A cozinha é um dos ambientes mais caros para construir ou reformar. Eletrodomésticos, revestimentos, hidráulica… não é fácil!  E como economia é sempre bom, aí vão algumas dicas para vc gastar menos e ter uma cozinha bonita e funcional:

1) Reforma: Os armários estão com a estrutura perfeita mas tem uma cara de “passado” terrível ? Que tal trocar ou reformar somente as portas? Veja estas imagens que “catei” lá no Blog da Reforma (que eu adoro! Os textos da Lilly são super interessantes e engraçados) : Os armários são os mesmos!

2) Outra ideia que na foto acima também foi usada, é: Simplificar! Veja que na direita foram retiradas as portas. Outra coisa: Aqueles aramados maravilhosos, puxadores cheios de firulas, todas as coisas que podem ser lindas e até ajudar um pouco a organização: Pense bem na relação custo x benefício e manutenção! Para ser bom e durável, é mais caro. E não esqueça: Quanto mais “coisinhas” vc tiver, mais vai trabalhar para manter limpo!

3) Use base de alvenaria para diminuir o gasto com o piso e, de quebra, facilitar a limpeza! Aliás, pense no uso de alvenaria no geral!

4) Pense em praticidade e durabilidade, além do preço, beleza e moda. Tudo que está na moda é mais caro do que deveria custar, somente porque está na moda !  Pense mais no clássico, porque o clássico não sai de moda. O velho e bom granito continua aí pq é durável, prático e relativamente barato.

Bancada de madeira é linda, mas não é o melhor revestimento para lugares em contato permanente com a água! Vai necessitar de manutenção anual, no mínimo.

Mármore é POROSO, quer dizer,  acumula mais facilmente micro-organismos nocivos e mancha mais fácil. Existem produtos e tratamentos para evitar ao máximo que isso aconteça, mas custam dinheiro e acaba que a manutenção é bem maior que a necessária com o granito, naturalmente mais duro, resistente à absorção de água e à abrasão.

5) Não economize na QUALIDADE dos materiais hidráulicos: Tubos, conexões, torneiras, etc. compre a melhor marca. Pode ser o modelo mais simples, mas da melhor marca. Estas coisas vão ficar lá por anos e anos. E devem durar anos e anos! Falando em hidráulica, tente concentrar os pontos hidráulicos, inclusive considerando outros cômodos, como banheiros. Vc gasta menos com canalização.

6) Por último, aproveite as novas e fantásticas tintas que tem uma boa sobrevida em ambientes úmidos e use revestimentos cerâmicos somente próximos aos pontos de trabalho da cozinha (pias, fogões..). Mesmo que tenha que pintar com mais frequência que a frequência em que se trocam azulejos, imagine se vc tem um problema hidráulico e precisa quebrar as paredes ?

Fotos dos sites e blogs: blog da reforma, apartment therapy, birchandbird, spark e casa abril

38 COMENTÁRIOS

  1. Oi querida adorei o post não sei se você ainda responde aqui. Queria atualizar meus armários da cozinha, são da Formaplas estao em pereito estado mas gostaria de atualizar as cores deixar moderno, é possível pintar? O que posso fazer? Obrigada

  2. Oi, Jéssica!
    Eu acho que fica mais barato sim, mas procure um bom profissional e tenha certeza que não vai querer mudar tudo de novo daqui a pouco…
    bjo
    RO

  3. Gostaria de pintar uma pia de mármore branca. Qual a tinta? E duradouro? Quero inclusive trocar a cor.cor . aguardo resposta.

  4. Boa tarde
    adorei as dicas! Queria saber uma coisa: preciso trocar meu gabinete de cozinha pois ele é de mdf e está bem feio, além da pia que também é antiga. Pensei na seguinte alternativa: ao invés de comprar outro gabinete poderia fazê-lo com tijolos e azulejos. Será que fica mais barato? Com uma pia de granito?

  5. Oi, Cristiane!
    Olha, eu não conheço tinta para pintar granito, ao menos que dure. O que vc pode fazer é contratar (em marmorarias vc encontra) alguém para lixar e/ou polir o granito. Isso vai melhorar o seu aspecto.
    bjo
    Rosana

  6. Olá!
    Gostaria de trocar a pia e bancada de granito da minha cozinha. Ela é toda rajada e queria clarear…no momento não podemos gastar muito.
    Poderia pintá -lá por uma cor Clarinha. ..dá certo?

  7. Oi, Sylvia,
    Não sei exatamente qto tem esta cozinha, mas considere que cada bancada deve ter uns 60 a 65 cm…Eu “chutaria” uns 3 m de largura. E a parede ao lado da porta no fundo deve ter uns 1,2m a 1,5m.
    bjo
    Rosana

  8. adorei as ideias de cozinha,gostari de saber o espaço que esta cozinha esta ocupando de área,pois vou reformar minha cozinha e os móveis vão ficar justamente no mesmo sentido,obrigado,a cozinha é a primeira que foi pintada,as portas.

  9. Temos uma cozinha de 4,50m X 3,0m e muito escura e já velha, necessitamos deixar ela mais clara mais prática, mais funcional,embora é pintada de branco e os móveis também, como devemos fazer e por onde começar, da cozinha passa-se pela garagem.

  10. Oi, Karina,
    Na cozinha, que é área molhada, é importante saber se este piso adesivado vai realmente funcionar. Atualmente existem pisos vinílicos (veja no site da Eucaflex, por exemplo) que, segundo a empresa, funcionam bem em áreas molhadas.
    bjo
    Rosana

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui