Diversas pessoas pediram que eu tocasse neste assunto. Portanto, atendendo a pedidos, vamos falar sobre as características da decoração de ambientes comerciais, principalmente de bares e restaurantes:

desiretoinspirebar1

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “CARA” do negócio e, de certa forma, ainda mais em lojas, bares e restaurantes, SELECIONA quem vai entrar ou não no seu ambiente.

tigerrestaurante

Então, a decoração tem que ser pensada para agradar o público que lhe interessa, mostrando quais são os VALORES da empresa e enfatizando a sua MARCA e IMAGEM. (Por exemplo: Bar do Joca e Le Chateaux são possíveis nomes de restaurantes que atraem um público diverso e por isso devem ter uma decoração completamente diferente, concordam ?)

tigerRestaurantContemporist

Além do espaço de atendimento aos clientes é preciso estudar as atividades que os funcionários exercem e como a exercem, que áreas devem estar próximas, a circulação pelo recinto, as questões de iluminação, limpeza,  ventilação, manutenção, enfim, a distribuição e organização de todo o estabelecimento. Se estes fatores não são considerados o cliente vai perceber ou sofrer com um atendimento atrapalhado ou ruim.

remodelistabar5

No espaço dos clientes deve-se pensar nas crianças, idosos e deficientes físicos. Atualmente há leis e normas que devem ser seguidas em relação à isso (Norma Técnica NBR 9050).Outro assunto importante é a escolha correta dos revestimentos dos pisos para segurança dos clientes e os revestimentos de parede, teto e piso para ter minimizar os ruídos inconvenientes.

isuitehotelitaliacontemporist

Outros itens são a ventilação, circulação de clientes e funcionários, cuidados com a visão que cada cliente terá tanto da área externa como da área interna. Ambientes mais sofisticados tem mais espaço entre as mesas.

remodelistabar4

Em relação à bares e restaurantes, se o objetivo é que o cliente permaneça muito tempo no recinto, atenção especial aos assentos e mesas;

weheartdotcodotUKbarburrito

A iluminação deve ser mais difusa e aconchegante (em ambientes mais sofisticados, principalmente), mas os pratos devem ser bem iluminados (evite iluminação que muda a cor dos alimentos) ;

remodelistabar1

O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em vê-los e se sinta cativado, enfim, o ambiente não pode ser “frio”. A Iluminação branca e clara faz o cliente demorar menos no recinto (ótimo para fast-foods).

NATrestauranteContemporist

A escolha das cores em ambientes comerciais tem a ver com o Logotipo da empresa, o clima que se deseja passar e as caracteristicas do espaço (estreito ? Baixo?, etc). Usar somente preto/branco/cinzas ou cores neutras (marrom, bege, terra, areia,etc)  dá um que de sofisticação.

Observe com atenção as fotos acima. Os pontos que comentei estão exemplificados nelas. Veja o espaçamento das mesas, as cores, a circulação, os materiais usados, etc e o clima que todos estes itens conferem aos recintos.

Fotos dos sites e blogs: desiretoinspire,  Contemporist, remodelista, weheart e setdesignthinking

97 COMENTÁRIOS

  1. Olá, gostaria de saber quais escritórios ou arquitetos na cidade de São Paulo, que ja estejam especializados neste ramo de decoração de bares e restaurantes.

    Obrigada

  2. Oi, Gabriel,
    Desculpe a demora na resposta.
    Não vejo problema em juntar as 2 funções em um só ambiente. Afinal todos os 2 podem ter de balcão com bancos altos e mesas e cadeiras.

    abs
    Rosana

  3. Bom dia.
    Estou com um planejamento de montar um Café Bar que abra de manha e a tarde como o CAFÉ, e a noite vire um Bar para confraternizações, happy hour, encontros etc…
    Não tenho ideia de como decoralo para deixar agradável para ambos negócios. Pode me ajudar, me mandar alguma decoração que atenda minha necessidade e eu possa expressar minha base do ambiente que tenho em mente ?
    Desde já agradeço.

  4. Oi, Mirtes
    Recebi o e-mail. Respondo brevemente, mas vi as fotos e uma coisa me chamou a atenção: O ambiente me parece muito escuro. O teto branco e bem iluminado foi um acerto, mas não compensa a “overdose” de exposição do revestimento de pedras e muitas cores escuras usadas. Por enquanto, em uma primeira vista rápida pergunto: 1) Há forma de pintar o contorno das janelas de branco ou o mesmo bege usado em uma das paredes ? 2) Há forma colocar um ou 2 painéis em gesso para esconder um pouco das pedras ?
    Se puder enviar fotos que mostrem todo o ambiente, parede por parede, seria interessante.
    bjos
    ROsana

  5. Olá,

    temos este bar que durante o dia é restaurante e a partir das 18:00 vira bar, o que vc sugere para decoração POR FAVOR????????????

    Ele é um CASTELO DE PEDRAS MEDIEVAL.

    grata

    abraços

    Mirtes

  6. Oi, Rosilene,
    Impossível lhe dar qualquer dica sem saber como é o espaço atual, que público vc quer atrair, qual a sua especialidade, qual a sua marca.
    veja tbém:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2010/08/decoracao-em-bares-restaurantes/
    bjo
    ROsana

  7. Oi, Leiliane,
    Para organizar, setorize as mesas, coloque-as em linha; na área de atendimento tenha prateleiras arrumadas, caixas para objetos pequenos e móveis fechados para não mostrar o que não é necessário. Nas paredes não coloque um monte de coisinhas pequenas, mas sim objetos, quadros, etc em tamanho grande e médio e em pouca quantidade. Para um ambiente familiar, sugiro cores leves, atenuadas e alegres, como amarelo e azul (mas bem atenuados, não vivos). Faça o ambiente parecer uma grande área de festa de família de uma casa limpa e organizada. Pense por aí que vc encontra as respostas.
    bjos
    ROsana

  8. Oi, João Vitor,
    Jovem gosta de preço baixo, comidinhas rápidas e ambiente descontraído., com cores claras e alegres Se tiver música, melhor.
    bjo e SUCESSO!
    Rosana

  9. Estou querendo abrir uma loja de churrasquinho a loja nao é muito grande deve ter mais ou menos 6 mt de comprimentos e 5 de largura, preciso muito de dicas pra decorar , quero um ambiente bem familiar.bem organizadoo…

  10. Boa Tarde!
    Estava procurando modelos de bares e gostei muito de suas ideias, estou abrindo um bar numa cidade pequena com poucos abitantes, mas que é precaria nessa area de bares, a maioria da população que sai a noite é de jovens, o que poderia me sugerir para chamar a atenção num local assim com essas características? Obrigado…

  11. Oi, Paulo,
    De forma alguma vc pareceu prepotente.
    Sugiro as seguintes cores: bege, marrom, azul, branco. São cores tranquilas, elegantes sem ser sofisticadas demais e que criam um ambiente leve. Use o marrom nos detalhes, 2 tons de azul (médio e claro) que sejam meio acinzentados (se não vai parecer quarto de bebe) e mais branco qto mais o ambiente for escuro, com pouca luz natural.
    Se quiser dar uma pitada de alegria (é sempre bom), acrescente objetos pequenos nas mesas por exemplo) em amarelo.
    Boa sorte!
    Rosana

  12. Oi, Mara!
    Infelizmente ainda não vi este tipo de mesa à venda por aqui. Esta foto é de um restaurante na europa.
    bjos
    ROsana

  13. Oi, José,
    Vermelho e amarelo ouro não são muito fortes não ? Se vc não acha, tudo bem! No lado de fora depende muito do entorno. Coloque cores que contrastem com as cores dos imóveis em volta. Se quiser uma cor chamativa e que combine com o vermelho e o amarelo internos, sugiro laranja OU azul escuro.
    abs
    Rosana

  14. Então, olha pretendo montar um serviço que ofereça como basse ou pratos da casa, omeletes, penso tambem em colocar aguns pratos, voltados para comida francesa….
    Mas confeço que não disponho de muitos recursos financeiro para tal. Entao preciso usar criatividade e fazer um espaço, aconchegante, sofisticado com ar de leveza onde posso receber clientes de todos os niveis,gosto de muita leveza,muita tranquilidade. Gostaria muito de ter o povão mas sem fazer que tudo vire um boteco sem estilo… podem me ajudar com algumas ideias,por favor…
    Obrigado,
    Paulo Alexsander Mariano

    Desculpem se pareci um tanto prepotente…….

  15. Oi, Diego!
    Envie um e-mail para [email protected] e se possível, fotos do ambiente. A questão importante da iluminação qdo vc tem espelhos é o reflexo. Ele não pode atrapalhar a visibilidade ou “estourar” , entende? Qdo há espelhos a iluminação deve ser acima e à frente, de forma que enfatize o ambiente mas não crie reflexos inadequados.
    bjos
    Rosana

  16. Estou à procura de uma mesa IGUAL à da foto com várias- pé tulipa cromado e tampo quadrado branco de laca branca ou resina. Sabe onde posso encontrar? Obrigada,

  17. é tipo uma lanchonete e restaurante, sirvo, comida e salgados, juntamente com cerveja e outras bebidas, as cores internas sao fundo em vermelho e as paredes laterais em amarelo ouro, o q gostaria de saber qual é a cor q eu coloco do lado de fora, para chamar a atençao do publico. no mais obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui