É impressionante como os apartamentos estão ficando cada vez menores! Então, estou sempre falando de pequenos espaços – não é falta de assunto. É a necessidade!

Hoje vamos analisar como  simplificar e economizar espaço mantendo a  sala funcional, bonita e confortável. Mágica? Não, só bom senso.

Imaginemos uma situação comum: Você olha uma foto de uma revista (ou do Simples Decoração, aquele blog bacana, rs!) e pensa: “Poxa, queria decorar minha sala assim! Mas não dá! Estas salas de revistas (e blogs, rs!) são sempre tão grandes!!”

Pois vou lhe dar umas dicas para ajudar a adequar as idéias que vc vê nestas revistas à sua realidade. Veja só:

O que a gente faz em uma sala?- Sentamos para conversar, ler, descansar, tomar uma bebida, ver tv, ouvir música, etc. no sofá e poltronas. Então, precisamos de um sofá confortável e apoios para o descanso, a bebida, o livro…Eles devem ocupar pouco espaço, mantendo o conforto. Se temos mais espaço, podemos ter diversas opções funcionais. Se há menos espaço, uma ideía é manter as funcionalidades, mas com menos opções. Por exemplo:

Como decorar uma sala pequena ? 1

Na foto acima, se temos um cantinho menor que este, podemos, mantendo a funcionalidade: Retirar uma das mesas de apoio e uma das luminárias e trocar o sofá por um que tenha mais espaço útil; Assim teremos menos “informação” e mais área livre.

Como decorar uma sala pequena ? 2

Outro exemplo: Você adorou (como eu) esta sala que foi mostrada lá no site da Abril, mas a sua sala é menor que esta.. O que vc pode fazer?  Pode tirar uma das poltronas, por exemplo, e acrescentar, no lugar da outra poltrona de frente para o sofá, que é bem “espaçosa”, 2 puffs, mantendo o mesmo número de assentos. Ah! e se a sala for menor ainda, pode tirar a mesa de centro e usar um dos puffs como apoio (é, vc vai perder um lugar…mas…) Veja o meu garrancho mal feito abaixo:

Como decorar uma sala pequena ? 3

Quando eu escrevo aqui sobre usar as idéias das fotos não importa que tamanho tenha o seu espaço estou falando tbém disso: Adequar

Outra situação, muito comum: Já reparou que do mesmo jeito que as salas diminuem , as TVs aumentam ? E vc sabe que para ver realmente bem uma TV há uma distância ideal e que abaixo desta distância vc não vê bem e força a sua visão além do necessário? E, por fim, que a maioria das salas de estar ou TV atuais tem TVs que são muuuuuuuuito maiores do que deveriam? E, olha só esta sala:

Como decorar uma sala pequena ? 4

A TV é enorme, por isso a área do painel e prateleiras é enorme, a mesa de centro é enorme, a poltrona é enorme. Fica tudo assim compatível com  o tamanho da TV…. Agora vou diminuir esta TV enorme para uma tamanho admissível para uma sala pequena (lá vem outro garrancho da Rosana):

Como decorar uma sala pequena ? 5

Tá ruim mesmo este garrancho, mas a idéia é: Se minha TV não tem tamanho compatível com a minha sala, além dos problemas óticos que posso ter ainda acabo tendo um elefante (preto, no caso) no meio da sala que não é proporcional ao tamanho desta e dos móveis OU compro móveis grandes como ela e fico batendo canela a vida inteira neles, pois não há lugar para circular. Vejam que cortei 1/3 da mesa de centro e ela está ainda grande em relação à TV. E a poltrona?… nossa! Agora ela é o elefante (branco) da sala!

Sei que é difícil, para a maioria, não ceder a tentação de comprar a maior tv que o bolso suportar, mas .. Fica a dica.

Fotos dos sites e blogs Tudoedimais, casaabril e alifesdesign (aos quais peço mil desculpas pelas garranchadas cometidas contra suas lindas fotos)

110 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Ketlem,
    Como o apartamento é pequeno sugiro que use o vermelho em detalhes e mantenha o restante em cores neutras e claras.
    bjo
    rosana

  2. Oi, Viviane,
    Mesa de centro é sempre bom, mas se a sala não comportar, mesas laterais ajudam. Com o sofá verde, sugiro tapete em marrom, mas se mais escuro ou mais claro vai depender da cor do piso e se vc deseja enfatizar ou não o tapete (qto mais claro ou escuro que o piso mais ele vai ‘aparecer”). Sugiro que as cortinas tenham cores neutras (bege ou areia ou marrom são boas cores provavelmente) e as almofadas podem ter tons presentes no quadro e que combinem com o sofá e com o tapete.
    bjos
    Rosaan

  3. Olá boa tarde!
    Então tenho dúvidas para montar minha sala. Tenho um sofá de três lugares na cor verde musgo, na parede acima dele um quadro com várias cores, as paredes são brancas. O meu rack é pequeno na cor tabaco. Tenho dúvidas na cor do tapete, da cortina e das almofadas. Devo ou não colocar uma mesinha de centro?

  4. Oi, Isabelle,
    Como o lilás eu prefiro o bege ou marrom médio ou escuro. O tapete pode ser em um tom diferente (mas que combine) do sofá. Mais escuro se o piso for claro e vice-versa. Assim uma boa cor para a estante seria uma madeira clara a média ou branco.
    bjo
    Rosana

  5. Oi!moro em um apartamento alugado,dai ja começa minha dificuldade. porque nao posso quebrar paredes e mudar oque eu gostaria o apartamento é pequeno.como faço pra deila-lo mais confortavel e mais com a minha cara ? gosto muito da cor vermelha mais nao sei se ficaria bom na parede me ajude porfavor..bjossssssssss

  6. Oi, João!
    Obrigada!
    Então, se a sala não for bem iluminada naturalmente os móveis escuros poderão torná-la mais escura tbém, principalmente se forem grandes. Escolhendo estes, abuse de cores claras, branco, bege claro ou cinza claro nos objetos, aliados a uma cor mais viva de sua escolha (verde, laranja, azul…). Outra opção seria móveis em madeira em tom mel ou acinzentado médio.
    abs
    Rosana

  7. Rosana,

    parrabéns pelo retorno a todos que lhe escreve.

    Meu piso é laminado capuccino e parede pérola, sla pewquena. posso usar móveis em imbuia e preto e meswa cromada?

  8. Ola, tenho uma sala pequena com uma parede lilás claro…estou em duvida entre um sofá preto ou um bege…e a cor para um tapete dependendo do sofá! Ah, a estante para a tv também não sei qual. A melhor combinação talvez marrom escuro..pq vc sugere? Muito obrigado!

  9. Oi, Vilma,
    Como vc tem móveis escuros eu sugiro que as cores da sala sejam claras. Vc pode usar um off white tendendo para cinza (que combinará com o piso) ou bege (que é neutro e combinará com os móveis) mas bem claro, quase branco. Se vc deseja chamar atenção para a parede da mesa, use uma por um pouco mais escura ou forte do que a que vc escolher para as demais paredes.
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Cintia,
    Escolha a área de escritório preferencialmente lateral à janela. Assim vc vai ter maior conforto trabalhando com computador. A Tv tbém não deve ficar de frente para janela, pois prejudica a visualização. Após organizar estes 2 itens deverá ser mais fácil organizar o restante.
    bjo
    Rosana

  11. Oi, Diana,
    Se os móveis são em branco e preto, vc pode usar nas paredes tons de cinza, que combinam muito bem.
    bjo
    Rosana

  12. Rosana,
    Casei-me a pouco tempo e ainda estou montando minha casa com muitas duvidas na decoração. Bom, na verdade as duvidas começaram no momento da obra, qual tinta escolher? Apaixonei-me pela palheta de cor ROXA, então escolhi para 1 das paredes da sala um tom mais puxado para o lilás, para as outras paredes a cor palha e no teto branco. Ate ai tudo bem, a combinação ficou melhor do que imaginei, pois sempre quis uma decoração diferente com muitas cores.
    Porém, sentir dificuldades quando comecei a comprar os móveis, pois tudo era em torno da parede, ate o piso (em PVC) foi pensado para combinar com a tal parede roxa. Então, escolhi um sofá confortável na cor bege, tapete branco trançado com marrom, rack baixo cor tabaco com preto, mesa em tempo de vidro com cadeiras em estofado bege e base em madeira cor tabaco, 1 pufe branco e 1 pufe roxo (ainda não tenho cortinas, almofadas ou quadros). Ok, tudo bem! Os móveis combinam, mas o problema é que nada faz conexão com a parede e não gostei do resultado final com o pufe roxo.
    Eu quero tanto uma sala diferente, bonita e com personalidade, mas não vejo nada disso na minha. Os móveis são mais tradicionais do que gostaria e a parede roxa esta como intrusa na minha sala.
    Já pensei em pintar essa parede roxa de outra cor, fazer uma capa para o sofá, enfim varias idéias, mas nenhuma definição. Na verdade sou apaixonada pela cor roxa e realmente gostaria de manter a cor, mas não consigo ter nenhuma idéia para melhorar o ambiente. Ajuda-me, por favor?!!! O que posso fazer para harmonizar tudo?
    OBS: Meu ap é bem pequeno. Encaminha um e-mail que eu respondo com fotos.

    Obrigada!
    Pammela

  13. Oi, Cassilene,
    Depende de muita coisa, além da cor do sofá, a cor das paredes, piso, móveis… Mas verde fica super bem com azul, são cores fáceis de combinar.Qto à móveis, a madeira clara dá leveza e clareia o ambiente.
    bjo
    rosana

  14. Raimunda,
    Só com as medidas , o que posso lhe dizer é para ver os posts sobre salas ou escolher DICAS e ler sobre isso no blog, Tem também a página guia sala, que vc vê no menu lá emcima. Acredito que vá lhe ajudar.
    bjo
    Ro

  15. Olá,
    gostaria de saber que cor pinto as paredes, minha sala é pequena, piso laminado cinzento (claro), rak e painel tabaco, devo usar outra cor na parede proximo a mesa de vidro?

  16. Oi, Aline,
    Sugiro que vc use cores claras, já que seus móveis e sofá são escuros, tais como: Bege, areia, azul. Alguns objetos em tons diferentes de azul e marrom vão ficar ótimos.
    bjo
    Rosana

  17. quero decorar minha sala mais simples porque meu espaco e pequeno.minha sala tem raque com painel cor tabaco co meipon sofa marron nao sou muito boa em decoracao queria umas dicas obrigada….

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui