É impressionante como os apartamentos estão ficando cada vez menores! Então, estou sempre falando de pequenos espaços – não é falta de assunto. É a necessidade!

Hoje vamos analisar como  simplificar e economizar espaço mantendo a  sala funcional, bonita e confortável. Mágica? Não, só bom senso.

Imaginemos uma situação comum: Você olha uma foto de uma revista (ou do Simples Decoração, aquele blog bacana, rs!) e pensa: “Poxa, queria decorar minha sala assim! Mas não dá! Estas salas de revistas (e blogs, rs!) são sempre tão grandes!!”

Pois vou lhe dar umas dicas para ajudar a adequar as idéias que vc vê nestas revistas à sua realidade. Veja só:

O que a gente faz em uma sala?- Sentamos para conversar, ler, descansar, tomar uma bebida, ver tv, ouvir música, etc. no sofá e poltronas. Então, precisamos de um sofá confortável e apoios para o descanso, a bebida, o livro…Eles devem ocupar pouco espaço, mantendo o conforto. Se temos mais espaço, podemos ter diversas opções funcionais. Se há menos espaço, uma ideía é manter as funcionalidades, mas com menos opções. Por exemplo:

Como decorar uma sala pequena ? 1

Na foto acima, se temos um cantinho menor que este, podemos, mantendo a funcionalidade: Retirar uma das mesas de apoio e uma das luminárias e trocar o sofá por um que tenha mais espaço útil; Assim teremos menos “informação” e mais área livre.

Como decorar uma sala pequena ? 2

Outro exemplo: Você adorou (como eu) esta sala que foi mostrada lá no site da Abril, mas a sua sala é menor que esta.. O que vc pode fazer?  Pode tirar uma das poltronas, por exemplo, e acrescentar, no lugar da outra poltrona de frente para o sofá, que é bem “espaçosa”, 2 puffs, mantendo o mesmo número de assentos. Ah! e se a sala for menor ainda, pode tirar a mesa de centro e usar um dos puffs como apoio (é, vc vai perder um lugar…mas…) Veja o meu garrancho mal feito abaixo:

Como decorar uma sala pequena ? 3

Quando eu escrevo aqui sobre usar as idéias das fotos não importa que tamanho tenha o seu espaço estou falando tbém disso: Adequar

Outra situação, muito comum: Já reparou que do mesmo jeito que as salas diminuem , as TVs aumentam ? E vc sabe que para ver realmente bem uma TV há uma distância ideal e que abaixo desta distância vc não vê bem e força a sua visão além do necessário? E, por fim, que a maioria das salas de estar ou TV atuais tem TVs que são muuuuuuuuito maiores do que deveriam? E, olha só esta sala:

Como decorar uma sala pequena ? 4

A TV é enorme, por isso a área do painel e prateleiras é enorme, a mesa de centro é enorme, a poltrona é enorme. Fica tudo assim compatível com  o tamanho da TV…. Agora vou diminuir esta TV enorme para uma tamanho admissível para uma sala pequena (lá vem outro garrancho da Rosana):

Como decorar uma sala pequena ? 5

Tá ruim mesmo este garrancho, mas a idéia é: Se minha TV não tem tamanho compatível com a minha sala, além dos problemas óticos que posso ter ainda acabo tendo um elefante (preto, no caso) no meio da sala que não é proporcional ao tamanho desta e dos móveis OU compro móveis grandes como ela e fico batendo canela a vida inteira neles, pois não há lugar para circular. Vejam que cortei 1/3 da mesa de centro e ela está ainda grande em relação à TV. E a poltrona?… nossa! Agora ela é o elefante (branco) da sala!

Sei que é difícil, para a maioria, não ceder a tentação de comprar a maior tv que o bolso suportar, mas .. Fica a dica.

Fotos dos sites e blogs Tudoedimais, casaabril e alifesdesign (aos quais peço mil desculpas pelas garranchadas cometidas contra suas lindas fotos)

110 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Jussara,
    Estas cores todas nas paredes da sala ou devem mudar (ao menos 2 paredes com cores mais leves e de preferência neutra) ou vc deverá ter muito branco e poucas outras cores, de preferência leves e claras nos itens que resolver colocar cor. O sofá marrom com estampas ainda traz mais informações ainda… Será que vc não se sente sufocada com estas paredes ? Se sim, mude as cores. Deixe as em amarelo e coloque as demais em um bege ou branco. Acho que vc vai se sentir melhor.
    bjo
    Rosana

  2. minha sala é n é pequena e tmb n é mto grande mas preciso fazer dela um escritório tmb e n sei como se poder me ajudar ficarei grata!!!

  3. preciso de uma ajuda minha e grande gostaria de modifica um pouco;meus moveis são claro e escuro gostaria de dica de cor de tinta.obrigado por sua atenção.

  4. Oi, Carlos,
    Com preto e branco vc pode usar praticamente qquer cor! São cores neutras! Eu gosto muito de cinzas nos grandes itens (cortina,por exemplo) e cores mais vivas (vermelho, por exemplo) nos detalhes. E vc pode acrescentar outras cores em melhor qtdade, como dourados, amarelos, laranjas…
    abs
    rosana

  5. vilma gostaria de saber qual a cor que eu posso jogar na minha sala …..os moveis são preto e branco e a parede toda branca…….e apartamento pequeno te agradeço muito…abraço fica com DEUS

  6. Oi, Graciele,
    Talvez esta parede inteira seja onde vc deve colocar o sofá. Assim a tV deve ficar à frente. Se não for possível, inverta. Depois coloque o restante, se preocupando com a circulação. Não “entulhe” a sala. Pense em móveis pequenos, multiuso, que possam ser guardados, movidos com facilidade, puff que vira mesa, mesa de jantar extensível encostada na parede, estas coisas.
    bjo
    Rosana

  7. olá todo bem! queria uma ajudinha meu sofá e verde que cor de móveis e decoração ficaria legal grata abs

  8. Oi, Tania,
    Vc poderia até manter o preto e branco e acrescentar objetos, almofadas, etc em vermelho e cinza. Vai ficar bem bacana.
    bjo
    Rosana

  9. Oi, Branca,
    Se o vaso não vai atrapalhar a circulação nem a abertura da janela, pode colocá-lo sim. E vc pode colocar o porta retrato no corredor sim.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Viviane,
    O que importa é se há espaço para usar as cadeiras em atrapalhar a circulação e com conforto e se a altura da bancada combina com a altura do assento das cadeiras. É isso que vc tem que observar.
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Vilma,
    O que vc deseja é um projeto de decoração. Infelizmente agora não estou aceitando novos projetos pois estou muito atarefada e atrasada nas demais atividades. Se vc morar no RJ (ZS ou Oeste) posso lhe dar referências.
    abs
    ROsana

  12. Oi, Andrea,
    Use o mínimo de móveis e que eles sejam pequenos. O sofá cinza é uma boa idéia por ser neutro, permite bastante cor nos detalhes. OS móveis podem ser em branco ou madeira clara. Use cores vivas nas almofadas e objetos.
    bjo
    Rosana

  13. Minha Sala tem área de um corredor de 2m X 90cm integrado com uma pequena cozinha, com metragem irregular, como decorar?
    Posso enviar fotos?
    abç
    Heloisa

  14. como posso decorar minha sala as paredes tem textura duas com a cor amarela e as outras vermelha e a outra vinho meu sofa e marrom com estampas quero dica na cortina que opçao de cor eu posso usar

  15. Oi, Lucimar,
    Pode ser bege, marrom como o sofá ou mais claro, ou se quiser um UP, laranja, que fica super contrastante com o verde.
    bjo
    Rosana

  16. Olá, tudo bem?

    Gostaria de uma ajuda. A minha sala tem uma parede que está com textura da cor verde kiwi e os meus moveis da cor tabaco e o meu sofá marron claro e gostaria de colocar um puff em forma de feijão. Qual seria a cor ideal do puff?

    Grata,
    Lucimar

  17. Oi, Rossana,
    Usando coisas que vc tenha ,reformando, botando a mão na massa, vc mesma pintando, lixando, consertando. Usar a criatividade é o melhor jeito de economizar.
    bjo
    Rosana

  18. Olá, Humberto,
    Sugiro que faça uma consulta a um designer ou arquiteto (antes veja os trabalhos que ele(ela) realizou).
    abs
    ROsana

  19. Oi, Ana, vc deve procurar um designer ou arquiteto em sua cidade, que vá ver pessoalmente o problema e lhe dar uma solução que realmente se adapte ao seu espaço. Daqui não posso saber como esta lareira foi construída..
    abs
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui