Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas.

Combinando cores – Harmônicas

Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo (ou cores análogas), aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:

circulo-cromático - Combinando cores - Harmônicas

(este círculo cromático é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos ou análogos. O vermelho o Magenta e o violeta também e por aí vai. No esquema análogo vc pode usar 2, 3 ,  4 cores “vizinhas”.

Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.

omovelsalarosa4

corredorApartment

SMALL-SPACES_bellemaison1

cafofofinocantinho

vtwonendotn74

wunderweibDOTde8

combinacaodecores tomsobretomYfrogCoral

Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, velvetandlinen, coral, bellemaison, cafofofino, vtwonen, casaabril, omovel e apartment therapy

159 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Mayara,
    O amarelo contrasta fortemente com o roxo (se quiser enfatizar, é uma boa opção). OUtra cor que combina de forma mais harmoniosa com o amarelo é o azul. E vc pode, inclusive, usar estas 2 cores juntas e até acrescidas de pequenas coisas em vermelho, mas pequenas mesmo…
    bjo
    rosana

  2. Oi, Daniela,
    Sugiro que o tapete seja cinza médio. Combina com o preto e com o laranja e naõ vai pesar no ambiente.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Rose,
    Use o lilás do fundo nas almofadas, junto com vermelho e/ou azul. Para o tapete sugiro cru ou um tom mais escuro que o tapete.
    bjo
    Rosana

  4. Oi, Patrícia,
    SIM e SIM… As paredes podem ser em branco ou em um bege ou cinza claros (para ficar limpo mais tempo) e a pintura dos azulejos, use tinta epóxi que dura mais, mas faça com quem tenha experiência, ok?
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Vanessa,
    Para ficar bonito escolha uma destas cores. O laranja vai dar a impressão que a sala é menor, mais ainda se ele for muito forte e vivo. Já o verde, se for muito escuro vai escurecer a sala neste caso, acrescente bastante coisas em branco. Se quiser usar as 2 cores, que elas sejam leves (ou ao menos 1 delas bem clara) e pinte em listras de tamanhos diferenciados. Vc pode tbém acrescentar branco em doses diferentes para as listras ficarem em tons diferentes de verde e laranja. Mas muito cuidado com isso, os tons tem que ser bem leves e não fortes e vivos.
    bjo
    Rosana

  6. Oi, bom dia Rosana, encontrei seu blog por acaso quandp procurava ideias de cores e amei. Gostaria de uma opinião sua se for possivel. Vamos lá: Meu sofá é vermelho ele é de dois e tres lugares o aparador e o rak e cor mogno estou pensando em pintar a sala de uma cor diferente que atualmente é palha, minha sala não tem muita claridade por isso preciso de uma cor clara, me dê alguma Luz.. heheheh Obrigada.

    Ah tambem tem outra coisa,também penso em dar uma mudadinha na decoração do quarto,meu gurda roupa é branco com espelho enorme a cabeceira da cama é mogno eu queria saber que cor posso combinar penso em fazer um forro branco pra cabeceira da cama pra dar uma mudade que vc achas?

  7. Ola… Pintei uma parede da minha área de serviço de amarelo e gostaria de uma sugestão de obejto de decoração e cor escolhida para esse obejto para decorar a parede…
    Obrigada

  8. OI Rosana Estou na espera de receber meu ap. novinho e durante esse tempo ( mais de um ano) acompanho suas dicas preciosas. Meu ap. é bem pequeno – 55m e para mim tem duas coisas q nao gosto – todas as portas são de cor de madeira normal, vc acha q seria uma boa ideia pintá-las todas de branco p/ dar uma sensação de amplitude? e segundo – o piso e a cerâmica das paredes do banheiro e cozinha são bege, o que pra mim é uma desvantagem pois queria tudo branco, como nao to c tanta grana para reforma vc acharia uma boa saída pintar essas paredes com aquelas tintas proprias para azulezos? Obrigada!!!

  9. Oi, Marina,
    Como as cores dos móveis são fortes, sugiro que vc use as cortinas em bege, omo o piso ou mais claro. Como a mesa é tabaco, quase um neutro e as cadeiras em marrom, o que vc precisa é levar um pouco do marrom do jantar (sugiro a mesma cor mas mais claro) para o sofá, em almofadas, objetos distribuídos na sala de estar, etc. E algo em lilás para a área do jantar (centro de mesa, toalhas, etc.
    bjo
    Rosana

  10. oi..
    estou decorando minha sala de estar.
    Meu sofa é preto e gostaria de comprar umas poltronas com tom de laranja que cor de tapete posso utilizar?

  11. Olá, estou reformando meu quarto, ele e bem pequeno e fiz uma textura puxando para um rosa escuro na parede, além dessa,o quarto só tem mais uma das paredes amostra, na qual encontra-se a janela. Os moveis são todos brancos e por isso não tenho idéia de quel cor usar na segunda parede… pode me dar uma dica?

  12. Olá!Rosana
    Quero colocar alguns itens de decoração na sala,
    como almofadas e tapede, mas não sei que cor usa.
    Minha sala é conjugada com a sala de jantar.Os sofás e
    o jogo de sala de jantar são nos tons de bege e marrom,meu
    piso é um porcelanato champanhe,e uma parede do fundo é no tom
    de lilás.O que vc me aconselha,que cor posso usa?

    Abraços!!!

  13. estou pintando minha casa de branco , resolvi q uma parede da sala seria diferente, meu marido comprou tinta verde e laranja como faço pra ficar bonito?

  14. Oi Ana! Pode me ajudar?

    Minha sala de estar e jantar são conjugadas, mas acabei comprando o sofá e a mesa de jantar sem pensar no conjunto. Agora estou sem saber como deixa tudo harmonioso.
    Paredes brancas. Sofá roxo, tapete rosê (mais para lilás/roxo, do que rosê na verdade). A mesa de jantar (que ainda não chegou) é tabaco com tampo de vidro preto. O tecido de 4 cadeiras marrom, e de duas cru com um desenhos discretos em marrom.
    As dúvidas e desespero. Estraguei tudo? Depois q comprei o tapete quase pirei pq achei q tinha que ser mais claro. Aí quando chegou o sofá, gostei! Mas qual cor posso colocar a cortina da sacada ao lado do sofá? Pensei em prata, clarinho! Mas aí não combina com as cadeiras da sala de jantar. Pensei em brancas tb, mas entra o problema de manter limpas. E tb não sei se combina com as cadeiras. Ahh, o piso é bege claro com bege escuro (o ao é alugado). Aiiiii, pode me salvar?
    Obrigada Anaa, abraço!

  15. Adilsom,
    NO momento nao estou realizando novos projetos.
    Caso vc more no RJ tenho referências de arquitetas/designers para lhe passar, caso esteja interessado em um projeto (que é a única forma de atender este seu pedido). Escreva para [email protected], neste caso.
    abs
    rosana

  16. Boa Tarde!
    Estou construindo minha casa vou deixar a medida do quarto para que vocês possa me ajudar a decora – lo pois sou solteiro e não entendo nada de decoração mais nada mesmo
    a medida 290×270 totalizando 7,83ms também não sei o tipo e modelo de móvel devo usar deixo a vocês essa enorme e importante missão desde já agradeço.
    Um forte abraço a vocês.

    Grato!
    Adilsom

  17. Oi, Ana,
    Sugiro que vc combine as persianas com a cadeira (azul) ou lilás, se desejar um ambiente mais feminino ou madeira para dar mais aconchego. Acrescente objetos nas cores que escolher e em madeira.
    bjo
    Rosana

  18. Oi, maria do carmo.
    Vermelho fica ótimo com cinza, marrom, azul, bege, verde. Use estas cores em estampas ou lisas, mas só estas cores (mais branco é claro).
    bjo
    Ro

  19. Oi, Maristela,
    sugiro amarelo claro leve ou puxado para o mel ou ouro antigo. Depende da quantidade de luz que tem no ambiente: Qto menor, mais clara a cor.
    bjos
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui