Selecionei algumas fotos de ambientes para mostrar a vocês detalhes importantes que fazem a diferença em uma decoração. Na verdade, estes detalhes são a expressão de conceitos importantes no design de interiores. Vejam só:

achadosdedecoraçãosala6a

Nesta e nas próximas fotos um elemento exaltado e que traz unidade à  decoração dos ambientes é a cor.

Aqui, o VERDE, que aparece em inúmeros objetos, em sua maioria, verde escuro. A poltrona é verde clara e observe que para, de certa forma, ligá-la ao restante da sala foi colocada uma manta verde escura similar à tonalidade que é mais repetida. Observe tbém os poucos pontos em vermelho, que como é contrastante do verde (veja Cores Contrastantes), o exalta. Ainda nesta foto repare na quantidade de elementos em FORMATO circular. A forma dos objetos tbém é uma característica que deve ser explorada.

achadosdedecoraçãosala10a

Mais fortemente nesta foto, a forma aparece para dar um diferencial interessante ao espaço. Como assim???

Aqui a FORMA arredondada de grandes elementos confere um ar feminino a sala (imagine uma mesa e puffs retangulares e perceba como as curvas são femininas). A COR AZUL aparece inclusive para exaltar estes elementos arredondados.

desiretoinspire36

comovouprooutrolado

 Nestas, fotos já está fácil de ver, não?

Nas fotos abaixo, um conceito interessante usado em decoração: A referência a um lugar.

Simplified Bee beach house family

Nesta o lugar onde está o ambiente, uma praia. Aliás, é muito comum em casas de praia vc usar elementos que se relacionam a ela para decorar.

canadianhousedesignblogestar

Mas, de certa forma, o conceito da decoração chamada étnica está relacionada a isso (só que a decoração étnica em geral faz referência a uma cultura ou lugar onde o ambiente não está!). Veja na sala aacima, se as texturas, padrões, objetos e cores não lhe fazem pensar na África…

thisprettyspacesla1

Outro artifício usado em decoração e que produz efeitos fascinantes, como o da foto acima, é a criação de um “fundo” escuro e tipo “infinito”. Veja que a parede azul bem escuro dá profundidade à sala além de, e isso é muito bacana, realçar todos os elementos mais claros e coloridos que estão encostados nela. Esta sala com esta parede em branco seria outra coisa, meio sem graça, concorda ?

housebeautifuldotcom2

Por último, um conceito que facilita muito o equilíbrio de um ambiente: A simetria. Veja que dividindo a foto acima  ao meio fica um “jogo dos 7 erros” (rs): Parece um espelho, mas há diferenças. É claro que as diferenças existem para que o ambiente não fique chatinho, né ?

Não é muito legal este negócio de decoração ?

Fotos dos sites e blogs: House Beautiful, Thisprettyspaces, canadianhousedesign, Simplified bee, desiretoinspire e achadosdedecoração.

26 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Marcilene,
    Vc nao disse as cores das paredes, mas se elas são bege, areia, cinza, branco e o piso tbém em alguma destas cores ou madeira, sua base é neutra e vc pode usar muitas cores, praticamente todas! Pense em 2 cores que vc goste (como por exemplo, vermelho e amarelo) e espalhe, em diversos tons, pelas almofadas e objetos. Acrescente tbém objetos em preto,branco e cinza.
    bjo
    rosana

  2. Oi,

    Minha sala de estar tem 6,00 x 6,00 minhas cortinas sao pretas, forros cetim, voal perolado e o sofá esta em cinza prateado. Estou confusa porque não sei que cores usar nas almofadas e nos acessorios de decoração. me oriente por favor…

  3. Rozana muito útil o seu site, parabéns!
    Gostaria de algumas dicas, a minha sala é grande conjugada com a sala de estar, o piso é de madeira escura, comprei um sofá cinza claro e o jogo de jantar com estofados de flores cinza e bege, gostaria de usar tons de azul na decoração (almofadas, vasos, etc) ficará bom? e o tapete que cor ficaria bom já que o piso é escuro? estou reformando também meu sofá antigo e uma poltrona, pensei em um tom de cinza mais escuro ou até mesmo um azul, o que vc acha? obrigada!

  4. gostaria de sabe como fasso pra pinta uma parede pq meus moveis sao marrum com mapre q cor devo coloca e como devo cobina as cores pra minha sala

  5. Oi, Lucilene,
    Coloque o tapete sem medo, pois vc tem todas as cores neutras. Acrescente objetos em vermelho, marrom, dourado e verde (este em pouca quantidade).
    bjo
    Rosana

  6. Oi, Vera,
    Sugiro que pinte a sala de estar com um off white tendendo para cinza, que fica muito bem com o marfim e o marrom escuro. Caso deseje um ambiente mais monocromático, escolha o off white tendendo para o marrom, muito claro.E encha de cores o ambiente. Sugiro tbém off white tendendo para cinza no quarto e uma parede, que pode ser da cabeceira, em branco (ou o contrário: 3 paredes em branco e a cabeceira em cinza bem clarinho).
    bjo
    Rosana

  7. Olá Rosanafe, receb meu apto a pouco tempo e estou decorando-o aos poucos, as paredes que compoem minha sala medem 2,20X3,00X3,90 sendo a outra parede ja da sala de jantar , pois sa~oconjugadas.O apto mede total de53 m2, mas vamos lá.Quero sugestoes pra sala de estar, que é minha prioridade no momento.Comprei um rack na cor canadian oak com branco e painel que coloquei na parede de 2,20, a janela que fica na parede na parede de 3,00 coloqei persianas de brim na cor palha e o sofá que ainda não chegou será um modelo bem simples na cor bege em tecido suede(medira 1,80+ou-). Minha d´vida é o seguinte gostaria de colocar um tapete que vi numa loja da tabacow vermelho, pois adoro esta cor

  8. Bom dia!Estou montando um ap de 52m quadrado, e gostaria saber qual a cor devo pintar minha sala de estar ,sendo que o sofa é marrom escuro e a estante é em marfim? No quarto do casal,meu guarda roupa é cinxa escuro com preto ,por favor me ajude a decidir qual a cor certa,pois os comodos sao muito pequenos,tenho medo de colocar uma cor e escurecer o ambiente.Gosto de lugar confortavel e claro.

    Obrigada!!
    Vera

    P.s.: Vc esta de parabens ,adoro todas as suas propostas.

  9. Oi, Gleize,
    Pinte a menor parede de vermelho. Não pinte de vermelho a parede onde estiver a TV, vai cansar a vista. E tbém não pinte a parede onde está o sofá de vermelho, já que ele tbém é vermelho. Claro que pode colocar um tapete! De preferencia o tapete e a cortina devem ser claros; A cortina em bege mais claro que a parede e o tapete em um marrom claro , por exemplo, ok ? Sim, cortina de varão rendada bege clarinho vai ficar legal.
    bjo
    Rosana

  10. Vou pintar a sala essa semana gosto muito da cor beje e uma parede vermelha o q vc acha pois a sala é pequena o sofá e vermelho c os apoios mogno.Posso colocar um tapete??E a cortina qual a cor q coloco??Posso colocar uma cortina d varao rendada???Obrigada.

  11. Oi, Claudia,
    O posicionamento ideal na cozinha é : Geladeira perto da porta de entrada (para que quem vá pegar água não atrapalhar quem está trabalhando) depois uma bancada e a pia (para onde vc leva o que tirou da geladeira e preparar para levar ao fogo) depois uma bancada e o fogão (para cozinhar, assar, etc). É uma linha de produção. Assim funciona super bem e vc funciona bem na cozinha. Há pessoas que preferem mudar esta organização por questões estéticas. Eu não concordo, pq acho que uma organização diferente traz dor de cabeça o resto da vida, mas aceito o desejo das pessoas. Afinal, é a casa delas. Então, se vc se sente muito mal com isso, faça como deseja. Mas antes pare para pensar um pouquinho em vc trabalhando nesta cozinha e imagine se não vai ter problemas, ok ?
    bjos
    ROsana

  12. Olá. Estou planejando minha cozinha americana e gostaria de tirar a geladeira do campo de visão da sala, deixando sob este ponto de vista uma bancada linear com pia e cooktop. Acha que esta idéia é desnecessária p/ eu ter uma cozinha sem cara de “cozinha”. Obrigada

  13. Boa tarde!
    Tenho uma dúvida…
    Colocarei, em um corredor, piso frio, e nos quartos, piso de madeira.
    As portas desses quartos serão de correr, colocadas no corredor.
    Como deve ser a divisa entre esses dois ambientes?
    Obrigada!

  14. Que lindos!!!
    Olha, eu fiz meu corredor, aquele que vc deu dicas, adorei vu.
    Muito obrigada, fiz um post e linkei seu site.

    Bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui