Um clássico na decoração, ambientes em preto e branco são sofisticados, simples e bonitos. Se o ambiente tiver mais branco que preto, ele ficará iluminado, “maior” e cada peça preta será destacada ao máximo. Com certeza, haverá maior dificuldade com a manutenção. Para facilitá-la, o piso pode ser preto ou de madeira.

achadosdedecoracaosala2

bellemaisonsala4

Se houver mais preto que branco, o ambiente terá um ar de mistério, aconchego e sofisticação. E, novamente, cada peça em branco estará naturalmente destacada. É uma combinação que agrada muito aos homens, masculina, que pode ter elementos mais femininos como móveis com curvas, estampas nas 2 cores, toques de outras cores, etc.

yoquesedreamhomessala3

roxxnwordpressalapequens

Alguns elementos em outras cores podem ser colocados aqui e ali, para alegrar e tirar o ar de seriedade do ambiente. Ficam bem: Madeira, marrom, cinza, vinho (mais masculinas), magenta, rosa, vermelha (mais femininas).

style-files130

amerrymishapblogspotsala1

Veja quanta diversidade   pode haver ter com somente  2 cores, agradando a pessoas às vezes com gostos muito diferentes. Descubram, em cada foto, quais elementos tornam cada sala mais ou menos “séria”, mais ou menos “masculina”.

casaabrilmadeiralaqueadadepreto1

Dos sites e blogs: yoquesedreamhomes, achadosdedecoração, thebrasspetal,contemporist,alkemie, casaabril, amerrymishap, style-files, bellemaison e roxxn

thebrasspetalsala3

alkemiesala1

80 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Lila,
    Sugiro que vc use cinza e uma cor viva, alegre, como um azul céu ou turquesa OU amarelo, OU laranja…
    bjo
    Rosana

  2. minha copa tem papel parede estampado em branco com flores pretas e na escada acima dessa copa tem papel parede listrado de preto e branco em qual cor devo colocar os acessorios tipo vasos, mesinhas etc.

  3. Olá adorei sua a dicas..
    Montei minha casa e amanhã maior dúvida agora são nas almofadas…
    Meu sofá e cinza claro com com pesponto preto ,, tapete preto,,
    Sob sofá uma tela com tons avermelhados, amarelados, .
    Dúvida que cores de almofadas jogar, manter cores neutras como cinza e preto ou jogar alguma cor??
    Obrigada
    Marcia

  4. Oi, Adriana,
    Para suavizar o vermelho e preto, nada melhor que cinza e cores acinzentadas, como o azul e bege acinzentados por exemplo. Então, eu usaria almofadas lisas e estampadas com tons de cinza, prata, bege e azul acinzentado. E use as mesmas cores para os enfeites.
    beijocas
    Rosana

  5. Olá! Gostei mt de suas dicas!
    Minha sala é ampla, tem piso branco, painel de tv preto com rack preto e laterais brancas, parede do rack vermelha e as outras brancas e sofá de courino preto. Mesa de jantar com pés brancos e tampo de vidro e cadeiras brancas com assento branco.
    Achei que está muito pesado com o preto e vermelho, mas não queria mudar as cores, pois fiz agora. Que cores de almofada posso usar para dar uma quebrada?? Se colocar brancas e vermelhas, não vai ficar muito repetitivo ou muito flamenguista? O rack com painel tem 3 prateleiras laterais pequenas e brancas.
    Que tipo de enfeite colocar????? obg

  6. Oi, Kelly,
    Como a cozinha é em preto e branco, duas cores neutras, vc pode fazer os demais ambientes em outras cores, tendo somente o cuidado de colocar, aqui e ali, alguns objetos em branco, preto e talvez, se desejar, cinza. Outra coisa que pode fazer para aumentar a harmonia é colocar na cozinha objetos nas cores da sala. E me parece que vc usa muitas cores neutras tbém nas salas, então, não vejo problemas.
    Boa sorte!
    bjo
    Rosana

  7. Oi,boa noite!Primeiramente adorei seu blog ótimas dicas.
    Estou com dúvidas e acredito que você poderá me ajudar,minha cozinha é americana,os armários são preto e branco e o piso branco,como a sala é ao lado estou em dúvida com relação aos móveis da sala,como o rack e o sofá,não sei que cor devo comprar se continuo com os móveis preto e branco devido a cozinha ou se posso mudar como a cor do sofá bege,marrom claro,marfim, e o rack branco e também depois da sala vem a sala de estar e gostaria de ajuda também na cor da mesa acompanho o branco e preto ou posso mudar de cor pois a parede que irá ficar a mesa pretendo pintar de marfim com textura pois se mudar a cor da sala,tirar o preto e branco posso mudar a sala de jantar,ok!Por favor me ajude!Estou com muitas dúvidas!Bjs!Obrigada.

  8. Oi, Jessica!
    Acredito que vc deve usar nestes acessórios cores claras, já que todas as cores que vc mencionou são escuras (fora o branco) e neutras. Então para o verão sugiro que use azul e verde, que trazem frescor, junto com alguns pequenos itens em tons quentes (como amarelo, laranja). Já no inverno inverta: Use mais tons quentes terrosos e detalhes em azul e/ou verde. As cortinas e tapetes podem se manter nas 2 épocas se forem em tons neutros claros, como cinza, areia, bege claro, mas sugiro que sejam claros, ok ?
    bjo
    Rosana

  9. oi boa tarde. gostaria de uma ajudinha já que não entendo nada do assunto estava vendo o seu site e você entende muito do assunto se puder me ajudar.. Minha sala o chão e de madeira marrom, a estante e marrom bem escuro quase preto com branco e os sofás pretos, só que a sala de jantar e estar e no mesmo ambiente mesa da cor marrom escuro com centro branco e cadeiras marrom escuro com tecido preto. gostaria de saber que cor de cortinas, almofadas, manta e tapete usar. como vivo em Portugal estamos na altura do inverno e se você puder me dar 2 opções para inverno e verão agradecia obrigada. Jéssica

  10. Oi,Maria Ines!
    Mas vc não tem como mandar pintar algum pelo menos ? Se não tem, acrescente à sala – (paredes, sofás, tapetes, objetos) muito branco ou cores bem clarinhas tendendo para o branco (off white cinza ou bege são fáceis de combinar e eu até gosto mais do que o branco pq gera menos contraste). E somente alguns objetos em cores mais vivas do seu agrado. Escolha 2 no máximo. E pense em quadros claros e leves.
    bjo
    Rosana

  11. Preciso de ajuda…..Em um momento de loucura,decorei minha sala de estar e jantar com moveis pretos.Hoje não as quero mais desse jeito, e não sei como muda-las com acessórios e outros móveis de decoração.Agradeço se puder me ajudar .Um abraço.

  12. Olá,
    Fiz minha sala preto e branco, sendo que tem uma parede verde. Qual cor de mesa de jantar combinaria mais?? Ou deveria tirar essa parede …..
    Bjos

  13. Oi, Ivani,
    As cores não me parecem ruins, só acho que vc pode colocar mais uma cor nesta mistura, por exemplo, laranja, que contrasta bem com o verde, aquece e alegra. Coloque em objetos e almofadas. E algum enfeite na cozinha na mesma cor.
    bjo
    Rosana

  14. Oi, Raquel,
    Sugiro que o tapete seja cinza. Nas paredes sugiro um bege que seja quente (puxando para o amarelo ou vermelho), que pode ser mais forte em uma das paredes que queira enfatizar. Pode ser a do sofá. E acrescente objetos e almofadas coloridas para dar vida à sala. Pode escolher 3 ou 4 cores que goste e use tbém cinza, metal, preto e branco.
    bjo
    Rosana

  15. Oi, Fabiana,
    Não entendi bem a questão, mas uma solução mais barata para assentos seria alvenaria com futon e almofadas. Mas não sei se é esta a sua questão. Pf, escreva explicando melhor, ok ?
    bjo
    rosana

  16. Oi, Walquiria,
    Vc tem uma base totalmente neutra: Preto e branco, basicamente. Logo, vc pode colocar cores sem mêdo, mas sem exageros. Escolha 1 cor forte (pode ser vermelho, laranja ou azul ou amarelo ou verde – todos ficam bem com esta base) e outras cores mais amenas, que vc goste da combinação com a 1a cor que escolheu. Use esta cor forte nos detalhes menores e as outras nos maiores, junto com muito cinza e branco, para manter a leveza. A parede se for a do sofá, sugiro um off white cinza médio OU um das cores que escolheu em um tom mais acinzentado, claro e leve.
    bjo
    Rosana

  17. Oi, Gisele,
    as cores que vc tem agora são cores que tendem ao amarelo, certo? Então, vc pode trabalhar com tons quentes nos objetos pequenos (bege, amarelo, laranja, vermelho, marrom) e branco, cinza, bege, nas grandes áreas. Pode tbém usar tons frios (azul e/ou verde) no lugar dos tons quentes nos pequenos objetos. Estas combinações dão certo com a sua base. Se quiser pintar as paredes (1 ou mais), escolha tons neutros (como cinza, areia, bege, bem clarinho) e se quiser enfatizar uma parede use a mesma cor das outras, só que mais forte. Isso lhe dará liberdade para usar cores mais ousadas nos detalhes e até no sofá ou tapetes.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui