No post AS CORES NA DECORAÇÂO(1) falei sobre os esquemas de cores Acromático, Neutro e Monocromático.

Agora vamos falar dos esquemas de cores contrastantes:

As cores na decoração – Contrastantes

Quando usamos esquemas  harmônicos, as cores são como coadjuvantes:  tem um papel importante, mas o foco da decoração do ambiente (em geral) é um outro elemento da decoração, como um móvel, um detalhe arquitetônico, etc. Já no esquema de cores contrastantes (e em geral tbém) as cores são o foco, o destaque. São elas, principalmente, que chamam a atenção no ambiente.

Os esquemas contrastantes são mais dinâmicos e vivos e usam uma característica das cores que é a seguinte: Quando usamos uma cor junto a  sua cor complementar, as 2 são exaltadas.Como é isso ?? –  Vc está se perguntando…

Vou explicar: Temos as cores primárias – aquelas que não se consegue criar com a mistura de outras cores – que, no nosso caso, são Vermelho, Azul e Amarelo – e temos as cores secundárias, que são cores criadas com a mistura das primárias 2 a 2 :   Vermelho+Azul=> Violeta Vermelho + Amarelo => Laranja Azul + Amarelo => Verde. Se misturarmos as 3 cores primárias teremos o preto.

As cores na decoração círculo cromático cores secundárias

E o que os estudiosos descobriram? Que quando colocamos lado a lado, por exemplo, o Vermelho(primária), com o Verde (que é a mistura das 2 outras primárias, Azul e Amarelo), tanto o verde como o vermelho parecem mais vivos, mais vibrantes, por isso esta combinação é chamada Combinação Contrastante.

As cores na decoração

Claro que acontece o mesmo com o Azul (primária) e o Laranja (vermelho + amarelo)  e com o Amarelo (primária) e o  Violeta (vermelho+azul).

As cores na decoração cores quentes e frias

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

O círculo com um monte de bolinhas coloridas, acima, é uma representação simples do chamado Círculo Cromático. Veja que ele mostra muitas informações: As cores quentes – vermelhos / amarelos, As cores frias – verdes/ azuis,  as cores harmoniosas (que são as que estão lado a lado – vermelho, vermelho-alaranjado e laranja, por exemplo) e as nossas combinações contrastantes – que, estão sempre em frente uma da outra.

sala cores complementares

Então, finalizando, vc pode criar combinações contrastantes fortes, usando as cores contrastantes OU vc pode atenuar um pouco este impacto usando, ao invés da cor diretamente à frente, uma das cores ao lado da que está diretamente à frente, entendeu ? Por exemplo: Ao invés de usar laranja e azul , use laranja e este lilás azulado entre o azul e o violeta. Vai ficar bonito e mais suavizado.

sala amarelo cinza

Outro esquema contrastante muito interessante é o triádico, que usa 3 cores, da seguinte forma:  Observando o Círculo de cores, escolha uma cor,qualquer cor,  por exemplo o AZUL,  pule 3 cores e pegue o AMARELO, pule + 3 cores e pegue o Vermelho.  (Prá falar difícil : Usa cores equidistantes no círculo..).

O último esquema contrastante é o que usa  2 duplas de contrastantes, por exemplo: Vermelho ,Verde, Laranja , Azul. Muito cor, não é? Por isso é um esquema difícil de usar e muito impactante.

sala cores contrastantes

sala cores contrastantes2

sala cores contrastantes

Perceba nas fotos que em geral, os esquemas contrastantes são usados sobre uma base harmônica, isso é: Os grandes elementos da decoração, como as paredes, sofás, etc são neutros e os elementos menores é que usam o esquema contrastante. Isso para amenizar o impacto do contraste e dar vivacidade à base harmônica.

Continue lendo sobre os posts sobre cores. Mas no próximo falo de BRANCO e AZUL

103 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Alessandra,
    caramelo, vermelho, amarelo, cinza, preto, vermelho, branco. Na verdade o caramelo, o cinza, o preto e o branco são neutros. E o vermelho e o amarelo são cores análogas. Teoricamente combinam, mas depende da estampa do papel de parede combinar com a do divã, principalmente se eles estiverem perto um do outro. Uma das estampas deve ser mais forte que a outra para ser mais fácil harmonizar. Se o papel de parede tiver uma estampa mais delicada, é bem provável que combinem, mas só vendo mesmo…
    Se vc achar que combina e que ficou bonito, tá tudo certo, viu?
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Thayanara,
    Vc pode optar por brancos off white tendendo para o amarelo ou para o bege ou cinza, bem claros, nas paredes. Listras podem ser colocadas nas paredes ou nas cortinas e se devem ser horizontais ou verticais, depende do pé direito de sua sala. Se quiser que pareça mais alta do que é , verticais. Se quiser que pareça mais larga, horizontais.. mas não esqueça que as listras horizontais farão o ambiente parecer mais baixo tbém ( e vice-versa).
    bjo
    Rosana

  3. Gostaria de saber que cores uso na parede da sala para dar claridade sendo que o rack é imbuia com preto e o sofá marrom com almofadas bege e detalhes marrom?
    E se posso usar listras a meu favor.E quais horizontais ou verticais?

  4. OLá!
    Acabei de comprar um sofá caramelo claro, acho que é caqui o nome da cor. Tenho na sala um papel de parede com flores vermelho queimado com a amarelo. O tapete é cinza, preto e vermelho e tenho um pequeno divã branco com flores vermelhas e detalhes cinza. Isso tudo combina?
    Obrigada
    Alessandra

  5. Oi, Antonio,
    Me parece que tudo está tendendo para o marrom nesta sala. Então, sugiro que a outra parede seja branca ou off white tendendo para o cinza bem claro, para quebrar esta tendência. Nas almofadas e objetos, tons de bege, e branco e/ou cinza e acrescente uma cor de sua preferência, mais viva, para alegrar, como azuis, por exemplo. Para o tapete, sugiro ou um cru claro, bege ou cinza claro.
    abs
    Rosana

  6. meu sofa da sala é branco de corino, a estante para tv de Led tabaco, o tapete vermelho, as paredes são na cor palha, qual tom que coloco da decoração de parede que colocarei acima do sofá maior da sala? a sala é bem pequena, tem uma porta blindex. Pensei num quadro mais contemporâneo ou uma estrutura metálica de folhagens, tipo de ferro.. o que acham?

  7. Olá Rosana,

    Estou remodelando a minha sala. Tenho uma parede em xisto cor de ferrugem, moveis castanhos e sofa castanho. Pode-me indicar qual a melhor cor para pintar a outra parede aonde vão encostar os moveis. Qual os tons a usar nas almofadas e carpete?
    Obrigado.
    António

  8. Oi, Tania,
    Se puder, coloque tapete claro (ou com fundo claro). Não sei a cor das paredes. Se forem areia, branca, bege, use nas cortinas a mesma cor só que um pouco mais escura, bem pouco. Se for branco pode usar bege ou cinza bem clarinhos. Os quadros devem ter cores claras e alegres. Ilumine bem o ambiente e coloque objetos claros, use objetos brancos, bege claro, amarelo claro, nos móveis escuros. No sofá, use almofadas em branco, bege, marrons e vermelhos.
    bjo
    Rosana

  9. Bom dia, gosto muito dos seus posts, estou compondo minha sala que tem muitos detalhes de madeira escura. O sofá é caqui, o piso é madeira escura. como clarear um pouco o ambiente com cortinas e quadros?

  10. Oi, Sueliria,
    Isso mesmo, mas tbém piso e teto. Mas muitas vezes deixamos de lado o branco e o preto ao mostrar a paleta de cores de um ambiente.
    bjo
    Ro

  11. Boa Tarde.

    Olá Rosafane. Adoro ler os post. A minha dúvida é a respeito de paleta de cores. Quando optamos por uma paleta de cores não estamos escolhendo apenas as cores das paredes mas dos futuros móveis, objetos de decoração. É isso?

    Agradeço desde já.

  12. Oi, Zilda,
    Acredito que a cor perfeita para o sofá seria cinza, que é a mistura de preto e branco e combina super bem com vermelho.
    bjo
    Rosana

  13. Oi Rosanafe, acabo de alugar um apartamento relativamente pequeno. A sala retangular para dividir em dois ambientes. Os moveis de jantar sao brancos com detalhes em preto, quero colocar um safa novo,mas nao sei qual cor ficaria bem uma vez que a parede atraz onde ele vai ser posto e um vermelho bem vivo , nao quero mudar a cor da parede porque penso ficar ali pouco tempo, nao mais de um ano.Lhe pergunto que cor de sofa ficaria bem na minha pequena sala? muito obrigada. Zilda

  14. Oi, Talita,
    Suas cores são todas neutras, inclusive o marrom da cabeceira que é uma boa idéia. Então, eu acrescentaria cores vivas e fortes nos detalhes e roupa de cama , como azul royal OU vermelho Ou até o 2 que ficam bem tbém. O espelho só é ruim qdo reflete quem está deitado na cama ou uma bagunça que vc quer esconder, mas realmente não exagere colocando espelho por todo o lado, ok ?
    bjo
    Rosana

  15. Oi Rosane, queria uma ajuda sua… estou decorando meu quarto e não sei que cores usar… primeiro, porque eu costumo enjoar de tudo com muita facilidade… Até agora, a sapateira (que fica em frente à cama) é marrom (MDF imitando couro) e o papel de parede (sem desenhos, só com textura), acima dela tem um tom de bege e marrom… as cortinas são beges… tenho pavor de um quarto todo bege, e estava pensando em fazer a cabeceira marrom… que cor contrastante eu poderia usar e onde? Só na roupa de cama? E o esquema das cores equidistantes, quais eu poderia combinar com o marrom, e onde? Ah, mais uma coisa: meu marido adora espelhos e quer usar no painel em volta da cabeceira.. é muita informação? Obrigada!

  16. Oi, Liseth!
    Uma idéia é persiana metálica, celular ou rolo com tela solar, atrás da cortina, de forma que vc possa controlar a luz e proteger o tecido. Uma cortina de tecido fino com forro de xantungue, tergal verão, gabardine ou brim tbém suportaria o sol por um bom tempo, mas acredito que vc deseja controlar a luminosidade e não aquecer a sala. Então, acredito que a persiana com um xale ou cortina na frente é a melhor idéia. Neste caso, o tecido pode ser sintético (organza sintética ou voal por exemplo) que suporta melhor o sol e pode ser lavado em casa.
    bjos
    ROsana

  17. Ola Ro.minha sala é retangular,quase toda ela é janela,e bate sol a tarde toda,esquenta demais,alguma dica de cortina,que deixe pasar a claridade de dia mas que não pase o calor,pelo menos o menos possivel?algum tecido que me recomendes? eu queria usar essas de roll-on.obrigada

  18. Oi, Cassia!
    Pensando nas cores, preto,branco, cinza, roxo eu penso logo em amarelo, que fica bem com preto, branco e cinza e contrasta com o roxo, mas tem que escolher muito bem este amarelo prá não ficar demais. Pense em um amarelo que não seja gritante, nem vivo demais, mas também não pode ser um amarelo palha clarinho por exemplo, pq não vai enfatizar muito. Pense em um amarelo tipo dourado, mas claro.
    Teste bastante. Mas não colocaria mais uma cor diferente na outra sala não. Usaria tons diferentes de uma das cores já usadas na outra sala, por exemplo, o cinza.
    Bjos
    Rosana

  19. Olá,
    Adorei as dicas e preciso de ajuda,porque
    acabei de comprar um apartamento que tem marmore preto no chão para separar a sala de TV da sala de jantar, que ficam no mesmo ambiente. Eu pensei em decorar a sala de Tv com as cores cinza,preto(chao e almofadas),branco e detalhes roxo. Nesse comodo eu gostaria de destacar uma parede com um cor diferente de branco, eu pensei em cinza o rouxo, o que me aconselha?
    Já na “sala de jantar” eu queria colocar uma parede com cor diferente da sala de tv para demonstrar a mudança de ambiente, qual cor você me indica para não ficar feio em relação as cores usadas?
    Obrigada.

  20. Olá, Sirlei,
    verde, cinza, roxo, marinho e azul claro é uma boa composição. E é claro que vc como artista sabe disso. Acima do sofá vc pode colocar quadros usando estas cores e talvez com um toque de laranja, se desejar, para aquecer um pouco. Ou uma prateleira estreita para que ela coloque quadros que não precisem ficar presos á parede podendo ser mudados facilmente.
    Sucesso
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui