OI, pessoal!

Demorei dias para falar sobre este assunto aqui, mas, como cidadã que criou um espaço que mais de 3000 pessoas leem todo dia, acredito que tenha que expressar os sentimentos e pensamentos que estão povoando minha cabeça nestes dias, morando aqui no RJ, praticamente presa no meu apartamento, por insegurança e medo, preocupada com minha família, meus amigos e enfim, todos os moradores e trabalhadores desta cidade.

Ontem fiquei 3 horas olhando a TV, vendo as imagens que agora estão correndo o mundo. Fiquei arrasada com isso. Nunca pensei que poderia pensar o que rapidamente passou por minha mente ontem: Desejei o mal para aqueles bandidos correndo pelo matagal, como animais acuados.

Depois, pensando e repensando, me veio a questão: Como chegamos a esta situação ?

(a 1a e 2a imagem são da Vila Cruzeiro e de incêndio em Mesquita(RJ). A 3.a é uma foto de um córrego onde sumiram 2 crianças ontem em SP – Tirei do G1)

rio1chatubamatcorrego

Crise no RJ - Como chegamos a isso? 1

(Esta foto é de um projeto de pintura de prédios da comunidade Vila Cruzeiro (Favela Painting)

E a resposta é complexa, não é só uma, mas com certeza é claro que a principal causa é : Chegamos aqui devido a NOSSA OMISSÃO e nossas pequenas, médias e grandes atitudes desonestas, antiéticas  e corruptas :

–  Omissão do governo (em todos os níveis), que foi conivente com o crescimento irregular da cidade, que não deu condições de EDUCAÇÃO, SEGURANÇA, SAÚDE,  MORADIA, enfim, que não governou diversos pontos desta cidade.

OMISSÃO DE TODOS NÓS, que votamos nestes governos e os deixamos ser omissos e  agimos no dia-a-dia com  argumentos do tipo:

“Se não acontece conosco, com a nossa família, com nossos amigos, na minha esquina – não é problema meu!”

” Não vou reclamar, não adianta!”

“Se não estou vendo, não existe!”,”Eles que se matem por lá!”, “Não tenho nada com isso, faço o meu e faço muito”

“Sei que meu filho errou, mas vou fazer tudo para “livrar a barra dele”, “Ah, quanto que eu pago para dar um jeitinho ?”,”Vc sabe com quem está falando?”

“Nosso interesse é o lucro, não somos entidades beneficentes”

“Vou votar no fulano porque ele asfaltou a minha rua, ou porque é amigo de fulano , ou porque me ofereceu isso ou aquilo”; “Mas quanto que vou ganhar nesta?”

” Ah, você é bobo! DVD e CD pirata é muito mais barato!”; “Ele só está fazendo mal a ele, maconha é uma droga que não mata ninguém”  “A empresa não vai sentir falta deste negocinho…”

“Escola do estado não presta, vou colocar meu filho em escola particular” “Agora estamos seguros neste condomínio, com estas grades, com estes sistemas de segurança”

E posso acrescentar mil frases (e vocês podem acrescentar outras mil), que tem uma coisa em comum: A falta de percepção de que ESTAMOS NO MESMO BARCO, de que não há qualidade de vida real quando todos estão pensando somente em si, em “se dar bem” , em “escapar” criando falsas ilhas de segurança. ISSO NÃO EXISTE!

Este seres humanos que ontem corriam como animais acuados, esta situação a que chegamos, são a prova contundente da nossa INDIFERENÇA, DO NOSSO EGOÍSMO, DA NOSSA BURRICE como seres humanos, que conseguem maravilhas em tantos campos, mas somos incapazes de nos unir e criar uma sociedade que não permita que cresçam seres sem noção de certo e errado, do valor da honra, da ética e da honestidade, da convivência como sociedade, QUASE como todos nós.

A única diferença entre eles e nós é que tivemos, de alguma forma, capacidade de escolher um caminho melhor. Não digo condições financeiras ou educacionais para escolher, pq mais importante que a condição financeira e educacional é a capacidade emocional, psicológica, de pensar de uma forma melhor. Venho de uma família muito pobre, que viveu em favelas, que passou fome, mas aprendemos e fomos criados com VALORES e por isso tive capacidade de escolher melhor meu futuro. Que sociedade é essa que permite , em todos os níveis sociais, que as pessoas, me parece que cada dia mais,  ESCOLHAM o agir errado, acham que estão certos e culpam todo o mundo por tudo, sem agir de forma alguma para mudar para melhor o que quer que seja ??

Desculpem. Desabafei. Vamos voltar à nossa vidinha maluca….

(E que Deus – ou seja o nome que vc quiser dar – ilumine e dê paz e equilíbrio a todos os trabalhadores, policiais e soldados envolvidos nesta ação, os moradores destas comunidades, os familiares que amam estes traficantes, a eles,  a todo o povo carioca, enfim, a todos os seres humanos)

3 COMENTÁRIOS

  1. Querida Rô, respondendo a sua pergunta e tbm concordando com a sua reflexão
    quero me posicionar dizendo que de fato todos nós por medo, egoísmo, excesso de trabalho e falta de tempo nos tornamos omissos. Porém, o que mais pesa é na verdade a Vontade Política que por interesses expurgos e ou melhor falta de interesse deixou o Rio, chegar a esse ponto deplorável. A prova é que neste momento, por interesses próprios como divulgar e receber a Copa do Mundo e as Olimpíadas, eles, o governo, tanto o estadual, municipal e federal, resolveu o problema. E como será que ficará quando passar esses eventos? Essa é a questão!
    Bjs.
    Iris

  2. OI, Lais!
    Respeito sua opinião. É claro que os usuários de drogas (e infelizmente, os viciados tbém, mesmo sendo caso de saúde) sendo os clientes, “fazem a roda girar”. Mas estou me referindo mais a questão de porque uma pessoa decide ser traficante ao invés de ser trabalhador honesto, porque foi PERMITIDO que o tráfico de drogas ocupe e governe áreas do RJ, do Brasil e do mundo, pois isso não é só aqui. Porque se permitiu todo este poder?. O dinheiro ajuda muito, mas se houvesse só o dinheiro e, contra ele, houvesse uma sociedade unida por valores éticos, que se preocupasse realmente com isso, acho que concordamos que esta situação não aconteceria. Acho que é isso que quero dizer neste texto meio desabafo e muita tristeza.
    beijos e obrigada,
    RO

  3. Acho que a culpa maior são dos cidadãos usuários de drogas (não digo os viciados realmente, pq isso ja e caso de saude)que sabem e se permitem financiar tudo aquilo que vimos na televisão hoje. É realmente muito triste saber que aquilo só foi comprado e o poder só foi adquirido pq a sociedade deixou, consumiu e quis ter seu minuto de prazer.. Mais cedo ou mais tarde isso tinha que aparecer..

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui