Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, vou falar agora das combinações contrastantes. Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores contrastantes é aquele que usa uma cor e a sua complementar e que faz com que, nesta combinação, as 2 cores fiquem mais enfatizadas e vívidas. Alguns exemplos são: Vermelho + Verde , Azul + Laranja, Amarelo + Violeta.

Por serem tão contrastantes, são muito usados em quartos de crianças (não bebês!) e adolescentes, mas devem ser usadas com cuidado, principalmente em ambientes pequenos.Podemos usar muito branco ou cores neutras  para compensar a força do contraste ou colocar somente um item pequeno contrastante, como as luminárias da 1a e 3a foto a seguir.

Combinando cores - Contrastantes - Banheiro em verde

Combinando cores - Contrastantes 1

Combinando cores - Contrastantes 2

Além disso, outro cuidado que tomamos é usar uma das 2 cores atenuada, mais fraca. Outra possibilidade, para diminuir a força do contraste entre estas cores é, trocar uma das cores por uma cor que esteja ao lado dela no círculo cromático: Ao invés de usar Vermelho e Verde, usar Laranja e Verde ou Vermelho e Verde Azulado.

nurserynotationscriança10

Combinando cores - Contrastantes 3

Ao invés de usar Azul e Laranja , usar Azul e Amarelo ou Laranja e Lilás.

Combinando cores - Contrastantes 4

Combinando cores - Contrastantes 5

Ao invés de usar Amarelo e Violeta  , usar Amarelo e Lilás ou Violeta e Verde Claro.

Combinando cores - Contrastantes 6

Combinando cores - Contrastantes 7

Perceba que às vezes um detalhe, (como a cadeira amarela , os limões e as flores nas fotos acima), devido à característica das cores contrastantes, se tornam elementos muito importantes.

VEJA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES HARMÔNICAS

Dos blogs e sites: TheDecorista, thelennnoxx, Arhdeco, bliss, casaabril, nurserynotations, achados de decoração e room remix

129 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Anelise,
    Azul e cinza funcionam muito bem. Sugiro um cinza médio, nem tão claro que seja difícil de manter limpo, nem tão escuro que pese no ambiente.
    bjo
    Rosana

  2. minhas paredes são na cor palha vou estofar o sofá de cinza e colocar almofadas em tom de azuis. Meu rack é preto e branco . Não sei em que tom estofo o sofá(cinza mais claro ou esscuro) e em que tom de azul as almofadas. E estava pensando pintar uma parede de azul , será que fica bom. preciso de ajudaaa

  3. OI, Meire!
    Não compreendi a pergunta. Que acabamento? De qquer forma, a cor erva doce fica bem com cinza, azul. madeira clara, bege tendendo para o marrom, marrom – o chocolate combina muito bem…
    Enfim, há muitas opções.
    bjo
    Rosana

  4. OI, Layana,
    O terracota fica bem com o verde limão, mas vai escurecer e “fechar” mais que o branco. Eu sugiro que vc coloque o branco e acrescente objetos na varanda em tom terracota.
    bjo
    Rosana

  5. Ola querida!
    Me ajude por favor kkk
    moro emcima da casa dos meus pais , eles pintaram a varanda de verde limão e o murrinho da minha varanda também, sendo que voy pintar uma parede e meu corredor de terracota, ficaria ruin se eu pintasse por dentro da varanda de terracota e so deixasse o murrinho por fora de verde limao? Ou devo optar pela varanda toda branca? Me ajudee! Desde ja agradecida beijos

  6. Oi, Silvia,
    Eu sugiro que use cores neutras em sua maioria (bege, marrons claros, branco). E detalhes pequenos em cores vivas como vermelho ou laranja ou azul médio.
    bjo
    Rosana

  7. Olá, gostaria de uma sugestão para o meu quarto. Já fiz a pintura que é texturizada o teto é marromescuro e a parede onde a cama ficará encostada também. O resto do quarto é texturizado em verde menta claro. Gostaria que me ajudassem com a cor que eu poderia usar para fazer a decoração. Estou com muitas dúvidas sobre isso, se puderem me ajudar ficarei muito grata. Um abraço, Silvia

  8. Oi, Nazare
    Se vc está achando bacana, está tudo certo. Se quer dar uma equilibrada nas cores dos 2 ambientes, use em objetos, almofadas, etc, as cores de um no outro, entende? Não precisa ser a mesma cor, por exemplo: Um centro de mesa em lilás – combinando com o roxo escuro do sofa…almofadas no sofá em bege e azul..etc.
    Qto ao aparador, usar a madeira mel da sala de jantar é o mais fácil de dar certo. Se quiser, pode tbém pensar em mel e preto, para combinar com os detalhes em preto do home. Mas não é obrigatório e tem que ver se o ambiente todo não vai ficar com excesso de cores escuras.
    beijo
    Ro
    rosana

  9. BOA TARDE,PRECISO DE SUA AJUDA.
    NO MEU APT. O PISO É TON PARECIDO COM MEL,TEM SALA DE DOIS AMBIENTES,NA SALA DE JANTAR COLOQUEI MESA DE VIDRO COM PÉS DE COR MEL,CADEIRAS REVESTIDAS DE TECIDO CLARO(BEGE),E PES DE COR MEL.
    O HOME THEATER RESOLVIR ARRISCAR OUTRA COR,FIZ ASSIM: PAÍINEL NA PAREDE TODA COM MADEIRA LEVEMENTE ESCURA E UMA PÇ DE 70CM NO MEIO DE COR PRETA(ONDE FICA A TV),O RACK E TODO DE MADEIRA LEVEMENTE ESCURA COM FRENTE DE GAVETAS PRETA. O SOFÁ É ROXO ESCURO,AS ALMOFADAS SÃO CRU ,O TAPETE É CRU….A CORTINA É BRANCA..ESSES DOIS AMBIENTES PRECISAM SER NA MESMA TONALALIDADE,PEQUI MUITO??? AGORA NÃO SEÍ QUE COR FAÇO O APARADOR??
    OBRIGADA
    NAZARÉ

  10. Fernando,
    Eu sinto falta de contraste, mesmo que seja em detalhes, objetos, enfim, de cores vivas e/ou claras para contrastar e dar mais interesse aos móveis escuros. As fotos estão de frente para a janela, então não dá para ver detalhes direito, fica tudo escuro. De qquer forma, a estampa do sofá me parece melhor que um sofá vinho nesta sala, exatamente por ser clara.
    Abs
    Rosana

  11. Bom dia. Muito obrigado por sua resposta. Mas tenho novidades…meu sofá vinho saiu e no lugar dele entrou meu conjunto de sofá e cadeiras estilo Luís XVI que chegou da reforma. Ele também é feito de madeira escura, só que o forramento é de um tom de bege, um pouco mais, digamos assim, vívido que o chão areia. Neste forro, existem delicadas e pequenas flores azuis claras, relembrando o estilo de forramento da época. O restante da decoração é a mesma, inclusive a cor das paredes. Gostaria que você avaliasse as fotos de meu conjunto, no link de meu Face, que envio, me enviando mais comentários. Desde já, agradeço. Cordial abraço,

    Fernando Luiz Kilesse Salgado
    Bacharel em Biologia Animal (UFRRJ)
    Mestre em Zoologia (MN/UFRJ)
    Técnico de Coleções Científicas (Bolsista DTI-CNPq)

  12. Oi, Fernando,
    Se vc manteve as cores das paredes, acredito que estes tons ficarão bem sim – afinal se assemelham ao marrom que vcs gostavam. E não vão deixar de combinar com o piso areia.
    Se desejar estampas nos tapetes, escolha tons diferentes do bege, com mais área escuras que claras.
    abs e obrigada!
    Rosana

  13. Bom dia amigos. Sempre gostei de salas de estar em tons mais escuros. Aqui, antigamente, um carpete marrom cobria todo o chão da sala e as paredes eram rosa (2) e uma vinho. Além disso, existe uma grande parede de vidro, com grades creme clarinhas. Os móveis são de madeira avermelhada e o sofá é vinho. Acontece que resolvemos tirar os carpetes e colocamos piso areia, bem claro na sala e na hora percebemos que está faltando algo para ligar os móveis avermelhados, e pesados, ao piso. Pensei em colocar embaixo do sofá e da mesa de jantar (8 lugares), que tenho na sala, tapetes mais pesados, felpudos, creme escuro e colocar cobrindo a grande vidraça, cortinas ou creme escuro ou em tom de ouro velho, pra harmonizar, tanto com a cor dos móveis, quanto com a parede vinho. Tenho muito objetos decorativos em tons de dourado, além de um lustre pesado, de bronze. Que vocês acham das cores que escolhi para tapetes e cortinas? Abraços.

  14. Oi, Janaina,
    Eu acho que palha ou cinza bem clarinho quase branco é melhor que branco na combinação com o vermelho. Caso escolha o palha vc poderia escolher um cinza médio para o sofá, uma boa cor que suja pouco e fica super bem com o vermelho. Neste caso, sugiro que a madeira não seja escura. Escolha de média para clara.
    Após escolher e comprar o sofá pense se desejará ou não trocar o forro da mesa. Vai ficar mais fácil resolver.
    bjo
    Rosana

  15. Oi Rosana!

    Estou numa dúvida quanto a decoração da sala. Tenho uma parede em vermelho bem forte e muito bonito. Tds elogiaram a cor. As demais paredes estão na cor branca, mas gostaria de mudá-la para o palha e comprar um sofá. Porém, estou na dúvida na cor desta sofá, pois tenho um rack de madeira e uma mesa estilo octogonal de madeira com forro verde (que penso em trocar?). Pensei num sofá de madeira, o que acha? E que cor devo escolher do acento?

    Obrigada

  16. Oi, Daiana,
    Provavelmente estas cores combinam bem! Acho que vc pode escolher cortinas usando a cor areia dos detalhes do sofá ou bege claro.
    bjo
    rosana

  17. Boa tarde!!!
    Tudo bem?
    Amei seu site!

    Gostaria de sua ajuda: Estou precisando arrumar amonia na minha sala, as paredes estão em tom de azul clarinho meio puxado para o cinza, meu sofá é marron, tem uma uma listras finas em tons de areia e preto nas amofadas e meu rack é cinza com preto. Tenho um tapete morrom um tom mais claro que o sofa com detalhes em cor areia. Quero colocar um cortina que combine e os objetos não sei que cor posso combinar, tenho alguns portas em branco. Muito obrigada pela ajuda!!!!!!!!!

  18. Oi, Fernanda,
    sugiro ao invés do preto, que vc use cinza. É mais claro, menos pesado, vai combinar com tudo e vc já tem muitas coisas escuras.Além disso, com as outras paredes em branco, o contraste fica mais fraco, mais suave.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui