É impressionante como os apartamentos estão ficando cada vez menores! Então, estou sempre falando de pequenos espaços – não é falta de assunto. É a necessidade!

Hoje vamos analisar como  simplificar e economizar espaço mantendo a  sala funcional, bonita e confortável. Mágica? Não, só bom senso.

Imaginemos uma situação comum: Você olha uma foto de uma revista (ou do Simples Decoração, aquele blog bacana, rs!) e pensa: “Poxa, queria decorar minha sala assim! Mas não dá! Estas salas de revistas (e blogs, rs!) são sempre tão grandes!!”

Pois vou lhe dar umas dicas para ajudar a adequar as idéias que vc vê nestas revistas à sua realidade. Veja só:

O que a gente faz em uma sala?- Sentamos para conversar, ler, descansar, tomar uma bebida, ver tv, ouvir música, etc. no sofá e poltronas. Então, precisamos de um sofá confortável e apoios para o descanso, a bebida, o livro…Eles devem ocupar pouco espaço, mantendo o conforto. Se temos mais espaço, podemos ter diversas opções funcionais. Se há menos espaço, uma ideía é manter as funcionalidades, mas com menos opções. Por exemplo:

Como decorar uma sala pequena ? 1

Na foto acima, se temos um cantinho menor que este, podemos, mantendo a funcionalidade: Retirar uma das mesas de apoio e uma das luminárias e trocar o sofá por um que tenha mais espaço útil; Assim teremos menos “informação” e mais área livre.

Como decorar uma sala pequena ? 2

Outro exemplo: Você adorou (como eu) esta sala que foi mostrada lá no site da Abril, mas a sua sala é menor que esta.. O que vc pode fazer?  Pode tirar uma das poltronas, por exemplo, e acrescentar, no lugar da outra poltrona de frente para o sofá, que é bem “espaçosa”, 2 puffs, mantendo o mesmo número de assentos. Ah! e se a sala for menor ainda, pode tirar a mesa de centro e usar um dos puffs como apoio (é, vc vai perder um lugar…mas…) Veja o meu garrancho mal feito abaixo:

Como decorar uma sala pequena ? 3

Quando eu escrevo aqui sobre usar as idéias das fotos não importa que tamanho tenha o seu espaço estou falando tbém disso: Adequar

Outra situação, muito comum: Já reparou que do mesmo jeito que as salas diminuem , as TVs aumentam ? E vc sabe que para ver realmente bem uma TV há uma distância ideal e que abaixo desta distância vc não vê bem e força a sua visão além do necessário? E, por fim, que a maioria das salas de estar ou TV atuais tem TVs que são muuuuuuuuito maiores do que deveriam? E, olha só esta sala:

Como decorar uma sala pequena ? 4

A TV é enorme, por isso a área do painel e prateleiras é enorme, a mesa de centro é enorme, a poltrona é enorme. Fica tudo assim compatível com  o tamanho da TV…. Agora vou diminuir esta TV enorme para uma tamanho admissível para uma sala pequena (lá vem outro garrancho da Rosana):

Como decorar uma sala pequena ? 5

Tá ruim mesmo este garrancho, mas a idéia é: Se minha TV não tem tamanho compatível com a minha sala, além dos problemas óticos que posso ter ainda acabo tendo um elefante (preto, no caso) no meio da sala que não é proporcional ao tamanho desta e dos móveis OU compro móveis grandes como ela e fico batendo canela a vida inteira neles, pois não há lugar para circular. Vejam que cortei 1/3 da mesa de centro e ela está ainda grande em relação à TV. E a poltrona?… nossa! Agora ela é o elefante (branco) da sala!

Sei que é difícil, para a maioria, não ceder a tentação de comprar a maior tv que o bolso suportar, mas .. Fica a dica.

Fotos dos sites e blogs Tudoedimais, casaabril e alifesdesign (aos quais peço mil desculpas pelas garranchadas cometidas contra suas lindas fotos)

110 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Marta,
    O que vc está me pedindo é um projeto… Vou ter que olhar a planta da sua casa e usar um bom tempo para tentar lhe ajudar… Então, se desejar um orçamento para isso, me envie a planta ou um desenho dela, fotos se possível e me diga o que precisa que esta sala tenha (sofá para qtas pessoas, tv, mesa de jantar? enfim….). Escreva para [email protected] e eu lhe envio o orçamento para este trabalho.
    bjo
    Rosana

  2. Olá,minha sala e pequena mais ou menos 3/3 metros,só que uma parede tem a janela,do outro lado e as portas da cozinha,e dos quartos tem um espaço menor estou toda perdida ,me ajude por favor

  3. Ola! Adorei as dicas!!!! Mas preciso de ajuda com a minha sala… Ela nao é pequena mas é muito recortada! No meio de uma das paredes tem uma porta que dá pro corredor, sobrando 1.40m pra cada lado; na parede à direita tem uma porta larga (uns 3m) que dá pra varanda, sobrando 1.30m pra cada lado; e na parede à esquerda tem dois rasgos que dão para a cozinha. Nao consigo imaginar uma disposiçao de móveis adequada… Alguma sugestao?

  4. Oi, Robertha,
    É tudo uma questão de prioridades: Se é mais importante ter o sofá confortável para jogar que ter uma mesa de jantar grande ou até não ter mesa… Atente tbém que a tv voltada para a janela ou de costas para ela vai prejudicar a visão da imagem ou vc terá que fechar as cortinas (se houver muita claridade entrando) sempre que for ver tv ou jogar…
    Vc pode encontrar mesas extensíveis, cadeiras dobráveis, colocar um banco abaixo da mesa ou puffs ao invés de cadeiras, mas a questão mesmo é se sacrificar a área de jantar é mesmo importante assim. Ou até: Será que não há um outro local que possa ser feito de sala para jogar ?
    bjo
    Rosana

  5. Olá! Preciso de uma dica urgente, mudei para uma casa que a sala é comprida e estreita e meu sofá é de 2 lugares grande retratil e meu esposo quer espaço para jogar Xbox, então quer colocar o sofá de comprido e não na lateral como é o normal e assim sobrará um pequeno espaço, mais pequeno mesmo para a mesa de jantar, que eu acho que não cabe uma mesa. E ainda para completar tem uma janela mais p final da sala. Me ajuda o que posso fazer tanto p janela quanto para esse espaço que irá sobrar. Obrigada!

  6. Oi , Cilane!
    Branco e preto é um clássico, mas acho que vc pode explorar mais um pouco a mistura de branco com preto – o cinza, em diversas tonalidades, nas almofadas, nos objetos de decoração e já que tem azul e bege, pode tbém usar estas cores em tonalidades claras nestes objetos. Sua casa vai ficar mais colorida e alegre.
    Um beijo
    Rosana

  7. ola minha sala é muto pequena e nao sei decorar ,pus sofa preto com molfadas prata chumbo e rack preto com branco e mesa de centro preto com branco tbm pendurei dois quadros um em cima e outro em baixo um com uma flor azul escuro e outra com flor branca ,achou bom? meu tapete é bege e estou pensando em colocar dois quadros pequenos bege tbm um do lado do outro? o que vc acha?
    OBRIGADA!!!!

  8. Marli,
    Eu acho ótimo! Cinza, marrom, gelo, madeira e vermelho provavelmente vão ficar super bem !
    Mas cuidado com o tom do vermelho. Eu particularmente, prefiro vermelhos um tanto fechados, não “cheguei demais”, mas é uma questão de gosto.
    bjo
    Rosana

  9. ola rossana,gostaria muito de sua opinião,estou decorando meu aptas paredes são gelo a mesa e de vidro com cadeiras de madeira com assento cinza,o sofá marron,agora estou querendo colocar uma mesa de canto vermelha e uma cadeira do lado que vc acha do vermelho?aguardo resposta.bjs

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui