Continuando a série Cores na Decoração Vamos falar sobre o Marrom:

Esta série é composta pelos posts: Cores na Decoração (1) , As cores na decoração (2)  onde falei sobre os esquemas de cores,  e depois falei sobre o BRANCO E O AZUL , AMARELO  , VERDE  , VERMELHO ,  e ROXO E LILÁS Agora vamos falar sobre o Marrom na decoração

Marrom na decoração

Em geral, o marrom, pobrezinho, é esquecido… Dificilmente alguém pensa: “Ah, vou pintar esta parede de marrom!”. Mas como ele pode ficar lindo!  O marrom pode ser conseguido com diversas misturas, pois existem muitos marrons, não é mesmo?

sala marrom e vermelho - marrom na decoração
casacor

Por exemplo: vermelho magenta com amarelo ouro;  vermelho, preto e azul;  vermelho e preto; amarelo, azul e vermelho; verde, vermelho e amarelo – todas essas misturas produzem marrom e por aí vai! É claro que o vermelho aquece e o azul e verde esfriam o marrom resultante.

quarto de bebe em marrom
purestylehome

Esta cor está relacionada à estabilidade, pois lembra a terra e a madeira. Por isso, a sensação de aconchego que muitas vezes o marrom na decoração promove

sala com parede marrom
jessicasprinkel

O marrom na decoração pode criar, de acordo com as demais cores do ambiente, climas aconchegantes, sensuais, austeros, masculinos, femininos, impactantes, introspectivos…

quarto com marrom e amarelo
bellemaison

O marrom na decoração tem a capacidade de ser um ótimo pano de fundo para que as cores que o acompanhem brilhem.. Discreto e poderoso… Repare como ele atua com o amarelo limão, azul turquesa, rosa, vermelho e roxo!

Quarto com paredes marrom
countryliving

Na verdade é muito usado, mas poucas vezes como cor predominante: Ele pode escurecer muito o ambiente, o que, ás vezes é um desejo

cozinha em marrom claro e branco
Casaabril

Uma cor super bonita para os móveis de cozinha mas que precisa ser acompanhando de branco e luz para compensar, principalmente nas cozinhas pequenas e escuras atualmente. Pode também na cozinha, aparecer no tom das madeiras.

sala em marrom e vermelho
Roxxn

Marrom com vermelho é sempre um espetáculo, assim como com o rosa e com os azuis claros, principalmente.

quarto em marrom e rosa
casaabril

Sabendo usar e principalmente, combinar, o marrom acrescenta sofisticação e classe.

sala de jantar em marrom e estar em azul
solnechnyi

Quando o marrom claro se torna bege é uma questão da sensibilidade de cada um.

quarto em bege e marrom
casacorsp

Ambientes quase monocromáticos com marrons e beges em diversos tons e texturas é interessante para quartos com decoração clássica. Mas é sempre bom acrescentar detalhes em alguma cor para dar um toque de jovialidade.

quarto de criança em marrom e azul
nurserynotation

É uma cor, na verdade, fácil de combinar, sendo considerada neutra por muitos. E se você pensar bem, ela não é muito usada nas paredes, mas está quase sempre presente nas madeiras e em detalhes.

A Seguir vamos ver o PRETO na Decoração

 

95 COMENTÁRIOS

  1. Oi Rosana, eu tenho uma sala de estar que estou querendo reformar, meu sofá é marrom e tenho uma parede vermelha. Meu piso é madeira e gostaria de jogar marrom c dourado nas cortinas mas estou c medo de ficar pesado. Oque achas??
    Abraço!

  2. Oi, Sandra!
    Escreva para [email protected]. Caso deseje um projeto via internet, posso lhe atender, mande a planta baixa, fotos e uma descrição do que pretende no ambiente. Caso queria um projeto com acompanhamento, se vc estiver no RJ posso lhe ajudar.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Cassia,
    Marrom, bege e mel todos são da mesma família, vamos dizer assim…e combinam bem, é claro. Sugiro que as cortinas sejam tbém em bege claro ou marrom (se vc quiser ou precisar escurecer o ambiente, neste caso.) E o tapete pode ser em uma das cores dos sofá (se o piso for escuro – em bege; se o piso for claro, em marrom) E sugiro tbém que acrescente almofadas, mantas, objetos, em cores mais vivas, como laranja, amarelo, vermelho.. (isso para ficar dentro da mesma família de cores quentes).
    bjos
    Rosana

  4. Oi,comprei um apto e quero reformara banheiro e cozinha.Gostaria de ter ajuda de uma profissional.podes me indicar ou entrar em contato comigo.obrigada

  5. Oi, Ligia,
    O vermelho e o marrom combinam bem. Se vc sente falta de vermelho, sugiro uma poltrona revestida com tecido estampado com fundo em bege e desenhos em vermelho e marrom , por exemplo. Varie os tons do marrom para dar mais vivacidade à sala.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Silvia,
    Estas cores combinam pq são todos como tonalidades diferentes de marrom, mas sugiro que acrescente objetos de decoração em cores mais vivas (que podem ser vermelho, laranja, ou verde, azul) para avivar a sala, ok ?
    bjo
    Ro

  7. boa noite, gostaria de saber se eu pintar a minha da de marrom (café com leite)com branco vai ficar legal,sendo que meu tapete e marron clarinho e sofa marrom mais escura e o movelcor nogueira

  8. Oi, acabei de comprar um sofa marrom com flores bege e a parede atras do sofa de mel ( amarelo) não sei que tipos de cortina e tapete colocar e qual a cor? estou meio preocupada da sala acabar ficando meio apagadinha…

  9. Oi eu sou inesperiente nesse assunto de decoraçao, e descobri o site agora, ao tentar combinar o vermelho com o marrom. Comprei uma cortina marrom(tecido fino),uma manta marrom, um tapete marrom e tres almofadas vermelhas. tenho uns acessorios decorativos no rack em vermelho, mas ainda assim sinto falta do vermelho. porem como minha criatividade é pouca, num sei mais o q fazer!helpe-me

  10. Sim, Érica!
    Marrom e laranja é uma combinação muito bonita. Mas não esqueça de acrescentar tbém objetos em branco para não ficar pesado.
    obrigada
    ROsana

  11. Oi, Alessandra,
    Sim pode colocar o tapete, principalmente se seu piso é claro.mas repare que todas as cores que vc está usando na sala são neutras. Sugiro que acrescente objetos coloridos. Como tem marrom e cinza e todos dois ficam bem com vermelho e azul, sugiro estas cores com diferentes tons.
    bjos
    ROsana

  12. Parabéns pelas dicas! Minha dpuvida é em relação ao marrom e os tons de laranja. Eu poderia usar um tapete marrom escuro com sofás estampados predominando o laranja?Obrigada

  13. Boa tarde!
    Preciso de ajuda na decoração de minha sala em apartamento pequeno. Pintei as paredes e portas de branco, sofá marrom café, cortinas brancas com suporte cromado, homme escuro. Gostaria de saber se posso colocar na decoração um tapete platinado importado(cinza puxado para o prata) e que cor devo usar na decoração, me ajudem!
    Obrigada.
    Alessandra

  14. Olá, Karla!
    Muito obrigada, viu ? Vc é muito gentil!
    Então:
    1) O acromático seria o não uso de cores, que pode ser considerado o preto e branco. Se é este seu objetivo, sim, vc pode pq estas cores são neutras e combinam com praticamente tudo, mas se o restante da sala é neutro pode ser que necessite colocar alguns itens com cor para dar mais vida. E não esqueça de colocar itens em preto e branco tbém.
    2) Violeta e azul combinam bem com o seu verde claro. Sugiro que acrescente algo estampado com a mistura das 3 cores (pode ser 1 ou 2 almofadas ou o revestimento de um puff, por exemplo) e outros elementos lisos com estas cores. Vá colocando devagar até sentir que chegou ao bastante, ok ?
    Bjos e obrigada
    ROsana

  15. Rosana,
    quero começar te agredecendo muito, estou extasiada com seu site! Não consigo parar de ler! Graças ao google te achei daqui da África que é onde moro em um momento crucial: montando a casa do ZERO! Uma delícia! primeira vez que tenhio chance de fazer isso na minha vida! Bem, postei no meu facebook a segunte mensagem junto com o link do seu site: “Encantada com esse site! Para quem gosta ou está imerso em decorar ambientes como eu…VALE MUITO A PENA! F A N T Á S T I C O! Com uma linguagem super simples, explicando princípios básicos de decoração (principalmente em harmonizar cores-foi o que eu tive mais dificuldade) e com muitas, muitas fotos !!! Apaixonada 😉 Para quem se interessa pelo assunto: divirtam-se!”
    DÚVIDA 1:Posso fazer meu hall utilizando o princípio acromático respeitando os elementos da sala e o resto da sala neutra?
    DÚVIDA 2: Estou com medo de errar com as cores, quanto seria para você me dá uma assessoria em que elementos posso adicionar a minha sala para que ela não fique monocromática (odeio, acho sem graça demais…e sempre pelo medo de errar nunca arrisquei…seu site me estimulou muito a experimentar 😉 na minha sala já tenho o sofá cru com as almofadas estampadas com cru, bege e verde claro fechado (se é que essa cor existe), com madeira e vidro, pensei em colocar elementos violetas e azuis…pensei em um puff ou uma cadeira, ou um quadro, ou almofadas no sofá nessas 2 cores, um porta retrato, flores ou caixas…
    Mais uma vez muito obrigada por abrir um caminho desconhecido até então! Abaixo ao monocromático!!!!! rs 😉
    Karla

  16. Oi, Sibeli!
    Acho que vc adora cor e é ousada, mas talvez o tamanho da sala não comporte tantas cores fortes… Que tal usar este vermelho seco em detalhes, acessórios (o que vai ficar bem, pq o salmão e o chocolate combinam com ela) e deixar esta textura (que já é um elemento visual forte, logo, não precisa ter uma cor forte) em um tom mais neutro e leve ? Pense nisso!
    bjos
    Ro

  17. Oi

    Estou pintando minha sala e estou com dúvida. A sala tem dois ambientes e é separada apenas por um murinho com passagem no meio. Pintei este murinho de marrom chocolate e as outras paredes de salmão claro. Acontece que tenho uma parede com textura na sala de jantar e não sei que cor pintá-la. Pensei em vermelho seco. O que voce acha?

    Sibeli

  18. Oi, Cristiane,
    Marrom com verde fica legal, eu gosto. Para a cortina vc pode escolher um marrom mais claro por exemplo. E para não ficar apagadinha, acrescente detalhes em vermelho, que combina com o marrom e contrasta com o verde, ok ?
    bjs
    ROsana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui