Selecionei aqui algumas dicas e exemplos para ajudar nas dúvidas que as leitoras e leitores do Simples Decoração me enviam e alguns exemplos de coisas que devem ser evitadas na decoração. Vamos lá:

No lugar disso:

Boas escolhas e erros na decoração 1 Boas escolhas e erros na decoração 2

1) Cortina com muitos detalhes e tecido, modelo antiquado que pesa no ambiente e acumula poeira, além de estar um pouco curta 2) Cortina curta demais e com caimento pesado.

Use isso:

Boas escolhas e erros na decoração 3Boas escolhas e erros na decoração 4

Tecidos e caimento mais leves, a solução persiana+tecido é atual e pode ser sofisticado.

Boas escolhas e erros na decoração 5Boas escolhas e erros na decoração 6

Mesmo não cobrindo toda a parede, a cortina deve ir até o chão se não houver um móvel à frente da janela. Quando há, uma opção é a cortina romana em ambientes mais descontraídos.

No lugar disso:

Boas escolhas e erros na decoração 7Boas escolhas e erros na decoração 8
Nos 2 casos os tapetes são pequenos para os espaços : No jantar, cada vez que alguém sentar vai “embolar” no tapete e no estar o tapete  é mais estreito que o sofá e está distante dele e das poltronas.

Use isso:

 Boas escolhas e erros na decoração 9Boas escolhas e erros na decoração 10Boas escolhas e erros na decoração 11

Áreas de jantar pequenas ? Não use tapetes. Se forem grandes o bastante e vc realmente desejar, coloque tapetes que não atrapalhem o puxa-empurra das cadeiras. E no estar, tapetes um pouco mais largos que o sofá e que “entrem” um pouco abaixo dele e, se desejar e for possível, das poltronas tbém.

Não faça isso:

Boas escolhas e erros na decoração 12Boas escolhas e erros na decoração 13Boas escolhas e erros na decoração 14

1) Espelhos são ótimos para dar amplitude e tal, mas observe o que eles vão refletir! 2) Não basta que o móvel caiba no espaço. O espaço tem que ser o bastante para vc conseguir usar o móvel sem ter que mexer em toda a mobília. 3) A decoração sobre a mesa de jantar não pode bater no pendente acima dela…

Boas escolhas e erros na decoração 15Boas escolhas e erros na decoração 16

1) Ambientes amplos podem se tornar confusos quando a distribuição e proporção dos móveis não são bem planejadas.

2) Ninguém merece acordar, derrubar um ventilador, uma pilha de livros e ainda levar  uma chifrada ! Ter que andar pela casa se esquivando dos móveis não é nada agradável.

15 COMENTÁRIOS

  1. Oi, Anne,
    Na verdade, aí temos uma persiana e uma cortina. A cortina é de organza de seda, feita com prega americana com 10cm de intervalo e presa com trilho suiço. A persiana é uma horizontal metálica fina de boa qualidade.
    bjo
    Rosana

  2. Oi, Aline,
    Na verdade, vc pode escolher entre um e outro, não há problema. Só não faça estes móveis em outra madeira.
    bjo
    Rosana

  3. Oi, Paulo,
    Realmente não sei se a posição do pendente está tão baixa assim, Paulo. Terrível mesmo é a altura deste vaso enorme!!! De qualquer forma, a dica acrescenta, obrigada!
    bjos
    rosana

  4. Eu que estou casando agora e montando meu ap. estou adorando as dicas do site… ja que eu nunca comprei nem um copo p/ casa! rsrsrs

  5. Olá Ro, tudo bem?
    Tenho uma dúvida…meu apto possui armários em todos os quartos de madeira cor relativamente clara, como imbuia…as paredes são claras e o teto é branco…Será que posso colocar os móveis (home office e quarto de visitas) em branco, ou tenho que seguir a tonalidade da madeira do armário? Beijo e obrigada!! Aline

  6. ahahahahaha
    adorei esse post!!! Você pegou na veia em detalhes que muitas vezes, até mesmo profissionais erram.
    Acrescento ainda que no pendente sobre a mesa de jantar, a altura dele está errada – salvo se for para uma família de anões.
    A altura correta dos pendentes sobre a mesa não deve atrapalhar ou bloquear a visão da pessoa para o outro lado da mesa estando esta em pé, portanto DEVE ser colocado mais alto.
    Imagine duas pessoas, uma de cada lado da mesa conversando em pé, e tendo de desviar a cabeça do pendente para conseguir ver a outra pessoa.
    Parabéns pelo post!!!
    bjocas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor deixe seu comentário!
Por favor, informe seu nome aqui