As pastilhas estão em alta e se apresentam em tantos formatos e materiais, que resolvi começar nossa viagem pelos revestimentos por elas. Mas veja o primeiro post desta série aqui para saber as características importantes dos revestimentos em geral.

Características: Revestimentos pequenos, vendidos em placas, colados em um papel aderente para facilitar a aplicação. Podem ter vários acabamentos e materiais acrescidos (porcelana, cerâmica, vidro transparente, vidro colorido fosco, com acréscimo de metais, purpurina, materiais de lâmpadas fluorescentes recicladas, osso de boi, casca de coco, etc, etc.). As pastilhas podem ser industrializadas ou artesanais, vem em tamanhos diversos, desde  2×2 até 12×12 cm ou mais; podem ser colocadas em grandes áreas ou usadas como detalhes. São especialmente  indicadas para revestir superfícies muito irregulares, por serem pequenas.

As pastilhas de vidro são compostas por uma mistura de areia e outros materiais inorgânicos, fundidos em fornos de alta fusão – 1600ºC.  Após fundida, ela é afinada e condicionada termicamente, tornando-se uma massa homogênea, depois resfriada até 120ºC e preparada para o corte) e pigmentos.

revestir-2010-pastilhaLequeMazzaCeramicas

Pastilha em Leque da Mazza Cerâmicas

revestir-2010-pastilhas-metalizadasColormix

Metalizadas da Colormix

revestir-2010-pastilhas-purpurinacolormix

Com Purpurina da Colormix

revestir-2010-pastilhas-reciclagemlampadasfluorescentesLepri

De reciclagem de lâmpadas fluorescentes da Lepri;

revestir-2010-pastilhasDGrassrevestir-2010-pastilhas-sustentaveis-metalizadas-colortil De vidro da DGrass e Sustentáveis e metalizadas, da Colortil

pastilhavidrotransparenteGea

Em vidro transparente, da Gea

vidrodavidrotil

 Em vidro, da Vidrotil

Elas devem ser instaladas em piso ou paredes livre de fissuras, trincas e umidade. Na parte inferior e no contrapiso recebem argamassa colante. Depois de 2 horas do assentamento, deve-se efetuar limpeza para que o papel saia. O rejunte e a argamassa devem ser escolhidos de acordo com o produto e o ambiente de uso.O Rejunte Epóxi é excelente, mas siga as instruções do fabricante para não ter problemas.

Usos: Ambientes internos e externos, Pisos e paredes de áreas molhadas, piscinas, fachadas, compondo mosaicos, etc. Normalmente, com baixíssima absorção de água – abaixo de 0,05%, são revestimentos perfeitos para áreas molhadas, mas é sempre  necessário consultar o fabricante/vendedor para confirmar se a pastilha escolhida é apropriada (por suas características de resistência a atrito, PEI – desgaste e abrasão, porosidade, dureza, limpabilidade, capacidade antiderrapante ou não,etc) ao ambiente desejado. Por exemplo:Em  cozinhas e banheiros: Mínimo PEI 3, Limpabilidade 5 , no piso, antiderrapante, rejunte impermeável.  Em quintais, garagens e corredores, Mínimo PEI4 e material que resista a pressão por peso. As pastilhas de vidro são resistentes somente ao tráfego moderado de pessoas. Elas também não absorvem líquidos, inclusive óleos, e resistem a diversas substâncias químicas – exceto ácido fluorídrico, sem perder tonalidade e brilho.

Manutenção: Lave o piso com água e sabão; escovas podem provocar riscos.

Vantagens: Sempre está na moda, é durável e  não desbota. Impermeável, tem grande variedade de cores, tonalidades e tamanhos e permite composições diferenciadas de efeito estético único.

Desvantagens: Para instalar procure MESMO mão de obra especializada. É um piso um pouco frio, desconfortável para lugares frios. As de vidro tem custo alto e todas não suportam grande tráfego.

Exemplos de Uso:

achadosdedecoracaobanheiro3

alkemiebanheiro1

banheiros-modelos-descolados-casaabril1No banheiro – Na bancada, no piso e na parede

pastilhasvidrodiferentestamanhos daVitrica

alifesdesignblogspot456

cozinhacasaejardimpastilha

Na cozinha – Formando um mosaico, na parede e no piso (na cozinha principalmente, prefiro pisos com cerâmicas maiores – quanto menos rejunte, mais fácil de limpar)

UsoDeDeckdeMadeiradeDemolicoaefutonpiscinapastilhaDigital StillCamera

Em áreas externas: coberturas, piscinas e fachadas

Veja aqui o terceiro post desta série.

Fotos dos sites e blogs: Pastilhart, spaclean,casabril, alifesdesign,casaejardim, achadosdedecoracao, alkemie e apartmenttherapy, acervo de interiores

47 COMENTÁRIOS

  1. Oi!! Minha dúvida está em usar pastilhas nas paredes e no piso do meu banheiro? Ou só nas paredes? E o que coloco no piso, então? E outra, meu banheiro é pequeno. Minha dúvida é, será que meu banheiro não ficará ainda menos colocando pastilhas? Abraço

  2. Oi,Marise,
    Vc deve refazer o rejunte. Acredito que o produto não deve estar correto ou a aplicação não foi feita corretamente.
    Se vc quer enfatizar cada pastilha, use rejunte branco ou cinza (que eu gosto mais, fica mais leve) Mas se quer enfatizar o conjunto de pastilhas (que acho que é o seu caso) o rejunte preto é mais adequado. E vc pode optar , como falei , por um cinza, que é um meio termo.
    bjos
    Rosana

  3. Oi, Keila,
    Obrigada pela ajuda, mas me parece que a questão é que ela não está encontrando a cor que deseja. Mesmo assim, ajudas são sempre bem vindas por aqui!
    bjo
    RO

  4. Olá, Juliana.
    Já existe no mercado produtos próprios para colorir o rejunte. Vá até uma loja de material de construção ou acabamento e escolha a cor que melhor combina com suas pastilhas!!!

  5. Oi, Juliana,
    O pó xadrez pode ser usado. Pintar não é uma boa idéia, vc pode ter problemas despois, mas o ideal mesmo é contratar um profissional para executar este serviço. As pastilhas são caras e vc não quer ter, ao final, um resultado ruim por causa do rejunte, não é ?
    bjo
    RO

  6. Coloquei pastilhas pretas em uma parte da minha cozinha, e a argamssa era branca.

    Não ficou legal, uma parte do branco realçou e a outra parte ficou sem o rejunte branco, o que eu faço agora? Qdo fui comprar a argamassa, me informaram que é rejunte e argamassa juntos. E agora? posso passar um rejunto preto por cima? Colocando as pastilhs pretas, teria que ter comprado o rejunte preto também?

  7. oI, gOSTARIA DE SABER SE FICARIA LEGAL, COLOCAR 2 FILEIRAS DE PASTINHAS PEQUENAS AO INVES DAQUELAS FAIXAS COM DESENHOS NO MEIO DA PAREDE DE REVESTIMENTO DA COZINHA, SERIA 2 FILEIRAS DE PASTILHAS NA COZINHA DE FORA A FORA.

  8. Bom dia Rosana!
    Estou em um dilema estético. Comprei pastilhas de vidro vermelhas mas não consigo encontrar a argamassa para pastilhas na cor vermelha/terracota, só encontro da cor branca. Posso colorir esta argamassa com pó xadrez vermelho ou posso pintar o rejunte depois de pronto? Caso a melhor opção seja colorir o rejunte, faço isto com que material?

    Abraços.

  9. Oi, ELaine,
    Vc pode colocar pastilhas só na pia e cerâmica branca no restante sim , isso é muito usado. Se possível, acrescente objetos na cor das pastinhas e/ou detalhes (nichos por exemplo) usando as pastilhas em áreas pequenas.
    bjos
    Rosana

  10. Oi, Kelen,
    Eu colocaria o rejunte cinza médio. O contraste fica mais fraco e a limpeza vai dar menos trabalho.
    bjo
    Rosana

  11. oi !! estou construindo uma cozinha gostaria de saber se fica bom colocar um piso pastilha so na parede da pia e o resto da cozinha colocar um piso branco ? me ajude , se não ficar me de alguma sugestoes. desde ja obrigada!

  12. Oi, Camila,
    Se os motivos forem leves em cores que não sejam “estridentes” demais, vai ficar bom. Se não, coloque só no frontão da pia
    bjos
    Rosana

  13. Boa tarde.

    Esrou na dúvida e gostaria de saber se podem me ajudar!
    Comprei pastilhas de virdo pretas para colacar entra o balcão da pia (preto) da cozinha e o armário (beje bem claro), fica melhor colocar o rejunte preto ou branco??
    **O espaço mede 1,70*0,60

    Grata,

  14. Olá! acabei de conhecer o site e estou adorando! tenho uma dúvida, gostaria de colocar pastilhas na minha cozinha mas pensei em duas coisas: colocar atrás da pia, como um painel, como geralmente se vê em fotos e tb como uma faixa ao longo de toda a cozinha.Fica bom os dois junto assim? ou devo escolher entre um ou outro? na verdade eu vou colocar aqueles adesivos que imitam perfeitamente a pastilha! obrigada

  15. Oi, Ana Claudia,
    Se o piso está soltando tem que ver porque isso está acontecendo antes de qquer coisa. Chame um bom profissional para analisar a situação. É possivel colocar piso sobre piso mas tem que ter o nivelamento perfeito…
    abs
    Rosana

  16. Gos taria de algumas dicas ! O piso da sala da casa que moro esta soltando e não posso fazer obras por causa da poeira , tenho um filho que tem asma . e ouvi falar dos pisos em pastilhas que pode ser colocados porcima do piso que esta danificado. Como funciona e qual e recomendado ?
    sem mais obrigada .

  17. Oi, Isabel,
    Obrigada!
    Nunca ouvi falar de pedra São Tomé soltar areia, Isabel! Se isso aconteceu provavelmente foi pq algo errado aconteceu na aplicação (ou corte?) dos filetes. Para proteger a pedra e mante-la bonita, aplique resina fosca de boa qualidade. E contrate pessoas especializadas.
    Qto ao porcelanato, existem diversos tipos, alguns mais escorregadios (qualquer pedra polida e brilhante em geral é escorregadia, assim como o porcelanato). Para ambientes molhados sugiro o rústico. Mas converse com o fabricante, ok ? Qto a sujar, há de se ter atenção na instalação, aplicação de rejunte e manutenção. E se vc escolher cores claras, sempre vão sujar mais rápido e a sujeira vai aparecer mais que cores mais escuras. Veja o post sobre porcelanato aqui: https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/11/revestimentos-para-pisos-e-paredes5-porcelanato/
    bjos e sucesso
    ps> Converse com vendedores e fabricantes de boas lojas. Pesquise no google bastante… ok ?
    Ro

  18. Boa tarde Rosana!! Tudo bem?
    Rosana, gostaria de pedir uma orientação, se vc puder me atender, é claro! Estou construindo uma casa e gostaria de colocar na fachada da mesma, filetes de pedra de São Thomé na parede, mas me disseram que essa pedra sai muita areia. Gostaria de saber se isso é verdade. Se for mesmo, gostaria de pedir uma sugestão sua para a fachada da minha casa. Nela constam uma janela e uma porta. Uma outra dúvida tb Rosana, é quanto ao piso. Queria colocar porcelanato na cozinha,copa,sala e corredor, mas vejo falar que ele é escorregadio e tb que suja muito. São tantas dúvidas…..rss, construção não é fácil, ainda mais para uma marinheira de primeira viagem como eu….rss
    Obrigada pela atenção de sempre! Adorei seu blog.
    Isabel Cristina

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui