Com a tendência  de integração dos ambientes que pouco tempo atrás eram separados por paredes (e a área cada vez menor dos imóveis), temos  a necessidade de dividir áreas com funcionalidades diferentes em um mesmo ambiente. Selecionei algumas idéias para fazer isso de uma forma bonita e prática. Vamos ver?

Decoração - Dividindo ambientes 1

Uma maneira inteligente de usar o espaço: A divisória é ao mesmo tempo, cabeceira e estante

Decoração - Dividindo ambientes 2

  A estante, com estrutura super discreta, separa o hall que também é uma área de leitura, do próximo ambiente.

Decoração - Dividindo ambientes 3

Um biombo (ainda mais lindo como este) é um elemento que divide, embeleza e aumenta a privacidade com muita classe:

Decoração - Dividindo ambientes 4

Detalhe de uma divisória que faz as vezes de armário e encosto do banco da mesa de jantar;

Decoração - Dividindo ambientes 5

Solução charmosa e inteligente para a cozinha aberta de frente para a entrada, a parede funciona como hall de um lado e faz parte da cozinha do outro, com a bancada a atravessando.

Decoração - Dividindo ambientes 6

Para quem quer ter a possibilidade de esconder a cozinha, a parede que na parte inferior possui nichos, na superior permite abertura (passa pratos) que pode ser toda fechada.

Decoração - Dividindo ambientes 7

Divisórias em madeira ripada permite que a ventilação e iluminação não sejam prejudicadas.

Decoração - Dividindo ambientes 8

Partes estruturais das paredes que não podem ser demolidas e também a mudança de revestimentos (veja o piso) dividem os ambientes mantendo a circulação aberta entre eles.

Decoração - Dividindo ambientes 9

Balcões entre cozinha e jantar ou estar não são mais novidade, mas aqui o diferencial é que a lateral foi usada como um pequeno armário. Tendo espaço, é uma ótima ideia!

Fotos dos sites e blogs: apartmenttherapy, designdump, designHoleonline, casaabril, casaejardim, houzz e inspiringinteriors

24 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Survania,
    O que vc precisa é de um projeto, mas infelizmente não estou aceitando novos projetos agora, por problemas pessoais.
    Sorry
    bjo
    Ro

  2. TENHO 6 FILHAS MULHER E 3 HOMENS PODIA MI AJUDAR A ARRUMAR O QUARTO DELES E DELAS
    TENHO UMA COM 13 ANOS ELA QUER TER O QUARTO SÓ COMO POSSO FAZER UM QUARTO BEM LINDO PARA MINHA ADOLESCENTE

  3. Oi, Renata,
    visitei seu blog e gostei de várias telas, Parabéns!
    Fica a dica para o pessoal e vou ver com mais tempo o seu trabalho e comento lá, ok ?
    Obrigada
    bjos
    Rosana

  4. Olá Rosana, vi q vc atende a pequenas duvida de decoração…e oq vc acharia de ter uma “pequena fonte contribuidora de um objeto mto interessante de decoração”???…kkkkk…brincadeirinha….amei suas dica e seu estilo…eu pinto telas e amo arte e decoração, por isso acabei encontrando vc na net, acabei de deixar meu emprego para me dedicar totalmente a minha paixão de pintar que venho deixando de lado ha anos, criei um blog para divulgar meu trabalho tbm fora de minha cidade e quem sabe naum é???!!! se vc gostar do meu trabalho a brincadeirinha possa virar verdade e o sonho de conquistar novos horizontes com o meu trabalho possa virar realidade…gostaria mto q vc me fizesse uma visita…martinelas.blogspot.com, toda dica e comentario serão mto bem vindos Rosana, espero q goste… abraços de sua mais nova amiga Renata Martinez

  5. Oi, Maria,
    Depende da abertura e se vc pode fazer a abertura. Sugiro que procure um arquiteto que vá ao local e lhe diga onde e como é melhor fazer esta abertura.
    bjos
    rosana

  6. Oi, Kamila,
    Se vc se incomoda com o barulho da tv ao jantar e não tem o hábito de ver tv no jantar, sugiro que faça o ambiente de jantar no outro comodo.
    abs
    ROsana

  7. Olá Rosane!

    Comprei um apartamento de 50m quadrados. Ele é simples com 1 banheiro, 2 quartos, sala, cozinha e lavanderia. Tirei a parede da cozinha e ficou um único ambiente.
    Gostaria de sugestão de decoração para todos os ambientes.
    Beijo,
    Sandra

  8. Minha sala de estar e a sala de jantar é dividida por uma parede fechada , gostaria de fazer uma abertura na parede, ficaria legal ?

  9. Oi queria saber se posso fazer sala de estar com sala de tv, mas é um comodo de 7m por 3m, tenho q fazer uma divisao pra abafar o som e vai ter uma escada no canto ai quero aproveitar por baixo dela e colocar a tv, quero saber se vai ficar legal ou eu faço a sala de jantar e no outro comodo individual eu faço a sala de tv, espero a resposta no meu email obrigado !

  10. Olá Rosanafe, primeiro gostaria de dizer que adorei as dicas de divisórias de ambientes!!!
    Tenho uma ático que quero usar para um home theater e espaço fitness, como eu consigo integrar dois ambientes tão distintos de maneira harmônica?

    Bjsss,

    Fer.

  11. Oi, Anita,
    Depende do que vc deseja ou precisa. A sala é só de estar? ou estar e jantar ? Se for só de estar seria interessante um ambiente para conversação e outro para ver tv, por exemplo. Se a porta não é usada, ela não pode ser fechada, mesmo que só por dentro ?
    abs
    Rosana

  12. Como decorar uma sala quadrada de 4 x 4 metros?
    Dois ambientes ou móveis grandes?
    O problema é que existe uma porta de entrada (que não é usada) e ao lado dela, o vão de entrada do corredor para a sala.
    A porta e o vão de entrada para a sala estão de frente para a janela.

  13. Oi, Ndantas!
    A espessura (profundidade do móvel, certo?) mínima que já vi, de móvel pronto, foi de 25cm, mas o que posso lhe dizer é que a mínima é aquela que permite que vc coloque com folga, para fiação e tomadas, todos os equipamentos ou objetos que pretenda manter, se for o caso.
    abs
    ROsana

  14. OI, ROBERTHA,
    Olha, eu ADORO cinza e amarelo! É sofisticado, alegre, pode ser usado em espaços pequenos (é só controlar o amarelo e deixar o cinza mais claro). Fica sempre lindo.
    Obrigada!
    bjos
    RO

  15. Rosana, conheço o blog há muito pouco tempo, e estou adorando!

    Hoje, por acaso, vi dois ambientes (um é o primeiro desta matéria – o outro está naquela sobre espelhos), e ambos trazem cinza e amareloi. A combinação me conquistou! Já estou pensando em que cômodo vou aplicá-la!

    Parabéns pelo trabalho!

  16. Olá! Passei para lhe dizer que adorei estes ambientes acima! Lindos! E para dizer que vi na revista Casa Claudia sobre seu blog. Tá chique, heim! Gostei de ver! Parabéns! Tenho seu endereço nos meus “Favoritos”.
    bjs: Carol Carneiro

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui