Um dos itens mais importantes na decoração de um ambiente, a iluminação deve ser pensada no seu aspecto funcional (considerando o que se faz no ambiente e a necessidade de luz para realizar estas atividades de forma confortável), e também no seu aspecto decorativo: pontos, elementos, revestimentos, objetos, etc que desejamos enfatizar, outros que queremos “esconder”, efeitos de luz e sombra para tornar o ambiente mais dinâmico ou mais acolhedor, tudo isso se consegue com um bom projeto de iluminação.

curso-decoracao-iluminacao_08jardim

cc-0571-104-iluminacao-cria-clima_02

Uma frase muito usada na arquitetura e design de interiores, conceito básico do chamado design funcionalista,  dita pelo arquiteto americano Louis Sullivan é: “A Forma segue a Função“, que podemos entender como um conselho para que pensemos na FUNCIONALIDADE que um item qualquer terá (para que serve ele?) e nunca esquecendo disso, encontremos a melhor FORMA que o item deve ter para executar esta função.  (Para evitar exageros, sempre penso que a BELEZA é também uma função – quem quer um objeto fantástico na sua função mas horrível esteticamente ? ).

Na iluminação esta frase se aplica fortemente:

casa-claudia-marco-luz-foco-estilos-iluminacao-duplex_100_08

A escolha inadequada de uma luminária para leitura pode inviabilizar esta atividade se a luminosidade for baixa, se a luz ofuscar o leitor, se o tipo de lâmpada aquecer demais a área de leitura.

thedecoristacantinhosimples

Assim como, na cozinha, um ambiente de trabalho, não podemos ter uma iluminação que projete sombras exatamente no lugar onde vc precisa ver o que está fazendo.

daylyiconcozinhabranca

achadoscozinhabranca

Também no banheiro, a escolha incorreta do lugar onde colocar a iluminação do espelho e o tipo de luz pode provocar maquiagens mal feitas, cortes no barbear, mau humor por observar no espelho um semblante pálido, sem cor…

brasilinteriordesign cópia

casaabrilbanheirorosa

No estar ou home theather uma iluminação exagerada pode irritar os olhos e aquecer o ambiente.

Nas áreas onde diversas atividades diferentes são realizadas é bom que haja a possibilidade de modificar a iluminação para se adequar a cada uma delas (por exemplo: vc pode dar uma festa na sua sala de estar em um dia e no outro querer ver aquele filme como se estivesse no cinema. Ou ler no quarto e depois ter uma luz fraca para dormir… É claro que a iluminação tem que ser diferente…. Veja quantas opções o quarto abaixo possui – repare nas paredes laterais tbém).

iluminacaoCasaabril

Há também a questão – super importante –  lúdica, do “clima” que desejamos: Um jardim sem iluminação só existe de dia. Bem iluminado pode nos passar sensações muito prazerosas. Namorar em um quarto ou sala naquela penumbra quente da meia-luz ajuda muito a aquecer a relação… Aquela coleção de garrafas de cerveja do mundo todo que vc tem pode ser vista como um monte de garrafinhas sem graça ou como objetos de arte se a iluminação for bem pensada. Aquela parede de textura diferenciada pode passar desapercebida ou ser o centro das atenções da sua sala. O pé direito alto pode ser usado para criar efeitos de luz divertidos e bonitos…

alkemieblogspot6quarto

tudoedimaisbanheirovidro

Microsoft PowerPoint - BA PICTURES

Então, pessoal, não menosprezem a preocupação com a iluminação nos seus ambientes! E, último item, não esqueçam da iluminação NATURAL, que pode e deve ser explorada, quando possível (A última foto é a Igreja da Luz, em Osaka, Japão, do arquiteto Tadao Ando)

desiretoinspiresala32

igrejadaluzOsakaJapãoARQTadaoAndoFotos dos sites e blogs: Casa abril, The Decorista, daylyicon, achados de decoração, brasilinteriordesign, alkemie, apartment therapy, tudoedimais, desire to inspire e 2 que esqueci… (Ops!)

9 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Jucilene,
    Pode sim, se o espaço entre os pendentes for grande. Mas se não for, é melhor colocar um plafon mais discreto.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Rosana. Sou fã do seu site e estou terminando a construção da minha casa e adorei esse post,pois estou com muitas dúvidas sobre iluminação; queria que você me tirasse uma dúvida: a minha sala é integrada com a cozinha, na cozinha coloquei uma bancada e dois pendentes acima da bancada, posso usar um pendente sob a mesa de jantar?

  3. Rosana vc sabe de sites que evndam luminárias pra eu fazer uma comparação com os preços da minha cidade? Tô doida procurando dicróicas e luminárias embutidas pro eu apartamento..
    Beijãoo

  4. Oi, Ana!
    Na verdade, no 1o. caso, há um nicho na parede com um spot instalado na parte inferior deste nicho, iluminando o nicho de baixo para cima. Na outra foto, há tbém um nicho mas me parece que aí foi colocada uma fluorescente na parede do nicho, em pé e na frente, um vidro ou outro material leitoso.
    bjos
    Brigada!
    Ro

  5. Na 1a foto da “Iluminação na decoração” do dia 27/02/2001 cada uma das paredes da sala possui uma luminária de parede embutida. As mesmas luminárias aparecem no quarto da Casa Abril nas cabeceiras da cama. Gostaria de saber se essas luminárias foram compradas prontas ou foram feitas sob medida.

    abs,

    Ana.

  6. Rosana,tudo bem querida?
    Eu amei esse post, sou fascinada por luz,tanto natural como artificial,esta muito ilustrativo, com varias opções, ideias fantasticas, a antepenultima imagem parece com minha sala que é praticamente um loft e quero fazer essa abertura no teto, perfeita idéia. bjos e boa semana!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui