Aí você pensa: Vou olhar estes blogs e sites de decoração para encontrar ideias muito legais sobre onde colocar o meu split ou ar condicionado sem interferir negativamente na decoração… 10 minutos depois vc percebe que praticamente não encontra quase nenhuma ideia! Aliás, vc não vê quase nenhum ar condicionado ou condicionador ou split em nenhuma daquelas salas e quartos maravilhosos! Porque?

1) A maioria das fotos não mostra o ar condicionado, quando ele existe.

2) Em lugar que tem baixa temperatura (como a Europa) praticamente não se usa ar condicionado (devido ao aquecimento global isso vai acabar mudando, mas por enquanto o que vc mais vê é aquecedor, claro!)

Então, vamos ver aqui algumas fotos COM AR CONDICIONADO!! A maioria, claro, de casas brasileiras.

Ar2cc569-102-paredes-portas-correr_091

Decoração - E onde ponho o Split/Ar condicionado ? 1 

ARac-260-112-ar-condicionado_011

Um ideia super usada, mas que funciona e pode ser elaborada de diversas formas: “esconder” o aparelho usado venezianas para permitir o seu funcionamento. Não deixe de consultar o fabricante para saber qual é é o espaçamento correto da marcenaria, tamanho da caixa e conexões necessárias.

casacorstacatarina11-281

casaabril32sala1

As 2 fotos mostram outra ideia muito usada: Acima do painel /estante da TV É uma boa ideia pois ele fica em uma área mais “central” no ambiente e na parte superior.

ARdecophotoquartocabeceiramadeiralaranja1

casaabri40sala1

Aqui 2 fotos que não mostram o equipamento, mas me fizeram lembrar soluções possíveis: Acima da porta do ambiente e como se fosse um elemento da estante.

Decoração - E onde ponho o Split/Ar condicionado ? 2

Decoração - E onde ponho o Split/Ar condicionado ? 3

Na foto acima, o aparelho é colocado em um parede que não chama a atenção (veja que ele está no canto superior esquerdo) e na foto seguinte, acima da abertura para a cozinha.

Lembre-se que é fundamental que os aparelhos de ar condicionado sejam mantidos por profissionais anualmente, para evitar, inclusive, propagação de fungos e bactérias. Os filtros e o compressor devem ser constantemente limpos também. Para comprar, consulte o fabricante para saber qual o equipamento ideal para a área e condições do seu espaço. E compre no inverno, vc vai economizar!

Fotos dos sites: Casa Abril, Decophoto,  e Casa e Jardim

29 COMENTÁRIOS

  1. Boa tarde.
    mudei a posição dá minha cama que era de frente pro ar que era ótimo, então no lado que era a cama tive q colocar uma tv e assim a cama ficou na msm parede do ar condicionado e assim não sinto a refrigeração como antes chego a sentir um pouco de calor tipo “abafado” pois a refrigeração era mais em cima no lado antigo da cama ate um técnico foi ver se o ar condicionado estava com problemas que parecia não gelar, mais esta ótimo, eu até ligo o ventilador e tbm coloco pra cima pra ajudar circular o ar do ar condicionado assim durmo Melhor, eu quero msm e usar só o ar condicionado como antes.
    Att: Patricia.

  2. Oi, Leonardo,
    Olha, se vai instalar o ar neste ponto, não tem jeito, vc deve colocar a cortina abaixo do ar. Isso pq vc vai prejudicar o seu funcionamento com a cortina na frente e vai haver o volume do equipamento, que não há como esconder.
    Então, coloque um varão bem bonito para ficar exposto e centralize o equipamento.
    abs
    ROsana

  3. Olá, parabéns pelo site.
    Estou com uma dúvida que está me tirando o sono, estou construindo uma pequena casa, a sala de estar é junto com a cozinha, na porta de entrada da casa que fica na sala, optei por instalar uma porta de correr 4 folhas de vidro temperado, eu planejo instalar a unidade evaporadora do ar condicionado split acima desta porta de vidro na sala (seguindo a recomendação de instalação do fabricante), só que estou em dúvida de como irei instalar a cortina, estava pensando em instalar a cortina num cortineiro feito no forro de gesso, mas dessa forma a cortina ficará em frente ao ar condicionado. Se eu instalar a cortina acima da porta e abaixo do ar condicionado ficaria feio?

    Obrigado desde já.

  4. Oi, Tamara,
    Depois que o ar está instalado, fica difícil mudar a situação. Não há forma de direcionar o ar para cima? Se não houver, o jeito é usar no mínimo ou mudar a posição, infelizmente.
    bjo
    Ro

  5. Bom dia acabei de instalar meu ar condicionado split. Entretanto não escolhi um bom lugar. Coloquei de frente pra cama centralizado e bem alto, mas o ar vem até a Cama constantemente e mesmo deixando fixo. O que me sugere? Grata! Tamara Alves

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui