Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas.

Combinando cores – Harmônicas

Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo (ou cores análogas), aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:

circulo-cromático - Combinando cores - Harmônicas

(este círculo cromático é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos ou análogos. O vermelho o Magenta e o violeta também e por aí vai. No esquema análogo vc pode usar 2, 3 ,  4 cores “vizinhas”.

Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.

omovelsalarosa4

corredorApartment

SMALL-SPACES_bellemaison1

cafofofinocantinho

vtwonendotn74

wunderweibDOTde8

combinacaodecores tomsobretomYfrogCoral

Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, velvetandlinen, coral, bellemaison, cafofofino, vtwonen, casaabril, omovel e apartment therapy

159 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Isa!
    Se vc gostaria de manter o ambiente neutro, sugiro, por exemplo: Sofá em marrom médio ou escuro (já que tudo é claro vai dar um contraste bacana). Para o tapete eu precisaria saber a cor do piso, mas posso sugerir um bege (tipo um marrom beeem mais claro que o sofá).
    Caso vc queira quebrar esta neutralidade, sugiro que coloque cores mais fortes no tapete, por exemplo, um listrado ou estampado que tenha o marrom do sofá, branco, bege, e outra cor como vermelho ou verde ou azul, a cor que vc gostar mais.
    bjo
    Rosana

  2. Gostaria q vc mi ajudase pois estou em duvida vou pintar as paredes de palha i uma de destaque vermelha meu sofá e cinza claro o aparador e laterais do sofá mesa de centro e da cor marfim com branco o tapete e cinza queria sua opinião si combina.

  3. Boa tarde, gostaria de uma opinião, as paredes da casa são palha da coral c detalhes gesso branco, os móveis são brancos e preciso de opinião para as cores de tapete e estofados, obrigada

  4. Oi, Gislaine,
    Somente a sala e a cozinha é que vc deve ter maior preocupação em combinar as cores, no quarto vc tem mais liberdade.
    Pelo que vc escreveu, me parece que a combinação vai ficar ok, sim!
    bjo
    Rosana

  5. Bom dia!!

    Gostaria que me ajudasse, tenho uma dúvida…
    Posso decorar cada cômodo de meu apartamento com cores diferentes? Exemplo:
    Quarto branco com detalhes amarelo ( cama e cabeceira branca, criado mudo amarelo e tapete preto)
    Sala tapete uva, estofado bege, móveis tabaco.
    Cozinha branca, tabaco e detalhes vermelho. A cozinha é americana.
    Posso fazer desta forma?

    Agradeço imensamente!
    Ótima semana!
    Abraço

  6. Oi, Rita,
    Acredito que o pitanga na sala vai ficar legal. Acrescente alguns (poucos mesmo) objetos em cor similar na sala.
    O quarto com móveis em marrom pode ter uma parede em bege claro (como o marrom só que bem clarinho, entende? ).
    No outro quarto como tudo é branco, sugiro que use nas paredes um off white tendendo para o cinza, por exemplo.
    bj
    Rosana

  7. Oi se possível gostaria q me ajudasse. A casa toda, salas de jantar e estar, quartos são todas as paredes, teto e gesso em branco. Estou querendo pintar uma das paredes da sala que eh textura na cor pitanga da coral, sendo q o estofado Eh em tecido estampado marrom com marfim, sala de jantar , mesas de centro e laterais, na cor marrom tendendo para o vinho semi brilho e com patina. Os quartos uma parede de violeta já que os móveis são brancos, o outro quarto os móveis são na cor marrom conhaque da coral ( laqueados) mas n sei q cor pinto a parede ( talvez um amarelo ou cinza) e o outro quarto os móveis são na cor gelo, TV n sei q cor colocar. Se vc puder me dar umas dicas, fico moto agradecida. Abraços

  8. Oi, Adriana,
    Sem conhecer o ambiente e as cores que vc tem nos móveis e decoração, para não errar eu sugiro a mesma cor (palha) só que mais escura, puxando para o marrom ou bege.
    Se vc quiser uma cor mais viva, use uma cor terrosa fechada, puxando para a cor do barro, entende ? Combina muito bem com o palha.
    bjo
    Rosana

  9. Ola,
    Gostaria tirar uma duvida… Estou pintando minha casa na cor palha, mas gostaria de fazer uma parede diferente… Quais cores vc me indicaria e que deixaria o ambiente bonito?
    Obrigada. Adriana

  10. Oi, Camila,
    Estas 2 cores ficam bem com cenoura. Acho que pode dar certo sim. Escolha a parede da cabeceira e não use uma cor muito fechada nem forte demais pois seu quarto é pequeno.
    bjo
    Rosana

  11. Boa tarde.. quero pintar uma das paredes do meu quarto de cenoura….. hj as paredes são palha e o quarto e pequeno com guarda roupa embutido na cor marrom… será q fica bom? O q me sugere…. grande abraço e obrigada

  12. Oi, Alexandre,
    Se o escuro do jogo de quarto tender para o marrom, sugiro um marrom claro para médio. Se tender para cinza, então um cinza médio.
    abs
    Rosana

  13. Oi Ana

    Quero sua opniao .. Comprei um tapete vermelho para o meu quarto e o Jogo de quarto e escuro .. Gostaria de pintar uma das paredes do quarto numa cor que combine ? Qual cor vc sugere?

    Obrigado

  14. Olá tenho uma sala grande e na parede onde fica a tv quero colocar um piso amaderado combinando com o chão não sei se vai ficar legal e tambem tem. Outras paredes que não sei que cor colocar. Por favor me ajuda

  15. Oi, Maria,
    Depende do material das outras janelas e portas. O blindex colorido vai levar a cor (no caso o verde) para dentro de sua casa, provavelmente, modificando todas as cores lá existentes. Sugiro pensar se não seria melhor um acinzentado.
    bjo
    Rosana

  16. Oi, Maria,
    Sugiro que use a cor framboesa radical na cabeceira da cama. Nas demais vc pode usar a Sopro de Neve por exemplo, um cinza bem claro que vai equilibrar a feminilidade do framboesa.
    O verde kiwi já é forte. Se a garagem for bem iluminada, um marrom claro, quase bege, como o Arte Asteca combina bem.
    E sugiro cor similar para o muro.
    bjo
    Rosana

  17. Ola,
    Gostaria de ajuda para pintar minha casa. Para o quarto de casal queria uma parede em destaque em torno de framboesa radical da coral e demais paredes não sei como combinar (ela hoje está amarelinho creme). Posso deixar. A mesma cor pode ficar na sala. Minha garagem está verde tipo o kiwi e a frente da casa também e vou deixar, porem queria uma parede em destaque que nao sei qual combinar. A Minha cozinha também é o mesmo verde, queria saber que cor pintar a parede destaque. Com a frente da casa sendo verde, que cor posso pintar meu muro se o portão é todo branco?

  18. Oi, Marcia,
    A cor palha mesmo fica bem. Mas se quiser colocar uma cor diferente, vc pode usar inúmeras, pois todas estas cores são neutras. Eu sugiro: bege tendendo para o amarelo, marrom claro, verde menta bem claro ou cinza claro.
    bjo
    rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui