No post AS CORES NA DECORAÇÂO(1) falei sobre os esquemas de cores Acromático, Neutro e Monocromático.

Agora vamos falar dos esquemas de cores contrastantes:

As cores na decoração – Contrastantes

Quando usamos esquemas  harmônicos, as cores são como coadjuvantes:  tem um papel importante, mas o foco da decoração do ambiente (em geral) é um outro elemento da decoração, como um móvel, um detalhe arquitetônico, etc. Já no esquema de cores contrastantes (e em geral tbém) as cores são o foco, o destaque. São elas, principalmente, que chamam a atenção no ambiente.

Os esquemas contrastantes são mais dinâmicos e vivos e usam uma característica das cores que é a seguinte: Quando usamos uma cor junto a  sua cor complementar, as 2 são exaltadas.Como é isso ?? –  Vc está se perguntando…

Vou explicar: Temos as cores primárias – aquelas que não se consegue criar com a mistura de outras cores – que, no nosso caso, são Vermelho, Azul e Amarelo – e temos as cores secundárias, que são cores criadas com a mistura das primárias 2 a 2 :   Vermelho+Azul=> Violeta Vermelho + Amarelo => Laranja Azul + Amarelo => Verde. Se misturarmos as 3 cores primárias teremos o preto.

As cores na decoração círculo cromático cores secundárias

E o que os estudiosos descobriram? Que quando colocamos lado a lado, por exemplo, o Vermelho(primária), com o Verde (que é a mistura das 2 outras primárias, Azul e Amarelo), tanto o verde como o vermelho parecem mais vivos, mais vibrantes, por isso esta combinação é chamada Combinação Contrastante.

As cores na decoração

Claro que acontece o mesmo com o Azul (primária) e o Laranja (vermelho + amarelo)  e com o Amarelo (primária) e o  Violeta (vermelho+azul).

As cores na decoração cores quentes e frias

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

O círculo com um monte de bolinhas coloridas, acima, é uma representação simples do chamado Círculo Cromático. Veja que ele mostra muitas informações: As cores quentes – vermelhos / amarelos, As cores frias – verdes/ azuis,  as cores harmoniosas (que são as que estão lado a lado – vermelho, vermelho-alaranjado e laranja, por exemplo) e as nossas combinações contrastantes – que, estão sempre em frente uma da outra.

sala cores complementares

Então, finalizando, vc pode criar combinações contrastantes fortes, usando as cores contrastantes OU vc pode atenuar um pouco este impacto usando, ao invés da cor diretamente à frente, uma das cores ao lado da que está diretamente à frente, entendeu ? Por exemplo: Ao invés de usar laranja e azul , use laranja e este lilás azulado entre o azul e o violeta. Vai ficar bonito e mais suavizado.

sala amarelo cinza

Outro esquema contrastante muito interessante é o triádico, que usa 3 cores, da seguinte forma:  Observando o Círculo de cores, escolha uma cor,qualquer cor,  por exemplo o AZUL,  pule 3 cores e pegue o AMARELO, pule + 3 cores e pegue o Vermelho.  (Prá falar difícil : Usa cores equidistantes no círculo..).

O último esquema contrastante é o que usa  2 duplas de contrastantes, por exemplo: Vermelho ,Verde, Laranja , Azul. Muito cor, não é? Por isso é um esquema difícil de usar e muito impactante.

sala cores contrastantes

sala cores contrastantes2

sala cores contrastantes

Perceba nas fotos que em geral, os esquemas contrastantes são usados sobre uma base harmônica, isso é: Os grandes elementos da decoração, como as paredes, sofás, etc são neutros e os elementos menores é que usam o esquema contrastante. Isso para amenizar o impacto do contraste e dar vivacidade à base harmônica.

Continue lendo sobre os posts sobre cores. Mas no próximo falo de BRANCO e AZUL

103 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostaria de colocar um papel parede em uma das paredes do meu quarto, mas estou sem saber q cor escolher ou com textura, n sei.
    Os móveis são preto e branco e as paredes marfins

  2. Oi, Juciane,
    Para impactar, um lilás, como a cor canção da cidade, da Coral ou mais clara que esta ficaria bem legal.
    Caso queira uma cor menos impactante, use um verde igual mas em tonalidade bem mais clara quer o seu sofá. Acredito que qquer dos 2 ficará bom, mas não deixe de testar.
    bjo
    rosana

  3. Oi, Edileuza,
    Não entendi bem sua pergunta, desculpe, mas, vamos lá:
    Se o detalhe que vc deseja é uma parede em cor diferente e tem as cores palha e areia e está em dúvida entre as 2, na verdade, vc pode usar qualquer delas. Eu prefiro a areia, mas é só uma questão de gosto.
    Já se a questão na verdade for que vc quer uma cor diferente destas, pois já as possui nas outras paredes, que tal um verde menta ou musgo mas bem clarinho onde está o painel da tv ? Outra cor que ficaria bem, já que o piso tbém é claro, seria um marrom claro. Este vc pode colocar tanto na parede do sofá quanto na parede do rack.
    bjo
    Rosana

  4. na sala tenho um painel da TV estilo madeira detalhado claro e escuro ,e o sofa verde musgo o piso e claro cor marfim. Entao eu tenho tinta cor palha e areia quero um detalhe de que cor devo fazer pra combinar. Me de uma força por favor. Obrigada

  5. Ola,
    Tenho uma sala pequena q ta continuidade com a sala de jantar. Meu painel de tv é de madeira marron e branco, sofa verde sumo e o pendente q fica acima de mesa de jantar é amarelo, com as paredes tds brancas. Gostaria de saber qual cor q combina para essa parede q fica em frente a mesa que combine com meu panel/rack, sofá e pendente, acho minha sala sem vida tdo muito marron com branco.
    Obg

  6. Oi, Elza,
    O rack não tem que ter a mesma cor dos móveis da cozinha. Ele só tem que ficar bem, combinar com ela. Vc pode usar branco ou madeira clara ou escura, bege, que são basicamente neutros e devem ficar bem.
    bjo
    Rosana

  7. Ola gostaria de saber como combinar a sala, ja que possuo cozinha americana e ela é feita em marron riscadinho com tonalidade de pastel. A sala tem que ter o mesmo tom, no caso o rack? Agradeço desde já a atençao.

  8. Oi, Marcelo,
    Olha só, existem muitos verdes, não é? Como eu não sei que verde é este q vc tem, posso dar sugestões, mas vc tem que ver se combinam ou não. Além disso, tem que ver se esta é mesmo a melhor ideia, se não vai ficar pesado demais o ambiente com textura e contact ou se não é melhor uma pintura leve e simples que deixe a textura “aparecer” mais no ambiente, se forrar uma parede com contact é realmente a melhor solução (quem sabe um papel de parede ou simples pintura?)…enfim… De qquer forma, aqui http://www.vulcan.com.br/Cat%C3%A1logos.aspx vc vê tudo qto é contact que a Vulcan vende. Sugiro que veja tons lisos e neutros, ou amadeirados.
    abs
    ROsana

  9. Boa noite, Rosana!
    Na minha casa há numa parede da sala uma textura verde e desejo colocar um papel contact decorativo na parede da sala de jantar.Por gentileza, pode me enviar alguma fotos com papéis contact que possam combinar com essa parede verde(ela fica ao lado da parede que desejo colocar o contact).
    Desde já agradeço.

  10. Oi, Cristiane,
    Infelizmente é difícil dizer com tão pouca informação (não sei a cor dos demais móveis, não sei cor de cortinas, etc). De qquer forma: Se a TV vai ficar nesta parede, sugiro o marrom (dá mais conforto visual). Se for o sofá, o vermelho pode ser usado, mas o marrom tbém ficaria bem (atente que existem diversos marrons e diversos vermelhos…então teste antes de decidir). Se a sala for pequena ou pouco iluminada, o vermelho vivo irá dar impressão de melhor e o vermelho ou marrom fechado irá necessitar de mais iluminação. Se a sala for estreita, não coloque vermelho nas paredes mais compridas. Isso vai parecer estreitá-la mais. De qquer forma, o marrom é uma cor mais fácil de dar certo que o vermelho, que tem muita presença e vai exigir que vc limite as cores que vai usar na sala.
    bjo
    Rosana

  11. Bom dia!!!
    Gostaria de uma ajuda!
    Já pintei as 3 paredes da minha sala na cor palha e quero pintar a outra com outra cor, pensei no vermelho ou um marrom, o que acha?
    Meu rack é imbuia com preto e o sofá é em tom bege com branco.
    O que vc me indica? Preciso decidir rapidamente pois falta pintar essa parede.
    Bjs

  12. Olá!
    Tenho a parede do meu quarto em lilás …clarinho.Teto branco o chão em piso caramelo e móveis de madeira envernizados caramelo.Quero o quarto mais suave ,feminino e claro.Não quero mudar os móveis.O ideal seria pintar a parede ou encapar os móveis com papel contact?

  13. Oi, Dineia,
    Infelizmente atrasei a resposta, espero ainda lhe ajudar: O verde musgo combina sim com o palha. È uma boa cor para fundo de tv. Mas vc não disse a cor do móvel onde ela está. se for madeira clara ou branco é ótimo.
    bjo
    Rosana

  14. Olá, estou em fase de acabamento em minha casa e gostaria de saber se verde musgo combina com a cor palha, o ambiente é o seguinte: cor palha em tres paredes e verde musgo na parede onde tem grafiato onde colocarei minha tv, gostaria de saber o mais rápido possivel, obrigada.

  15. Oi, Silvia,
    Sim, poderiam. As cores: lilás, azuis, cinza claro (vc pode tbém usar algumas das cores dos quadros que considerar que ficam bem. Escolha 2 que combinem entre si neste caso). Pense nas mesmas cores para enfeites e almofadas. Podem ser listrada e/ou florais. Listras e flores, na mesma cor, ficam bem. Ou conjuntos com listradas e lisas com as cores das listras. Se vc não tem problema de sol batendo dentro de casa ou de privacidade invadida se colocar voal, use sim. É ótimo. A cortina poderia ser em cinza um pouquinho mais escuro que a cor das paredes.
    bjo
    Rosana

  16. ROSANA,
    MUITO OBRIGADA, POR SUA AJUDA. VOCÊ FALOU EM CORES MAIS CLARAS…PODERIA SER NAS ALMOFADAS? QUAIS CORES FICARIAM BEM? PODEM SER LISTRADAS OU FLORAIS? TAMBÉM QUERO COMPRAR UNS ENFEITES DE LOUÇA COLORIDA TIPO SOLITÁRIA PARA COLOCAR AS FLORES QUE JÁ TENHO. QUE CORES FICARIAM BEM? E UMA PEQUENA CORTINA NA JANELA, QUE COR SERIA? FICA BEM VOAL, TIPO FININHA E TRANSPARENTE?

    ABRAÇO!

  17. Oi, Silvia,
    Imagino que sua sala seja bem iluminada, pois todas as cores são escuras. Vc não sente falta de cores mais claras ? Se não, tudo bem!!! Em relação ao papel de parede, imagino que vc queira colocar em somente uma parede, certo ? Eu sugiro que vc pense em um papel com fundo semelhante ao das suas paredes (cinza) e desenhos, leves, simples e pequenos (compatíveis com o tamanho da sala) em tons de lilás e vinho. Ou somente uma destas cores. Nada pesado demais,pois as cores já são bem fortes, ok ?
    beijoca
    Rosana

  18. ROSANA,

    MINHA SALA DE VISITA É PEQUENA. O SOFÁ É PRETO, AS PAREDES CINZA BEM CLARINHO(GELO). TEM DOIS PUFFS PRETOS COM LISTAS BRANCAS,RAQUE NA COR TABACO ESCURO COM DETALHES PRETO, MESA LATERAL TAMBÉM TABACO. EU COLOQUEI ALGUNS ENFEITES DA COR BORDÔ/ABAJU. AS ALMOFADAS SÃO ROXA E VINHO. EU ACHO CHIQUE O PRETO E O VINHO, MAS TAMBÉM NÃO SUJAM FACILMENTE.TENHO QUADROS LINDOS BEM COLORIDOS.TENHO TAMBÉM MUITAS FLORES E VELAS, POIS ADORO! AS FLORES SÃO VIOLETAS E VINHO. QUERO DÁ UMA INCREMENTADA COM PAPEL DE PAREDE E PRECISO MUITO DA SUA OPINIÃO SOBRE TUDO QUE FALEI!
    BEIJO,
    SILVIA.

  19. Oi, Elaine,
    As 2 opções são boas. Verdes, amarelos, marrons e, se quiser, azuis são boas cores para colocar nesta sala.
    bjo
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui