Continuando a série Combinando Cores, que iniciei com os neutros, segui com os contrastantes e agora vou falar agora das combinações Harmônicas.

Combinando cores – Harmônicas

Como vcs já devem saber (veja uma explicação sobre esquemas de cores) o esquema de cores Harmônico pode ser acromático, neutro, monocromático e o que muitos consideram o harmônico mesmo (ou cores análogas), aquele que usa diversas cores que são vizinhas no CÍRCULO CROMÁTICO. Ficam do ladinho uma da outra:

circulo-cromático - Combinando cores - Harmônicas

(este círculo cromático é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

Então, por exemplo, o amarelo, o amarelo alaranjado e o laranja são harmônicos ou análogos. O vermelho o Magenta e o violeta também e por aí vai. No esquema análogo vc pode usar 2, 3 ,  4 cores “vizinhas”.

Assim, veja nestes exemplos como é bonita esta combinação, deixando os ambientes vivos mas aconchegantes ao mesmo tempo. Perceba , na maioria, o uso de cores neutras como base, um “refresco” para o olhar.

omovelsalarosa4

corredorApartment

SMALL-SPACES_bellemaison1

cafofofinocantinho

vtwonendotn74

wunderweibDOTde8

combinacaodecores tomsobretomYfrogCoral

Fotos dos sites e blogs: wunderweib.de, velvetandlinen, coral, bellemaison, cafofofino, vtwonen, casaabril, omovel e apartment therapy

159 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite!
    Os moveis da minha sala sao na cor imbuia, rodateto e rodape branco. Qual a cor que posso pintar as paredes.
    Obs: Sala pequena.

    Obrigada

  2. Oi, Layana!
    O cinza fica muito bem com o rosa e o torna mais “adulto”. Além dele, o lilás, azul claro e bege ficam super bem.
    bjo
    ROsana

  3. Olá, comprei um sofa Rose, quais cores posso usar o combinar com a cor Rose? Poltronas de qual cor? Móveis?

  4. Oi, Rodrigo,
    Para quarto eu gosto muito de verde com off white tendendo para o bege, com o alpes suiços ou um café com leite tipo a cor algodão egipcio (da suvinil).
    abs
    ROsana

  5. Olá, tudo bem? Espero que possa me ajudar. Meu quarto tem os móveis brancos ( cabeceira, criados, calçadeira, painel da Tb, mancebo, guarda-roupa, penteadeira, espelho e banco da penteadeira) a parede da cabeceira é verde, gostaria de saber que cores posso pintar o resto do quarto e que cores posso usar na cortina. Muito obrigado desde já.

  6. Oi, Verônica,
    Depende muito do clima que vc deseja…Por exemplo: Se deseja uma coisa mais clássica, deixe branco. Se deseja algo mais intimista, usar o bordô do tecido.
    Se deseja um clima mais despojado e jovem, um azul, que pode ser mais vibrante ou mais acinzentado, que fica um pouco mais requintado.
    Tudo depende do estilo e clima do ambiente.
    bjo
    Rosana

  7. Bom Dia, Querida!

    Adoro seu blog e suas ideias maravilhosas.
    Estou montando um café, comprei um tecido tema em arabesco e na cor bordô com
    branco, a minha duvida é que cor colocaria na parede ao lado.

    Muito sucesso pra você.

    Att,
    Verônica Linhares.

  8. Oi, Lyana!
    As cores contrastantes produzem muito impacto quando juntas, por isso, em geral, se usa uma forte e a outra amenizada (tipo acinzentada, mais apagada, entende?) A não ser que vc queira que o ambiente seja muito impactante, mas isso tente a irritar com o tempo. Eu sugiro que o laranja seja atenuado…Veja a cor base soft da suvinil ou similar..
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Alinne,
    Penso que se vc vai pintar uma parede em um tom vibrante, poderia mudar tbém as demais paredes para um branco, por exemplo, de forma a ter mais liberdade para escolher a cor vibrante, pois o rosa limita a escolha da cor vibrante que eu escolheria entre tons rosados ou avermelhados. Mas se vc colocar as demais paredes em branco vai fazer o quarto parecer mais claro e ter mais cores para escolher pois branco e palha são neutros.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Alinne,
    O palha é neutro. Não vejo qualquer problema. Só cuidado para não deixar o quarto muito escuro. Teste antes.
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Jacqueline,
    Com o rosa funciona muito bem em áreas externas um marrom claro, bege tipo café com leite (mais duráveis no exterior) e branco (q tem a questão de sujar muito).
    bjo
    Rosana

  12. Oi, Isabele,
    Eu sugiro um off white tendendo para o bege, como o Branco Artesão, da Coral, por exemplo. Ele combina super bem com o vermelho e pode ser usado misturado com branco para ficar mais claro se sua sala tiver pouca luz natural.
    bjo
    Rosana

  13. ps: a parede citada é do quarto de casal e 3 metros é o comprimento. De frente com essa parede tem um guarda-roupa embutido de madeira, escuro. Como conciliar uma cor vibrante entre móvel escuro, janela palha e demais paredes rosa claro?

  14. Oi, Rosana! Gostei muito das dicas! Tenho uma dúvida, se puder ajudar, por gentileza. Moro numa casa alugada. Ela tem um tom de rosa muito claro (mais perceptível sob a luz fluorescente, à noite) e as janelas são um tom de palha. Não gosto muito, mas na cor da janela não tenho autorização para mexer. Meus móveis são de madeira escura. A gente precisou reformar uma das paredes (esta tem 3 metros com uma janela de 2 metros + ar condicionado) e pensei que poderia aproveitar para mudar a cor desta para uma cor vibrante. Daria certo ou o contraste com a janela não permite ousar com mais uma cor? Que cor poderia usar? Magenta funcionaria?

  15. A parede externa da casa é Rose e tenho algumas muretas em frente da casa cercando um campinho de futebol e uma área de piscina gostaria de saber de uma cor para colocar nessas muretas .

  16. Oi, Marcia,
    Não sei se vc quer pintar uma parede ou todas de azul. De qquer forma, como os móveis são em preto e cinza, logo, cores neutras, azul deverá ficar bem. Mas escolha bem o azul para não escurecer demais o ambiente ou não ficar vivo e forte demais, o que pode cansar bem rápido…
    bjo
    Rosana

  17. Oi tudo bem.olha preciso de ajuda a minha sala e conjugada com a cozinha e para divisão tem um balcão com granito preto revestido de tijolinho minha cozinha e br
    anca com detalhes vermelho bordô q cor posso pintar a minha sala?obrigada

  18. Gostaria muito da opiniao de vcs minha sala as parede sao branca se eu desse um tipo de azul ficaria legal lembrando q meus moveis sao preto e cinza .Obrigada aguardo ansiosa pela resposta.Obrigada

  19. Oi, Gilvanete,
    O cinza, palha e vermelho combinam sim. Sugiro sempre que ao usar vermelho use um tom mais acinzentado, que não seja vivo demais, pois vc cansa rápido, em geral.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui