Já tivemos todos aqueles posts sobre CORES NA DECORAÇÂO, lembram?  Pois então, agora vou mostrar e comentar exemplos do uso das cores nos ambientes, começando com  – Combinando cores – Neutros.

Acredito que isso pode lhe ajudar a decidir afinal de que cor pintar as paredes de sua casa, qual a melhor cor do tapete, estas dúvidas terríveis… Vamos lá?

Combinando cores – Neutros

Muito usada quando se deseja um ambiente tranquilo, clássico, mais sério e formal, ou quando deseja liberdade para usar e trocar as cores de detalhes na decoração e quando não está seguro(a) para usar cores mais fortes, a combinação de neutros é um clássico na decoração.

As cores neutras são o preto, o branco, o cinza puro, que é a mistura de preto e branco. Mas também são considerados neutros os off-whites, os beges, muitos marrons e muitas madeiras.

Na verdade, podemos considerar que a quantidade de cores ditas neutras é enorme.

Deve-se ter cuidado para que o ambiente não fique “sem graça”, enfatizando as texturas, as formas, acrescentando elementos de interesse, etc., já que a cor, neste caso, é como o “fundo” de uma tela: Serve de base para outros elementos brilharem.

Mas tem sua importância (já imaginou um quadro de uma paisagem sem os elementos de fundo?)

Combinando cores - Neutros - sala em tons neutros
Foto: Casa tres chic

Nesta sala todas as cores são consideradas neutras. No entanto, perceba a variedade de texturas em todos os elementos e que chamam atenção, além de embelezar o ambiente! A rusticidade do tapete, o trançado da cadeira, a leveza das cortinas, a estampa na almofada, o toque envelhecido do vaso ao lado do sofá, tudo chama a atenção!

Outro ponto a considerar é a importância da estampa do tapete que traz o necessário contraste que os ambientes neutros precisam.

E neste outro exemplo:

quarto em tons neutros - madeira clara
Foto: CensationalStyle

O único elemento que tem alguma cor não neutra é o tapete, mas veja quanta coisa para ver: O formato da cama, as mantas, o cesto, o verde das plantas, os pés do abajur, a bolserie na parede! A gente quase se pergunta prá que colocar cor nesse ambiente, não é mesmo?

sala de jantar com escada e parede de pedra
Foto: Casaabril

Novamente, os pontos de cor são poucos, mas a escada e a parede em pedra chamam toda a atenção necessária. Note o uso do vidro em contraste com a rusticidade da pedra. Variar o material dos elementos também cria pontos de interesse. O piso em madeira mais escura permite que a mesa seja muito valorizada.

É claro que sempre temos que dar valor à texturas e contrastes, mas quando não há cores que não sejam neutras no ambiente essa atenção deve ser redobrada.

quarto em tons neutros com papel de parede
Foto: Desire to inspire

Este quarto é uma delicadeza tão cheia de detalhes que quase não notamos que tem praticamente só cinza e branco, cores neutras e que poderiam torna-lo sem vida.

Mas o belo, discreto e simples papel de parede, a cabeceira da cama com as “tachinhas”, a mesa em metal e a textura da roupa de cama, além do detalhe do desenho, o transformam em uma fonte de interesse que a gente não sabe nem para onde olhar.

É essa a beleza e o desafio de decorar usando somente cores neutras.

Então, sintetizando: Para criar um belo ambiente usando somente cores neutras, pense em:

a) Qual será o elemento (ou elementos) enfatizados no ambiente

b) Como combinar os neutros de forma que não sejam um ” fundo em branco”, sem volume ou profundidade.

c) Usar contrastes: claro/escuro, de texturas e de materiais

LEIA SOBRE COMBINAÇÃO DE CORES CONTRASTANTES

232 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Tamires,
    Você pode escolher entre muitas cores pois todas estas são neutras, mas eu sugiro cinza bem claro ou bege tendendo para o marrom bem claro.
    bjo
    Rosana

  2. Rosana minha sala tem cerâmica marrom escuro meu sofá e vermelho ,qual cor devo comprar minha rack ,gosto de ambientes clean , e a parede qual cor devo pintar.

  3. Bom dia!
    Estou em reforma de uma casa na praia, o revestimento do chão é todo em porcelanato bianco, quero sugestao para pintar a as paredes e destacar as molduras em gesso…pode me ajusar?

  4. Olá! Minha sala é branca. Meu sofá é amarelo gema, minha home é branca com amarelo gema.Qual cor de cortina e tecido posso usar?Teria uma cor para que possa destacar uma das paredes? Anciãos a pela resposta.Bjs obrigado!!

  5. Oi, Sabrina,
    Como vc disse, já há uma sala de cores. Felizmente elas são neutras, menos o verde água. O que sugiro é que use cores neutras (madeira clara, branco, cinza, preto branco, bege) nos grandes elementos – sofá, cortinas, tapete e móveis – e acrescente cores que combinem com o verde (azul, vermelho – em pouca quantidade, marrom, por exemplo) e mais tons de verde e dos neutros nos detalhes – almofadas, objetos, etc.
    Minha sugestão específica seria cortinas em bege ou marrom, tapetes em prata, sofá em preto ou cinza escuro, móveis em madeira clara.
    bjo
    Rosana

  6. Olá!
    comprei um painel cinza e preto e tenho um guarda roupa cinza e tabaco eu queria pintar a parte onde eu vou colocar o painel qual cor seria ideal pintar?

  7. Oi, Schirley,
    Eu acho que textura já é uma coisa que chama atenção por si só e fica muito mais elegante quando não tem cores fortes. Por isso, sugiro que a área onde haja a textura tenha a mesma cor das demais paredes, só que um pouco mais clara que elas.
    bjo
    Rosana

  8. Oi, Karine!
    Com estes elementos em cor escura, eu sugiro que suas paredes sejam claras, ainda mais com a cozinha pequena e tipo americana.Um offwhite acinzentado bem clarinho e tendendo para o verde ou areia, bege, etc. pode ficar legal, mas tbém depende da cor dos armários. Se forem brancos, funciona bem.
    bjo
    Rosana

  9. Olá Rosana! Estou fom bastante dúvidas…Estou no momento de aluguel o que me impede de fazer reformas! Tenho no momento na sala um piso estampado cinza e preto, paredes bege clarinho e uma verde água, teto forro de madeira e preciso adequar cortinas, tapete e móveis nessa salada de cores!!! Me ajude!!!

  10. Olá boa tarde! Estou precisando muito da sua ajuda,Estou reformando minha sala e eu tenho um sofa vermelho só que eu pintei as paredes de marrom claro, e a sala tem uma textura e é a cor da textura que ta mim pegando não sei que cor pintar essa cor de textura para combinar com o marrom colarinho…aguardo resposta,muito obrigada parabéns pelo site.

  11. Oi Rosana,
    Nossa adorei suas dicas vão me ajudar bastante estou com a casa em reforma..
    Mas estou com uma dúvida enorme é o seguinte: o piso da minha cozinha é um porcelanato com a cor parecida com uma pedra ardósia verde, as bancadas são no granito preto São Gabriel agora a grande dúvida que cor e qual tipo de revestimento usar na parede??? é só em uma parede…
    Ah um detalhe importante minha cozinha é pequena, tipo americana.
    Me dê uma luz!

  12. Oi, Michele,
    O Cinza e o preto são neutros. Só o azul é uma cor fria, não neutra. Será que não está tudo muito sério? Que tal uma poltrona estampada com fundo cinza e desenhos em azul e amarelo ou laranja, por exemplo? Outras cores que ficam bem, em tecido liso, seria o lilás, o rosa, o laranja mesmo…enfim, teste cores quentes com tendência para o vermelho e amarelo. Caso vc queira manter a seriedade, eu sugiro bege, mel, marrom claro.
    bjo
    Rosana

  13. Oi Rosana queria tira uma duvida olha meu sofá e preto meu raque e cinza e na parede do raque tem uma textura que pintei de azul claro mei acinzentado o que VC acha e queria uma sugestão que cor ei compro uma poltrona

  14. Oi, Thais,
    A madeira rústica fica bem tanto com sofá bege como cinza, pois as 3 cores são praticamente neutras. Posso sugerir que o sofá seja em bege e as paredes em cinza claro, talvez com uma parede que queira enfatizar em um cinza médio. Assim o ambiente fica neutro e vc pode colocar muitas cores alegres nos detalhes.
    bjo
    Rosana

  15. Oi, Carla,
    cores neutras como bege, cinza médio, ou cores como azul ou verde bem clarinhos ou off whites ficam bem em cozinhas e não impactam. Se quiser enfatizar uma parede use a mesma cor, só que alguns tons mais escura.
    bjo
    Rosana

  16. Oi, estava vendo suas dicas e achei incrível. Porém tenho uma dúvida terrível…
    Minha sala é um tom de branco neve, porém, desejo trocar a cor. E o rack com painel é em tom rústico.. gostaria de saber qual a cor deverei pintar a sala é qual cor de sofá deverei comprar;se seria um bege ou cinza

  17. Olá, boa noite!
    Estou mudando minha cozinha, coloquei piso no chão e na parede todo branco . Só que a parede coloquei só na metade , agora estou em dúvida de que cor pintar a outra metade. Não quero pintar de branco pois todos os móveis são brancos . me ajude por favor . Obrigada

  18. Oi, Silvana,
    Sim, o bege ou marrom combina bem com verde lima.Mas de qquer forma, pegue uma amostra do tecido e veja a combinação com a parede, para ter certeza absoluta.
    bjo
    Rosana

  19. Obrigada Rosana realmente nao tinha pensado na cor bege ou marrom para cortinas vai ficar muito legal agradeço sua ajuda, porem esqueci de algo meu esposo quis pintar uma parede de verde lima na qual fica a cama mesmo assim posso usar as cores que voce me indicou fique com Deus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui