Diversas pessoas pediram que eu tocasse neste assunto. Portanto, atendendo a pedidos, vamos falar sobre as características da decoração de ambientes comerciais, principalmente de bares e restaurantes:

desiretoinspirebar1

A decoração de um estabelecimento comercial é extremamente importante pois ela mostra a “CARA” do negócio e, de certa forma, ainda mais em lojas, bares e restaurantes, SELECIONA quem vai entrar ou não no seu ambiente.

tigerrestaurante

Então, a decoração tem que ser pensada para agradar o público que lhe interessa, mostrando quais são os VALORES da empresa e enfatizando a sua MARCA e IMAGEM. (Por exemplo: Bar do Joca e Le Chateaux são possíveis nomes de restaurantes que atraem um público diverso e por isso devem ter uma decoração completamente diferente, concordam ?)

tigerRestaurantContemporist

Além do espaço de atendimento aos clientes é preciso estudar as atividades que os funcionários exercem e como a exercem, que áreas devem estar próximas, a circulação pelo recinto, as questões de iluminação, limpeza,  ventilação, manutenção, enfim, a distribuição e organização de todo o estabelecimento. Se estes fatores não são considerados o cliente vai perceber ou sofrer com um atendimento atrapalhado ou ruim.

remodelistabar5

No espaço dos clientes deve-se pensar nas crianças, idosos e deficientes físicos. Atualmente há leis e normas que devem ser seguidas em relação à isso (Norma Técnica NBR 9050).Outro assunto importante é a escolha correta dos revestimentos dos pisos para segurança dos clientes e os revestimentos de parede, teto e piso para ter minimizar os ruídos inconvenientes.

isuitehotelitaliacontemporist

Outros itens são a ventilação, circulação de clientes e funcionários, cuidados com a visão que cada cliente terá tanto da área externa como da área interna. Ambientes mais sofisticados tem mais espaço entre as mesas.

remodelistabar4

Em relação à bares e restaurantes, se o objetivo é que o cliente permaneça muito tempo no recinto, atenção especial aos assentos e mesas;

weheartdotcodotUKbarburrito

A iluminação deve ser mais difusa e aconchegante (em ambientes mais sofisticados, principalmente), mas os pratos devem ser bem iluminados (evite iluminação que muda a cor dos alimentos) ;

remodelistabar1

O ambiente deve ter decoração que chame a atenção, com detalhes que façam o cliente ter curiosidade em vê-los e se sinta cativado, enfim, o ambiente não pode ser “frio”. A Iluminação branca e clara faz o cliente demorar menos no recinto (ótimo para fast-foods).

NATrestauranteContemporist

A escolha das cores em ambientes comerciais tem a ver com o Logotipo da empresa, o clima que se deseja passar e as caracteristicas do espaço (estreito ? Baixo?, etc). Usar somente preto/branco/cinzas ou cores neutras (marrom, bege, terra, areia,etc)  dá um que de sofisticação.

Observe com atenção as fotos acima. Os pontos que comentei estão exemplificados nelas. Veja o espaçamento das mesas, as cores, a circulação, os materiais usados, etc e o clima que todos estes itens conferem aos recintos.

Fotos dos sites e blogs: desiretoinspire,  Contemporist, remodelista, weheart e setdesignthinking

104 COMENTÁRIOS

  1. Oi, preciso muito da sua ajuda!!!!
    Tenho uma Temakeria que comprei a pouco tempo e preciso mudar sua decoração, a cor do meu logo é laranja cenoura e vinho, estou em dúvida de que cor pintar as paredes internas já que o teto é preto e o piso porcelanato tipo cimento queimado. Pensei em pintar as paredes de um off white e usar as cores do logo na decoração como balcão e quadrinhos decorativos e etc
    e também não sei que cor pinto a frente estou em dúvida entre laranja ou vinho.

  2. Oi, Luzia!
    Há cadeiras tanto de madeira qto de polipropuleno que tem preços mais razoáveis. É importante que elas tenham uma boa resistência e sejam confortáveis, mas o modelo depende do ambiente inteiro. Deve seguir a decoração do ambiente OU ser um diferencial forte na decoração, entende ? Outra ideia que talvez diminua custos é pensar em usar também bancos, mas isso tbém depende do seu espaço.
    bjo
    Rosana

  3. Obrigada, Daniele!
    Recebi suas fotos, pf, peço que aguarde um pouco… Muitos e-mails para responder e pouco tempo!
    bjo
    Rosana

  4. Oi! Adorei o post e as dicas que vc deu nos comentários. Estou com uma lanchonete também e gostaria de um palpite seu. Enviei no e-mail que você passou antes, as fotos.

    Bjos e parabéns pelo excelente trabalho!!!!!

  5. Oi, Gilvan!
    Respondo gratuitamente dúvidas específicas. No seu caso, o que irá lhe atender será um projeto. Caso deseje um orçamento para isso, envie fotos, planta e fale mais sobre o que precisa neste ambiente para [email protected], ok ?
    bjo
    Rosana

  6. Gostaria de sua opinião, estou montando uma loja de uma porta bem pequena de 6 metros de comprimento e 2 de largura vou vender lanches gostaria de uma dica de decoração para este espaço tão pequeno . E na parte da frente possui de cada lado dois painéis de madeira branca o que faço

  7. Olá.
    Preciso de uma dica em relação a cor para paredes..
    Estou prestes a abrir uma bar/restaurante…
    As paredes de entrada serao de paletes, balcão do bar preto,parede do fundo do bar preto( c tinta de lousa) luminárias bem bacanas …
    Queremos um ambiente bem diferenciado..
    Em cima temos um mezanino ( é ai q preciso de ajuda)
    Qual cor posso colocar p dar um ar aconchegante?
    Brigada..

  8. Oi, Hidekasio,
    Se o pé direito é alto, vc pode usar cores na horizontal. Mas se não for, o melhor é na vertical, que dá impressão de mais alto. Se o ambiente não for muito grande, eu sugiro que use um amarelo mais forte em uma parede menor e off white tendendo para o amarelo ou branco nas demais paredes e use o vermelho e amarelo – este menos, nos detalhes. Atente que, se deseja que os clientes fiquem mais tempo no estabelecimento (se ele não é um fast food como o McDonalds) é bom deixar bastante área em branco ou este off white tendendo para amarelo que sugeri.
    Acrescentar pequenos objetos em verde (tipo plantas) ou azul contrabalança tbém a excitação do vermelho+amarelo.
    abs e sucesso!
    Rosana

  9. Ola. Estou abrindo uma lanchonete.as cores vermelho e amarelo. Qual a melhor forma de pintar esse ambiente. Faço essa pintura na horizontal dividindo as cores ou só pinto uma parde com uma cor como decoração.

  10. Oi, Luis,
    Em geral, verde e laranja funcionam bem juntos, mas o tom deles depende do “clima” que vc quer dar: Se deseja um ambiente alegre e jovial, use tons mais vivos. Se quer dar maior sofisticação, tons mais acinzentados e/ou leves. Acrescente bastante detalhes em tons neutros como bege e cinza para não ficar exagerado. E brinque com os tons das 2 cores, não use somente um tom de cada uma.
    abs
    Rosana

  11. Boa tarde!
    Possuo um restaurante com um bom espaço, mas fechamos pois queremos nos organizar melhor e fazer algumas mudanças, as cores das paredes são verdes e bege, as cadeiras são cm estofado laranja e toalhas verdes, mas não sei se são boas estas cores. Gostaria de opiniões em relação a decoração.

  12. Ola. ..vou abrir uma churrasqueira com 30 a 40 lugares sentados e gostaria de ter a vossa opiniao como decorar. ..gosto muito do rustico que acham?

  13. Oi, Marta!
    Posso lhe dar dicas gerais: 1) Se preocupe com a circulação, deixe um bom espaço entre mesas, use boas cadeiras, não deixe muito apertado, para dar conforto aos clientes e naturalmente chamar uma boa clientela 2) Mantenha o ambiente simples, muito limpo e acrescente detalhes caprichados na decoração das mesas (toalhas, porta condimentos, etc) 3) Invista em boa iluminação. Se possível, para noite invista em uma iluminação mais intimista, com abajures ou luminárias nas mesas 4) Invista na boa apresentação dos funcionários, mesmo que sejam simples, os uniformes devem combinar com a decoração e estar impecáveis. 5) Invista em equipamentos para self service de boa qualidade e que mantenham a comida longe de insetos, recipientes sempre fechados, enfim… 6) As cores a serem usadas, se vc quer uma clientela mais chique, devem ser menos chamativas. Uma combinação que pensei agora é marrom ou bege e laranja acinzentado (nada de cores vivas demais) nos detalhes, com mesas e cadeiras de madeira clara e assentos em bege e toalhas estampadas nos tons das paredes, por exemplo.
    Para um público seleto o mais importante é a higiene, o bom atendimento, a qualidade da comida e o conforto do ambiente.
    Sucesso!
    bjo
    Rosana

  14. Ola amigo,me ajude por favor.a muitos anos trabalho no ramo do self service,hoje vou montar um self service no centro da cidade de dia self service a noite um ambiente petiscos e bebidas,o ponto e de esquina com enormes portas de vidro bem arejado,gostaria que as mesas fossem de madeira,pois acho muito chique,quero montar um self service para receber as pessoas mais chique,a noite nos finais de semana um show de MPB baixo sem bagunça e balbúrdia,meu interece e conquistar outro publico.por favor me ajude na decoração e dicas.te agradeço amigo

  15. Oi, Lucineia,
    Sugiro que vc mantenha uma decoração despojada, descontraída, clara e simples. Provavelmente seus clientes serão pessoas que sairão do trabalho, então, nada melhor do que um ambiente relaxante, tranquilo e confortável (em termos de cadeiras, espaço) para relaxar antes de ir para casa.
    bjo
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui