Aí você pensa: Vou olhar estes blogs e sites de decoração para encontrar ideias muito legais sobre onde colocar o meu split ou ar condicionado sem interferir negativamente na decoração… 10 minutos depois vc percebe que praticamente não encontra quase nenhuma ideia! Aliás, vc não vê quase nenhum ar condicionado ou condicionador ou split em nenhuma daquelas salas e quartos maravilhosos! Porque?

1) A maioria das fotos não mostra o ar condicionado, quando ele existe.

2) Em lugar que tem baixa temperatura (como a Europa) praticamente não se usa ar condicionado (devido ao aquecimento global isso vai acabar mudando, mas por enquanto o que vc mais vê é aquecedor, claro!)

Então, vamos ver aqui algumas fotos COM AR CONDICIONADO!! A maioria, claro, de casas brasileiras.

Ar2cc569-102-paredes-portas-correr_091

Decoração - E onde ponho o Split/Ar condicionado ? 1 

ARac-260-112-ar-condicionado_011

Um ideia super usada, mas que funciona e pode ser elaborada de diversas formas: “esconder” o aparelho usado venezianas para permitir o seu funcionamento. Não deixe de consultar o fabricante para saber qual é é o espaçamento correto da marcenaria, tamanho da caixa e conexões necessárias.

casacorstacatarina11-281

casaabril32sala1

As 2 fotos mostram outra ideia muito usada: Acima do painel /estante da TV É uma boa ideia pois ele fica em uma área mais “central” no ambiente e na parte superior.

ARdecophotoquartocabeceiramadeiralaranja1

casaabri40sala1

Aqui 2 fotos que não mostram o equipamento, mas me fizeram lembrar soluções possíveis: Acima da porta do ambiente e como se fosse um elemento da estante.

Decoração - E onde ponho o Split/Ar condicionado ? 2

Decoração - E onde ponho o Split/Ar condicionado ? 3

Na foto acima, o aparelho é colocado em um parede que não chama a atenção (veja que ele está no canto superior esquerdo) e na foto seguinte, acima da abertura para a cozinha.

Lembre-se que é fundamental que os aparelhos de ar condicionado sejam mantidos por profissionais anualmente, para evitar, inclusive, propagação de fungos e bactérias. Os filtros e o compressor devem ser constantemente limpos também. Para comprar, consulte o fabricante para saber qual o equipamento ideal para a área e condições do seu espaço. E compre no inverno, vc vai economizar!

Fotos dos sites: Casa Abril, Decophoto,  e Casa e Jardim

29 COMENTÁRIOS

  1. Obrigada, Anny, mas a questão é que normalmente se procura o “melhor ângulo” para fotografar… Foto bonita chama a atenção e vende. O problema é que quando se procura solução para uma questão importante como esta, tem que pesquisar muito…
    Um beijo grande
    RO

  2. Adorei suas dicas! A hipocrisia do mundo da decoraçao foi rompida por você! As revistas de decoraçao omitem a vida real como a necessidade do ar condicionado e a parte superior das cortinas…..que so aparecem completamente se estiverem embutidas …valeu pelas dicaa

  3. Olá, adorei as dicas, mas estou construindo e tenho uma enorme dúvida em relação á utilizar split na cor branca ou utilizar esses espelhados que estão na moda. Tenho medo de usar os espelhados e carregar o ambiente, já o branco ficaria bem discreto pois o tom seria bem parecido com a cor do gesso, branca, e não chamaria tanto a atenção.
    O que eu faço??? rs
    Obrigada
    Thais

  4. Boa tarde!
    Gostaria de enviar uma foto do (futuro) quarto da minha filha, onde instalamos um split e a aparência de um pedaço da tubulação não ficou nada boa (embora eu tenha embutido a maior parte)…
    Preciso de ideias para decoração urgente (antes de me mudar)…
    Agradeço a gentileza de me enviar um endereço eletrônico para que eu possa postar a foto do local…
    Gde abraço,
    Kelly

  5. O meu ficou tb em cima da mesa da sala (pois é o único lugar possível.
    Assim, procurei comprar um com designe, da brastemp, que tem a frente de vidro e quase nao parece ser um ar condicionado.

  6. Gostei da ideia de uma caixa em volta…coloquei o split do quarto em cima da cama e mesmo direcionando as aletas dele para cima vem ar para baixo e resseca o rosto, os olhos… Tava pensando em qual seria a solução…acho q encontrei. Grata…

  7. Olá, tudo bem! Esta é uma boa e prática solução! Fiz isso em um home theater de cobertura de cliente, porém pouco mais larga as réguas de madeira (esconde pouco +). eles gostaram da solução e ficaram satisfeitos como projeto…ainda bem..rsrs…bjs: Carol Carneiro

  8. Oi, Rosana! Sempre que tenho uma dúvida venho ao seu site e encontro a resposta em seus posts. É por isso que sua página já é uma das minhas favoritas quando o assunto é decoração! As instalações dos splits em meu futuro apartamento estão nos piores lugares possíveis: em cima da mesa de jantar, na parede ao lado da cama de casal e em cima da cama do meu filho. Vou adaptar algumas dessas sugestões e quem sabe resolver mais esse problema de decoração.
    Bjks

  9. Oi amiga….realmente a poucos posts sobre esse assunto!!!!Seu post ficou ótimo e com certeza será muito útil!!! Adorei a idéia da estante…

    bjsss e ótimo fim de semana

    Vânia Pinho

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui