Continuando nossa série As Cores na Decoração – Vamos falar do Vermelho

Antes, nos posts As cores na decoração (1)As cores na decoração (2)  falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL , AMARELO   e o VERDE

As Cores na Decoração – Vermelho

Cor forte, lembra a vida, fogo, velocidade, ação,  sangue; esfuziante, agressiva, sensual. Chama a atenção, se percebe à distância. Tão excitante que ativa a circulação ao olharmos para ela, não é para qualquer personalidade ter paredes vermelhas em casa!E acho que ninguém suporta ficar muito tempo em um ambiente todo vermelho.

Por isso, vejam, nas fotos abaixo, que muitas vezes ele é usado com o branco, muito branco. Funciona melhor em climas quentes ou moderados, nos climas quentes a tendência a cansar e causar estresse aumenta.

As Cores na Decoração - vermelho-  cozinha vermelhaAs Cores na Decoração (6) – Vermelho 1As Cores na Decoração (6) – Vermelho 2

As Cores na Decoração (6) – Vermelho 3

Para usar o vermelho puro (ou seus tons mais intensos) é necessário espaço amplo ou pode-se ousar em lavabos, que são áreas onde as pessoas ficam pouco tempo. Quartos que usam vermelho conseguem a sensação de aconchego quando este vermelho é atenuado ou “acrescido” de um pouco de azul, puxando para o roxo, ou escurecido, indo para o vinho ou bordô.

As Cores na Decoração (6) – Vermelho 4As Cores na Decoração (6) – Vermelho 5

As Cores na Decoração (6) – Vermelho 6

O vermelho pode ser usado em quartos de bebês, mas com muito cuidado e em pequenos detalhes, principalmente até o 3o. mês de vida.

As combinações de vermelho com branco dão sensação de alegria; Vermelho com laranja e/ou amarelo também (é preferível ter uma base neutra para usar esta combinação de cores); Vermelho escuro com lilás, roxo, rosa, dá um tom de sensualidade e mistério, dependendo das tonalidades usadas, de aconchego, que ficam ótimos em quartos. Duas combinações que adoro, devido a clima sofisticado que conferem são o vermelho com o marrom e o vermelho com o cinza. Sendo os vermelhos mais fechados acentuam tbém um tom masculino na decoração.

As Cores na Decoração (6) – Vermelho 7

As Cores na Decoração (6) – Vermelho 8As Cores na Decoração (6) – Vermelho 9

Já que estamos perto, vamos ver o ROXO E O LILÁS

65 COMENTÁRIOS

  1. Olá meu nome é Eliete ,tenho um sofá de canto vermelho com almofadas bege com flores vermelhas,tenho um painel bege e as paredes brancas , quero pinta uma parede de outra cor e não sei de qual cor pintar , não sei se pinto de cinza, vermelho etc…E gostaria de colocar também um tapete só não sei de qual estampa mim ajudem .

  2. Oi, Maria,
    Sugiro um off white tendendo para o cinza, que vai ficar bom com os móveis e piso e ainda permitir o uso de todas as colchas que vc tiver. Na cortina eu usaria um bege tendendo para o marrom claro, para manter a neutralidade e dar mais aconchego ou um cinza mais escuro que o da parede.
    bjo
    Rosana

  3. Olá, Boa tarde ! Eu gostaria d uma opinião. Meus móveis d quarto são brancos com detalhes pretos. O piso do quarto e um marrom avermelhado. Gostaria d saber q cor ficaria bom pra pintar as paredes, já q tenho colchas d várias cores. É q cor eu devo colocar na cortina ? Obrigado.

  4. Tenho os moveis do quarto preto com cinza gostaria de pintar uma parede do meu quarto tomate seco mas nao sei qual a cor da cortina que eu coloco me ajude

  5. gabriela,
    Se vc não quer trocar ou revestir os puffs, o negócio é “assumi-los”. Como as cores são da mesma família, talvez fique bom sim. Acrescente algum (ou alguns) outros objetos nesta cor, mas acrescente tbém uma cor para quebrar, contrastante. O contrastante de laranja é o azul. Isso vai enfatizar a diferença entre o vermelho e o laranja.
    bjo
    Rosana

  6. Bomdia ,.

    Tenho um sofá vermelho cereja em suede, paredes brancas e tapetebege, painel e rack em marrom castanho ….

    só que comprei tres puffs e me mandaram com o tom de vermelho ‘errado’ , um mais puxado para o laranja.

    oque poderia fazer para colorir mais , quebrar essa diferença que nao esta combinando ? Talvez algumas almofadas coloridas em cores quentes como amarelo marron vermelho e laranja .. ou algo assim?

  7. Oi, Georgia,
    O branco provavelmente ficará bom, outra sugestão é um cinza muuuuuuuuuito claro, quase branco (parece que não, mas faz diferença, pq ameniza o contraste do vermelho com o branco).Qto ao rack sugiro que seja cinza médio, que fica ótimo com o vermelho e não escurece tanto. Os armários em branco, como são neutros, tbém ficarão bem.
    bjo
    rosana

  8. Olá, passei aqui a primeira vez e fique encantada com tantas dicas legais… Gostaria que me ajudasse com a minha decoração da sala que é junto com uma cozinha americana. Meu sofá é vermelho, gostaria de pintar tudo de branco e dosando com outras cores para não ficar carregado. Na bancada americana quero usar um balcão de madeira de demolição. Preciso de sua ajuda para opinar nas cores do Rack e dos armários da cozinha. Pensei em uma rack tabaco (terroso) e os armários da cozinha branco. O que acha? Obrigada bjinhos

  9. Oi, Maristela,
    Com a piscina ao fundo, branco e azul ficaria bem sim. E o branco nas paredes não vai escurecer o espaço. Invista tbém em boa iluminação (led ou fluorescente é melhor para não aquecer o ambiente). Acrescente bancos e mesinhas (que podem ser empilháveis), quadros onde se possa escrever (para acompanhar os jogos), se houver necessidade e espaço um bar, como balcão e prateleiras , uma geladeira ou frigobar e armários ou prateleiras para guardar os objetos de jogo. Para decorar, vc pode colocar posters que façam alusão a jogos, por exemplo.
    bjo
    Rosana

  10. Tenho um garagem que quero transformar em sala de jogos, a ventilação nao é muito forte, entao terei que colocar ventiladores, ela é ampla, 6×16, quero que fique clara, no final dela esta a varanda com a piscina, azul e branco ficaria bem, na sala tera uma mesa de sinuca e uma de ping pong, o que mais eu poderia colocar.

  11. OI, Aline,
    Tudo depende do restante das cores que tem no ambiente. Mas cores neutras em geral são bem vindas pois combinam bem com quase tudo e deixam espaço para vc colorir com objetos, almofadas, etc… Então, sugestões mais seguras, já que não sei as demais cores são: beges, marrons, cinzas, que podem ser claros, médios ou mais escuros, dependendo da sua necessidade e situação (crianças, animais, em geral pedem cores médias para escuras, por exemplo).
    bjo
    Rosana

  12. Oi, Gisele,
    Em geral, vermelho fica bem com bege. Mas sugiro que vc veja no lugar antes de decidir (será que consegue uma amostra?) é que há muitos beges diferentes, alguns tendem para o verde, outros para o amarelo, outros para o rosa… enfim, o ideal é conseguir amostra e ver no local.
    bjo
    Rosana

  13. Rosana, não entendo nada de decoração e tenho medo de deixar o meu novo apartamento feio.
    Uma dúvida cruel é se posso combinar um porcelanato bege no chão da cozinha com as pastilhas vermelhas apenas de um lado da parede, onde tem a pia.
    Não sei se o vermelho ficaria melhor com pisos e azulejos em tons beges ou em brancos. Pode me ajudar? Obrigada

  14. Oi, Jucilene,
    o tapete depende tbém da cor do piso. O próprio cinza fica muito bem com o sofá roxo e vc pode colocar um cinza mais claro ou mais escuro (se o piso for mais escuro, o tapete pode ser cinza mais claro). E as almofadas em vermelho vão ficar ótimas. Pense tbém em uns toques de azul.
    bjos
    Rosana

  15. Oi Rosana, olha eu aqui novamente!!Pintei minha casa de uma cor clara: cinza claro e escolhi o vermelho para destacar na decoração. Quero comprar um sofá roxo, que cor de tapete devo usar? E posso usar almofadas com toques de vermelho?

  16. Oi, Bruna,
    Sumiu não…é que tava em moderação.. É uma pena, pois seria a melhor disposição. A outra é de frente para a cama, mas aí sugiro não usar vermelho.. a não ser que vc tenha certeza que suportará e não cansará rápido e aí sugiro um vermelho acinzentado, que não seja vivo entende? O guarda roupa claro é uma boa idéia. Com vermelho e cinza vc pode usar preto, branco, azul, outros cinzas…
    qto a nichos, vende na tok stok, etna, não é difícil. Procure no google que vai achar um montão.
    bjo
    Rosana

  17. Obrigada Rosana!
    Ajudou muito, pena que a parede vermelha não vai “poder” ficar do lado da cama, pq é onde fica a janela consequentemente a cortina que esconderá todo vermelho. Mas do cinzinha adorei e super concordo.

    Outra duvida, na decoração quais cores vc sugere? Pensei em guarda-roupa branco ou claro oq acha? Não sei se vou conseguir administrar a decoração com o vermelho rs…
    Vc sabe onde vende Nichos em SP?

    Obrigada, bom resto de semana =)

  18. Oi, Bruna,
    Sugiro usar o vermelho na parede da cabeceira da cama. É uma cor que pode cansar se vc ficar deitada olhando pra ele toda noite. E sugiro tbém que as outras paredes sejam em um off white tendendo para cinza bemmmmmmmmmm clarinho, quase branco, pois quebra o contraste forte que ficaria o vermelho com o branco e traz mais aconchego.
    É muito difícil acertar em uma cor de uma foto, pq 1o. tem o monitor (eu posso ver uma cor e vc estar vendo outra) e 2o. tem o ambiente (a sensação das cores muda dependendo do entorno delas e da luz natural do ambiente). Mas, só para vc ter uma idéia, diria que boas cores seriam tipo : Framboesa Radical (puxa para o rosa), salsa ou terra do vinho da coral
    bjo
    RO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui