Quando vemos aquelas lindas fotos de ambientes e observamos os objetos de decoração, vemos que eles, apesar de pequenos,  tem uma participação super importante na beleza do conjunto. Na verdade, uma decoração pode ser “derrubada” pela escolha incorreta de objetos: A falta faz o ambiente ficar “insosso”. O excesso faz o ambiente ficar “confuso”, “pesado”. Muitas vezes  tá tudo equilibrado, mas as cores dos objetos acabam com tudo! Mas como “acertar”?

Fórmulas mágicas e que funcionam para todo mundo NÂO EXISTEM! Mas existem dicas que podem facilitar o encontro de boas soluções. E existem REGRAS sim! Vamos a uma:  VOCE NÂO PODE PENSAR NAS CORES DOS DETALHES SEM PENSAR NAS CORES DO AMBIENTE INTEIRO!

Então, vamos começar do princípio, que eu não faço trabalho pela metade! (rs): Como encontrar a PALETA de cores do seu ambiente?  Ah, tem um monte de jeitos! Vamos a um que facilita a escolha das cores. Mas faça o seguinte para não enlouquecer: Trabalhe sempre com uma paleta de cores pequena. Um jeito de encontrar a paleta e  se “conter” é se basear, por exemplo, em um quadro que vc goste.

Vamos imaginar que vc tenha comprado este quadro:

Decoração - Escolhendo as cores 1Decoração - Escolhendo as cores 2

Bem, 1o. devo lhe agradecer por vc ter comprado o quadro que eu pintei ! (RS!!!!) Mas se vc comprou este quadro com certeza gosta das cores dele. Então, vamos usá-las na decoração da sua sala! Mas como?

Observe que o quadro tem, entre outras, as cores que eu coloquei ao lado desta linda obra :). E não é que elas são bonitas juntas ? Formam uma linda paleta de cores! (É claro, usei estas cores no quadro por causa disso!). Tá, bom, mas e daí? Daí, acrescente SEMPRE branco e  preto e pense no ambiente que vc quer:

Super colorido e vibrante ???? – Use as cores fortes, quentes e vivas em um ou dois dos grandes itens (paredes, sofá, piso) ; Nos demais grandes itens use as  mais neutras e as frias além de branco, preto e cinza  (se o ambiente for pequeno e mal iluminado, use as cores atenuadas) e nos detalhes (almofadas, objetos pequenos, etc) espalhe 2 ou 3 das cores da paleta, contrastantes com as usadas nos grandes itens e repita a usada nos grandes itens em poucos detalhes.

Decoração - Escolhendo as cores 3

Decoração - Escolhendo as cores 4

(na 1a. foto temos o vermelho e o verde da paleta e na 2a. foto, o laranja e os verdes)

Claro mas com cores vivas  ??? Use BRANCO e as cores claras e neutras nos grandes itens  e as cores fortes, quentes e vivas nos detalhes;

Decoração - Escolhendo as cores 5

Decoração - Escolhendo as cores 6

Decoração - Escolhendo as cores 7

(nas 3 fotos os vermelhos da paleta estão nos detalhes)

Aconchegante e tranquilo ???? Use os neutros e as cores frias, atenuadas se forem muito fortes, nos grandes itens. Nos detalhes use as cores mais comportadas ou as mesmas cores usadas nos grandes itens só que um pouco mais claras ou escuras. E coloque umas cosinhas em um tom quente atenuado.

Decoração - Escolhendo as cores 8

Decoração - Escolhendo as cores 9

(nas 2 fotos o verde e os terrosos da paleta)

Na verdade há diversas formas para criar estas sensações, mas estas funcionam tbém.

Dos sites e blogs: Sketch42, thesomedayblog, sweetiepiepumpkinnoodle, style-files, casaabril, apartmentTherapy, tudoedimais

73 COMENTÁRIOS

  1. Olá,

    Gostaria de mudar a cor das paredes da minha sala que no momento são salmão clarinho, o que você sugere? Meu sofá é preto, rack e mesa de jantar em imbuia com preto. Gostaria também de dicas de cor para abajour que ainda não coloquei e almofadas.

    Grata, bjinhos…

    Cristiane

  2. ola, rosana gostaria de umas dicas para decorar minha casa, ela e pequena, sala de estar e jantar nao sao juntas mas sao pequenas,as paredes sao brancas,gosto de algo aconchegante com um pouco de cor, mas cores suaves, e na sala nao cabe um sofa de 2 e 3 lugares. agradeço a atençao, abraços Marcia.

  3. Oi, Amanda,
    Sua base é neutra (preto, branco, madeira, bege) portanto, vc tem grande liberdade para cores. A ideía de vermelho em tom sobre tom é muito boa, vai dar um toque vivo e aconchegante. Só não exagere, ok ? Vai colocando coisas devagar até sentir que chegou ao ponto.
    Bjos
    Rosana

  4. oi, Josy,
    Obrigada!
    Vc pode colocar as cortinas em bege, combinando com o bege do sofá. O tapete pode ser cinza e as almofadas lisas em cinza , vermelho e preto. Vc está correta em relação ao quadro e acessórios. E pode acrescentar itens em branco, bege e preto tbém.
    Não carregue no vermelho.
    abs
    Rosana

  5. Oi, Fabiana,
    Como não sei a cor dos outros itens da sua casa, vou dar uma sugestão que normalmente dá certo: Escolha as cortinas na mesma cor mas em tom mais escuro ou fechado que as paredes, ok ?
    bjo
    RO

  6. Olá Rosana, td bem?
    Adorei o site! Gostaria de dicas de quais cores usar. Minha sala de estar e jantar são em L. As paredes e cortinas são brancas. Meu home tem tons de madeira e preto. A mesa de jantar é preta. Meu sofá é bege. Quais cores devo usar nas almofadas? Pensei em almofadas florais vermelha/listras, ou tom sobre-tom, o que acha? Qual sua opinião?
    Obrigada, beijos!!! Muito sucesso!!!

  7. Olá Rosana!!!
    Cada vez que visito esse site fico mais encantada com seu bom gosto e sofisticação. Parabéns!!
    Tenho mais uma dúvida na minha decoração. Meu sofá é floral: bege com flores cinzas e preta. Meu piso é branco e pretendo pintar as paredes de branco tbm. Qual cor para cortinas, tapetes e almofadas? E as molduras do forro em gesso, pintoa-as de branco ou posso colocar um bege por exemplo? O que colocar para dar uma certa “ousadia sofisticada”. Pensei em um quadro com traços em vermelho e colocar alguns acessórios nesse tom tbm. Posso?
    Abçs!!!

  8. olá , quer cor deve ser as cortinas sendo que o piso e lajotas brancas e a parede beje puchado para um amarelo …na sala e nos quartos …abraços

  9. Oi, Larissa,
    Vc não disse a cor do piso. Mas considerando somente estas 2 cores, eu diria que o laranja para as almofadas e alguns acessórios, o marrom (que pode ser médio ou escuro, dependendo do piso) para o tapete e as cortinas em tom mais escuro do que o das paredes com xale em marrom como o tapete deverá ficar ok.
    bjos
    Rosana

  10. Oi, adorei todas as dicas. Mas sou muito insegura para escolher cores e combiná-las. Minha parede da sala e bege, quase amarela bem clarinha, meu sofá é verde claro. Quais cores devo usar nas almofadas e no xale e tapete?
    Bjsss e Obrigada.

  11. Olá, adorei o seu quadro. Está mesmo à venda?
    Eu realmente gostaria de usar estas cores como inspiração para minha casa nova e fiquei encantada com seu quadro.
    Parabéns!

  12. Oi, Vânia!
    Sua casa de boneca é uma gracinha! Muito sucesso para vc e obrigada !
    Estou acrescentando seu site na minha página de links, ok ?
    beijos e sucesso!
    Ro

  13. Adorei todos os posts,principalmente o da estante na decoração…sou uma nova blogueira e achei seu blog ótimo,vou colocá-lo entre os meus favoritos.Parabéns!!!!

    Abraços
    Vânia Pinho

  14. ADOREI SIMPLESMENTE LINDO CONTINUE ASSIM DEU UMA LUZ VOU ME CASAR ESTAVA MUITO CONFUSA MAIS AGORA EU SEI COMO VAI SER

  15. Adorei tudo, ou um pouco de tudo… rs
    Admiração por cada detalhe… foto 2 parede vermelha… foto 3 tapete em listras verde (so trocaria pra vermelho…rs)… foto 4 o detalhe da almofada vermelha… foto 5 o banquinho preto (la no cantinho se fazendo presente)… foto 6 o puff branco e vermelho… foto 6 a organização dos livros na estante… foto 7 a quantidade de sofas na sala… e claro a foto 1, por ser o quatro da autora…rs… que nos proporciona esse deleite a cada post.
    Ótimo final de semana… e que venha muitas inspirações por aí.
    Grande beijo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui