No post AS CORES NA DECORAÇÂO(1) falei sobre os esquemas de cores Acromático, Neutro e Monocromático.

Agora vamos falar dos esquemas de cores contrastantes:

As cores na decoração – Contrastantes

Quando usamos esquemas  harmônicos, as cores são como coadjuvantes:  tem um papel importante, mas o foco da decoração do ambiente (em geral) é um outro elemento da decoração, como um móvel, um detalhe arquitetônico, etc. Já no esquema de cores contrastantes (e em geral tbém) as cores são o foco, o destaque. São elas, principalmente, que chamam a atenção no ambiente.

Os esquemas contrastantes são mais dinâmicos e vivos e usam uma característica das cores que é a seguinte: Quando usamos uma cor junto a  sua cor complementar, as 2 são exaltadas.Como é isso ?? –  Vc está se perguntando…

Vou explicar: Temos as cores primárias – aquelas que não se consegue criar com a mistura de outras cores – que, no nosso caso, são Vermelho, Azul e Amarelo – e temos as cores secundárias, que são cores criadas com a mistura das primárias 2 a 2 :   Vermelho+Azul=> Violeta Vermelho + Amarelo => Laranja Azul + Amarelo => Verde. Se misturarmos as 3 cores primárias teremos o preto.

As cores na decoração círculo cromático cores secundárias

E o que os estudiosos descobriram? Que quando colocamos lado a lado, por exemplo, o Vermelho(primária), com o Verde (que é a mistura das 2 outras primárias, Azul e Amarelo), tanto o verde como o vermelho parecem mais vivos, mais vibrantes, por isso esta combinação é chamada Combinação Contrastante.

As cores na decoração

Claro que acontece o mesmo com o Azul (primária) e o Laranja (vermelho + amarelo)  e com o Amarelo (primária) e o  Violeta (vermelho+azul).

As cores na decoração cores quentes e frias

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

O círculo com um monte de bolinhas coloridas, acima, é uma representação simples do chamado Círculo Cromático. Veja que ele mostra muitas informações: As cores quentes – vermelhos / amarelos, As cores frias – verdes/ azuis,  as cores harmoniosas (que são as que estão lado a lado – vermelho, vermelho-alaranjado e laranja, por exemplo) e as nossas combinações contrastantes – que, estão sempre em frente uma da outra.

sala cores complementares

Então, finalizando, vc pode criar combinações contrastantes fortes, usando as cores contrastantes OU vc pode atenuar um pouco este impacto usando, ao invés da cor diretamente à frente, uma das cores ao lado da que está diretamente à frente, entendeu ? Por exemplo: Ao invés de usar laranja e azul , use laranja e este lilás azulado entre o azul e o violeta. Vai ficar bonito e mais suavizado.

sala amarelo cinza

Outro esquema contrastante muito interessante é o triádico, que usa 3 cores, da seguinte forma:  Observando o Círculo de cores, escolha uma cor,qualquer cor,  por exemplo o AZUL,  pule 3 cores e pegue o AMARELO, pule + 3 cores e pegue o Vermelho.  (Prá falar difícil : Usa cores equidistantes no círculo..).

O último esquema contrastante é o que usa  2 duplas de contrastantes, por exemplo: Vermelho ,Verde, Laranja , Azul. Muito cor, não é? Por isso é um esquema difícil de usar e muito impactante.

sala cores contrastantes

sala cores contrastantes2

sala cores contrastantes

Perceba nas fotos que em geral, os esquemas contrastantes são usados sobre uma base harmônica, isso é: Os grandes elementos da decoração, como as paredes, sofás, etc são neutros e os elementos menores é que usam o esquema contrastante. Isso para amenizar o impacto do contraste e dar vivacidade à base harmônica.

Continue lendo sobre os posts sobre cores. Mas no próximo falo de BRANCO e AZUL

103 COMENTÁRIOS

  1. Olá Rosana,

    Tenho cortinas café com leite e móveis madeira escuro, estou pensando em pintar as paredes da sala de azul claro, mas estou na dúvida sobre a cor sobre tom que combina com azul, e se aplico textura ou não, pensei em marrom claro, grafite escuro, mas qual a dica?

    Na sala de Jantar ou estar em apartamento pequeno?

  2. Oi, Helaine,
    O azul tipo o Rio Danúbio da Suvinil fica super bem como o palha.
    Mas se quer manter a neutralidade com um marrom como o Ninho ou o Cristal de Pirita que é mais claro.
    bjo
    Rosana

  3. Tenho um quarto que será do bebê, ele é de cor palha, quero colocar listas na vertical de tom marrom, qual cor você sugeri?
    Ressalto que essa listas serão somente da metade da parede para baixo, os moveis serão branco e cor da cortina marrom clarinho.
    Tem algum outra sugestão?

  4. Oi, Emanuelly,
    Todas estas cores são neutra, o que é muito bom, pois lhe dá liberdade para colorir, se quiser. Eu sugiro que cortina e tapete sejam neutros – a cortina seguindo a cor da parede onde estiver (um pouco mais clara ou mais escura – se a parede for branca, escolha um cinza bem claro para não escurecer o ambiente). O tapete pode ser um bege claro, similar ao bege da mesa de jantar. Para puff eu usaria um estampado que tivesse cinza ou bege e mais uma cor do seu agrado, mais viva. Lustres e luminárias podem ser em metal prata. Acrescente almofadas e outros objetos com a cor viva do puff e outras cores que combinem com ela.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Maéli,
    Sugiro que use cores neutras e claras nesta parede. Por exemplo: Branco e marrom bem clarinho, quase um bege. Outra opção seria Este bege, branco e amarelo (não muito vivo). Assim o quarto serviria bem para os 2 e não ficaria escuro.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Sandra,
    tanto o palha como o branco são cores neutras. Não há o que se preocupar a não ser colocar cores (se vc quiser) mais vivas em detalhes para que o ambiente não fique muito “apagado”.
    bjo
    Rosana

  7. Olá, Rosana, boa tarde!! Gostaria que tirasse algumas dúvidas… Estou em fase de decoração do ap e trata-se de um espaço pequeno com as duas salas – estar e jantar- integradas; Como já comprei alguns itens, queria que me desse algumas dicas a respeito dos demais. Bom, tenho o painel cinza com preto, sofá cinza e mesa de jantar nas cores bege com detalhes no estofado também em cinza. Devo manter esses mesmos tons para o restante dos itens? Como cortina, puff, tapete, mesa lateral, lustre e luminária ou devo acrescentar mais cor ao ambiente? E qual cor seria? Desde já agradeço o espaço!!

  8. olá… no quarto dos meus filhos(menina e menino) tem uma beliche tabaco, uma cômoda tabaco e um guarda roupa branco com tabaco, as paredes são claras e tem uma cortina clara tbm. eu gostaria de fazer um parede com listras horizontais…. mas não sei que cores usar para feze-las… por favor gostaria de sugestão… obg…

  9. Olá estou reformando meu apto e gostaria de uma opinião , gostaria muito de pinta as paredes cor branco gostaria de vidro em duas partes , aparte cima branco e parte de baixo palha acha que combinan

  10. Oi, Marilsa,
    O palha é neutro, combina com quase tudo: branco ou bege mais escuro, quase marrom, azuis ou verdes leves são os que mais gosto.
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Tais,
    O palha é uma cor neutra, então deve ficar bem com a cor manga q vc pretende. Só não coloque um tom extremamente vivo pois não é legal para uma parede que vc vai ficar olhando o tempo todo… cansa a vista e dificulta a visão da tv.
    bjo
    ROsana

  12. Bom dia! Minha sala tem 3 paredes na cor palha, e meus móveis e decoração são em tons de marrom escuro e bege. Gostaria de fazer a parede do painel de Tv na cor Manga, fica boa a combinação? Obrigada.

  13. Oi, Leonardo,
    O palha é neutro, logo, a melhor cor depende mais do que já possui na sala (sofá, móveis, piso…). Se quiser manter a neutralidade eu sugiro uma cor neutra como marrom médio ou tipo o palha só que um pouco mais escuro..
    abs
    Rosana

  14. Olá bom dia, queria que me ajudassem rs pois estou em dúvida, minhas paredes da sala são da cor palha, e quero pintar uma delas com grafiato porém não sei quais são as cores que combinam 🙁 alguém poderia me ajudar?

    Obrigado desde já!

  15. Oi, Danielly,
    Aqui respondo pequenas dúvidas de decoração, mas me parece que o q vc precisa é um projeto. Caso deseje um orçamento, envie a planta da sala ao menos para [email protected], ok ?
    bjo
    Rosana

  16. Adorei o site… estou fazendo uma reforma na minha sala… terei espaço pra sala de estar, sala de TV e sala de jantar… ainda não sei como decorar. Só sei que quero algum detalhes laranja… Pode me ajudar!

  17. Oi, Marcia,
    É difícil lhe dizer que cor usar pois não sei nada sobre as cores do ambiente ou seu gosto pessoal. O q posso lhe dizer é que, em geral, para a parede de frente é bom escolher uma cor que não seja viva demais, cansativa ao olhar, pq é a parede que vc vai ver quando estiver deitada. E com a tv é melhor que seja uma cor tranquila para os olhos, sem contrastar muito, para não cansar a visão.
    bjo
    Rosana

  18. Preciso de uma ajuda,o meu quarto tem paredes palha,coloquei um painel com a TV e gostaria de mudar esta parede que fica de frente para cama,qual cor usar nesta parede.me ajudem por favor.obrigada.

  19. Oi Elozita,
    Preto branco e marfim são cores neutras. Vc pode optar por muitas cores. No quarto eu gosto de cores mais leves, tranquilas…não sei vc. Eu escolheria um papel com estampas discretas, em fundo marfim e desenhos em cinza, por exemplo. Se vc quiser acrescentar alguma cor, pense na estampa usando uma cor que goste… mas use mesmo uma estampa discreta.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui