoes, cinza e variaçoes, no máximo quatro almofadas. mesmo não vendo o ambiente o que acham da idéia, e pesei agora o que colocaria ou não na parede em cima do sofá.
    Obrigada.
    Sirlei Pimentel
    (artísta plástica)

  2. oi Rosanafe, gostaria da sua ajuda para decorar minha sala de estar e jantar,´pois não sei quais cores combinar nos objetos, almofadas etc…minha sala de jantar e estar são em L, meus moveis da sala de jantar tabaco com assento preto, e estante tb tabaco com preto, sofá bege escuro e duas poltronas marrons chocolate, paredes brancas e uma parede grande marfim…tudo me parece neutro mas muito pesado, gostaria de dicas p tornar o ambiente mais leve com esses moveis,,, e tb q cor ficaria bom para o luster da sala de jantar, se precisares de fotos posso manda-las.. agradecida Ana Paula

  3. OI, CRISTINY,
    Os móveis não precisam (nem devem, na minha opinião) ser da mesma cor, mas se vc usar madeira, por exemplo, não use mais que 2 madeiras diferentes em um mesmo ambiente. Mas pode usar móveis de madeira e outros laqueados, por exemplo, em branco, ou outra cor. O importante é que haja harmonia nos estilos e que a combinação fique bonita.
    bjos
    RO

  4. OI< BRUNA!
    Estas cores me fizeram vir à mente o vermelho escuro, fechado, tipo vinho. Não digo para comprar um tapete vermelho, mas que tal colocar elementos, almofadas, etc em vermelho e comprar um tapete que pode ser listrado com marrom, vermelho e cinza ? Acho que ficaria bem charmoso. Pense nisso.
    bjos
    RO

  5. Rô, agora depois da reforma, a coisa esta linda! Mas tenho uma dúvida, piso de cerâmica colonial cor de creme, paredes cor terra, moveis de madeira, quer côr colocar as cortinhas?

    Veja fotos no orkut?

    Parabéns e mil Bjs.

  6. Olá, o sofa da minha sala de estar é cinza,(nem clara, nem escuro,rss)e o rack é castanho, já as paredes sãoem ton de palha bem clarinho e a cortina num tom cinza quase branco. Gostaria de uma dica para a cor do tapete.
    Obrigada…

  7. OI, DANIELA NEVES!
    O rack é tabaco e preto e o sofá marrom, as paredes estão brancas… mas: e o piso? E o resto dos móveis ? E que cores vc gosta ? E qual o seu estilo ? E que clima deseja passar? Pense nestas perguntas para descobrir que cores vai usar. Marrom e preto dá para combinar com quase tudo! Se a sala for pouco iluminada pelo sol, aposte em cores mais claras para as paredes e como provavelmente vc vai acompanhar a cor do rack para outros móveis, use outras cores claras, como laranja, amarelo (se quiser aquecer o ambiente e torná-lo aconchegante – neste caso as paredes em um off-white puxando para areia bem clarinho fica legal) ou azul e verde (se quiser dar um ar refrescante e alegre – neste caso, as paredes em off white mas agora puxando para o cinza bem -muito – clarinho ). Se desejar pode fazer uma das paredes em um tom mais escuro do que os tons que usou nas outras. Prefira a parede que pegue menos sol para não escurecer demais sua sala. Ah , e vc pode tbém entrar nos sites da Suvinil ou Coral e brincar com cores lá. Eles tem uns programas que ajudam vc a escolher cores que combinem, ok ?
    Um beijo e boa sorte na sua nova casa!
    Ro

  8. Estou adorando o seu site!As suas dicas sao realmente maravilhosas.
    Estou de mundança para uma outra casa e estou pesquisando aqui o que posso fazer pra melhorar a decoraçao dela com uma pintura e usando os moveis que eu ja tenho.
    Meu rack de tv é tabaco e preto e o sofá marrom e a casa pra qual eu vou me mudar é toda branca por dentro, eu pensei em pintar a sala de tv (que no meu caso é a mesma de visita rsrs) de alguma cor que a tornasse mais elegante e moderna, se voce puder me sugerir alguma ideia ficarei muito agradecida.
    Parabéns pelo site.

  9. Oi, Maria Sara
    É difícil lhe dizer o que por quando não estou vendo o espaço… Se vc quiser mandar fotos, mande para [email protected]. Mas, sugestões: Um aparador estreito ou uma prateleira com objetos decorativos e um (ou uns) quadro(s)? Prateleiras com livros e objetos de decoração ? um cantinho de leitura ?
    Se puder mandar as fotos, aguardo
    abs
    ROsana

  10. minha sala tem um verdadeiro beco e nunca sei o que colocar nele. É um espaço que ficou, por conta da ´engenharia´, inutil, espremido entre o corrimao da escada e duas paredes; deve ter 1,50m por 0,80 mais ou menos em forma de U. O que colocar nesse espaço? me incomoda ver esse espaço vazio.
    Obrigada
    Sara.

  11. Oi, Jovilene!
    Com o vermelho eu adoro cinza ou branco off-white puxando para cinza, ou para verde. Poderia colocar a parede do sofá em um cinza mais escuro e o resto mais clarinho.
    bjos
    RO

  12. Oi! Gostaria de pintar minha sala mas estou na dúvida da cor, meu sofá é vermelho (mas uso capas, pois tenho crianças em casa, os móveis são marfim e a cortina bege beem clarinho. Por favor me ajude a escolher a cor da parede

  13. Oi, André!
    Depende de como vc vai colocá-los. Corte papel no mesmo tamanho dos quadros e cole com fita crepe na parede até vc achar o melhor lugar. Assim vc tem uma idéia melhor antes de furar parede. Ah, e cuidado com a umidade nos quadros, viu ? Se forem a òleo não recomendo. Se forem de papel, a moldura tem que ser muito bem feita, com vidro e não permitir que a umidade entre, o que é bem difícil.
    abs
    RO

  14. Oi, Neide,
    Dá sim, mas é um trabalho delicado encontrar a cor e além disso, conseguir faze-la novamente! Vc tem que ter noção das partes que usa.
    Faça o seguinte: misture o vermelho com o azul (medidas iguais) em um recipiente separado, em pouca quantidade. Veja a cor que dá.
    Se for a cor que vc deseja (não importa se mais escura ou mais clara, mas a cor !). Aí vc mistura o branco devagarzinho, mas saiba QUANTO de branco está usando. Por exemplo: 50ml de vermelho, 50ml de azul, 25 ml de branco. Isso é uma mistura de 1 vermelho+1azul+1/2 branco. Se ficar ok, tá pronto. Vc pode misturar o restante das cores usando esta percentagem: 1 medida (seja qual for) de vermelho , uma de azul e a METADE desta medida de branco, entendeu???
    Se a mistura do vermelho com o azul não ficar a cor que vc quer, aí vc tem fazer nova mistura mudando as quantidade de vermelho e azul envolvidas até encontrar a cor que deseja e só depois misturar o branco….
    Sorte prá vc !!!
    bjos
    Ro

  15. OLÁ,QUERO PINTAR UMA DAS PAREDES DO MEU QUARTO,DE LILÁS CLARo.Eu vi na escala de cores que misturando o vermelho e o azul da um tom de roxo.Gostaria de saber se essas duas cores misturadas com o branco se da um tom de lilas.Obrigada,aguardo resposta o mais breve possivel.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui