Selecionei aqui algumas salas decoradas com as cores quentes, que são estas aqui,  dentro das linhas vermelhas:

Decoração em cores quentes - Sala 1

(O último círculo cromático acima é de autoria da Professora Jurema Sampaio (http://jurema-sampaio.pro.br/strani_felicita/terciarias.htm)

As cores amarelo e violeta são quentes, mas podem facilmente se tornar “mais frias” se acrescentarmos ao amarelo um pouco de verde e a violeta um pouco mais de azul , por isso elas ficam no “limbo”: estão próximas à área das cores frias.

Mas o que as cores quentes fazem no ambiente? Esquentam, né ? Trazem vida, dinamismo, alegria, tudo que vc pode pensar por “esquentar” um ambiente! Vamos ver ? (clica na foto para ver maior)

Decoração em cores quentes - Sala 2

Decoração em cores quentes - Sala 3

Decoração em cores quentes - Sala 4

Observem nestas fotos que a “base” dos ambientes é neutra, quer dizer, para usar os fortes (e lindos) laranja/vermelho sem exagerar na dose, os designers colocaram  grandes elementos em cores neutras, como o cinza e o bege, que ficam fantásticos quando acompanhadas destas cores quentes. Então, se vc quer usar cor quente e/ou forte sem “cansar”, use estes neutros e terá um ambiente vivo e sofisticado!

Decoração em cores quentes - Sala 5

Decoração em cores quentes - Sala 6

Decoração em cores quentes - Sala 7

Nestes outros ambientes a forte presença do branco dá espaço para o uso de cores fortes,que acrescentam vida e alegria aos ambientes. É uma boa opção para ambientes pequenos e não tão bem iluminados pela luz natural.

Decoração em cores quentes - Sala 8Decoração em cores quentes - Sala 9Decoração em cores quentes - Sala 10

Opção para ambientes bem iluminados naturalmente ou onde é desejada uma ambientação aconchegante. O 1o. ambiente tem cores quentes escuras e é iluminado pelo lustre amarelo dourado, que combina com a moldura do espelho. No 2o. ambiente os cinzas e beges acentuam a presença da luminaria vermelha e no 3o. ambiente, uma combinação de amarelo com marrons quentes, um tom sobre tom sofisticado.

Decoração em cores quentes - Sala 11Decoração em cores quentes - Sala 12

Veja nestas 2 salas o uso das paredes em vermelho: As cores dos demais elementos sã neutros e/ou brancos, para amenizar a cor forte das paredes. Observe que as 2 salas recebem bastante luz do exterior. Particularmente, acho o 1o. ambiente mais sofisticado em relação ao uso das cores. Considero o contraste do branco com o vermelho muito impactante e nada suave. Veja a diferença com  o sofá bege.

Fotos dos sites e blogs: decoratrix, fourwallsandaroof, thediversionproject, veneerdesigns, smallplacesstyle, omovel, nestinteriorsporterhousedesigns

 

52 COMENTÁRIOS

  1. Olá. parabéns pelo site, muito útil e eficiente para os leigos em decoração como eu.
    Bem, comprei um sofá bege quase marrom para minha sala de star, minhas paredes são brancas com excessão da parede onde está o sofá que está original. Comprei uma tinta coral de cor chá dançante, que é quase um vermelho, porém não sei se vai ficar legal. Poderia me dar algumas dicas nesta decoração.

  2. OI novamente Rosana, muito obrigada pela dica, estava perdida em relação as cores, entao sera que voçê faria o projeto para minha sala do apartamento novo que irei receber as chaves em breve? Sera uma sala integrada(sala de estar e jantar) com cozinha americana, ja tenho algumas ideias mais não queria errar. Muito obrigada!!!

  3. Oi, Josy,
    Os quadros, preferencialmente, devem ter as cores que já existem na sala, acrescidos de tons neutros. Qto às paredes, como vc usou cores fortes nos móveis, sugiro um cinza claro e objetos e almofadas em vermelho/cinza ou vermelho/cinza/azul bic (que fica super bem com cinza e vermelho)
    bjo
    Rosana

  4. Oi SERA Q VC PODE ME AJUDAR? EU TENHO UM SOFA CINZA GRAFITE E UM TAPETE PRETO E UMA POLTRONA DE DESIGN VERMELHA MARAVILHOSA Q ACABEI DE COMPRAR POR FAVOR QUAL COR COMPRO O QUADRO E QUAL COR PINTO AS PAREDES, AH MINHA MESA DE JANTAR TEM CADEIRAS CINZAS E TAMPO DE VIDRO E A CORTINA TBEM É CINZA

  5. Oi, Edite,
    Sua decoração é toda neutra. Então, como sempre digo, tem grande liberdade para usar cores. Mas sugiro (pois provavelmente vc deve gostar de neutros) que o sofá seje em bege como a estampa das cadeiras, as cortinas podem ser em cinza médio, assim como o tapete e na decoração acrescente cores que vc goste, umas 2 que combinem entre si (por exemplo: dourado e prata se quiser manter a neutralidade, mas trazer mais alegria OU tons terrosos + azul , por exemplo.
    abs
    rosana

  6. Olá,Boa tarde!
    Gostaria de uma ajuda pra decorar minha sala.Tenho um sofá marrom e cadeiras decorativas nas cores bege e gostaria uma sugestão para objetos de decoração com aparador,almofadas e rack e quais as cores que posso usar sem medo de errar.

    Agradeço atenção!

    Tatiana

  7. Olá Rosana, sou fã das suas dicas de decoração… Estou de mudança para o meu apto e gostaria de decorar a minha sala que que pequena. irei levar os meu sofá de 3 lugares bege e um rack branco e gostaria de saber que cor posso utilizar nas paredes, a cor do tapete e cortinas. as almofadas são marrons. tenho um certo receio de utilizar cores, por isso acabo ficando sempre com cores básicas. Abçs. Adriana.

  8. Oi, Valeria,
    Os tons rosa das paredes é que me parece o mais difícil nesta paleta. Mas se vc considera que está harmónico com o restante das cores, coloque um tecido bege sobre o sofá vermelho e veja se ainda vai ficar legal, pois talvez esteja bom devido à harmonia entre o rosa e o vermelho. E talvez se vc colocar o sofá bege acabe percebendo que o rosa está destoando (existem milhões de rosa, logo, posso estar errada). Se acontecer isso e vc quiser manter o sofá bege sugiro pintar as paredes de gelo ou areia e acrescentar cores nas almofadas e detalhes, usando marrons e vermelhos em diversos tons, além de alguns toques de verde.
    bjo
    rosana

  9. Oi, Vinicius,
    Tanto o vermelho como o amarelo são cores quentes e tem a tendência de fazer o ambiente ficar menor. Portanto sugiro que ao invés de amarelo use cinza bem claro mesmo, quase branco, que fica mais sofisticado que com o amarelo e não dá esta impressão de espaço menor.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Kelly,
    Vc tem uma base neutra e apropriada para colocar itens coloridos com facilidade. Escolha 3 cores que goste (por ex.: amarelo, vermelho, azul. como vc pensou OU bege, azul e verde… vc tem grande liberdade mesmo) e use-as em diversos tons, em estampas, listras, etc. Por toda a sala.Acrescente alguns objetos em cinza, preto e branco. E não precisa ficar tudo certinho, cor igual… pense em tons diferentes das cores escolhidas.
    abs
    Rosana

  11. Olá, eu queria umas dicas para a minha sala de jantar e estar.É um apartamento pequeno. Na sala de janta a minha mesa é de madeira com tampo de vidro preto, as cadeiras de tecido cinza tem umas de cinza lizo e outras com estampa bem discreta com algum tom de preto e bege.Tem uma estante tipo aparador de madeira com detalhes em preto,como as portas e tampo de gaveta na parte de baixo e portas de vidro fosco meio prata na parte de cima, as paredes são de cor gelo.Gostaria de saber quais as cores que devo usar no sofá, cortina, tapete e na decoração como vasos e outros.Desde já agradeço.

  12. Oi, Dayane,
    O tapete pode ser cinza como as listras, as cortinas, sugiro que sigam a cor das paredes (q vc não falou, mas acredito que sejam brancas ou neutras), podem ser mais claras ou escuras, não precisa ser idêntico. Já nas almofadas, use bege, cinza e marrom, já que gosta de cores neutras. Alguma coisa em terracota e amarelo tipo outro velho (objetos pequenos) deverá ficar bem tbém
    bjo
    Rosana

  13. Olá! Estou com muitas dúvidas em como combinar minha sala de visita. Comprei um sofá marrom escuro em tecido chenile com listras cinzas no encosto, em que cor devo comprar o tapete, a cortina e as almofadas? Gosto de cores neutras e que o ambiente fique bem harmônico. Minha sala é bem pequena. Desde já agradeço!!!!

  14. Oi, Corine,
    Acredito que fique sim. Verde escuro combina bem com laranja, bege é neutro. O papel vai combinar com as poltronas e o tapete é neutro. Perfeito.
    bjo
    Rosana

  15. A minha sala e bem neutra, os moveis são em tons de marrons e pretos o chão e as cortinas são os dois da cor bege, as paredes rosa bem clarinho a unica coisa colorida e o sofá vermelho, mas está velho e quero trocar junto com as cortinas. Adorei um sofá beije que achei mas acho que vai ficar tudo muito apagado ou talvez melhore colocando cortinas e quadros coloridos?

  16. Oi, Katia,
    Sugiro, para evitar a possibilidade de ficar pesado, que coloque uma quantidade menor de preto e um pouco maior de vermelho, vc já tem a maior parte do espaço em branco e isso é muito bom.Outra opção é, ao invés de colocar preto, colocar cinza, que fica mais leve que o preto misturado ao vermelho, além de que eu, particularmente, acho uma combinação mais sofisticada.
    bjos
    Rosana

  17. quero decorar minha cozinha usando os tons vermelho e preto e branco, o branco ja esta no reventimento da parede e chão. gostaria de saber se vai ficar muito pesado?

  18. Boa Tarde ..tenhu uma dulvida gostaria de estar pintando meu apartamento uma parede a (menor da sala) foi pintada de vermelho quimado queria uma sugestão tenho uma tinta amarela bem clarinha sera que iria ficar legal com o vermelho ..me ajudem obrigado

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui