A iluminação artificial é um item importantíssimo na decoração, tanto funcionalmente, isso é, para permitir que as diversas atividades em um ambiente sejam exercidas da forma mais confortável e segura possível, como decorativamente, enfatizando elementos interessantes, criando cenários ou “climas” diferentes, embelezando por seu design, etc.

É importante que a iluminação (tanto a artificial como a natural) seja pensada durante o projeto. A iluminação natural de um ambiente determina de certa maneira, as cores que devemos usar nele e artifícios que podemos usar para aumentar ou atenuar a entrada de luz.

Já a artificial precisa de instalações elétricas, é mais um elemento decorativo que deve ser harmônico com os demais, e, principalmente,  há a questão funcional: O espaço de leitura, TV, estudo, a área de trabalho da cozinha, o espelho do banheiro, etc, todos  deve ter iluminação específica para a atividade de ler, estudar, cozinhar, fazer a maquiagem ou a barba, e assim por diante. Além de não podermos esquecer da questão econômica: Iluminação bem projetada é economia!

Iluminação – Beleza e função na Decoração 1Exemplos de Uplight

Como atualmente cada vez mais os ambientes são multifuncionais, e a tecnologia nos dá mais opções, a iluminação é um item bastante complexo. Por isso vou falar mais vezes sobre ele aqui. Neste post, vou falar e mostrar exemplos de formas de iluminação artificial:

Iluminação Direta: É aquela em que a luz incide diretamente sobre o plano iluminado.

Iluminação Indireta: É aquela em que a luz bate em um ponto e é refletida deste ponto para o plano que se deseja iluminar.

Iluminação Semi-Direta: Meio termo entre as 2 anteriores: Uma parte da luz reflete e outra vai direto ao ponto a ser iluminado.

Iluminação Geral: É aquela que distribui uniformemente a luz no ambiente (pode ser direta, indireta ou semi-direta)

Iluminação Direcional: A luz é direcionada para um ponto específico no ambiente (normalmente é direta).

Iluminação Local: É aquela que afeta uma certa área.  Por exemplo: A luminária da mesa de cabeceira.

Efeitos de Iluminação: Uplight (luz para cima), Downlight (luz para baixo) Wallwash (luz que “varre” a parede – Usada para destacar uma parede trabalhada por exemplo) Built-in(luz “escondida”- Vc não vê a fonte) Fotos falam mais que palavras. Veja os exemplos:

Iluminação – Beleza e função na Decoração 2Direcional (na frente do quadro)

Iluminação – Beleza e função na Decoração 3Indireta (no forro de gesso); Direta e local na luminária sobre a mesa

Iluminação – Beleza e função na Decoração 4Abajur: Iluminação local e semi-direta

Iluminação – Beleza e função na Decoração 5Direta, Local na bancada; Geral e direta no hall

Iluminação – Beleza e função na Decoração 6Efeito Wall Wash na parede do fundo;  Built-in nas prateleiras

13 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ana Paula,
    Depende da área – se forem 2 salas diferentes, claro que pode. Se ficarem no mesmo espaço e o pé direito (altura do piso ao teto) for maior que 2,40 mais ou menos, só se elas forem grandes o suficiente para os lustres, compre o da área de jantar, coloque e use o bom senso para colocar ou não o outro. Mais um igual na cozinha eu não aconselho, além do fato de que na cozinha sempre há gordura.
    Em geral, eu sugiro um lustre no jantar e um plafon mais discreto no estar e na cozinha plafons com fluorescentes sob vidro leitoso e led ou fluorescentes amarelas na parte inferior dos armários superiores, para iluminar melhor as áreas de trabalho.
    bjo
    Rosana

  2. quero colocar um lustre na sala de estar e de jantar iguais tem algum problema e outra coisa a minha cozinha é americana queria colocar outro lustre tb pode ser diferente…..ou tem q ser igual aos outros aguardo resposta me ajudemmm porque tenhos muitas duvidasssssssssssssssssssssssssssss

  3. Oi, rosangela,
    A primeira pergunta é: O seu filho quer esta iluminação ? Se não, nem pense em colocar. Quarto é uma coisa bem pessoal, não? Se ele não sabe o que é, como fica, etc, mostre fotos para ele. Para um homem e jovem, eu sugiro uma iluminação mais fria e fraca (para não tornar o quarto frio demais) e cores mais masculinas (como cinza ou um marrom mais frio) de forma que seja quebrada a tendência romântica deste artifício.
    Em quarto de casal ou mulher a fita mais amarelada fica super bem. Não use fitas coloridas nem brancas neste caso.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Rosana, posso colocar cortineiro iluminado em quarto de rapaz? Como deve ser a iluminação nesse ambiente? Meu filho não gosta de nada que chame muita atenção.
    E no meu quarto, pensei em usar fita de led RGB no nicho acima da cama, o que vc acha?

    Rosangela.

  5. Olá, BRUNO!
    Sugiro que vc entre em contato com uma boa loja de iluminação que observando todo o seu espaço lhe dará a melhor opção. Sugiro tbém que se preocupe com o quanto as lâmpadas escolhidas podem aquecer o local (alguns remédios podem ter suas características modificadas devido à temperatura e luz, não é?)
    abs
    Rosana

  6. Olá, tenho uma farmácia. Atrás do balcão de atendimento haverá uma gôndola (prateleira) com remédios. Acima da prateleira, passarei massa corrida e pintarei de azul (tem 5,50m de comprimento e 1,50m de altura essa parte que será pintada de azul). Gostaria de criar o efeito wall washing nela, como devo proceder?
    Muito Obrigado

  7. Oi, Suze,
    Pelo que entendi, talvez o ideal para vc seja uma iluminação tipo wall wash com maior potência para atingir toda a área. Procure uma boa loja, explique sua situação que com certeza eles vão lhe dar n opções, com halógenas ou leds.
    abs
    Rosana

  8. Tenho uma parede com 6 metros de pé direito revestida com filete São Tomé
    O ponto de luz está mais ou menos no meio dela a 2,90 de altura. ela tem 1,50 mts de largura. É passagem entre a sala de estar, cozinha e escada para o mezanino (Hall). Como devo iluminá-la? Penso em um flap de alumínio branco (a peça é pequena) com facho direcionável com iluminação para cima ou para baixo, não ficará estranho esta peça em relação a altura da parede, pelo fato de ser pequena? Devo usar algo mais decorativo?

  9. Oi, MAIARA!
    Não precisam ser iguais os lustres. Vc pode fazer uma linha mais convencional e colocar lustres que tenham algo em comum, como o estilo, a cor.. E pode ousar e colocar na área de jantar um lustre bem especial, que não tenha nada a ver com o do estar, mas neste caso, o do estar deve ser bem simples, ok ?
    bjo
    Ro

  10. Olá, no meu apartamento a sala é em “L”. Do lado da varanda colocarei a sala de estar, e do outro lado a de jantar. Nesse caso os lustres devem ser iguais? help
    obrigada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui