Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no post Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2)  falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semi-círculo:

roxolilas

roda_cor

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão x paz, tranquilidade, amor sereno)..  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar ?). Então, vamos aos exemplos:

Dos sites e blogs: guia do bebe, studio1, coral (no twitpic), casaabril, coastalliving, dominomag, nestinteriordesign e idealhomemagazine

Após ver as fotos, veja o que falo sobre o MARROM.

guiadobebe37Lilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

studio1blogcriancaLilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

coralnotwitpicDOTcomUm lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade

quartocasaabrilAgora um tom mais fechado, indo para o roxo, tbém ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

costallivingsalaAqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

dominomag4Uma sala com o mesmo tom de lilás da 3a foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

nestinteriordesignsala1Aqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

idealhomemagazinedotcodotuk1Um tom mais atenuado.Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.

Vejamos agora o Marrom 

e não deixem de ver as postagens anteriores: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2) , o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

90 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Hellen,
    Depende do tamanho da sala, do quanto ela é iluminada pela luz natural e dos outros itens. O roxo é uma cor forte, sendo mais acinzentado ele “perde” um pouco a força, o que pode ser melhor no seu caso, mas tbém pode escurecer muito o ambiente, se não tiver luz natural suficiente, o q vc pode resolver com mais iluminação. Se for muito pequena a sala, talvez fique demais. De qquer forma, se vc quer tentar, use cores mais leves e neutras no restante do ambiente, ok ?
    bjo
    Rosana

  2. Olá, fica legal se destacar uma parede nesse tom de roxo fechado acima, sendo que as demais paredes são Palha e os sofás roxo ?

  3. Felipe,
    É difícil escolher uma cor sem ver o ambiente, mas vou lhe esta sugestão, que gosto muito, ainda mais com palha e plantas, mas peço que vc teste antes para ver se tem a ver com o seu gosto: Campo florido da Coral
    abs
    Rosana

  4. Olá, estou construindo uma pequena área de churrasqueira. E gostaria de uma dica para cores …
    A pedra dá pia é arabesco. Estava pensando em pintar a churrasqueira de palha e a parede ao fundo de roxo…Mas não sei qual tom usar
    Obrigado

  5. Qual a cor dessa parede (penultima foto)onde tem um sofa e varios quadros ! Amei quero pintar uma parede de meu quarto.

  6. Oi, Carol!
    Depende da cor da madeira… Eu prefiro lilás com madeira clara, mas sugiro que vc teste a cor em uma área de 1×1 na parede.
    bjo
    Rosana

  7. Oi Boa noite,fiz uma parede no meu quarto em madeira e gostaria de pintar com lilas será que combina?

  8. Oi,Rita!
    O lilás é mistura de vermelho com azul. Então, teoricamente combina. Teste antes alguns tons de lilás diferentes para ter certeza do que gosta mais.
    Sugiro tbém acrescentar algo (detalhes de decoraçao) em azul…
    bjo
    Rosana

  9. Oi gostaria de.saber qual e a cor dessa ai que usou e queria colocar.no quarto da.minha filha.você poderia me falar qual é a marca e.a cor.dessa roxinha bem fraquinho lilas quase rosa por.favor da 2foto

  10. Quero destacar uma parede em lilás médio, meu sofá é branco
    e as bancas e o consoli é tabaco , tenho tapete na cor palha e na cor vermelho, mas gosto mais de usar o vermelho.
    Combina?

  11. adorei seu post!
    tenho duvidas com minha sala! sofás marrom escuro, estante marrom escuro tbm, cortinas lilás… e o tapete??? meu Deus! o tapete… q cor colocar??

    bjss

  12. Oi, Vanessa,
    Entendi que vc quer trocar o lilás atual pelo bala de uva, é isso?
    Eu acho que o contraste do bala de uva com o amarelo em paredes uma ao lado da outra com uma sala em branco vai ficar desequilibrado. Talvez funcione com uma parede da sala de tv em amarelo, mas não posso ter certeza. O contraste entre estas 2 cores é muito forte e pode pesar muito, mas tudo depende se seu ambiente é grande o bastante, se vc não vai cansar do amarelo rapidamente (não ponha na parede da tv pq cansa mais rápido ainda), da luminosidade da sala, enfim, de uma série de fatores.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Felipe,
    Pelo que vi, são cores quase tom sobre tom, combinam entre si. Mas para q este esquema com 2 paredes com cada uma destas cores funcionar bem seria necessário estudar o ambiente como um todo, móveis que ficariam nestas paredes, piso, enfim… Talvez uma ideia fosse que a parede onde está a janela tivesse uma das cores e uma lateral a outra. Mas não posso dizer como isso ficaria pois depende muito do restante da decoração.
    Um outra ideia seria pintar uma só parede com as 2 cores ( metade com uma metade com a outra)… mas é realmente dificil sem saber o que mais vc tem neste ambiente.
    Com certeza 2 ambientes seguidos, cada um com uma parede nestes cores ficaria mais fácil de ficar legal.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui