No 1o. post desta série falei sobre algumas características dos revestimentos, como Coeficiente de atrito, Absorção de água, Resistência a cargas, Resistência à abrasão (PEI), e Resistência ao risco. Hoje quero acrescentar algumas informações gerais sobre o Porcelanato.

O Porcelanato surgiu na França, na década de 70, durante pesquisas de um produto que pudesse ser usado em locais onde a cerâmica daquela época não tinha a adequada resistência ao desgaste (pisos de fábrica, etc).

Ele é um produto cerãmico também, obtido pela prensagem a seco de argilas, feldspatos (solo rochoso) e material inorgânico e queimado em altas temperaturas (mais que 1200 graus, acima da usada para cerâmica convencional). Resulta compacto, resistente ao desgaste, homogêneo e vitrificado, com mínima absorção d´agua, menor que a cerâmica comum.

porcelanato11

Cada vez com menor espessura, é mais leve e fácil de trabalhar que as pedras naturais. Não tem as falhas características das rochas.

Atualmente uma tendência mundial, em grandes formatos (60X60, 100X100, 60X120, até 1X3m) e padrões que reproduzem a textura de tecidos, pedras, fibras, madeira, couro e cimento queimado; Há também aqueles com incrustações de partículas luminosas, metalizados, que reproduzem o couro de crocodilo, etc.

porcelanato-portobello

Características:

Altíssima resistência química, Resistência ao gelo, Resistência  mecânica (flexão, tração e compressão), à abrasão, alta durabilidade, reduzida porosidade (o processo de queima praticamente elimina os poros e a absorção de água é de  0,1% – Aluns porcelanatos até menos de 0.05% – ) .Porém, o fato de serem vitrificados os torna mais suscetíveis a quebras e lascas por impactos com materiais duros. Atóxicos e sem cheiro.

Recomendados para ambientes molhados como banheiros, cozinhas, saunas (atenção para o tipo de porcelanato: Em áreas molhadas devem ser anti-derrapantes, não polidos, consulte  o fabricante). São também muito utilizados em  salas, corredores, halls, ambientes comerciais e de serviços. Podem ser utilizados em pavimentos externos de edificações e áreas de grande tráfego.

Tipos de Porcelanatos: Anti-derrapante, Rústico-polido, Polido, Rústico e Esmaltado

Figura1

Os porcelanatos polidos são mais suscetíveis a riscos, e  também podem ser escorregadios quando molhados.Nesse caso, existem produtos próprios para torná-los antideslizantes e antiderrapantes. Na verdade, todos os pisos riscam, mas os brilhantes tem menor resistência a riscos que os rústicos, por exemplo.

Diferenças entre piso cerâmico convencional e porcelanato:

A diferença básica está na absorção de água. Esta baixa absorção de água possibilita a alta resistência mecânica, suportando cargas pesadas, mesmo com menor peso e espessura; alta resistência ao gelo, podendo ser utilizado em locais com climas muito frios; a baixa expansão por hidratação, não deslocando se forem bem assentados e a possibilidade de se utilizar rejuntes mínimos, dando um acabamento diferenciado.

 porcelanato-color-mix

Como rejuntar Porcelanato: Devem ser usados rejuntes flexíveis à base de epóxi, hidro-repelentes e com tratamento antifungos. Quanto à cor, prefira os que sejam da cor do porcelanato. O rejunte deve ser aplicado em pequenas áreas por vez e, em seguida, limpos com um pano limpo (evitando manchas). É aconselhável aplicar o rejunte 72 horas após o assentamento e aguardar mais 72 horas para liberar o tráfego para o pessoal da obra e 14 dias para tráfego total.

Manutenção: Não deve-se  utilizar produtos que contenham ácido fluorídrico(como ácido muriático e xampu para pedras), nem produtos para retirar ferrugem de tecidos ou limpadores que dão brilho em metais (Eles podem causar danos irreversíveis).

Vantagens: Elevada resistência mecânica e a agentes químicos; fácil limpeza e manutenção; grande diversidade de formatos e dimensões, cores e texturas; impermeabilidade;  baixa porosidade, baixo custo de instalação.

Desvantagens: Custo elevado; pode lascar nas extremidades ou durante o transporte e assentamento;  piso “frio”; não suporta tráfego de veículos e é  vulnerável à abrasão superficial quando esmaltado.

84 COMENTÁRIOS

  1. Meu piso e um porcelanato tipo madeira mas brilho,so quero joga um grafite no destaque e o tento emneve e as paredes gelo s o acha.

  2. Oi, Simone!
    Bege é uma cor neutra, combina com quase tudo. Eu só sugiro que escolha os 2 juntos, para ter certeza que gostará da combinação, ok ?
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Mary,
    É possível, mas vc tem que ver se vai gostar da combinação de cores do piso, rodapé e tabeira. E tem que ver a questão do nível da sala…Para manter, o ideal é que a altura continua a mesma atual.
    bjo
    Rosana

  4. Olá Rosana, pretendo trocar o piso de minha casa (salas e corredor) que é em ardósia com tabeira de 20cm em ipê e rodapé também em madeira, por porcelanato polido 80×80, em tons de bege. É possível manter a tabeira e o rodapé em madeira? Ficaria uma boa combinação?
    Agradeceria muitíssimo sua resposta,

  5. Oi, Carina!
    Entendo que esta tabeira será no mesmo material, certo? Se vai usar laminado ou vinílico é bom bom se informar com o instalador se isso será possível, pois não é usual e, ao menos com laminado, imagino que podem haver problemas devido à dilatação do material. Caso seja, sugiro ou o mesmo tom ou um tom similar (mais claro ou mais escuro) que o usado no piso e que harmonize com ele.
    abs
    Rosana

  6. Estou construíndo e gostaria de colocar piso imitando madeira na sala, corredor e quartos, e queria colocar tabeira em volta, que cor VC me indicaria de tabeira, já que tem que ser uma que combine com a cor marrom e rústica da madeira?

  7. Oi, Eva,
    É uma pena que queira tirar a tábua corrida. É um material para toda vida, cada vez mais caro e muito sofisticado. Eu, sinceramente, retiraria, acertaria o contrapiso e colocaria novamente. Há formas de fazer isso. Mas se realmente deseja mudar para porcenalato, eu sugiro que vc teste deixar a madeira exatamente como está, pois fica muito bonito o piso em porcelanato e a escada em madeira natural (além de ser um dos melhores pisos para escada)
    bjo
    Rosana

  8. olá,

    Estamos reformando um apartamento. Vamos retirar o assoalho de tábua corrida pois não foi feito um bom contrapiso e a madeira está toda solta. Elegemos o porcelanato para a casa toda. Minha duvida é o que usar para revestir a escada (o ap é duplex). Ficaria estranho manter o revestimento de madeira da escada e pinta-lo de branco ou fazer patina? a escada tem apenas o rodapé e o pisante em madeira.
    Estamos reformando com orçamento mega apertado.

    grata.

  9. Oi, Rachel,
    Olha, revestir a parede sem resolver o problema da umidade pode segurar por um tempo, mas não é uma solução eterna. Vc disse que a parede já foi impermeabilizada, mas se o impermeabilizante foi passado sem retirar todo o revestimento da parede, isso não adianta. Tem q tirar tudo, até o tijolo, esperar uns dias (melhor dias quentes) e colocar produtos impermeabilizantes específicos para este problema. Depois fazer todos os revestimentos novamente.
    bjo
    Rosana

  10. Ola, gostaria de Una ajuda, tenho um quarto em casa com problemas de umidade, a parede ja foi hipermeabilizada, mas nao resolve o problema, sempre fica com mofo, gostaria de saber de poderia resolver o problema com revestimento, como so ocorre na base da parede, o revestimento seria em memos da metade da parede. Acha que e uma solucao Para o problema?

  11. Oi, Eduardo!
    Desde que o resultado final fique bem e não “polua” o ambiente com muita cor (use tonalidades um pouco diferentes de uma mesma cor, por exemplo), não há qquer problema
    abs
    Rosana

  12. Olá Rosana, gostaria de uma dica. Estamos reformando a casa e vamos coloca revestimento de porcelanato na área, gostaria de saber se podemos colocar revestimentos de cores diferentes tipo um mais claro com detalhes de outro mais escuro, ou vice-versa.

    desde ja agradeço, abraço!

  13. Oi, Iene,
    Tanto cerâmica qto porcelanato existem em versões antiderrapantes e específicas para banheiros. Procure uma boa loja e peça exatamente o que deseja:Piso antiderrapante para áreas molhadas, ok?
    bj
    Rosana

  14. olá, eu estou querendo reforma meu banheiro ,tenho 2 filhos e a minha preocupação e sobre o tipo de piso ,ser o porcelanato serve ou escolho a cerâmica antiderrapante desde ja agradeço !!!

  15. Oi, Marcos,
    Vc deve escolher de acordo com as especificações. Compre porcelanato específico para área externa e use argamassa específica para fachada tbém. Uma sugestão é porcelanato imitando madeira
    Tenha preocupação em contratar pessoal com experiência e comprar o melhor material possível. É um alto investimento que deve durar anos e além disso, tem que ser seguro. Não esqueça que é necessário manutenção ao menos anual para ter certeza que não ocorrerão acidentes.
    abs
    rosana

  16. Olá Bom Dia,
    Gostaria de saber se o porcelanato´pode ser usado na fachada de mercantil, com bastante exposição a sol e chuva!! O porcelanato passa uma mensagem muito boa de modernidade e higiêne, já que o porcelanato esmaltado tem essas características!!

    Agradeço demais se puder dar sua opinião. Grande Abraço, Marcos Rios ….

  17. Oi, Denise,
    Casa de praia tem areia. E areia risca cerâmica. Para evitar isso, escolha cerâmicas com coeficiente de atrito alto,pisos não esmaltados com espessura plena (não aqueles fininhos) se quiser usar esmaltado use com dureza Mohs mair que 8 (pois a dureza da areia é 7). Porcelanato não deve ser polido pois pode riscar com areia e escorregar com água. Prefira cerâmicas antiderrapantes.
    bjo
    Rosana

  18. Ola…td bom?
    estamos planejando construir uma casa estilo moderna, aberta(sala,sala de jantar e cozinha)de 2 pavimentos, na praia. Gostaria de saber a sua opiniao sobre o tipo de revestimento a ser colocado. vc acha que o porcelanato eh uma boa ideia para a parte de baixo da casa…e na parte de cima(quartos e banheiro) o que vc sugere? Agradeco de coracao. Amo o seu site…obrigado!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui