Continuando nossa viagem pelas cores, que começou no post Cores na Decoração (1) vou falar hoje sobre não uma cor, mas uma família que tem muitos nomes: Do lilás mais clarinho até o roxo mais fechado.

Estas cores são elaboradas pela  combinação de 2 outras – VERMELHO e AZUL que,  dependendo da quantidade de cada uma  na combinação e da quantidade de cinza (atenuação), produz sensações tão diferenciadas que acho muito rico falar de todas juntas. Vejam abaixo: As cores sobre as quais estamos falando são o grupo formado pelas 3 colunas centrais deste semicírculo:

Cores na Decoração - roxolilas

roda_cor

Quanto mais para a esquerda, mais vermelho há na mistura VERMELHO + AZUL e quanto mais para a direita, mais azul. Quanto mais para fora do semi-círculo, mais atenuada (e clara) é a cor.

Perceba que quanto mais escura , mais a cor é “masculina“, forte, quanto mais clara, mais é “feminina“, delicada. Vejam como ela é versátil neste aspecto, coisa que não acho tão pronunciada com as outras cores (compare no círculo completo ao lado). Acredito que isso se deve à riqueza desta combinação de vermelho e azul, que são 2 cores que trazem sensações bem diferentes e contrárias (sangue, paixão x paz, tranquilidade, amor sereno)..  Ou estou viajando demais?!?

Por isso essa família pode ser usada em todos os ambientes, com ótimo efeito. É só mudar a atenuação e, muitas vezes, usar o branco para não pesar no ambiente. Não é legal? (Eu adoro estas cores, precisa falar ?). Então, vamos aos exemplos:

Dos sites e blogs: guia do bebe, studio1, coral (no twitpic), casaabril, coastalliving, dominomag, nestinteriordesign e idealhomemagazine

Após ver as fotos, veja o que falo sobre o MARROM.

Cores na Decoração – Roxo/Lilás

quarto-bebe-lilasLilás quase branco, ótimo para quartos de bebê, traz tranquilidade, suavidade.

quarto-adolescente-lilasLilás mais forte, mas ainda “feminino”, quase rosa. Muitas adolescentes gostam desta cor nos seus quartos.

quarto-casal-lilas-azulUm lilás agora puxando para o azul, ótimo para um quarto de casal, tem um quê de tranquilidade com alguma sensualidade

quarto-menina-azul-lilasAgora um tom mais fechado, indo para o roxo, tbém ótimo para quartos de adolescentes e adultos que gostam de ousar

sala-lilas-roxoAqui o roxo bem escuro e fechado leva uma certa austeridade para a sala, que fica mais “masculina”, séria. Pode ser usado em um quarto de menino adolescente, por exemplo.

sala-lilas-rosaUma sala com o mesmo tom de lilás da 3a foto acima, “feminina”, delicada, mas sensual.

sala-roxo-douradoAqui um tom forte, chamativo, sensualíssimo e nada delicado

Um tom mais atenuado. Vejam que não passa a sensação de sensualidade, é mais sério e clássico.

Vejamos agora o Marrom 

e não deixem de ver as postagens anteriores: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2) , o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE   e VERMELHO

86 COMENTÁRIOS

  1. Fico admirada com a capacidade do ser humano de criar, ter as ideias de combinar as cores e ficar show. Amo a cor lilas fica suave para pinturas de parede de quartos.

  2. Aline,
    Não sei a cor do piso, outros móveis, tapete, cortina…o que dificulta, mas: Se o sofá vai ficar na parede roxa, para haver contraste é melhor que ele tenha uma cor em tom claro, que dizer: Marrom médio a claro, bege, cinza médio a claro (q eu gosto muito com roxo)… enfim. Já se ele vai ficar em parede branca, eu escolheria uma cor mais escura, para equilibrar com a parede roxa na frente, entende ? Sempre sugiro que o sofá tenha uma cor neutra como as que falei acima, pois fica mais fácil decorar o restante. Se vc comprar um sofá amarelo, por exemplo (que tem um contraste forte com roxo e fica bonito. Bom para quem não tem medo de cor), fica bonito, mas vc vai ter que se preocupar em não exagerar com muitas cores diferentes no restante do ambiente. Se quiser ousar com um sofá amarelo, use nos detalhes variações de azul, lilás, até vermelho..
    bjo
    ROsana

  3. Oi
    Minha sala tem uma parede de cor roxa, e as outras brancas, tenho que compras os móveis e estou na duvida de cor, para o sofá, que cor vc me indica?

  4. Oi, Filipa,
    Com preto e roxo e sala pequena, sugiro que a cor seja clara. Sugiro um cinza off white ou azul ou verde, mas claros e acinzentados (não use cor viva demais).
    abs
    ROsana

  5. Bom dia , gostaria de saber se me podia ajudar numa coisa , em breve estou-me mudando para um apartamento novo no qual a sala e pequena o meu sofá e roxo e preto e os moveis pretos eu gostaria de pintar uma parede da sala de uma cor e as restantes de branco , que cor ficaria bem ?
    Desde já obrigada
    Claudia

  6. Oi, Hellen,
    Depende do tamanho da sala, do quanto ela é iluminada pela luz natural e dos outros itens. O roxo é uma cor forte, sendo mais acinzentado ele “perde” um pouco a força, o que pode ser melhor no seu caso, mas tbém pode escurecer muito o ambiente, se não tiver luz natural suficiente, o q vc pode resolver com mais iluminação. Se for muito pequena a sala, talvez fique demais. De qquer forma, se vc quer tentar, use cores mais leves e neutras no restante do ambiente, ok ?
    bjo
    Rosana

  7. Olá, fica legal se destacar uma parede nesse tom de roxo fechado acima, sendo que as demais paredes são Palha e os sofás roxo ?

  8. Felipe,
    É difícil escolher uma cor sem ver o ambiente, mas vou lhe esta sugestão, que gosto muito, ainda mais com palha e plantas, mas peço que vc teste antes para ver se tem a ver com o seu gosto: Campo florido da Coral
    abs
    Rosana

  9. Olá, estou construindo uma pequena área de churrasqueira. E gostaria de uma dica para cores …
    A pedra dá pia é arabesco. Estava pensando em pintar a churrasqueira de palha e a parede ao fundo de roxo…Mas não sei qual tom usar
    Obrigado

  10. Qual a cor dessa parede (penultima foto)onde tem um sofa e varios quadros ! Amei quero pintar uma parede de meu quarto.

  11. Oi, Carol!
    Depende da cor da madeira… Eu prefiro lilás com madeira clara, mas sugiro que vc teste a cor em uma área de 1×1 na parede.
    bjo
    Rosana

  12. Oi Boa noite,fiz uma parede no meu quarto em madeira e gostaria de pintar com lilas será que combina?

  13. Oi,Rita!
    O lilás é mistura de vermelho com azul. Então, teoricamente combina. Teste antes alguns tons de lilás diferentes para ter certeza do que gosta mais.
    Sugiro tbém acrescentar algo (detalhes de decoraçao) em azul…
    bjo
    Rosana

  14. Oi gostaria de.saber qual e a cor dessa ai que usou e queria colocar.no quarto da.minha filha.você poderia me falar qual é a marca e.a cor.dessa roxinha bem fraquinho lilas quase rosa por.favor da 2foto

  15. Quero destacar uma parede em lilás médio, meu sofá é branco
    e as bancas e o consoli é tabaco , tenho tapete na cor palha e na cor vermelho, mas gosto mais de usar o vermelho.
    Combina?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui