Quem não tem aquela vontade louca de pintar uma parede de um verde BEM VIIIIIIVO ? Um amarelo CHEGUEI E ARRASEI? Um vermelho DE MATAR e depois acaba colocando um begezinho, um verdinho água (não tenho nada contra estas cores, seja dito) e aquele desejo louco nunca é realizado…tipo aquela viagem prá Europa que sempre adiamos.. (nem precisa ir tão longe né? Pode ser prá Bahia mesmo!) o problema é que adiamos por medo… de não saber combinar, de odiar, de ficar demais, do marido (ou mulher) matar a gente quando chegar em casa…

Mas vamos observar ambientes com estas cores “loucas” que deram certo e ver porque deram certo. Então, vai que vc se enche de coragem?

Vamos lá, para começar a “terapia” : 1) VC tem MUITO MÊ DO MESMO? Arrisque-se com uma peça! Deixe o restante do ambiente tranquilinho, neutrinho, escolha uma peça bonita e faça dela uma estrela! Se quiser usar outras cores, além dos neutros, use em acessórios e detalhes. Lembre-se que esta peça VAI CHAMAR ATENÇÃO. Então, capriche na escolha e no posicionamento dela.Além disso, vc pode colocar alguma coisinha pequena  na mesma cor no ambiente (veja na 1a foto: o rosa aparece na estampa das almofadas e nas flores e que na 3a foto os livros e a garrafa repetem o azul… sutil, não? )

atranquilquartoromanticobuellerdesignsblogspot18

thehappyhomehall

2) Vc tem assim um MEDO MÉDIO, quer arriscar uma área pequena prá ver como é este negócio de conviver com AQUEEEELA COR: Pinte a menor parede OU aquela que tem uma baita janela (logo pouca área para a cor) OU aquela que tem espelhos ocupando a área, OU crie uma área pequena de alguma forma, enfim – A ideia é: Vc vai pintar DAQUELA COR, ela vai APARECER, mas não em muito espaço !!!! Mas ela vai aparecer, não esqueça e não esqueça tbém que, se o local for pouco iluminado ou pequeno ou a cor for MUITO “TÔ AQUI”, envolva-a com muito branco, off whites delicados, neutros em geral. E vale novamente a regrinha: Salpique um pouquinho desta cor pelo espaço

desiretoinspireloft

3) Vc não tem medo MESSSSMO e quer mais é encher DAQUELA COR  o seu ambiente! Parabéns, mas cuidado: Os destemidos às vezes passam dos limites (rs!) Então: É DAQUELA COR que estamos falando, certo ? Logo, deixe espaço para que ela brilhe e se exponha. A gente tem que ter algum lugar para descansar os olhos, viu ? Então: Quanto mais forte a cor, mais ela precisa de branco (perceba que nos outros exemplos acima o branco também foi muito usado), neutros leves, principalmente se o espaço é pequeno e/ou pouco iluminado. Reduza a quantidade de outras cores. Assim, ao mesmo tempo em que ela vai aparecer em todo seu esplendor , ela não vai cansar ninguém, enlouquecer marido, nada disso! Sugiro que só use A SUPER COR em todas as paredes ou em tom mmmmmuito chamativo se o ambiente for grande, bem iluminado e colocando muito branco nos móveis, piso… veja só:

vtwonenverde

verdecasosdecasa

É claro que existem regras para serem quebradas e há ambientes lindos que são formados por muitas cores fortes juntas, mas fazer isso e conseguir um bom resultado é bem mais difícil, viu? Vamos devagar … rs!

thezhushsalallilasazulrosalaranja

CoastalLivingpainted-floor-purple-l

Fotos dos sites e blogs: CoastalLiving, SmallPlaceStyle, TheZhush,casosdecasa, vtwonen, desiretoinspire, decorology, thehappyhome, buellerdesigns e tranquiltownhouse

33 COMENTÁRIOS

  1. Oi Ro,
    Obrigada por ter me atendido,vou dar uma espiada na cor q me indicou e de imediato concordo contigo em rel ao lavanda.
    Ah!Parabéns pelo talento com os pincéis, achei tudo muito bom, amei em particular as cores e formas do entitulado “Cidade”, é simplesmente lindo!
    Até breve e saúde sempre!

  2. Oi, Lucas,
    Demorei para achar a sua história.. rs! A parede em amarelo forte ? Não , sugiro maneirar um pouco, um amarelo bem claro quase branco vai permitir que vc coloque outros itens, como cadeiras, por exemplo, em amarelo forte e vai ficar show.
    bjos
    Ro

  3. Oi, RAY,
    Obrigada!
    Vc está certíssima em pensar em um azul acinzentado. Era exatamente o que ia lhe propor. Já o lavanda vai lhe “prender” mais pois há cores que não combinam com ele, mas o acinzentado lhe da uma enorme liberdade na escolha das outras cores pois é praticamente neutro. Todas as cores que vc gosta ficarão bem com ele. DÊ uma olhada no Misty , da Sherwin Williams.
    Usando esta cor vc pode usar a roupa de cama bem colorida e os objetos de decoração em azuis que estarão, automaticamente, combinando com as paredes, entende?
    Não tenha medo de usar. Com esta base vc não vai errar.
    bjos
    ro

  4. Olá, adoro decoração e é minha 1ª vez aqui e…me apaixonei!Parabéns por tudo q vi e li até agora, vou continuar por aqui pois tô me sentindo em casa rsrsrs, aproveito é claro pra te pedi orientação em relaçao ao uso da cor,quero decorar meu quarto de casal fugindo dos já batidos beges e marrons, sei q um quarto precisa ser tranquilizante para que possamos relaxar pra dormir, mas gostaria de um pouco de cor. Gostaria de ter liberdade,principalmente, na hora de escolher q jogo de cama porei em determinados dias, por tanto acho q precisarei ter cuidado na escolha da cor das paredes, que cor vc me sugere, tava pensando em azul acinzentado ou lavanda, que acha? Meu quarto mede 5,50x 3,50 e recebe boa iluminação natural, as cores que me agradam são os verdes, azuis, violetas, laranjas, amarelos e cinzas.De que forma poderia usar estas cores q citei em meu quarto além das paredes? Bem… gosto das cores, mas tenho mêdo de usar…e errar!
    Abçs e até breve.

  5. Oi, Lucas!
    Aquilo é uma parede de tijolo aparente. Eu adoro! Ainda mais quando vc coloca as outras paredes em branco ou off white tendendo para amarelo, bege, fica linda!
    bjo
    RO

  6. Oi Rosa, estou querendo colocar a pedra da do item um na segunda foto em que tem a cadeira roxa com a almofada, na minha sala, qual o nome dela? onde posso encontrá-la? você acha que fica legal?

  7. Menina, que site maravilhoso olhei ele de ponta a ponta, li tudinho…. e achei sensacional. Estou na loucura de decorar meu 1º apto, um duplex mas com reservas quanto ao tamanho. BJs

  8. Nossa, você tocou no assunto que tá me enlouquecendo!!! Primeiramente, parabéns por esse site maravilhoso! Suas dicas são bem práticas, e não vagas, e os temas são tudo o que a gente precisa! Eu tô mobilhando e decorando meu ap! Meu primeiro canto. E tô com muita dificuldade em compor as cores. Seu site tá e ajudando. Eu tô com medo de pôr cor forte, sim :).Com essas dicas, tô pensando em pintar a parede da cozinha americana, que é menor, com a tal cor, que eu nem sei qual é, ainda, porque eu já pensei em todas: rosa, verde, roxa, vermelha, rsss. Enfim… Tem uma foto no seu site que lembra minha sala. A partir dela, você poderia me dar uma dica mais específica?(sem querer abusar, rss.)

  9. Oi, Mateus!
    Amarelo e vermelho são lindos juntos… Só cuidado para não exagerar no restante do ambiente, viu ?
    bjos
    ro

  10. Rô,
    Seus posts sobre cores estão cada vez melhores. Este está uma graça, com dicas bem legais para estimular as pessoas a colocar mais cor e alegria nas suas vidas. Parabéns!!! bjs.

  11. Eu sempre morri de vontade de usar cores fortes na minha casa mas nunca tive coragem de sair dos tons claros. Vou criar coragem e tentar dar um colorido a mais, o meu medo é errar feio, não conseguir fazer as cores da decoração não se harmonizarem com as cores das paredes. Mas vou prestar bastante atenção nas suas dicas antes de iniciar as mudanças!!

  12. Tá ai uma coisa que não tenho medo é de cores fortes!
    Tenho duas paredes pintadas de vermelho, e vontade de fazer um criado mudo amarelo!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui