É impressionante como acessórios fazem diferença em uma decoração! As almofadas por exemplo, se não forem bem escolhidas, estragam tudo! Mas bem escolhidas são o detalhe que faz sobressair uma boa decoração. Vejam as fotos abaixo:

almofadas2

Nesta foto vemos uma combinação perfeita de tamanhos, cores e  padronagens: As cores neutras do sofá e tapete permitem as cores e estampas, que conversam entre si (tons de amarelo/laranja) e combinam com o banquinho. Repare no tamanho de cada uma, como ficam bem equilibradas juntas

almofadas4

a combinação de cores é excelente (claro que não estamos vendo todo o ambiente mas vamos imaginar que seja romântico e que apresente cores compatíveis com os tons avermelhados das almofadas, certo?) A almofada nos mesmos tons mas “invertida” é um toque muito legal, que valoriza o conjunto. Talvez, se o restante do ambiente tiver muita “informação” , eu retirasse aquela manta de patchwork no braço.

almofadas5

Nesta foto, o fundo das almofadas não combina com a cor do sofá (branco e bege). Seu formato e provavelmente tecido não é dos melhores e sendo somente 2 almofadas tinham que ser bem mais imponentes.

Se vc quer investir pouco e fazer muita diferença, invista em boas almofadas!

almofadas1

Aqui, apesar das cores combinarem entre sim e combinarem com o ambiente, o que atrapalha este arranjo é o tamanho das almofadas. Imagine-as um pouco menores (como a foto anterior) e a listrada, ao invés de lá, no cantinho separada, em tamanho bem menor e junto às outras 2 ? E no outro lado 2 em amarelo ou laranja? Ficaria bem melhor!

almofadas6

Aqui ninguém senta neste sofá, tá combinado ? Porque simplesmente não dá! Além disso, Algumas almofadas combinam super bem, talvez até cada uma separada combine bem com o sofá e a manta. Mas todas juntas não conseguem criar um grupo harmonioso pq há diversas estampas diferentes e muitas cores.

Alexandra Rowleybrabournefarm

A combinação de diferentes tamanhos e as estampas simples criam uma harmonia interessante e sofisticada. Variações nas estampas simples com as mesmas cores, acréscimo de almofadas em cores lisas (neste caso, da mesma cor que o sofá, mas poderiam ser em prata, por exemplo) e tamanhos coerentes, é este o segredo desta combinação. Vejam outras que usam a mesma ideia:

sweetasacandysala

achadosdedecoracaosala7

downanddoutchicblogspot5

Assunto bom este. Qualquer hora falo mais sobre ele.

Fotos dos sites e blogs: sweetasacandy, achadosdedecoração, downanddoutchicblogspot, brabournefarm e casa abril

58 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Melina,
    Acredito que o seu sofá combina com a sua sala, certo? Então, uma solução que em geral dá certo é usar as cores que possui na sala (em objetos, no tapete, móveis, cortina, enfim..) para as almofadas. Fora isso, a cor laranja combina bem com azuis, verde e lilás, marrons e beges, etc
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Mary,
    Todas as cores que vc falou são neutras. Logo, a possibilidade de errar é mínima, escolhendo 2 ou 3 cores que vc goste e que combinem entre si. Por exemplo: Azul e verde nas almofadas, tapete marrom.. Papel de parede com azul, verde (ou só 1 das 2) e fundo bege ou branco.
    bjos
    ROsana

  3. Oi, Mirian,
    Desculpe a demora… recebo muitos e-mails e comentários. Infelizmente são muitos perguntando e só eu querendo ajudar com minhas respostas que demoram mais do que eu desejo…
    bjo
    Ro

  4. Oi, Rosana Oliveira,
    Sugiro tons de bege, marrom claro, enfim, tons terrosos.Se quiser acrescentar uma cor mais viva, use azul.
    bjo
    Rosana

  5. Oi, Sueli,
    Sugiro que as almofadas usem as cores do quadro. Verde e azul ficam muito bem com cinza. Prefira lisas ou com estampados bem discretos (como os que usam a mesma cor em tons diferentes por exemplo0.
    BJO
    ROSANA

  6. Oi, Mirian,
    A manta deve ter uma cor que fique bem com todas as cores da sala, mas principalmente com a cor do sofá e almofadas. Fiquei em dúvida se os sofás são em amarelo ou só a chase. Mas considerando que seja amarelo, vc pode usar marrom, lilás, roxo, bege… em tecidos lisos / estampados na manta e almofadas. Use porta retratos sim, mas poucos e com boas molduras, mas simples. Dependendo do estilo do quadro ele pode ser sem moldura, mas a moldura bem escolhida sempre dá mais valor à uma tela. Escolha molduras simples e retas, a cor das molduras tem a ver com a tela (escolher a cor que menos existe na tela dá normalmente certo) mas tbém com o ambiente. Então , escolha uma cor que exista em pouca quantidade na tela e que exista tbém no ambiente. Com pastpartour branco ou bege bem claro (normalmente fica bem.)
    obrigada
    bjo
    rosana

  7. Oi, Nice,
    Sugiro colocar somente almofadas, condizentes com o tamanho do sofá (não coloque tantas que não dê para se sentar nem tão pequenas que fique estranho) Existem muitas cores qeu ficam bem com chocolate e com as cores que vc tem na sala, como amarelo, bege, azul, laranja… Sugiro 1 listrada com algumas destas cores e 2 lisas em uma delas. Almofadas na mesma cor do sofá em geral “somem” então eu sugiro que vc coloque capas com as cores que falei acima.
    bjo
    Rosana

  8. bom dia, gostaria de saber como combinar a manta numa sala, o sofa e amarelo claro e estante tabaco. obrigada!

  9. Fiquei um tempao sem acessar a net, mas ainda n consegui q respondesse minhas duvidas. fico no aguardo. obrigada.

  10. Oi, Cinthia,
    Marrom fica super bem com azuis e/ou verdes, mas tbém com vermelho, laranja e amarelo. Outra possibilidade é misturar uma cor quente e uma cor fria (por exemplo: laranja e azul.. Mas use até 3 cores diferentes (pode variar os tons e usar estampas com estas cores)
    bjo
    Ro

  11. Olá! Adorei as dicas, todas sugerem um ambiente muito alegre e para cima! Não tenho muita criatividade para fazer algo tão lindo sozinha e gostaria de dar um “up” na minha sala que está bem sem graça… Meu sofá é marrom escuro (criança!) e minhas paredes beges. Gostaria de umas dicas de tons para almofadas e objetos de decoração. Obrigada desde já!

  12. Oi, Tatiani,
    Vc já tem bastante cor no entorno. Sugiro que a parede seja em bege bem claro ou um off white tendendo para bege ou amarelo.
    bjo
    Rosana

  13. Oi, Mariana,
    Use lisas e estampadas ou lisas e listradas, ou somente lisas. Use os tons do encosto para elas. Cuidado com o excesso de informação, já que o sofá já tem 3 cores.
    bjo
    ROsana

  14. Oi, Karina,
    Vc pode usar laranja, vermelho, amarelo…. E acrescentar toques de verde e/ou azul em objetos.
    bjo
    Rosana

  15. quero melhorar a decoração das minhas salas de jantar e estar que são praticamente juntas.
    As cores predominantes (mesa de jantar com as cadeiras e o rack) são branco e marrom.
    Meu sofá é cor de gelo. O espaço é muito pequeno. Gostaria de colocar umas almofadas no sofá, que já tem uma manta marrom, e no chão, mas eu não sei se isso ficaria legal, nem sei quais cores usar.
    Qual a sua sugestão?

  16. Olá, estou precisando de uma ajuda: Meu sofá é marrom chocolate e tem o encosto com litras estreiyas com tons pastel e um tom de verde claro. Qual seriam as cores das almofadas? Poderiam ser estampadas ou listradas ymb?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui