No 1o. post desta série falei sobre algumas características dos revestimentos, como Coeficiente de atrito, Absorção de água, Resistência a cargas, Resistência à abrasão (PEI), e Resistência ao risco. Hoje quero acrescentar algumas informações gerais sobre os revestimentos cerâmicos em geral.

Revestimentos Cerâmicos

Revestimento Cerâmicos, em linhas gerais, são placas instaladas com rejuntamento e argamassa e tem em sua composição argila e outros minerais queimados em altas temperaturas, tais como azulejos, ladrilhos,  pastilhas, etc.  É um produto durável, de fácil manutenção, antialérgico, resistente, impermeável,  decorativo, não inflamável e acessível a todas as condições financeiras. E hoje existem revestimentos cerâmicos tão variados que a maior dificuldade é escolher.

Revestimentos Cerâmicos - ceramica extrudada Woodazulejos Retro Eliane

ceramica extrudada Wood e azulejos Retro Eliane

ceramica Ecco Nature Porto ferreira    ceramica retificada Batistella

ceramica Ecco Nature Porto ferreira e ceramica retificada Batistella

ceramica esmaltada Incefra

ceramica esmaltada Incefra

Há uma característica além das comentadas acima, que influencia muito no preço: a Classe: Classe A indica produtos que não tem defeitos visíveis a 1 metro de distância; Classe B ou C  podem apresentar pequenos defeitos.

terramurata Portinar

terramurata Portinari

classificação visual de qualidade é a classificação dos fornecedores em relação a defeitos no produto:  A ou Extra – Sem defeitos; B ou Standard – defeitos quase imperceptíveis; C ou Comercial – defeitos aparentes pequenos; D, Resíduo ou Defeituoso – Defeitos bem visíveis; E ou Caco.

listelocristalRomantic

listelocristalRomantic

Outra é a resistência à gretagem, isso é,  a fissuras e trincas na superfície.

tozzetos Eliane

Locais mais sujeitos a umidade (piscinas, saunas, etc) devem ser revestidos com materiais com baixo índice de absorção de água, porque quando a cerâmica absorve água, aumenta de volume e quanto menor o índice de absorção de água , menor a sua expansão por umidade.

hipnose Eliane

Uma questão que vira e mexe respondo aqui: Posso usar revestimento para piso na parede e vice-versa? A resposta é: Revestimento de Piso na Parede sim, muitas vezes. Mas o contrário não, nunca! E minha sugestão é sempre seguir a recomendação do fabricante ou vendedor especializado.  Um piso usado em parede, por exemplo, pode descolar mais facilmente que o revestimento específico para parede.

stones Gail  Senise da Incepa

Quando o revestimento será instalado como piso em ambiente onde há AREIA, deve ter a maior resistência ao RISCO.

Revestimento cerâmico
linha Ecoportinari

Em áreas molhadas, outro cuidado a ser tomado é quanto à caída. A instalação do piso deve permitir que a água tenha escoamento correto, evitando poças pelo caminho que, além de danificar o material, podem causar acidentes.

revestimento cerâmico
Fleur White portobello

Harmonia: Quanto mais padronizados os pisos e paredes, mais harmônico é o conjunto. Evite transições bruscas (cores e materiais totalmente diferentes, por exemplo) entre os revestimentos, isso compromete a beleza e o requinte dos espaços. Você pode manter o mesmo material ou a mesma cor no piso e na parede, por exemplo. E usar as combinações, com listelos e tozzetos criadas pelos fabricantes.

Quantidade: Normalmente calculados em metros quadrados, ao comprar os revestimentos cerâmicos, você deve acrescentar, no mínimo, 10% a mais que a metragem do espaço onde irá assentá-los.

E nunca é demais repetir: Consulte o fabricante, use o material como ele especifica, assim como as  argamassas e rejuntes especificados. Isso lhe dará muito mais segurança de um ótimo resultado.

As fotos aqui usadas foram retiradas do site e curso de decoração da Casa Abril.

Veja aqui o quinto post desta série

47 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Thamara!
    Na verdade é dificil te recomendar algo específico sabendo tão pouco, mas veja estes posts: (Quem sabe lhe inspiram?)
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/11/10-varandas-gourmet-ou-varandinhas-para-um-churrasco/
    https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/10/ideias-para-a-sua-varanda-varandinha-varandao/
    bjos e boa sorte!
    ROsana

  2. Boa tarde, gostaria de saber se você pode me ajudar, estou fazendo uma área goumert e estou em duvida no revestimento, quero revestir as paredes a churrasqueira e a bancada mas nao sei combinar, gostaria de marrom imitando madeira e um patwork.

  3. EU QUERIA UMA DICA,MEU GUARDA ROUPA FOI FEITO COM TIJOLO A VISTA,FICARIA LEGAL EU REVESTI A PAREDE ONDE FICA A CAMA COM REVESTIMENTO,ME MANDE UMA IDEIA DE REVESTIMENTO,,,OBRIGADA

  4. Oi, Dinalva!
    Bem, não estou vendo seu espaço nem o estilo de sua casa, mas uma sugestão que fica mais barata e é bem mais rápida é um papel de parede que, inclusive, pode imitar cerâmica. Pense nesta ideia.
    bjo
    Rosana

  5. Desejaria me informar como decorar uma das paredes do meu rol sendo um espaço pequeno. gostaria de revestií-la com ceramica e estou em dúvida como fazer esta decoração;

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui