Continuando a série que iniciei falando sobre as características gerais dos revestimentos para pisos e paredes, vamos falar agora deste revestimento sobre o qual  tenho respondido muitas dúvidas aqui no SD: O piso Laminado.

O QUE É ?

O PISO LAMINADO (como os conhecidos Durafloor e Eucafloor) são composts por 4 componentes: O Overlay, que é uma camada transparente de resina que faz com que o produto tenha maior resistência a riscos, facilidade de limpeza e, em alguns casos, proteção antibacteriana. Depois vem o Laminado Decorativo, que é a camada que é tratada para apresentar a semelhança com a madeira. Ele é feito com lâminas de material fibroso impregnado de resinas endurecidas por aquecimento (melaninas).Abaixo, há um painel, o substrato de MDF ou HDF, que faz o encaixe das réguas. E mais abaixo ainda há o chamado Balanço, também um laminado de resina ou espuma de polietileno que tem a função de estabilizar e proteger da umidade do contrapiso. O encaixe das réguas pode ser do tipo macho/fêmea, colados ou o chamado click, que não usa cola.

São vendidos em réguas de tamanhos variados (1,20 a 3m de comprimento; 20 a 30 cm largura e 2,5 a 8mm de espessura).

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 1

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 2

CARACTERÍSTICAS: Custam menos que os pisos de madeira, tem substrato ecologicamente correto, fácil instalação e manutenção (em relação aos pisos de madeira), resistentes à luz do sol, riscos e manchas – até um certo ponto. É bom protege-los colocando forros de feltro nos móveis e limpá-los com pano umedecido, NUNCA jogar água – Ele pode inchar;  Não carregam cupins mas podem ser atacados por eles. Tem uma grande diversidade  de modelos.

IMPORTANTE: A instalação deve ser feita em piso muito bem nivelado e deve ser colocada uma manta especifica entre o contrapiso e o piso. Procure sempre profissionais especializados, preferencialmente recomendados pelo fabricante. Existem diversos modelos de rodapés, cantoneiras, perfis e frontais para escada também vendidos pelos fabricantes. Ah! E eles podem “subir pelas paredes” tbém. Converse com  o fabricante.

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 3

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 4

Revestimentos para pisos e paredes - Laminados 5

fotos dos sites: piso.srv.br, santos.olx.com.br e tudoemliquidacao.com.br

28 COMENTÁRIOS

  1. Adelaide,
    Para mim, sem sombra de dúvidas, o clicado. A instalação é mais rápida, limpa, o sistema é moderno, não deixa cheiro e em geral, eu considero q os laminados com sistema click tem melhor qualidade.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Rosangela,
    Se vc não tiver ainda outra madeira nos quartos, diferente destas 2 não é um grande problema não.
    bjo
    Ro

  3. Oi, Rosana, estou escolhendo o piso laminado Durafloor para colocar nos quartos, pensei no RITz cor Amendola Curacao, será que vai “brigar” com as portas que são de madeira amarelada. Outra coisa, os quartos são pequenos.

    OBrigada, Rosangela

  4. Oi, Roberta,
    Mesmo sendo claro, devido à textura o decapê não deixa muito visível a sujeira não. E é muito fácil de limpar. Uma boa escolha.
    bjo
    Ro

  5. Oi, Cassia,
    Consulte o vendedor para ter certeza pois não sei qual é o piso que vc tem agora. De qquer forma, é necessária uma base totalmente nivelada para dar certo.
    bjo
    Rosana

  6. Olá!
    Sou fã deste blog! E talvez possam me ajudar com uma dúvida. Estou escolhendo o piso laminado que colocarei no meu apartamento, de 80m2. Quero colocar laminado em quase tudo, inclusive no lavabo e no terraço (exceto na cozinha, lavanderia e banheiros). Adorei o Eucafloor decapê, mas estou na maior das dúvidas sobre a praticidade: será que deixa muito visível a sujeira? Optando por outro padrão (um marrom, p. ex.), não sei como combiná-lo com os móveis (a maioria é branca, mas tenho móveis no terraço e no lavabo amadeirados). Qual é a sugestão?
    Abraço!

  7. oi, Skaine,
    Sim, desde que o piso (cerâmica) esteja totalmente nivelado e este trabalho deve ser feito por profissional capacitado e recomendado.
    abs
    Rosana

  8. Olá,

    A pergunta acima não foi respondida ainda, então tbm fiquei na dúvida.. há a possibilidade de instalação em cerâmica??

    Grato.

  9. Oi, Dany,
    Em termos de durabilidade é praticamente a mesma, com a vantagem para o clicado da instalação ser mais fácil e inodora e alguns, a possibilidade de troca parcial caso haja problemas.
    bjo
    Rosana

  10. Olá, Cristiane,
    Olhe nos sites dos fabricantes, por exemplo, a que eu particularmente gosto mais, é a DURAFLOOR . e veja esta seleção aqui http://casa.abril.com.br/coberturas/feiras-eventos/revestir-2010-novos-padroes-pisos-madeira-laminados-540608.shtml#1 e esta pesquisa que fiz no google http://www.google.com.br/images?hl=pt-BR&biw=1419&bih=713&gbv=2&tbm=isch&sa=1&q=piso+laminado+durafloor&aq=f&aqi=g2&aql=&oq=
    bjos
    Ro

  11. Olá!
    podia mostrar uma fotinha sobre o acabamento dos laminados, os que eu vi por aqui não gostei muito e sempre fico com a sensação de que não deveria ser assim.

  12. oi, NILMA!
    É possível sim, mas o importante é que o piso esteja bem nivelado e que a instalação seja feita por profissional recomendado pelo fabricante. Muitas empresas vendem e instalam. É uma boa opção.
    bjos
    RO

  13. olá! eu tenho laminado aqui em todo o apê (exeto banheiro e cozinha), inclusive em duas paredes e adoro! é super prático além de muito aconchegante. Indico!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui