Mais feliz ainda porque O Simples Decoração está na MINHA CASA de JUNHO (que está ótima! Não perca!) . Olha só eu toda besta e feliz!!! Veja:

SDnaminhacasa 001

Agora, as cozinhas: Continuando a série sobre pequenos ambientes, que venho postando, seguem fotos e dicas sobre pequenas cozinhas. Não esqueça que a cozinha é um “ambiente de produção” e, por isso, a distribuição dos móveis e eletrodomésticos, a iluminação e a ventilação são SUPER importantes. Veja um detalhamento mais profundo sobre isso  na página GUIA-COZINHA. Mas vamos lá:

theofficestylistcozinhacorredor

achadoscozinhaideia5

Na cozinha, principalmente pequena, vc usa as paredes, cada cantinho, para colocar os acessórios necessários para o seu trabalho perto de vc. Ela é pequena, mas isso não é desculpa para não ser funcional! Além disso, perceba, na 1a foto, a preocupação com a iluminação na área de trabalho. Veja também, na 2a foto, que o móvel, onde vc pode guardar muito coisa, tem pequena profundidade. Vc não tem ideia do que se pode guardar em um móvel com 25 cm de profundidade!

adiaryoflovelycozinhatradi2

cozinhaexemplo8jpg

O espaço deve ser pensado de forma que qualquer cantinho seja bem usado. A simplicidade também faz os ambientes parecerem maiores. Quando é necessário economizar, simplifique!

casabrilcozinharosa

casaabrilapto38m2

Cores fortes podem ser usadas, claro! Mas atenção para a iluminação e use em conjunto com cores claras, ou em detalhes que diferenciem seu espaço, como as fotos acima.

casa-claudia-especial-cozinhas-americanas-ideias-ambientes-integrados_10cocina_con_pared_de_ladrillodecoratrix

thedesignpadcozinhacorredor

É pequena e deve ser charmosa, claro! Acrescente pequenos detalhes que não ocupem espaço, faça uma parede diferente, abuse dos móveis extensíveis, dobráveis.

Vc pode achar que fazer um projeto com um designer de interiores é uma idéia maluca e cara, ainda mais para um ambiente tão pequena, mas acredite: Vale a pena! Vc vai ocupar muito melhor o espaço e sua cozinha vai parecer muito maior do que é.

inspiringInteriorscozinha1

deardesignersworpresscozinha14

Uma boa cozinha precisa, mais que espaço, de um bom planejamento de uso do espaço que tem!

decophotocozinhapb10

Fotos dos sites e blogs: decophoto, deardesigners, inspiring interiors, thedesignpad, decoratrix, casaabril, adiaryof lovely, achadosdedecoracao e theofficestylist

57 COMENTÁRIOS

  1. Olá, minha cozinha e estreita, um lado coloquei armário. Tem ainda um espetáculo de 90 m perto do banheiro , e outro de 1 metrô de comprimento perto do fogão. Eu quero mandar fazer um balcão de 2 lugares para jantar aonde eu poderia fazer?

  2. Oi, Sabrina,

    Sem ver o ambiente é difícil responder ás suas perguntas. Mas eu diria que a pia deve ficar onde é mais confortável e funcional para vc, independentemente da posição da janela. Se for possível, uma bancada para dividir os ambientes é muito bem vinda pq pode servir tbém para refeições rápidas.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, estou fazendo uma cozinha nova e preciso de ajuda pois tem uma janela no posso de luz que é no canto da parede, tenho que colocar a pia de frente ou posso colocar ela de lado e outra duvida essa cozinha é integrada com a sala posso colocar uma bancada para dividir os ambientes….muito obrigado….

  4. Oi, Suelen,
    Em uma cozinha estreita assim, em geral se usa colocar , a partir da entrada o seguinte: geladeira, bancada, pia, bancada e fogão, deixando o outro lado livre para a circulação. Como estas:
    Leia este post: https://www.simplesdecoracao.com.br/2015/10/20-cozinhas-corredor-bem-organizadas/
    Espero ter ajudado
    bjo
    Rosana

  5. Olá tudo bem?

    Tenho uma cozinha pequena sendo 1,40 por 2,90. Ela eh mto estreita então estou com mtas dúvidas do que fazer. Onde colocar a pia o fogão e a geladeira.

    Vc pode me ajudar?

  6. Oi, Cleide,
    Se eles ficarem juntos lado a lado mesmo não é nada bom , pois um é quente e o outro frio… vc prejudica o funcionamento. O q poderia melhorar seria ter uma bancada entre um e outro, de no mínimo uns 40 cm, até para ter uma área de apoio entre os 2 tbm.
    bjo
    Rosana

  7. será que posso colocar o fogão perto da geladeira? é que pretendo fazer um balcão em L não vejo como colocar a pia entre o fogão e a geladeira seria o ideal mas quero colocar a pia junto a janela e esta ja fica próximo da porta da cozinha.

  8. Suelen,
    2 metros de comprimento? E Qto de largura? De qquer forma considere que vc precisa de, no mínimo 80 cm de largura LIVRES para circular pela cozinha.Além disso: um fogão de 4 bocas tem no minimo, uns 50cm de largura. Uma geladeira comum, uns 60, uma pia de cozinha, no minimo, uns 40 cm e q vc precisa de espaço livre nos 2 lados do fogão e da geladeira (o mínimo depende do fabricante – leia no manual) e bancadas entre as 3 peças, de no mínimo, uns 30cm cada uma.Para dar em 2m vc só pode sacrificar as bancadas ou encontrar fogão e geladeiras menores. Se vc tiver como aumentar este espaço eu sugiro que o faça, ainda mais se tiver uma família grande, fazer muita comida em casa, enfim… Mas se vc mora sozinha, cozinha pouco, precisa só de um fogão de 1 ou 2 bocas, uma minigeladeira… enfim.. Veja aqui o que se sugere como metragem mínima, inclusive para cozinhas: http://casa.abril.com.br/materia/as-metragens-minimas-para-sala-quarto-cozinha-e-banheiro
    bjo
    ROsana

  9. OI, Darle,
    Nada a ver. O piso todo da casa pode ser o mesmo sim. A questão é que no banheiro e tbém na cozinha, o ideal é q o piso não seja escorregadio (qto mais brilhante, mais escorrega). Mas até para isso tem jeito: Há empresas que fazem pisos similares nas cores só que um modelo mais fosco para áreas molhadas e outro mais brilhante para áreas secas. Então, quando for comprar, atenção para isso, ok ? OU vc pode colocar no banheiro piso diferente. Não há problema algum.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Paola,
    Por acaso vi esta resposta que pode servir para vc tbém: http://casa.abril.com.br/materia/o-brilho-do-porcelanato-de-volta
    Além disso: Existem diversos porcelanatos, cada um com suas características, por isso sugiro que você entre em contato com o fabricante para ter certeza se é possível pintar e qual o produto indicado, ok?
    bjo
    Rosana

  11. Oi Rosane,
    Coloquei um porcelanato branco fosco na minha cozinha e com pouco tempo de uso ele ficou com varias manchas que ao limpar sai Momentaneamente. Gostaria de pinta-lo! vc indicaria? Existe alguma coisa que posso fazer?
    De qualquer maneira obrigada!!

  12. Oi, Maria Lucia,
    Pastilhas são uma boa opção para paredes redondas e do jeito que vc colocar é a tendência atual. Suas escolhas são boas.
    bjo
    Rosana

  13. Gostaria de ter idéias para reformar a minha cozinha, tenho uma parede redonda na qual quero fazer uma bancada para pequenas refeições e o que usar na parede, estou com vontade de colocar pastilhas só na direção da pia,fogão e bancada e no resto pintura. O que você acha?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui