Agora todo mundo resolveu derrubar tudo quanto é parede, perceberam?  Nos apartamentos cada vez menores isso ajuda a aumentar a chamada área útil, melhorar a iluminação e a circulação do ar. Mas é claro que traz alguns problemas. Um deles é que se não tivermos uma boa distribuição dos móveis e não usarmos certos “truques”, aquela área que ficou maior, vai ficar uma grande bagunça confusa.

Então, aí vão alguns bons exemplos que mostram como dividir ambientes sem usar paredes , mantendo a iluminaçao e uma boa circulação:

(Os ambientes podem ser maiores que o seu, mas as idéias funcionam da mesma forma) Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 1

NO exemplo acima vc pode ver diversas idéias: 1) a divisória de vidro e o móvel, entre a cozinha e a sala; 2) A mudança de revestimento entre a cozinha e a área de serviço 3) O forro de gesso na área de jantar 4) O tapete na área de estar. Tudo isso define os diferentes ambientes de uma forma sutil, mas clara.

Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 2Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 3

Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 4Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 5

Acima, idéias para dividir ambientes que precisam de alguma privacidade: A 1a foto é uma “cortina” feita com discos de vinil pintados. Na quarta foto um simples biombo (até feinho, mas vale o exemplo, tá?) e na 2a e ultima fotos, ripados de madeira fazendo as vezes de persianas divisórias.

Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 6Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 7

Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 8Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 9

Na 1a foto, uma persiana presa por cabos, ocupa o espaço entre a parede  e a coluna; Na 2a um bonito painel vazado  (Achei na Art Maison); Na 3a, uma estante vazada e na 4a uma idéia muito original: Cordas esticadas ( o acabamento no chão podia melhorar mas a idéia é legal).

Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 10Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 11

Na 1a foto o tapete informa onde termina a área de estar e a divisória fixa de madeira (quase uma escultura, muito bonita), dá maior intimidade para os corredores da casa, sem atrapalhar a iluminação e criando um “caminho” de circulação. Na 2a. foto outra estante (linda) vazada.

Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 12

Aqui um exemplo de uma distribuição que me pareceu um tanto estranha. Observe aque a área de estar acabou não ficando bem definida, com a mesa de jantar no meio da história e as poltronas com uma visibiidade ruim para a TV. Ainda mais com a cozinha lá embaixo, a circulação cozinha-mesa de jantar provalmente atrapalhará quem estiver querendo ver a TV. Decoração - Como dividir ambientes sem parede ? 13

Veja no  ambiente acima como o aparador atras do sofá, além de esconder a parte posterior deste, cria outro ambiente e (que pode ser a área de jantar, por exemplo) como o conjunto sofá em l + tapete + mesa cria uma área de estar separada da outra, perto da janela.

Ao distribuir os móveis no seu ambiente pense na circulação entre eles, na funcionalidade de cada um e em como dispor os móveis sem que o uso de um não atrapalhe o uso do outro.

Fotos dos sites e blogs: designattractor, thedesignerpad, decophoto, thebrickhouse, artmaison, designdeinteriores, decorviva, daylyicon, cores da casa e mdemulher.

43 COMENTÁRIOS

  1. Boa noite, gostei da divisória persiana de comprido, tenho interesse em uma branca metragem 3.50m X 4.00m qual o valor

  2. Oi, Andressa,
    vc pode pensar em uma estante estreita ou em um biombo se não precisar q a divisão vá até o teto.
    bjo
    Rosana

  3. Ola,
    Preciso de uma divisória q separe o quarto da sala de uma maneira q estando em um ambiente n veja o outro. O q tenho pesquisado são Drywall e madeira esses orçamentos ficaram caros pra mim. Vc tem alguma dica de um outro material mais barato e bonito?

  4. Oi, Gislaine,
    Se vc desejar construir/demolir paredes, este é um trabalho para um arquiteto ou engenheiro civil. E ele deve fazer isso observando, pessoalmente, a estrutura da casa, além de condições de ventilação e insolação, que são essenciais para que vc tenha uma casa segura, confortável, ventilada e com boa iluminação natural, na medida do possível. Sugiro fortemente que vc consulte um destes profissionais. Vc pode achar que é caro, mas mais caro é vc viver com insegurança e desconforto. E, procurando bem, muitas vezes vc encontra bons profissionais que cobram um preço que vc pode pagar por algumas horas de consultoria, simplesmente.
    bjo
    Rosana

  5. Olá meu sogro dividiu a casa e nos deu a outra parte so que não temos idéia para fazer a divisão da cozinha sala e banheiro me ajude por favor

  6. OI, Luicineia,
    Eu não vendo produtos. Simplesmente procuro e mostro ideias que encontrei na internet . Esta foto é do blog decorviva
    bjo
    Rosana

  7. Oi boa noite Rosana queria muito sua ajuda em um comodo so vou ter q fazer quarto e sala e queria sua ajuda para encontrar uma divisoria bem bacana vc poderia me ajudar mas nao posso gastar qual sugestão vc me daria referente as divisoria? bjs obrigada

  8. oi! rosana a minha cozinha e ju abrigadanto com a mesa gostaria de separar para fazer uma sala de jantar mas nao quero gastar muito vc tem alguma sujestao para mim obrigada

  9. Oi, Jarbiana,
    Primeiro vc deve decidir onde será a área de jantar e a de estar. O ideal é que a área de jantar seja a mais próxima da cozinha e a de estar mais próxima da porta de entrada.
    Depois vc deve definir qto de espaço cada uma terá, de acordo com suas necessidades, hábitos e móveis existentes, adequando isso ao espaço que vc tem.
    Muitas vezes vc nem precisa de alguma coisa para separar o estar do jantar, só a organização dos móveis já separa.
    Mas se quiser ou precisar de algum móvel para separá-los, vc pode usar um aparador, biombo, ou móvel atrás do sofá (se ele não estiver encostado na parede, por exemplo.
    Muitas vezes só o fato de vc ter um tapete à frente do sofá e uma poltrona ou cadeira entre a área de estar e jantar já é o bastante para delimitar as 2 áreas.
    Espero ter ajudado
    bjo
    Rosana

  10. Oi, Gil!
    Se houver espaço bastante e não atrapalhar a circulação, ventilação e iluminação é uma boa ideia.
    abs
    rosana

  11. Oi, Célia,
    Uma boa idéia, ainda mais para uma área quente, são os elementos vazados, que estão bastante em moda atualmente. Provavelmente vc vai encontrar um que combine com o estilo de sua casa. Ele permite a manutenção da luz e ventilação.
    bjo
    Rosana

  12. Estou construindo uma casa, ela é grande, mais é simples, e gostaria de ter uma ideia
    para fazer uma divisória entre a sala de estar e a de jantar, pensei em uma parede de
    pedras de vidro, poderia me mandar outra sugestão? a casa fica na cidade de Caruaru
    em Pernambuco, mas é em um bairro em crescimento, mas já tem casas grandes e bonitas. Fico no aguardo. Muito obrigada!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui