Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, vou falar agora das combinações contrastantes. Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores contrastantes é aquele que usa uma cor e a sua complementar e que faz com que, nesta combinação, as 2 cores fiquem mais enfatizadas e vívidas. Alguns exemplos são: Vermelho + Verde , Azul + Laranja, Amarelo + Violeta.

Por serem tão contrastantes, são muito usados em quartos de crianças (não bebês!) e adolescentes, mas devem ser usadas com cuidado, principalmente em ambientes pequenos.Podemos usar muito branco ou cores neutras  para compensar a força do contraste ou colocar somente um item pequeno contrastante, como as luminárias da 1a e 3a foto a seguir.

Combinando cores - Contrastantes - Banheiro em verde

Combinando cores - Contrastantes 1

Combinando cores - Contrastantes 2

Além disso, outro cuidado que tomamos é usar uma das 2 cores atenuada, mais fraca. Outra possibilidade, para diminuir a força do contraste entre estas cores é, trocar uma das cores por uma cor que esteja ao lado dela no círculo cromático: Ao invés de usar Vermelho e Verde, usar Laranja e Verde ou Vermelho e Verde Azulado.

nurserynotationscriança10

Combinando cores - Contrastantes 3

Ao invés de usar Azul e Laranja , usar Azul e Amarelo ou Laranja e Lilás.

Combinando cores - Contrastantes 4

Combinando cores - Contrastantes 5

Ao invés de usar Amarelo e Violeta  , usar Amarelo e Lilás ou Violeta e Verde Claro.

Combinando cores - Contrastantes 6

Combinando cores - Contrastantes 7

Perceba que às vezes um detalhe, (como a cadeira amarela , os limões e as flores nas fotos acima), devido à característica das cores contrastantes, se tornam elementos muito importantes.

VEJA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES HARMÔNICAS

Dos blogs e sites: TheDecorista, thelennnoxx, Arhdeco, bliss, casaabril, nurserynotations, achados de decoração e room remix

129 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Valquíria,
    bege claro, preto e vermelho ficam bem. Mas eu sugiro trocar o preto por cinza, para ficar mais leve, já que os móveis tbém são pretos.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Jèssica,
    Vc pode mudar a parede para um bege claro, puxando para o dourado, sabe? vai combinar com as cores que vc tem na sala e ficar mais claro. O espelho ajuda sim, mas escolha uma parede que reflita uma área bonita (se for uma janela com uma boa vista, ótimo). Se não, não reflita áreas escuras ou “bagunçadas” e tbém não coloque espelho de frente para lugares onde as pessoas vão sentar, diretamente de frente para o rosto delas (vemos muito isso em mesa de jantar mas não é legal comer se vendo, né? ) Se quiser fazer isso, coloque o espelho só acima da altura do rosto das pessoas. Se a sala for estreita e comprida, coloque o espelho em uma das paredes mas compridas, de forma que ela pareça mais larga. Se ela for mais ou menos quadrada, escolha a parede que reflita a melhor vista.
    bjo
    Rosana

  3. OI, Jéssica,
    Nas cortinas use uma cor similar à cor das paredes (perola) e o tapete pode ser cru ou marrom médio.
    bjo
    Rosana

  4. Boa Tarde
    Minha sala é pequena (jantar + estar), e os móveis (mesa (tabaco com as almofadas brancas de couro, rack e adega) são tabaco com branco… O sofá é de couro preto. Que cor posso pintar as paredes? Gostaria de fazer dois tons. Se pintar a perde menor de preto, e as outras de branco neve, ficaria bom? Qual a indicação?
    Obrigada

  5. oi, Lázara,
    Vc pode acrescentar às cortinas blackout que possar ser recolhido quando quiser mais luz, ou fazer outras com tecidos que protejem do sol (hoje já existem cortinas e tecidos que fazem isso). Pode colocar romanas com tecido blackout e cortinas mais leves à frente, de forma que possa controlar a luz…
    Todas as cores que vc possui são neutras ou praticamente neutras. Vc pode manter o marrom escuro ou médio no sofá e acrescentar objetos, almofadas, etc em tons de azul, bege e cinza médio, por exemplo. além de branco e preto.
    bjo
    Rosana

  6. Estou montando um salão de beleza e pensei em paredes bege bem claro (não sei se seria essa a cor ou é areia ou creme),com detalhes em preto e vermelho(o vermelho seria só uma lista grossa atras do balcão de atendimento)não sei se essas cores combinam conforme o Feng Shui), os móveis são pretos. Ainda não fiz o balcão de atendimento,pensei em fazer bege com negativas em preto.O ambiente não é muito grande.Na parede dos fundos uma parede bege com um adesivo de rosto em linhas pretas. Gostaria de uma orientação.Obrigada.

  7. Olá, estou querendo mudar a parede da minha sala, os sofás são de couro marrom escuro, e com sala de jantar junto, pois moro em um apt… a mesa é na cor tabaco, tenho um quadro de flores vermelhas/vinho/creme e uso almofadas na cor vinho/bege, minha cortina é marrom/bege . No momento minha parede é tipo um rosa puxado pro marrom bem clarinho, mas como meu apt é muito pequeno queria colocar uma cor que deixasse ele maior e mais claro. Ah! e um detalhe: uso piso laminado tipo um capucino/rustico . E também se caso eu quiser colocar um espelho em uma parede toda ajudaria parecer maior???

    aguardo resposta!!!

  8. Boa tarde!!

    Pintei minha sala recentemente, nas cores vermelha cereja (parede maior) e perola nas demais, comprei um sofa cor café de korino, e preteno colocar uma rake baixa escura também, gostaria de saber qual cor utilizar no tapete e nas cortinas para qe o ambiente nao fique carregado,

    Grata,

  9. gostaria de uma sugestão, minha sala esta pintada de cor clara com uma parede grafiato de marron a sanca marrom escuro e branco e creme.Gostaria de saber que cor sofa e cortinas usar e que tipo de cortina porque tem muita claridade,enfim que posso estar usando tapetes almofadas,minha rack e tom imbuia com preto e tenho junto a salabanquetas giratoia preta junto com um balcao americano.Aguardo resposta obrigado.

  10. Oi, Fernanda,
    Como est[a tudo bege/marrom, estas sáo cores neutras. Logo, vc tem uma boa base para colocar cores vivas, alegres e ao seu gosto nos objetos. Escolha 3 cores que vc goste e que combinem entre si e pronto: Use somente elas (pode variar os tons, mas sempre as 3 cores escolhidas) em tecidos lisos, listrados, estampados… Por exemplo: azul, vermelho e laranja (fica alegre e jovial); um azul claro leve, um azul escuro mais forte, um amarelo ouro velho e um marrom médio para escuro (fica mais sério e clássico). Enfim, vc tem uma “tela em branco”. É só acrescentar pontos de cor de acordo com o seu gosto e intenção.
    Para a parede sugiro que use um tom mais escuro do pr’prio marfim. Assim vc terá mais liberdade na escolha das cores dos objetos
    bjo
    Ro

  11. Minha sala está toda com o mesmo tom persiana bege mais escura o sofá da mesma cor sendo que as almofadas de encosto tem listras com tons de morrom e as paredes em marfim que cor posso usar para dar mais vida usando uma das parades, almofadas e puffs?

  12. Oi, Cleo,
    cinza, tabaco, branco – são cores neutras. Sugiro que vc pinte as paredes com um off white tendendo para o areia e uma das paredes com um tom mais escuro deste mesmo areia e coloque objetos coloridos (de preferência em cores claras, devido ao tabaco. Escolha 2 ou 3 cores que vc goste e use nos objetos somente elas. Sugestões: Azul bic ou turquesa, marrom médio, amarelo ouro; verde oliva, marrom médio, laranja.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, boa tarde!
    Me ajudem por favor!!!!
    Minha sala é pequena com sofá cinza claro, rack (tabaco com branco – modelo: rack orlando) e um aparador também na cor tabaco (tampo de vidro).
    Estou necessitando urgentemente de ajuda, pois quero pinta a sala, colocar uma textura talvez.Mas não sei que cor combinaria. Por favor ajudem-me.
    Ah, na janela da sala uso uma persiana cinza um pouco mais escuro.
    Agradeço

  14. Oi, Alessandra,
    Almofadas coloridas ficariam bem sim. Sugiro que sejam em vermelho e bege ou marrom claro. Outras opções: Amarelo tipo ouro velho (dourado) e vermelho; verde,bege e vermelho.
    bjo
    Rosana

  15. Oi,
    Preciso de uma ajudinha…Minha sala de estar e jantar são juntas, na sala de jantar tem uma parede com textura na cor vermelha (escura), as outras paredes são pintadas de branco o meu sofa é marrom bem escuro gostaria de saber se almofadas coloridas ficariam bem nele é quais cores posso combinar?

    Obrigada.

  16. Oi, Larissa,
    Para usar vermelho e azul juntos vc deve colocar muito branco e outras cores neutras (como cinza ou bege claros) no restante do ambiente. Não use outras cores fortes.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui