As cozinhas abertas para a sala, inteiramente ou não, são uma forte tendência da decoração. E isso acontece por duas razões principais: Os apartamentos estão cada vez menores (então, quanto menos divisões – paredes – mais espaço para usar) e a vida está cada vez mais corrida, cada um almoçando/jantando em um horário diferente, muitas vezes fora de casa. Engraçado que acho que o sonho da maioria é aquela cozinha grande, onde todos se juntam, participam, com uma copa, mesa grande, cheia de gente … mas a realidade é bem outra, não é ?

Então, se a realidade é este corre-corre e os imóveis minúsculos, temos que ter criatividade para fazer esta realidade ficar bem bonita! Abaixo, fotos de cozinhas que podem ser bem maiores que a sua, mas perceba os detalhes, revestimentos, etc e use-os para se inspirar e fazer sua cozinha por menor que seja, linda!

Seleção dos sites e blogs: yoquesedreamhomes, tranquiltownhouse, roxxon,smallplacestyle e  stadshem

tranquiltownhouseblogspotcozinha1

Detalhes interessantes: A combinação madeira/aço, o quadro para recados na parede esquerda, a abertura na bancada no lado da mesa, para guarda de objetos e nos toques de branco para clarear o espaço.

roxxonwordpresscozinha1

Atenção à combinação branco/aço (apesar que eu prefiro o piso mais escuro para aquecer e facilitar a limpeza) e na leveza dos móveis, com quase nenhum detalhe

yoquesedreamhomescozinh7

O uso das cores para delimitar a bancada (veja como o azul escuro dá profundidade), os ladrilhos com desenhos geométricos, a cortina para esconder a bagunça.

smallplacestylecozinha3

Detalhes interessantes: 1) A combinação da cerâmica escolhida com a parte superior dos armários e as cadeiras, repetindo os “quadradinhos”, a escolha de cores de leve harmonia, o tapete e o revestimento tipo lambri da bancada divisória. Eu não gostei da cortina. Acho que não combina com os traços retos da cozinha.Uma persiana reta ficaria melhor. E também escolheria outras luminárias.

Cozinhas integradas à sala 1

Repare no “super” uso do espaço na divisão entre a cozinha e a sala; no rasgo para a bancada de refeição (e que ela continua após ele); no recuo para os banquinhos, na combinação verde e madeira, na divisória para a área de serviço.

Cozinhas integradas à sala 2

Detalhes interessantes: Na cerâmica que parece um muro de tijolos, branca e leve, no contorno preto das bancadas, no rebaixo para a iluminação da pia e fogão, nas leves prateleira e  no recuo da bancada para os banquinhos

Quer ver mais cozinhas? Veja todas em Categoria Cozinhas

54 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ana!
    Não entendi bem a pergunta, mas se envolve derrubar paredes ou construir, vc deve procurar um arquiteto ou engenheiro civil para projetar e acompanhar este serviço, ok ?
    bjo
    Rosana

  2. Rosane,
    Entendi que sua casa tinha 2 paredes separando sala e cozinha e vc as retirou, certo ? Espero que tenha feito isso com o devido acompanhamento profissional que garante a segurança estrutural da sua casa… A presença de um balcão entre a cozinha e a copa não é obrigatória de forma alguma. Pode ser usada quando vc deseja um espaço para refeição rápida ou mais área para trabalhar ou guardar objetos.
    bjo
    Rosana

  3. estou reformando nossa casa de praia. tiramos 2 paredes unindo a sala copa e cozinha num espaço de largura 3 por 8 mts. A sala com porta de 2 mts de vidro com alumio e na cozinha a porta igua mas saindo para lateral. A duvida é se deve ser feito um balcão ou algo parecido entre a cozinha e a copa?

  4. Olá, estou montando minha sala e cozinha, serão integradas, mas a cozinha tem uma tira de pastilhas vermelhas no fundo, e os moveis brancos, terá alguma porta em vermelho tb, e na sala queria um marrom escuro com azul celeste, será que vai combinar? se quiser posso mandar foto por email. Agradeço desde já,

  5. OI, Patrícia,
    Se as costas do sofá forem apresentáveis, não. Uma opção é encostar um aparador ou mesa bem estreita nas costas do sofá. Ele ainda servirá de apoio para a mesa da cozinha.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Maria de Fátima,
    O ideal seria que o piso dos 3 ambientes fossem iguais, já que vão ser integrados. Ou que ao menos a sala de estar e jantar tivessem o mesmo piso.
    bjo
    rosana

  7. Olá, tenho uma dúvida! Minha cozinha integrada à sala de jantar vou integrar sala de jantar com uma abertura de 3 metros por 2,20 à sala de estar. Posso colocar um piso diferente na cozinha e sala de jantar com uma soleira de granito na sala de estar?
    Obrigada!!

  8. Olá, Jardel,
    Não entendi direito o q quis dizer com (espelho/quadro/espelho) ficou parecendo que quer colocar 2 espelhos, um de cada lado do quadro… Bem, de qualquer forma, vc pode usar as seguintes sugestões: 1) Quadros devem ficar a uma altura tal que o centro deles esteja mais ou menos na altura do seu olhar, de frente, em pé, olhando para ele. 2) O mínimo de 35/40 cm entre o término do sofá e o começo da moldura do quadro é bom para que vc não bata a cabeça no quadro qdo estiver sentado. 3) Considerando isso, imagine um retângulo com a largura uns 20 cm (10 de cada lado) menor que o sofá (no seu caso, 2,50). É este o espaço máximo que vc deve preencher. No mínimo, centralizando em relação ao sofá, preencha um retângulo de 1,25 m (neste caso, deixando mais ou menos 60 cm de cada lado livre.
    Espero ter ajudado.
    abs
    Rosana

  9. ola, gostaria de ter uma opniao construtiva do profissional, tenho uma parede na sala de tres metros de comprimetnto a qual esta um sofa de 2,70 ml com altura de 0,95, a sala tem um pe direito de 2,75 m o que colocaria nesta parede, tive a ideia de colocar espelho e um quadro na mesma proporçao de tamanho do sofa ( espelho/quadro/espelho), pois a minha sala faz extensao para cozinha (agregada), obrigado

  10. Oi, Gracela,
    Piso preto não diminui o ambiente se os armários e bancadas são brancos. pode usar sem mêdo. Vc pode tbém colocar um porcelanato off white na sala tendendo para o cinza, pois ficaria menos contrastante com o preto da cozinha. Acrescente cores vivas para quebrar a formalidade do preto/branco/cinza.
    bjo
    rosana

  11. Boa tarde!
    Gostaria de sua opnião. Estou contruindo e minha cozinha será conjugada com a sala de jantar, estava pensando em colocar granito preto no piso da cozinha e nas bancadas os armários serião brancos, já no piso da sala seria um porcelanato claro, mas vejo falar que colocar pisos de cor diferentes fica estranho que parece compra de piso em ponta de estoque, e que o preto diminui o espaço. Se Puder me dar sua opinião? Desde de já agradeço. Abraço

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui