Diversas pessoas pediram que eu tocasse neste assunto. Portanto, atendendo a pedidos, vamos falar sobre as características da decoração de ambientes comerciais, principalmente de bares e restaurantes:

desiretoinspirebar1

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “CARA” do negócio e, de certa forma, ainda mais em lojas, bares e restaurantes, SELECIONA quem vai entrar ou não no seu ambiente.

tigerrestaurante

Então, a decoração tem que ser pensada para agradar o público que lhe interessa, mostrando quais são os VALORES da empresa e enfatizando a sua MARCA e IMAGEM. (Por exemplo: Bar do Joca e Le Chateaux são possíveis nomes de restaurantes que atraem um público diverso e por isso devem ter uma decoração completamente diferente, concordam ?)

tigerRestaurantContemporist

Além do espaço de atendimento aos clientes é preciso estudar as atividades que os funcionários exercem e como a exercem, que áreas devem estar próximas, a circulação pelo recinto, as questões de iluminação, limpeza,  ventilação, manutenção, enfim, a distribuição e organização de todo o estabelecimento. Se estes fatores não são considerados o cliente vai perceber ou sofrer com um atendimento atrapalhado ou ruim.

remodelistabar5

No espaço dos clientes deve-se pensar nas crianças, idosos e deficientes físicos. Atualmente há leis e normas que devem ser seguidas em relação à isso (Norma Técnica NBR 9050).Outro assunto importante é a escolha correta dos revestimentos dos pisos para segurança dos clientes e os revestimentos de parede, teto e piso para ter minimizar os ruídos inconvenientes.

isuitehotelitaliacontemporist

Outros itens são a ventilação, circulação de clientes e funcionários, cuidados com a visão que cada cliente terá tanto da área externa como da área interna. Ambientes mais sofisticados tem mais espaço entre as mesas.

remodelistabar4

Em relação à bares e restaurantes, se o objetivo é que o cliente permaneça muito tempo no recinto, atenção especial aos assentos e mesas;

weheartdotcodotUKbarburrito

A iluminação deve ser mais difusa e aconchegante (em ambientes mais sofisticados, principalmente), mas os pratos devem ser bem iluminados (evite iluminação que muda a cor dos alimentos) ;

remodelistabar1

O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em vê-los e se sinta cativado, enfim, o ambiente não pode ser “frio”. A Iluminação branca e clara faz o cliente demorar menos no recinto (ótimo para fast-foods).

NATrestauranteContemporist

A escolha das cores em ambientes comerciais tem a ver com o Logotipo da empresa, o clima que se deseja passar e as caracteristicas do espaço (estreito ? Baixo?, etc). Usar somente preto/branco/cinzas ou cores neutras (marrom, bege, terra, areia,etc)  dá um que de sofisticação.

Observe com atenção as fotos acima. Os pontos que comentei estão exemplificados nelas. Veja o espaçamento das mesas, as cores, a circulação, os materiais usados, etc e o clima que todos estes itens conferem aos recintos.

Fotos dos sites e blogs: desiretoinspire,  Contemporist, remodelista, weheart e setdesignthinking

97 COMENTÁRIOS

  1. Patrícia,
    Eu apostaria em decorar com um toque de estilo industrial por 2 razões: Está na moda e é simples, logo, econômico. Usar cores como cinza e amarelo ou laranja ou vermelho por exemplo, chamaria a atenção do pessoal mais jovem.
    Veja estes posts:
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2016/12/decoracao-criativa-em-bares-e-restaurantes/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/08/restaurantes-e-bares-10-ideias-economicas/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2014/02/mais-simples-e-boas-ideias-para-baresrestaurantes-e-lojas/
    Algumas destas fotos podem lhe dar uma boa inspiração.

    Boa sorte!
    bjo
    RO

  2. Boa noite Rosana!

    Imagino que você é muito procurada, porque suas dicas são excelentes.
    Estou com um ponto em uma área onde tem muitas lanchonetes, no entanto, os estabelecimentos não tem nenhum tipo de atrativo visual. Gostaria de ajuda pra ter um diferencial nesse sentido. Na área onde estou colocando minha lanchonete não tem açaí, nem hambúrguer gourmet e são justamente esses produtos que pretendo vender. O público alvo são jovens, não se trata de um
    Fast food, é pra ser um espaço descontraído onde os amigos possam se encontrar. O espaço é comprido e tem 2,9 M de altura por 15m de extensão. Reservei um
    Espaço para a cozinha e aproveitando a parede da cozinha coloquei um balcão. Estou com uma dúvida tremenda com relação às cores, gostaria de tivesse cores e também imagens. Gostaria que as paredes fosse coloridas, mas não sei o que usar. Você pode me ajudar?

    Grata

  3. Oi, Nathalia,
    Achei boa sua ideia de uma off white nas paredes e laranja e vinho nos detalhes.
    Em linhas gerais, eu diria que se vc quer um clima mais jovem e descontraído, use o laranja. Se quer um clima mais sofisticado, use o vinho. O que pode fazer tbém é usar as 2 cores: Uma nas paredes e a outra em detalhes como rodapé, ou guarnição de porta, etc… Da mesma forma, a cor que usar em maior quantidade é que vai dar o clima…
    bjo
    Rosana

  4. Oi, preciso muito da sua ajuda!!!!
    Tenho uma Temakeria que comprei a pouco tempo e preciso mudar sua decoração, a cor do meu logo é laranja cenoura e vinho, estou em dúvida de que cor pintar as paredes internas já que o teto é preto e o piso porcelanato tipo cimento queimado. Pensei em pintar as paredes de um off white e usar as cores do logo na decoração como balcão e quadrinhos decorativos e etc
    e também não sei que cor pinto a frente estou em dúvida entre laranja ou vinho.

  5. Oi, Luzia!
    Há cadeiras tanto de madeira qto de polipropuleno que tem preços mais razoáveis. É importante que elas tenham uma boa resistência e sejam confortáveis, mas o modelo depende do ambiente inteiro. Deve seguir a decoração do ambiente OU ser um diferencial forte na decoração, entende ? Outra ideia que talvez diminua custos é pensar em usar também bancos, mas isso tbém depende do seu espaço.
    bjo
    Rosana

  6. Bom dia tenho um restaurante tô querendo modificar colocar cadeiras de madeira e não tenho muito verba e salão e muito grande o que vocês pode min sugerir.

  7. Obrigada, Daniele!
    Recebi suas fotos, pf, peço que aguarde um pouco… Muitos e-mails para responder e pouco tempo!
    bjo
    Rosana

  8. Oi! Adorei o post e as dicas que vc deu nos comentários. Estou com uma lanchonete também e gostaria de um palpite seu. Enviei no e-mail que você passou antes, as fotos.

    Bjos e parabéns pelo excelente trabalho!!!!!

  9. Oi, Gilvan!
    Respondo gratuitamente dúvidas específicas. No seu caso, o que irá lhe atender será um projeto. Caso deseje um orçamento para isso, envie fotos, planta e fale mais sobre o que precisa neste ambiente para [email protected], ok ?
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Amanda,
    Como o palete é “pesado” e o preto tbém, eu sugiro que vc use uma cor tipo bege clarinho – veja a foto onde está escrito “5. Paletes de arte ” neste post : http://anossavida.pt/artigos/12-ideias-giras-para-decorar-com-paletes-madeira
    Ela é leve e aconchegante.
    bjo
    Rosana

  11. Gostaria de sua opinião, estou montando uma loja de uma porta bem pequena de 6 metros de comprimento e 2 de largura vou vender lanches gostaria de uma dica de decoração para este espaço tão pequeno . E na parte da frente possui de cada lado dois painéis de madeira branca o que faço

  12. Olá.
    Preciso de uma dica em relação a cor para paredes..
    Estou prestes a abrir uma bar/restaurante…
    As paredes de entrada serao de paletes, balcão do bar preto,parede do fundo do bar preto( c tinta de lousa) luminárias bem bacanas …
    Queremos um ambiente bem diferenciado..
    Em cima temos um mezanino ( é ai q preciso de ajuda)
    Qual cor posso colocar p dar um ar aconchegante?
    Brigada..

  13. Oi, Hidekasio,
    Se o pé direito é alto, vc pode usar cores na horizontal. Mas se não for, o melhor é na vertical, que dá impressão de mais alto. Se o ambiente não for muito grande, eu sugiro que use um amarelo mais forte em uma parede menor e off white tendendo para o amarelo ou branco nas demais paredes e use o vermelho e amarelo – este menos, nos detalhes. Atente que, se deseja que os clientes fiquem mais tempo no estabelecimento (se ele não é um fast food como o McDonalds) é bom deixar bastante área em branco ou este off white tendendo para amarelo que sugeri.
    Acrescentar pequenos objetos em verde (tipo plantas) ou azul contrabalança tbém a excitação do vermelho+amarelo.
    abs e sucesso!
    Rosana

  14. Ola. Estou abrindo uma lanchonete.as cores vermelho e amarelo. Qual a melhor forma de pintar esse ambiente. Faço essa pintura na horizontal dividindo as cores ou só pinto uma parde com uma cor como decoração.

  15. Oi, Luis,
    Em geral, verde e laranja funcionam bem juntos, mas o tom deles depende do “clima” que vc quer dar: Se deseja um ambiente alegre e jovial, use tons mais vivos. Se quer dar maior sofisticação, tons mais acinzentados e/ou leves. Acrescente bastante detalhes em tons neutros como bege e cinza para não ficar exagerado. E brinque com os tons das 2 cores, não use somente um tom de cada uma.
    abs
    Rosana

  16. Boa tarde!
    Possuo um restaurante com um bom espaço, mas fechamos pois queremos nos organizar melhor e fazer algumas mudanças, as cores das paredes são verdes e bege, as cadeiras são cm estofado laranja e toalhas verdes, mas não sei se são boas estas cores. Gostaria de opiniões em relação a decoração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui