Utilizando os corredores da casa

Cada espacinho de nossas casas , cada vez menores, deve ser analisado em termos de funcionalidade e/ou  decoração. Os corredores podem ser muito úteis, mesmo sendo  estreitos e pequenos e, se forem realmente muito pequenos, podem ter elementos que os valorizem esteticamente. Então:

Para qualquer largura de corredor, ele pode expor galerias com pinturas ou fotos de tamanho pequeno ou pequenas coleções. Isso pode ser feito criando nichos na parede iluminados internamente ou colocando-se prateleiras estreitas ou simplesmente pendurando os quadros na parede.

corredor5

Eles podem tbém ter revestimentos específicos ou com paginação diferente, cores diferentes, papel de parede, adesivos, tapetes e passadeiras (que devem ser evitados quando há idosos e crianças muito pequenas, principalmente se o corredor der acesso a alguma escada), forros rebaixados, iluminação com rasgos ou usando spots, balizadores, lugar para guardar chaves, celulares, enfim. Há muitas possibilidades..

Como usar os corredores ? 1

alifesdesignblogspot2

corredor3 (2)

corredor1 (2)

corredor2 (3)

Para corredores mais largos, desde que se mantenha o mínimo de 85 a 90 cm (que é o ideal, a não ser que haja cadeirante na casa. Neste caso, o ideal é 1 metro)  para circulação, podemos ter armários, aparadores ou estantes, sem portas ou com portas de correr.

dominomagdotcom

decorologydotblogspotdotcom12

canadianhouseandhomedotcom2

forrodegesso_casaabril

Fotos dos sites e blogs: CasaAbril, Alifesdesign, canadianhouseandhome, decorology,dominomag, imagesdecoration

Quer saber mais sobre corredores ? Clique AQUI

49 COMENTÁRIOS

  1. OI, Mirella,
    Para o final do corredor, eu gostei das suas ideias. Teste bastante diversas posições das molduras no chão mesmo até encontrar a melhor.
    Qto a porta retratos, se vc quiser colocar em prateleiras eu não recomendo pq vai diminuir a largura do corredor. Mas se quiser colocar como quadros , sugiro escolher um espaço, por exemplo, mais ou menos no meio do corredor, e colocar os retratos em uma composição, ao invés de espalha-los por toda a parede. Assim vai ficar mais bonito.
    bjo
    Rosana

  2. Boa noite! Eu tenho algumas dúvidas kkk meu corredor tem 0,90 e 6, 00 de largura gostaria de por papel de parede que fica de frente para o corredor..gosto muito de decoração em vitage comprei várias molduras para espelhos em MDF CRu talhados vários modelos tipo oval redondo quadrado etc.. ( vou por na lateral esquerda,
    mas gostaria de por alguns porta retratos espalhado tbm me ajude VC acha que vai ficar muita coisa

  3. Olá Rosana, estou construindo uma casa de 480m quadrados. Esta pronta agora começo a me organizar com a decoração. Moro no Exterior e só vou inaugurar daqui a um ano e meio. Mas já estou dando uma repaginada nos meus móveis. E gostei muito das tuas dicas de decoração dos corredores vou usar na hora de decorar o meu. Queria saber se vc pode me dar uma ajuda no meu hall de entrada que medi 4×2.80m.
    O projeto da casa é um modelo bem moderno. Esses de linhas retas. Mas meus móveis são clássicos e alguns contemporâneos.
    Obrigada.
    Gleide

  4. Olá, Priscila,
    Vou colocar abaixo parte do texto da norma (NBR9050, vc acha no google) que informa as medidas mínimas para um banheiro de cadeirante, pois além de uma área livre de 1,20×1,20 (para a rotação da cadeira ou círculo de 1,50m de diâmetro para volta completa) vc precisa de mais coisas. Mas sintetizando, como vc precisa desta área de rotação e no box um espaço mínimo de 0,8 x 1,1, o espaço para o vaso sanitário seria muito pequeno para ser usado com facilidade (pois vc precisa de área livre na frente e barras laterais…. É, vc vai ter que aumentar este banheiro…
    A porta de correr tbém tem que ser pensada de forma que o cadeirante possa abri-la com facilidade: (Porta: vão livre mínimo 0,80m; altura livre mínima 2,10m; maçanetas do tipo alavanca (altura 1,00m); a porta deve ser revestida na parte inferior para proteção (altura mínima 0,40m). )

    Resumo texto NBR acessibilidade – banheiro:
    Para os banheiros, são necessários:
    Barras de apoio para transferência dos usuários de cadeiras de rodas para o vaso ou chuveiro (barras de apoio na lateral e no fundo)
    Proteção para o sifão do lavatório
    Reserva de espaço suficiente para a rotação da cadeira de rodas (1,20 mx1,20m para rotação de 90o ou círculo de 1,50m de diâmetro para volta completa)
    Elevação da altura do vaso para 46 cm do piso acabado (altura próxima ao assento das cadeiras de rodas) e construção de banco para o boxe.
    Deixar espaço ao lado ou a frente das bacias sanitárias para permitir a transferência frontal ou lateral.
    No Box deve haver um banquinho firme na parede e corrimão para apoio.
    Deve permitir a transferência de uma pessoa em cadeira de rodas ao vaso sanitário e chuveiro. Deve ainda permitir a aproximação ao lavatório.
    As alturas dos comandos (registros de chuveiro, válvula hidra) devem estar a 1,00m de altura do piso. Não deve apresentar desníveis maiores que 0,015 para acesso ao boxe e o piso deve ser antiderrapante.
    Bacia Sanitária: altura do assento 0,46m do piso; válvula de descarga de alavanca (altura máxima 1,00m do piso);
    Lavatório sem coluna: altura 0,80m do piso (com altura livre de 0,70m); sifão e tubulação com proteção; torneiras de alavanca, célula fotoelétrica ou formas equivalentes.
    Boxe Chuveiro – área transferência interna: dimensões livres mínimas de 0,80m x 1,10m; desnível máximo 1,5cm; registros altura máxima 1,00m do piso (localizados na parede lateral do banco); barras de apoio vertical (na parede do encosto do banco) e horizontal/vertical (em “L”) (na parede lateral do banco).
    Porta: vão livre mínimo 0,80m; área de abertura sem interferir nas áreas de transferência e/ou aproximação; maçanetas do tipo alavanca (altura 1,00m); barra horizontal para auxiliar no fechamento (altura 0,90m); revestida na parte inferior para proteção (altura mínima 0,40m); sinalizada com Símbolo Internacional de Acesso afixado à 1,70m do piso.
    Área de transferência lateral: dimensões mínimas 0,80m x 1,10m.
    Banco basculante: profundidade mínima 0,45m; comprimento mínimo 0,70m; altura mínima do piso 0,46m.
    OBS.: Piso – revestimento antiderrapante sob qualquer situação, seca ou molhada.
    O projeto deve prever como exemplos, a colocação de barra de apoio no banheiro da residência sem o risco de danos na parte hidráulica; paredes internas passíveis de remoção para ampliação do ambiente; portas de banheiros mais amplas para a passagem de uma cadeira de rodas ou de uma pessoa que precisa de um assistente;

  5. tenho um corredor de 1metro , e ele é o acesso para o banheiro de cadeirante .
    o espaço para rotação será dentro do banheiro que tem porta de 90 cm decorrer de frente para o corredor, e a medida do banheiro é de 150x 236. terei problemas?

  6. Oi, Renata,
    Vc pode colocar uma passadeira por todo o corredor, com mais ou menos 2,70 ou pequenas passadeiras ou nenhuma passadeira (se tiver idosos em casa, talvez esta seja a melhor opção OU adesivar a passadeira ao chão para evitar tombos).
    bjo
    rosana

  7. Oi, Hercules,
    Se o corredor é pequeno, o ideal é que as portas tenham cor parecida com a do corredor, para dar leveza. Normalmente eu prefiro que as portas sejam iguais à parede o mais possível e faço algum contraste com o rodapé, em madeira clara ou branco ou uma cor que vc goste e combine com a decoração da casa.
    bj
    Rosana

  8. Oi, Wanderlei,
    O ideal é 80 cm. Vc pode fazer a estante com 20cm, no máximo 25. Já dá bastante coisa…
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui