Trabalhar em casa é um sonho para a maioria dos mortais. Mas tem seus problemas. Um deles é a criação de um espaço confortável, bem iluminado, tranquilo e  bonito, para que o trabalho seja mais agradável e produtivo. Vou lhe mostrar que há muitos pontos a considerar na organização deste espaço….  Então, vamos ver e analisar alguns home-offices que achei nos sites e blogs:Achados de Decoração, Sou mais minha casa, studio1, Senseandsimplicity, House of tourquoise, EmmasDesign, Apartment Therapy, decorhappy, casaclaudia,Do_it_yourself_mag e decorando ideias (que acabou, uma pena!!!)

WUNDERWEIB_DEachados

Lindo espaço, não? A mesa e a cadeira são lindas, as cores, muita luz… Ei! muita luz batendo no seu rosto e você tentando olhar o monitor! Se possível, posicione o monitor de forma que a janela fique de um dos lados. A luminária está ótima, a cadeira não é boa para ficar muito tempo trabalhando: não tem apoio para os braços… E os seus pés devem ficar apoiados no chão ou sobre algo

soumaisminhacasahome5

Este espaço, em termos ergonômicos é muito melhor (falei difícil, né? A ergomia estuda entre outras muitas coisas, a melhor postura para trabalhar). A cadeira é perfeita, tem apoio para braços, controle de altura, encosto bom, que dá apoio à coluna… Mas a mesa não tem gaveta para teclado (muito melhor que usar o do laptop) e a estante está um pouco alta.

studio1blogtrab2senseandsimplicityhome1

1) Linda a mesa rosa, mas repete as deficiências da anterior. O gaveteiro embaixo facilita; Novamente a cadeira não tem braços para apoio e o encosto é reto demais.

2) Um espaço só para quem não tem jeito mesmo: .. Bem, ao menos não teremos problema de iluminação excessiva, mas o abajur poderia ser trocado por uma luminária articulada. A cadeira não é boa para computador e com o teclado do laptop sobre a mesa, imagina como ficam seus braços em 2 horas?

houseofturquoisetrabahoemmasDOtbloggDOttrabalho2

1) Solução quase perfeita, mas falta braço na cadeira. A posição da janela é perfeita, a luminária idem.

2) Esta solução é praticamente perfeita… A janela, por estar no alto, não deve atrapalhar a visão. As gavetas ao lado são ótimas e tenho quase certeza que há um teclado embutido abaixo do laptop. A luminária acima da cadeira, se não produzir sombra e tiver uma intensidade adequada, é uma boa opção.

Home offices:Trabalhando com prazer 1Home offices:Trabalhando com prazer 2

Do_it_yourself_mag_imgtrabalhodecorandoideiascantinho1

Vamos fazer um exercício ? Veja os ambientes acima e tente descobrir o que funciona e o que poderia ser melhorado para funcionar melhor? Vou ficar super feliz se vcs comentarem sobre o que acham e  no próximo post vou falar sobre os seus comentários e idéias, ok ? Aguardo a participação de vocês!! Dica: Olhem a menina trabalhando na 1a foto e pensem no que falei acima.

12 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Beatriz!
    Mas é exatamente este ponto que estou chamando a atenção… A maioria das fotos não considera a questão ergonômica, extremamente importante!
    Obrigada
    Rosana

  2. As decorações são bonitas, mas falta a questão ergonômica, principalmente na 1º foto.Mas as idéias para quem trabalha em casa são bem interesantes.Tchau!!!!

  3. Oi, Jéssica,
    Esta foto eu tirei do site Achados de Decoração, que por sua vez ,tirou de um site alemão. Mas com quase toda certeza esta mesa foi feita sob medida. Como lhe falei antes se vc mostrar esta foto para um marceneiro ele faz.
    bjos
    RO

  4. Poxa não tem como você me dar uma dica de onde eu encontro uma mesa da foto numero 1. Estou querendo ajeitar meu quarto ele não é feio mas só tem a cama e o frigobar . Me de uma ajudinha. Obrigada.

  5. Exatamente, Mirtes!
    É por isso que falo tanto na funcionalidade das coisas aqui no blog. Ambiente bonito mesmo é o que alia conforto, segurança, funcionalidade e beleza!
    Obrigada!
    bjs
    Rosana

  6. Com louvor!!! Na 1a foto esta pobre menina se ficar mais que 30 minutos nesta pose não anda mais…. rsrs!! Repare que os pés não estão bem apoiados e a coluna, solta no ar, sem amparo, coitada! Reparou que ela está toda torta ?? Talvez devido à claridade mesmo… Uma cortina ai´seria bom.
    Na 2a. foto, me parece que a mesa está um pouco alta (ou a cadeira um pouco baixa). É, um gaveteiro seria melhor.
    na 3a, vc está corretíssima. A cadeira não tem braços. E na 4a. tbém: Uma cadeira boa mesmo não caberia no espaço. Na verdade, estes ambientes até quebram um galho quando a pessoa não fica horas no computador… mas quem não fica horas hoje em dia ?????
    bjos e obrigada, aluna dedicada!!!
    bjos
    RO

  7. olá!
    Alem de pensar na decoração a garota tinha que pensar na ergonomia..a altura da cadeira está bem inadequada..

  8. Olá, eu adorei as dicas, e o espaço é fantástico!
    Então, falando da foto da moça, acho que além da quantidade demasiada de luz, outro erro seria a cadeira está alta demais, pois da pra ver que os pés dela não encostam no chão.
    Prazer!

    Camila

  9. Rosana
    Adorei a postagem. Verdadeira aula. Vamos ver se eu aprendi:
    Na 1ª foto: Acho que tem excessiva claridade; deveria ter um teclado mesmo e não o do notebook; e em termos ergonômicos, essa cadeira não deve ser nada confortável pra se trabalhar o dia todo.
    2ª foto: Gostei. A iluminação parece ser boa, a cadeira também. Eu só trocaria o banquinho do lado por um gaveteiro.
    3ª foto: A luz parece ser indireta, bom e a cadeira acho que não é apropriada.
    4ª foto: Bom, ali se nota a falta de espaço. Acho que nem adianta querer um gaveteiro. Não cabe. E a cadeira….. não dá também.
    E aí? Passei?
    bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui