O apartamento é pequeno, não tem jeito, certo ? Sabemos que é impossível aumentar o espaço, mas podemos fazer com que ele pareça maior!  Vão aí algumas dicas:

Em todos os ambientes: Use móveis leves, simples, com pouco volume. Use espelhos, móveis espelhados (não exagere), nichos e prateleiras. Simplifique.

Na Cozinha:

1) Colocar fogão, pia, geladeira, etc unidos, como um só móvel e  usando cores claras (o branco é uma tentação, mas dá trabalho, pense nisso e prefira tons mais escuros no piso).

2) Armários superiores o mais alto que for conveniente e poucos detalhes.Aliás, armários superiores abertos também dão a impressão de maior (além de serem mais baratos).

3) Recuos para abertura de gavetas (sem puxadores), além de baratearem o projeto, criam linhas horizontais, que também dão impressão de “maior”.

4) “Subir” o frontão até o teto, como na 1a. foto abaixo, tbém faz parecer maior.

Dicas para apartamentos pequenos 1Dicas para apartamentos pequenos 2

Na Sala:

1) Não compre a sofás com braços enormes, espaçosos demais. Só eles vão preencher todo o espaço de sua sala e a tornarão menor, sem acrescentar  lugar para mais pessoas sentarem! Quer dizer: O que vc ganha ? Prefira linhas retas e simples, assentos com dupla função (como puffs que se tornam mesas de centro, por exemplo)

Dicas para apartamentos pequenos 3

2) Ao invés de uma mesa de centro grande, que tal mesinhas pequenas que podem ser separadas ? E tampos de vidro sempre parecem ocupar menos espaço. E tente afastar alguns móveis das paredes.

Dicas para apartamentos pequenos 4Dicas para apartamentos pequenos 5

3) Ao invés de mil objetos de decoração pequenos, invista em poucos objetos de tamanho maior.

4) Escolha uma paleta de cores para todo o espaço, não divida os ambientes (por exemplo, jantar e estar) com cores diferentes. Vai parecer menor.

Dicas para apartamentos pequenos 6

 No quarto:

 1) Camas com local para guardar coisas embaixo do colchão são uma mão na roda. E se o colchão esconder este local é melhor ainda. Aliás, móveis aéreos (que ficam presos à parede, sem pés) são uma boa idéia sempre.

Dicas para apartamentos pequenos 7Dicas para apartamentos pequenos 8

2) Não compre a maior cama que couber no quarto! Compre a cama com o melhor tamanho para o quarto, que é aquela que permite que vc tenha uma boa circulação por ele.

3) Uma simples prateleira ao lado da cama, ou uma gaveta presa à parede, funcionando como criado-mudo é leve e muito útil.

Dicas para apartamentos pequenos 9Dicas para apartamentos pequenos 10

4) Luminárias pendentes ou presas à parede funcionam quando não há espaço para criado-mudo ou ele é muito pequeno.

Dicas para apartamentos pequenos 11

5) Use as paredes!

Dicas para apartamentos pequenos 12

Fotos dos sites e blogs: 1st- opinion, decoratrix, interiorporn, thedesignpad, apartment therapy, onetogo, mdemulher, artezanalnet, casaabril, thediversionproject e automatism

42 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Fernanda,
    Ainda não , a não ser que sejam do RJ, pois tenho parceiras aqui. Estou fechando novos parceiros, logo, logo, para SP, que acho que é a sua terra, né ?
    aguarde que te aviso
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Domingas,
    Não estou, no momento, aceitando novos projetos, pois os trabalhos atuais estão me tomando todo o tempo…estou atrasadíssima com as respostas, veja só.
    Desculpe. De qualquer forma, o que posso lhe dizer é para fazer primeiro o essencial e aos poucos, vá sentindo a casa e decorando sem pressa.
    bjo
    Rosana

  3. adorei as suas ideias. Gostaria de enviar a foto da sala de estar do meu ape para vcs com a decoração.como que eu faço?
    bjs
    e obrigada pela atenção!

  4. Ola Rosane,achei muito interessante as dicas.Tenho procurado profissionais da área de decoração,etc….pois tenho um apartamento de 48 mts no Leblon e gostaria de moderniza-lo,decora-lo,etc…..mas qdo entro nos sites dos arquitetos,decoradores,etc….só vejo projetos de apartamentos,casas,grandes,enormes.Posso estar errado mas gostaria de encontrar um profissional que fosse especialista em apartamentos pequenos….(corrija-me se estiver errado).
    Enfim,vc tem meu email….espero sua resposta.
    Vou enviar esta msg tbm para seu email particular….
    Um abraço
    Luiz Azevedo

  5. Oi, Ana,
    Fica a dica para o pessoal que não gostar das minhas respostas ou quiser outra opinião.
    abs
    rosana

  6. Querida eu só moçambicana, vive na em Maputo.
    acabei de comprar uma casa ela ta toda danificada, tem três quartos , mas a sala,a cozinha e a casa de banho são compartimentos bem pequenos gostaria de ter sugestões suas de como decorar

  7. Oi, Luana,
    O que vc precisa é de um projeto de decoração . Infelizmente no momento não estou aceitando novos projetos por problemas pessoais. O ideal é que contrate um designer ou arquiteto para realizar estes projetos.
    abs
    Rosana

  8. Oi Rosana boa noite!! Preciso de uma orientação, umas ideias suas para soluçao da minha casa rsrsr!! Eu me mudei faz pouco tempo, e minha cozinha e pequena ,so tem a pia de aluminio, nao tem armario nao tem nada, ela e desentralizada ai sobra um espaça de um lado que naos ei o que faço, olho pra minha cozinha vejo uma bagunça, ja tentei ter ideias mais foi em vao!! Queria ajuda, por favor, gostaria de saber o email que posso mandar imagens, para que vc possa me ajudar, e meu banheiro o que posso fazer com ele, ele nao tem armarios , queria saber coisas praticas que vc pode me dar ideias!! AGUARDO RESPOSTAS

  9. Tenho um espaço sala/cozinha de 30metros quadrados. Voce pode me dar uma dica de como distribuir os espaços – A Casa é na praia

  10. Adorei as dicas, principalmente da cozinha, os recuos das aberturas das gavetas e as prateleiras vazadas é uma dica excelente, com certeza utilizarei no nosso ap. Adorei essas dicas de apartamento pequeno. obrigada.

  11. Oi, Vângela,
    Caso esteja interessada em um projeto para seu ap, mande planta e fotos para [email protected], caso não, sugiro que contrate um designer ou arquiteto para realizar um projeto que use marcenaria para um bom uso do seu espaço.
    abs
    Rosana

  12. Olá, preciso de orientação…tenho um apartamento tipo studio com um pequeno dectalhe… bem pequeno…ele (todo) tem 29m². Todas sugestões que vi são para apartamento com mais de 35m. O que se pode fazer a respeito?
    Vân

  13. Olá, tenho um sofá bege e gostaria de usar as cores: branco e vermelho na sala. Que cor posso comprar o rack e a mesa de centro?
    Seu site é ótimo, adoro vim aqui e aprender mais.

  14. Oi, Jacqueline
    Se o sofá tem 2,20 vc precisa de 2,50 na largura. 2,50×2,00 por exemplo. Achei na casa fortaleza um monte de tapetes neste tamanho..
    Vc não disse a cor do piso. Mas marrom é uma boa pedida para sofa verde. Se o piso for escuro, um marrom mais claro.
    beijoca
    ro

  15. Boa noite,
    É muito interessante saber várias formas de arrumar os móveis em apartamentos pequenos, muitas pessoas ficam indecisas ao decorarem seus apartamentos, sejam em qualquer parte, voce citou algumas formas o que são de grande ajuda, parabéns pelo site.

    Abraços

  16. Oi Rosana, sempre dou uma passadinha no seu blog. Em um dos posts, fiz uma pergunta mas não consegui encontrar a resposta. Eu queria saber se o tapete de centro para a sala precisa ser maior do que o sofá. É que eu só encontro tapete pequeno ou grande demais. Meu sofá tem 2,20 mts e meu rack tem aproximadamente 2 mts. Só encontro nas lojas tapetes com 1,5 X 2mt ou de 2,00 X 3,00. Não sei o que faço. Outra coisa, meu sofá é verde claro e minhas paredes são cor de areia também clara. Qual a indicação de cor para o tapete?
    Muito grata, mais uma vez

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui