a) Ritmo – É a forma como você faz o olhar “andar” por um ambiente. Seu olhar pode pular de um lado para outro, ir devagar a partir de um ponto e seguir tranquilamente por toda volta, subir e descer continuamente, tudo isso atraído pela forma como vc distribui e também repete (por isso ritmo está muito ligado à REPETIÇÃO) cores, linhas, curvas – formas enfim – e objetos.
b) Harmonia – As formas, texturas, cores, iluminação, distribuição, materiais, etc devem se relacionar e nunca brigar entre si. Além disso, o bom uso de todos os demais princípios dá a sensação de um ambiente harmônico.
Ritmo nas formas circulares que se repetem em diversos itens – fazendo o olhar andar “circularmente” acompanhando estas formas – e harmonia entre os elementos – no jogo de cores contrastantes e análogas, distribuídas pela sala inteira e relacionando-se umas com as outras – rosa e verde, vermelho e amarelo; no uso de materiais relacionados tbém uns aos outros – madeira branca na mesa e bancos, metal nos vasos, palha na almofada e suportes da mesa, etc, etc.
c) Equilíbrio – Que pode ser simétrico (quando vc tem, por exemplo, uma sala que, dividindo-a visualmente no meio, os objetos de um lado se repetem no outro), assimétrico (quando não há simetria) ou radial (circular, quando há como um movimento que vai ou vem de um ponto central)
d) Unidade– É importante que haja uma sensação de continuidade, um caráter, em todos os ambientes. Isso se consegue repetindo de forma variada os mesmos elementos (que podem ser cores, formas, texturas, etc) em todos os ambientes ou em um só ambiente.
Equilíbrio assimétrico (considere uma linha vertical no meio do sofá: os 2 lados estão equilibrados, mas são diferentes). A unidade é conseguida com a repetição dos azuis beges e cinzas, as linhas semelhantes dos sofás, os diversos vasos transparentes, as flores brancas, etc.
e) Contraste – Elementos contrastantes quando juntos, são enriquecidos. Por exemplo: Sofá liso junto com almofadas texturizadas, Moldura clara em parede escura, etc. Se não houver algum contraste, a decoração fica enfadonha.
f) Centros de interesse – Não pode haver competição entre os elementos, por isso devem haver os que sobressaem, devido a forma, iluminação,tamanho, etc. , atraindo nossa atenção.
g) Variedade – De formas, texturas, cor, etc. para não termos um ambiente monótono.
Contraste amarelo/azul, tornando o sofá o centro de interesse da sala, que apresenta boa variedade de formas e texturas
h) Escala – Podemos dizer que grandes móveis estão “em escala” em grandes espaços. Pequenos móveis estão “em escala” em pequenos espaços. Na verdade, falamos de proporção. Escala mesmo é a comparação entre a medida de uma representação e a medida real do que está sendo representado. Por exemplo: Uma miniatura de uma cadeira tem uma escala reduzida desta cadeira.
i) Proporção – É a relação entre 2 razões (medidas, áreas, espaços). Podemos trabalhar com ela para enfatizar ou diminuir uma característica de um espaço, por exemplo: Pés direitos altos demais podem ser visualmente diminuídos com cor escura no teto; Cores mais escuras ou mais claras nas paredes ou em algumas paredes de um aposento modificam a percepção da proporção entre largura e comprimento deste. Todos os elementos devem formar uma composição agradável; deve-se avaliar a relação dos móveis entre si, com o tamanho , o pé direito e objetos do ambiente. Também podemos “brincar” com a proporção e escala para dar interesse. Um bom exemplo é uma sala com todos os móveis proporcionais e uma luminária muito grande (desde que isso não atrapalhe a funcionalidade, a circulação ou iluminação).
j) Repetição – Super importante, aparece como participante de outros princípios, como o ritmo, a unidade, o equilíbrio e a harmonia. Trata-se do uso, diversas vezes, de um objeto, forma, elemento, enfim.
Exemplos:
A sala ao lado usa fortemente a repetição de linhas horizontais, criando um ritmo que diminui a força visual das colunas verticais das janelas, apesar da mobília baixa que permite total visualização do exterior. As cores usadas são harmoniosas, e criam uma atmosfera de tranquilidade que as linhas horizontais favorecem. O equilíbrio é assimétrico (o abajur comprido e os puffs “pesam” o lado direito, equilibrando-o com o esquerdo que tem as barras escuras horizontais na parte superior, um forte elemento). O centro de interesse é o sofá baixo com almofadas em verde forte, para diminuir o interesse das enormes janelas – ele força nosso olhar para baixo. Os elementos sobre a mesa de centro trazem variedade de cores e maior informalidade e interesse ao ambiente. Os móveis são proporcionais ao ambiente em largura, mas desproporcionais em altura para permitir a visão total do exterior. Os objetos sobre a mesa poderiam ser desproporcionais, por serem muito pequenos, mas juntos formam um conjunto, que é compatível com o tamanho da mesa. Um só abajur bem alto é um toque de interesse que se tornaria desproporcional se houvesse outro igual no outro lado do sofá. Os puffs brancos como o chão tem seu peso diminuído – se tivessem cores fortes o equilíbrio estaria arruinado.
A grande vedete deste ambiente é a brincadeira com as texturas e estampas usando praticamente somente 2 cores. Isso traz variedade, ritmo, harmonia, unidade e contraste, tudo de uma só vez. O centro de interesse é esta grande luminária que é a única peça que possui os mesmos tons, mas mais vivos e alegres. Novamente, os móveis e objetos são proporcionais ao ambiente. E apesar das cores “sérias”, a variedade de estampas e materiais, cria um tom informal bastante interessante.
Leia mais profundamente sobre os princípios do Design e da Decoração na série do mesmo nome que começa aqui.
Olá Rosana.
Parabéns pelo site e o bom trabalho que vem fazendo.
Suas dicas são maravilhosas.
Oi, Luanda,
Mande fotos para [email protected], ok?
bjo
Rosana
Olá boa noite me chamo luanda ruas e estou com um grande problema. Coloquei no Google para ver se ele me dava respostas ai vir vc .pode me ajudar? minha casa e bemm pequena onde na sala tenho uma cozinha americana, e onde era a cozinha quero colocar um painel e um sofá de 3 lugares,ai vemm!! O problema essa parede onde vai ficar o painel eu não sei o q faço !!!!!! SOCORRO ela tem revestimento até o meio.
Obrigada, David!
abs
ROsana
Oi, Meire,
Mande fotos do quarto para mim? Escreva para [email protected] e informe que é Meire que escreveu pedindo uma dica para quarto com “minha filha de 9 anos divide o quarto com meu filho deficiente de 19 anos”
bjo
RO
por favor me de uma dica; minha filha de 9 anos divide o quarto com meu filho deficiente de 19 anos.Nao tenho ideia de nada pra ficar bonito.
Sao duas camas box sem cabeceira e um guarda roupa de casal, o quarto mede 4,5m por 5,00m.
tem uma persiana verde, e parede pintada de verde, a casa é alugada.
Obrigada, David!
abs
Rosana
Ola primeiramente quero parabenizar esse espaço que esta recheado de dicas e que tem nos ajudado muito,para aqueles amante de decoração de interiores é uma ótima opção e também podemos aumentar o nosso conhecimento parabéns e obrigado, sucessos.
Oi, Giselle,
Para orçar um projeto de decoração para vc, envie para o e-mail [email protected], a planta do imóvel, fotos e uma descrição do que vc deseja para os espaços, ok?
aguardo
abs
Rosana
Boa Noite! Rosana .Como vai? Moro em um apto de 47 m2 e ainda nao decorei , pois tenho muitas duvidas em como decorar um ambiente pequeno, tenho muitas ideias mas nao sei se está certo, gostaria muito de ajuda.
Oi, Claudia,
Eu faço projetos de decoração on line, mas que não envolvam mudanças em paredes (aberturas, derrubada ou construção). Se for este o caso, escreva para [email protected]. Vou precisar de mais detalhes do que deseja, fotos e a planta do ambiente para lhe dar um orçamento.
obrigada
bjo
Rosana
Olá,
Boa Noite,
Entrei no Google para uma pesquisa de design e deparei com vc…
Vc atende? Se sim como podemos combinar? Gostaria de aproveitar um espaço
e fazer dois ambientes com entradas independentes, será q vc poderia me ajudar?
No aguardo
Agradeço
Claudia Anon
Obrigada, Isabel!
Espero que a série lhe ajude em seus estudos!
bjo
Rosana
olá, sou a Dayana moro em Delmiro Gouveia (AL), eu faço designer em interiores ,é lindo de estudar, parabéns pela matéria , um abraço.
Oi, Giselle,
Mande fotos para [email protected]
bjo
rosana
Olá Rosana, sou curiosa sobre o assunto e sempre me atrevo a decorar algumas áreas da minha casa; mas estou perdida na decoração de uma área externa que é grande (10 x5) e descoberta, com escada e lugar para churrasqueira, eu crio Moveis com material reciclável, quero utilizá-los no ambiente, pode me ajudar com ideias? Por favor!
Oi, Francielly!
É complicado falar sobre coisas específicas quando sei tão pouco do espaço em si. Mas penso que o que deve lhe guiar, devido ao trabalho que vai desenvolver neste espaço é pensar em um ambiente onde a maioria das pessoas (não conseguimos nunca agradar 100%, infelizmente…) se sinta à vontade, acolhidas, seguras ,certo? Por isso, sugiro, de uma forma menos objetiva, mas que acho que pode lhe ajudar mais para a decoração, que vc pense no que, de acordo com a sua experiência, traria este aconchego para seu espaço. Pessoalmente, penso em cores neutras, mas quentes (tons terrosos), revestimentos que transmitam paz, tranquilidade, segurança.. Alguns pequenos objetos em cores mais vivas para alegrar, sem muito alarde, sem muito contraste. Objetos que falem, de alguma forma, da sua personalidade, para que o ambiente tenha sintonia com vc mesma, trazendo para seus pacientes uma sensação de que vc está ali, de corpo e alma para ajudá-los, sendo sincera na exposição do seu eu, pois eles precisarão desta segurança. O que é importante, em ambientes como este, é que exista a percepção de que ali é um ambiente seguro, onde você se apresenta de forma objetiva e clara, mostrando que está disposta a ser um porto seguro para estas pessoas. É necessário coerência com quem vc é e com o que vc pretende. Acredito que pensando nisso, vc terá toda a capacidade de criar um ambiente perfeito para o seu trabalho.
Não se preocupe com moda, perfeição, combinações, regras. Mostre neste ambiente que vc pretende dar o melhor de vc para quem lá estiver. Acredite na sua intuição e pense no bem estar dos seus pacientes. Tudo será perfeito assim.
bjo
Rosana
Boa tarde Rosana td bem?
Sou Psicóloga, e vou montar meu consultório para atender casais e família, e não sei por onde começar, o que eu preciso é de uma jogo de sofá de 2 e 3 lugares que a principio quero na cor preta e quadrado, uma poltrona giratória a principio quadrada mas não decidi a cor , moveis (1 mesa e um livreiro que a principio esta na cor branca) falta tapete que ainda não sei que cor comprar, objetos de decoração, plantas, papeis de parede ? gostaria de algumas dicas… Parabéns pelo blog … Show!!!
Oi, Brendo!
Muito obrigada, mas, na verdade, mão sou designer, sou pós graduada em design de interiores e pesquiso muito, já faz mais de 5 anos, assuntos da área.
abs e obrigada novamente!
Rosana
PARABÉNS …
UMA VERDADEIRA E ESCLARECEDORA AULA DE DESIGNER …